Jaboticabal/SP - De carro pelas principais Ruas e Avenidas
Gravado em 10/11/2019
Jaboticabal é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP). O município é formado pela sede e pelos distritos de Córrego Rico e Lusitânia.
A cidade é conhecida por seus três principais epítetos:
Cidade das Rosas, pelas praças ornamentadas, pelos belos e exuberantes jardins, pelas inúmeras roseiras existentes nos jardins das casas e pela beleza de suas mulheres.
Cidade da Música ou Campeã de Música, por sua história de glamour musical, protagonizada pelas suas bandas: Corporação Musical Gomes e Puccini e Banda Filarmônica Pietro Mascagni, que foram campeãs e vice campeãs estaduais em 1950 e em 1954, ambas alternando nas duas primeiras colocações, rivalidade extrema com maestros importados da Itália: Frederico Grossi na Corporação Musical Gomes e Puccini e Michelino Maisano na Banda Filarmônica Pietro Mascagni. A cidade já sabia que uma banda jaboticabalense venceria o concurso estadual, só não imaginava qual. De 1958 para cá, passou a contar com a Banda Musical São Luis, com muitas conquistas e mantendo o cognome Cidade da Música. Foi sede de grandes big bands caipiras. Desde 1940 abriga a tradicional Orquestra Sul América, uma das mais antigas orquestras de baile em atividade no Brasil e desde 1978, Arley e sua Orquestra mudou-se de Catanduva para Jaboticabal.
Athenas Paulista, pelos seus tradicionais colégios, escolas, grandes homens de sua história, e, atualmente, pela presença de cinco unidades de ensino superior (incluindo um campus da Universidade Estadual Paulista).
HISTÓRIA
Até o século XIX, todo o oeste do atual estado de São Paulo era ocupado pelos índios caingangues. A partir desse século, essa região começou a ser ocupada por fazendas de café. Na primeira metade desse século, foi fundado um núcleo urbano às margens da nascente do córrego Jabuticabal, dentro das terras pertencentes ao português João Pinto Ferreira, considerado fundador da cidade. Em 1848, esse núcleo urbano adquiriu a categoria de distrito de paz. Em 1857, o distrito foi elevado a freguesia. Em 1867, foi elevado a vila, emancipando-se de Araraquara. Em 1868, foi instalada a câmara municipal, cujo primeiro presidente foi Manoel Martins Fontes, que escolheu o primeiro prefeito da cidade, João Nepomuceno Rosa. Porém os reais chefes políticos da cidade eram os coronéis da Guarda Nacional: Juca Vaz, Juca Quito, Major Novaes.
Tal situação perdurou até a queda da República Velha, com a Revolução de 1930. Na primeira metade do século XX, intensificou-se a chegada de imigrantes, em especial de italianos, portugueses, espanhóis e japoneses. Com a decadência da cultura do café, na década de 1930, a agricultura da região se diversificou, com a implantação de culturas como algodão, amendoim, arroz, milho e cana-de-açúcar. Desde essa época, a cidade também era famosa pela sua indústria cerâmica.
As datas importantes para a formação política de Jaboticabal são:
1828 (16 de julho): data oficial de fundação
1848: criação do Distrito de Paz de Jaboticabal
1857: elevada à categoria de freguesia
1867: elevada à categoria de vila, com direito à administração própria
1868: instalação da Câmara Municipal