A História da Antiga Escola Rocha Vieira
Fachada da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Rocha Vieira, no Município de Dilermando de Aguiar, no RS. O prédio mostrado no vídeo corresponde ao prédio original onde a escola começou a funcionar e hoje, aparentemente, serve de sede da administração da escola.
A escola foi inaugurada em novembro de 1940, e foi ampliada com o tempo, tendo hoje um grande anexo ao lado do prédio original e um ginásio de esportes ao fundo. Atende em torno de 200 alunos, distribuidos em turnos de manhã e tarde, contando em 2018 com um corpo docente formado por 27 professores e 08 funcionários.
O Nome da Escola homenageia o Tenente Coronel José da Rocha Vieira, que foi personagem histórico ligado ao inicio do povoamento da cidade. A Escola foi fundada na gestão do então Presidente da República Sr. Getulio Vargas, que era natual de São Borja, uma cidade gaúcha bem próxima da cidade de Dilermando de Aguiar.
A fundação da Escola se deu, segundo estudos de Marise Nogueira Ramos, na tentativa de implantação de um modelo de desenvolvimento nacionalista ocorrido em todo o Brasil, no período do anos de 1930-45, modelo este que foi posteriormente substituido por um modelo de desenvolvimento dependente e associado ao capital externo.
A Escola surgiu com a denominação original de Grupo Escolar Rocha Vieira, em um terreno doado por Otacílio Rocha. A primeira diretora da escola foi a senhora Leda Oliveira da Rocha, e a escola contava com apenas 4 séries iniciais. No final do video consta uma foto do prédio logo após a sua construção.
No ano de 1977 o grupo escolar passou a chamar-se Escola Estadual de 1º Grau Rocha Vieira, agora com oito séries. No ano de 1999 passou a ser considerada Escola de Ensino Médio. Localizada na Rua Independencia, 106,
no Centro, é a maior escola do Município de Dilermando de Aguiar.
A influência do ouro na paisagem urbana de Ouro Preto
A influência do ouro na paisagem urbana de Ouro Preto: relação centro - periferia é um audiovisual de conclusão de pesquisa do projeto Pés na Estrada do Conhecimento - Iniciação Científica na Escola, do Colégio de Aplicação da UFSC.
a mais brilhante
A Mais Brilhante,
Canção composta por Sebastião Pinheiro e Zé Carlos Xavier, para homenagear a cidade de Pelotas-RS, por ocasião dos seus duzentos anos, comemorados no ano de 2012.
Ficha técnica:
Sebastião Pinheiro: violão base e voz;
Zé Carlos Xavier: violão solo e voz;
Kako Xavier: Direção de gravação e arranjos de percussão;
Fotos coletadas da internet (se algum autor de uma foto não concordar, por favor, avise-nos que a retiraremos do vídeo).
Não temos a pretensão de ganhar absolutamente nada, mas, tão só e apenas, homenagear a cidade de Pelotas. Porém, não poderíamos falar das origens da cidade sem reverenciar os negros que, na condição de escravos, viabilizaram a atividade econômica das charqueadas, dando origem à nossa querida Pelotas, ao custo de sangue e suor, conforme cita a primeira e a última frase da canção a mais brilhante.
Os autores.
Contatos:
sebastiaopinheirompb@gmail.com ; zecarlosx@gmail.com
FÉ - Fotografia de Ricardo Prado, Poesia de José Inácio Vieira de Melo (JIVM)
FÉ - Exposição de fotografia de Ricardo Prado, ilustrada com poemas de José Inácio Vieira de Melo, recitados pelo próprio autor. Músicas de Gilberto Gil, Domínio Público, Alceu Valença. Edição de audio: Vandex. Edição de vídeo: JIVM. Produção: Mariana Vaz, Alessandro Vital.
A profundidade e a beleza da religiosidade popular traduzidas pelo olhar do fotógrafo Ricardo Prado. É esta a proposta da Exposição Fé, que registra olhares, gestos, lágrimas, luz e sombras de uma das mais autênticas representações de fé e devoção do Brasil: a romaria de Bom Jesus da Lapa. A terceira maior romaria do país em destaque nas 30 fotografias que compõem a Exposição Fé, que esteve em cartaz no foyer do Teatro Castro Alves, em Salvador, entre 16 de setembro e 15 de outubro de 2013. A mostra reuniu, ainda, poemas de José Inácio Vieira de Melo, que transformou em palavras os sentimentos que as fotos lhe transmitiam. A cidade do oeste baiano, Bom Jesus da Lapa, também recebeu a exposição, após a exibição em Salvador.
