Jardim da Cascata Quinta Real de Caxias Cascade's Garden Oeiras Portugal
Um belo local para caminhar e ouvir os pássaros em Oeiras, bem perto de Lisboa.
A beautiful place to walk and listen to the birds in Oeiras, near Lisbon.
一個美麗的地方走路,聽鳥兒在奧埃拉斯,里斯本附近。
Un hermoso lugar para caminar y escuchar a los pájaros en Oeiras, cerca de Lisboa.
Un bel endroit pour se promener et écouter les oiseaux à Oeiras, près de Lisbonne.
걸을 수있는 아름다운 장소 리스본 근처 오이 라스에 새 들어요.
Un bel posto per passeggiare e ascoltare gli uccelli a Oeiras, vicino Lisbona.
リスボン近くオエイラス、中を歩くと鳥に耳を傾けるように美しい場所。
Красивое место, чтобы ходить и слушать птиц в Oeiras, недалеко от Лиссабона.
Piękne miejsce na spacer i posłuchać ptaków w Oeiras pod Lizboną.
Quinta Real Caxias
Foi iniciou-se no século XVIII, por iniciativa do Infante D. Francisco de Bragança, irmão de João V de Portugal.
O palácio ficou concluído em 1832. Destaca-se por se constituir no único paço que a realeza teve à beira-mar.
Em seu jardim, mais conhecido por Jardim do Paço Real, podem-se admirar as estátuas em terracota da autoria de Machado de Castro, a Cascata Real e o Lago das Ninfas.
Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1953.
Por despacho do concelho de ministros O Governo quer vender cerca de trinta imóveis da Defesa, entre quartéis, palácios e terrenos, nos quais se inclui a Quinta e Palacio (Paço) Real de Caxias.
A decisão foi tomada na quinta-feira, do qual o conselho de ministros aprovou uma resolução sobre a desafectação de imóveis do domínio público militar, tendo em vista a sua rentabilização, no sentido de gerar receita passível de colmatar as necessidades de curto prazo, que a descapitalização do fundo de pensões dos militares das Forças Armadas tem vindo a evidenciar, segundo indica o comunicado do conselho de ministros.
A situação pode gerar alguma controvércia, tendo em conta que parte deste espaço histórico se encontra aleanado à Câmara Municipal de Oeiras por um período de 50 anos.
Poderá até ser incompreensível esta decisão sobre este local, já que o Palácio - ou Paço - Real se encontram ao abandono nos últimos anos, pelo que não existido qualquer encargo governamental sobre a preservação destes.
Condicionada ficará agora a vontade da CMO em prosseguir com as próximas fases de recuperação de caminhos e jardins, a antiga produção agrícola e conclusão do grande parque urbano para fruição pública, que é hoje local de enorme interesse e afluência.
Em curso continuam a recuperação de estátuas e investigação sobre o espólio e história desta Quinta, que poderá igualmente ficar comprometido.
A Quinta Real de Caxias é propriedade pelo Ministério da Defesa desde 1908. Em 1986 a CMO e o Ministério da Defesa estabeleceram um protocolo para a manutenção e preservação dos jardins da Quinta.
Em 1993 a Quinta Real de Caxias a candidatura pela Comissão das Comunidades Europeias - impulsionada pela Arq.ª Isabel Soromenho -, para o Programa Europeu de Conservação de Jardins de Valor Histórico culminou com a atribuição do respetivo prémio, o que permitiu, segundo a CMO, um novo impulso à recuperação dos Jardins.
A manutenção, conservação e vigilância sobre este espaço e espólio é hoje na totalidade feito pela CMO/Divisão de Património Histórico e Museológico.
Jardins da Cascata da Quinta Real de Caxias
Situado à beira mar, este bonito jardim é um exemplo da sofisticada vida social do século XVIII.
O principal elemento do jardim é a cascata, de várias galerias comunicantes e dispostas em trono, corada por um pavilhão octogonal, onde se salienta o conjunto escultórico de Machado de Castro.
As estátuas representam uma cena mitológica, segundo a qual a Deusa Diana vinha tomar banho junto da gruta onde o seu amado pastor Endimião dormia um sono eterno.
Vale a pena vir conhecer e deliciar-se com este espaço tão acolhedor
À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO QUINTA REAL CAXIAS
À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO QUINTA REAL CAXIAS
Visita guiada dia 27 de Abril, às 10h00.
Inscrição prévia até às 16h00 do dia anterior.
Jardim Quinta Real Caxias
A Quinta Real de Caxias é o principal parque de Caxias (Oeiras) Um agradável espaço de passeio criado em torno dos jardins do Paço Real de Caxias. Um Real exemplo das Quintas de Recreio que caracterizam Oeiras, e atualmente um dos elementos de maior interesse arquitetónico e histórico.
ADELINA NA QUINTA REAL (CAXIAS OEIRAS)PORTUGAL(4)
Quinta Real - Caxias
Jardins da Quinta Real em Caxias (Oeiras)
Quinta Real (Caxias) e Ribeira de Barcarena
Caxias, (Oeiras, Portugal) 27 de Dezembro de 2009 (11:23)
Quinta Real Caxias | Lisboa e seus encantos !
Hey Mundo !!
Depois de 1 ano sem postar nada por aqui decidimos dar um upgrade com esse vídeo e mostrar um pouco pra vocês da beleza desse lugar. aproveitando também para voltar a ativa com os videos aqui no Canal, agora em Portugal. Aos poucos vamos contando como foi nossa mudança para outro país e quais nossos objetivos daqui pra frente.
*SOBRE A QUINTA REAL *
Descobrimos a Quinta Real Caxias e decidimos compatilhar com vocês esse lugar lindo. Foi construída no sec XVIII para o lazer da realeza, por isso o nome, e alem da arvores frutíferas e do jardim muito bem desenhando podemos notar a influencia Greco-Romana na cascata principal, onde com estatuas conta a história da Deusa Diana tomando banho. Vale muito a pena conhecer, fica em Caxias na Linha de comboio para Cascais !!
Acompanhe a gente também nas redes sociais
Instagram :
RICK DALCAMINI
FELIPPE ZUCCOLOTO
FALANDO DE TRIP
Quinta Real de Caxias.
Jardim dos Poetas. Estação de comboio ( trem) de Caxias linha de Cascais.
5 minutinhos de descarga da Cascata em Caxias na Quinta Real.
autoria Carla Guerra - integrado nas visitas guiadas durante o Colóquio sobre a escultura de Machado de Castro, neste caso nos Jardins da Quinta Real de Caxias no Concelho de Oeiras.
Freguesia de Caxias - Oeiras. Praia e muito verde
Caxias é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Oeiras, com 3,41 km² de área e 9 007 habitantes (2011). Densidade: 2641,3 hab/km². Passou a integrar a União de Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias a 16 de Janeiro de 2013 com sede no centro histórico de Oeiras.[1]
Prevalece hoje como um complexo cultural e paisagístico que cresceu sobre a propriedade da família Real em Oeiras. Emanando a sofisticada vida social do século XVIII, a Quinta Real de Caxias encontra-se apenas a aproximadamente 200 metros da Praia de Caxias. A vegetação verdejante caracteriza este ambiente urbano privilegiado. A própria Estação de Caxias está envolvida por um dos jardins.
Visita PIEF Oeiras T1 Quinta Real Caxias
NO JARDIM COM MACHADO DE CASTRO
O concelho de Oeiras conta entre os seus bens patrimoniais com dois espaços singulares e representativos da arquitectura da paisagem setecentista: a Quinta Real de Caxias -- concebida, essencialmente, como um espaço de recreio e lazer, onde o jardim ressalta como um local privilegiado para ser desfrutado nos dias quentes do Verão e a Quinta do Marquês de Pombal, em Oeiras, junto à ribeira da Lage, constituída por um vasto domínio que articulava a componente recreativa e lucrativa, à semelhança da maioria das quintas de recreio de então.
Ambos os espaços exibem peças escultóricas de grande beleza e qualidade, da autoria de Joaquim Machado de Castro (1731-1822), escultor imediatamente identificado pelo público como o autor da Estátua Equestre de D. José I, na Praça do Comércio, em Lisboa.
Com vista à dinamização e fruição destes jardins históricos, foi concebido um programa dirigido a vários públicos, e que pretende, acima de tudo, dar especial enfoque ao legado de Machado de Castro.
Moradia para Arrendamento em Caxias, Oeiras, Lisboa
Oeiras/Caxias, moradia V5 mais cave com 85m2 e sotão para arrumos. Para arrendamento com cozinha equipada e semi - mobilada. Inserida em urbanização de moradias a 5 minutos da saida para a A5 e Marginal. Jardim com barbecue. Garagem. Cave com sala de cinema e televisão, mesa de snooker e bar. Painel solar. Optima exposição solar. Vista desafogada. Características: Aquecimento Central, Espaços Verdes, Auto-Estrada, Banheira, Cozinha(s), Equipamento de Cozinha, Escola, Garagem, Hipermercado, Hall de Entrada(1), Jardim, Porta Alta Segurança, Porta Blindada, Roupeiros(1), Sala(s)(1), Sala(s) de Jogos, Suite(s)(1), Transportes Públicos, Varandas(1), Zona Comercial, Gás, Vista para Mar, Vista para Jardim
Jardins Históricos de Caxias
Os Deuses ganham vida no jardim de Caxias - 2008
Deusa do Video: Afrodite
Produção: Mercado da Cultura
Actriz: Anna Carvalho
Edição: Daniel Bravo
Quinta e Paço Real de Caxias
A Quinta e o Paço Real de Caxias pertenceram à Casa do Infantado, tendo sido mandadas edificar pelo Infante D. Francisco de Bragança, Duque de Beja, irmão do rei D. João V, na primeira metade do século XVIII, estendendo-se a sua construção até 1832. Serviu como quinta de recreio, tendo sido usada com esse fim, pela rainha D. Maria I, e como palácio de verão por D. João VI, D. Miguel, D. Maria II e D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gota-Koháry. Foi ainda residência do rei D. Luís, durante algumas semanas, antes de este se ter estabelecido no Palácio da Ajuda.
Apesar do palácio ser representativo da sofisticada vida social do século XVIII, não se trata de um edifício muito elaborado, primando antes por ter tem linhas muito sóbrias. As paredes, bem como os interiores, têm belos painéis de azulejos, embora muito degradados.
Este edifício é propriedade do Estado Maior do Exército.
Horta Pedagógica da Quinta Real de Caxias
Role Pela Quinta de Caxias - Portugal