Busquei a manifestação espontânea e pura, o que há de mais singelo na busca individual pelo elo com a divindade, a crença no invisível, afirma Ricardo Prado, que há três anos registra a romaria realizada no mês de agosto, no sertão baiano. O registro das expressões do sagrado é, ainda, uma maneira de documentar a manifestação popular e mostrar, através das imagens, a capacidade dos peregrinos de manter viva uma crença secular. Presenciei momentos de epifania. É muito belo ver o profundo sentimento de pessoas que têm muito pouco, mas que revelam uma grande conexão com a divindade. E é a força desse sentimento que faz com que elas caminhem, relata Prado.
Outro traço singular da Exposição Fé é a junção de duas linguagens artísticas. Além das fotografias, a simplicidade do sertanejo e do universo da romaria de Bom Jesus da Lapa foi traduzida também pela poesia de José Inácio Vieira de Melo. Fé não é da boca pra fora. Só se conhece quem tem fé, quando o tempo crava as esporas, recita, em um dos versos, o poeta alagoano, radicado na Bahia. Com curadoria de Valéria Simões, a Exposição Fé tem produção assinada pela Hasta La Luna Iniciativas Culturais e patrocínio do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, além do apoio do Teatro Castro Alves, Rede Bahia e Frente & Verso Comunicação integrada.
VISITE A LOJA NUMISMÁTICA VIEIRA NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO
ATENÇÃO!
Contato
Numismática Vieira
Rua do Rosário, 61 Loja D
Centro
20041-004 Rio de Janeiro – RJ
Tel. 55 (21) 2263-3842
Tel. 55 (21) 3199-0167
e-mail: comercial@numismaticavieira.com.br
CNPJ: 32.367.617/0001-36
Vídeo Informativo!
Visite o Canal cultura orgânica:
Visite o Canal Cultura Evangélica:
Compramos e avaliamos cédulas e moedas:
Vendemos Alianças de moedas antigas:
Nosso Contato:
WhatsApp : 31975686898
OBS. Só áudios ou mensagens
Nosso facebook
Numismática
A numismática é uma ciência voltada para o estudo de moedas e medalhas. Esta ciência começou a se desenvolver, primeiramente na Europa, no século XIX.
Importância
A numismática é muito importante no auxílio da História, pois fornece dados culturais e econômicos importantes sobre uma determinada época.
O numismata e seu trabalho
O profissional que atua nesta área do conhecimento é chamado de numismata. O trabalho deste profissional envolve um estudo aprofundado das moedas e medalhas, como, por exemplo, identificação de materiais utilizados, símbolos, valores monetários, circulação, catalogação, etc.
Numismática e colecionismo: uma grande diferença
Numismática não pode ser confundida com colecionismo. Neste último caso, o colecionador, apesar de muitas vezes conhecer bem moedas e medalhas, não encara sua atividade do ponto de vista científico, gerando conhecimentos.
Você sabia?
As moedas mais valiosas para a Numismática são aquelas que, além de serem raras e bem conservadas, podem conter conhecimentos e informações históricas de grande importância.
Associações Numismáticas Brasileiras
Associação Estado Ano de Fundação
Museu de Numismática do Amazonas Amazonas Amazonas 1900
Sociedade Numismática Amazonense 2017
Associação Filatélica e Numismática de Brasília Distrito Federal (Brasil) Distrito Federal 1995
Sociedade Filatélica e Numismática de João Pessoa Paraíba João Pessoa 1982
Sociedade Numismática de Rondonópolis Mato Grosso Mato Grosso 2018
Associação Mineira de Numismática Minas Gerais Minas Gerais 2018
Sociedade Numismática Santarém Pará Pará 2018
Sociedade Numismática Paranaense Paraná Paraná 1991
Associação Numismática e Coleções do Paraná 2014
Clube Filatélico e Numismático de Taquara Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul 1954
Sociedade Gaúcha de Numismática 1995
Associação Filatélica e Numismática de Santa Catarina Santa Catarina Santa Catarina 1938
Organização Numismática de Joinville 2014
Sociedade Numismática Brasileira São Paulo São Paulo 1924
Museu Herculano Pires 2000
Fonte:
Sarau do indizível
O Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul promove no dia 16 de maio, das 17h às 20h, o Sarau do Indizível. Aberto ao público, o evento integra a programação da 15ª Semana Nacional de Museus e acontecerá na sede do Memorial (Rua João Telles, nº 369, bairro Bom Fim, Porto Alegre).
O sarau contará a história Ignez Vieira de Castro, uma professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul forçada a pedir demissão em razão da ditadura civil-militar. Marcado por muita controvérsia, o caso aparece nas páginas de uma ação trabalhista da década de 80. A atividade terá a presença da própria Ignez, além de depoimentos gravados de pessoas envolvidas no processo, como os magistrados que o julgaram e o ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont, que participou como testemunha.
A época da ditadura será contextualizada por meio de músicas e performances artísticas da cantora e poeta Daisy Folly e do ator, diretor e professor Jairo Klein. Conhecida pelo repertório relacionado à ditadura, Daisy retratará o período por meio da poesia e da musicalidade. Jairo, por sua vez, dramatizará peças do processo trabalhista em questão e estimulará a participação do público por meio da leitura de trechos do processo e outros textos. O público também poderá participar do sarau, lendo textos de sua autoria.
O Memorial da Justiça do Trabalho no RS é registrado no Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. A 15ª Semana Nacional de Museus, que ocorrerá de 15 a 21 de maio de 2017, tem como tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. Dentro desse contexto, o Sarau do Indizível propõe-se à capacitação dos participantes em história contemporânea, vinculando-a ao mundo do trabalho.
Ponte Volta Gaúcha - Quinze de Novembro,RS
Causos Gaúchos - Zeno Dias
Vídeo do Causos Gaúchos
Carlos Drummond de Andrade :: Romaria / Por Lauro Moreira
VÍDEO_POEMA_071
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)
“Romaria” in «Alguma Poesia» (1930)
A obra poética de Drummond de Andrade encontra-se editada em «Poesia Completa» (São Paulo, Editora Nova Aguilar, 2002)
Dito por Lauro Moreira no Audiolivro «Reunião - o Brasil dizendo Drummond» (Luz da Cidade, 2012)
AUDIO: Jóhann Jóhannsson, How We Left Fordlandia in «Fordlandia» (2008)
Sobre o quadro de Salvador Dali, “Cristo de San Juan de la Cruz” (1951). A pintura pertence ao Kelvingrove Art Gallery and Museum (Glasgow)
POEMA:
Os romeiros sobem a ladeira
cheia de espinhos, cheia de pedras,
sobem a ladeira que leva a Deus
e vão deixando culpas no caminho.
Os sinos tocam, chamam os romeiros:
Vinde lavar os vossos pecados.
Já estamos puros, sino, obrigados,
mas trazemos flores, prendas e rezas.
No alto do morro chega a procissão.
Um leproso de opa empunha o estandarte.
As coxas das romeiras brincam no vento.
Os homens cantam, cantam sem parar.
Jesus no lenho expira magoado.
Faz tanto calor, há tanta algazarra.
Nos olhos do santo há sangue que escorre.
Ninguém não percebe, o dia é de festa
No adro da igreja há pinga, café,
imagens, fenômenos, baralhos, cigarros
e um sol imenso que lambuza de ouro
o pó das feridas e o pó das muletas.
Meu Bom Jesus que tudo podeis,
humildemente te peço uma graça.
Sarai-me, Senhor, e não desta lepra,
do amor que eu tenho e que ninguém me tem.
Senhor, meu amo, dai-me dinheiro,
muito dinheiro para eu comprar
aquilo que é caro mas é gostoso
e na minha terra ninguém não possui.
Jesus meu Deus pregado na cruz,
me dá coragem pra eu matar
um que me amola de dia e de noite
e diz gracinhas a minha mulher.
Jesus Jesus piedade de mim.
Ladrão eu sou mas não sou ruim não.
Por que me perseguem não posso dizer.
Não quero ser preso, Jesus ó meu santo.
Os romeiros pedem com os olhos,
pedem com a boca, pedem com as mãos.
Jesus já cansado de tanto pedido
dorme sonhando com outra humanidade.
INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DA PREFEITURA DE BARREIRAS
Na inauguração da nova sede o clima era de alegria para todos que participaram desse momento solene.
Autoridades que estavam no evento acreditam que esse novo espaço pode melhorar o atendimento ao público.
Folia de Reis (1980)
Vídeo da Empresa Brasileira de Notícias mostrando os preparativos da festa e a procissão religiosa na cidade de Patos de Minas, MG, 1980. Arquivo Nacional. Fundo Empresa Brasileira de Notícias. BR_RJANRIO_NL_0_FIL_4
Lista de Imigrantes Italianos com Local de Nascimento
Link para a cortesia:
Escritório Especializado em Cidadania Italiana
Blog: cidadaniaitaliana.net
Email:contato@cidadaniaitaliana.net
A Voz do Brasil é o programa de rádio mais antigo do país
ESPECIAL WEB - 13.02.16: Um dos maiores entusiastas e incentivadores do rádio no Brasil foi o antropólogo Roquette Pinto, que junto com colegas da Academia Brasileira de Ciências, colocou a primeira emissora no ar: a Rádio Sociedade, em 1923. E não dá pra falar da história do rádio no Brasil sem falar da Rádio Nacional do Rio de Janeiro e de A Voz do Brasil, programa que está no ar há mais de 80 anos.
Programa Y - Conversa com Antônio Carlos Niederauer
À beira do Natal de 1998, Éverton Mister Pi Cunha fez o convite, e uma das vozes mais conhecidas dos noticiários da Rádio Gaúcha aceitou: Antônio Carlos Niederauer, com passagens pela extinta Continental AM 1120 e pela Cidade FM 92,1 da capital gaúcha, trocou umas palavrinhas na Rede Atlântida com a turma do Programa Y.
Agora/Rádio Guaíba: Felipe Vieira entrevista Cristina Ferreira, repórter do jornal Público/Lisboa
Conversei nesta quarta-feira no Agora/Rádio Guaíba, com a repórter Cristina Ferreira, do jornal Público, Lisboa/Portugal. Ela é autora de uma reportagem mostrando que a Polícia de Portugal está investigando pessoas próximas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como a ex-governantes e gestores brasileiros e portugueses, num inquérito relacionado ao negócio fechado entre a operadora Oi e a Portugal Telecom (PT) em 2010. As revelações foram publicadas pelo jornal português Público e confirmadas pelas autoridades policiais do país europeu.
Programa Y - Correspondente Brenner
Nos últimos anos do Programa Y, Eron Dal Molin fazia o Correspondente Brenner, em que notícias bizarras eram dadas num tom que ironizava o estilo que era adotado em rádios como Gaúcha e Guaíba. O personagem de Eron era José Edaí, referência ao hoje aposentado José Aldair, que apresentava o Correspondente Ipiranga na Gaúcha.
Forró Pé de Serra Legítimo !
Forró Pé de Serra Legítimo. Verdadeiro Forró do Brasil #forródobrasil
zé mulato e cassiano - o homem ea espingarda.
LETRA NA DESCRIÇÃO!!!!!!!!!!!!
Analisando direito
Nossa vida é uma piada
Só quem não tem bom humor
Não acha a vida engraçada
Por eu ter cabeça feita
Não andar fazendo nada
Qu'eu fiz a comparação
Do homem com a espingarda
Dos vinte até os trinta
Nossa vida é muito boa
A espingarda anda armada
E o atirador caçoa
Sortimento tá sobrando
Muitas veiz atira à toa
É só triscar no gatilho
Que a língua de fogo avoa
Dos trinta até os quarenta
Pode prestar atenção
O atirador tem cuidado
Arma é de estimação
Não atira em qualquer bicho
Nem joga chumbo no chão
Só atira em caça boa
Pra não perder munição
E dos quarenta aos sessenta
Arma tem que ser tratada
Atira uma vez ou outra
Se for bem lubrificada
Por cada tiro ela passa
Um tempão dependurada
Dá um tiro e fáia dez
A mola tá relaxada
E dos sessenta em diante
Danou com os arrei' pro mato
Arma não atira mais
E se atirar é boato
Espingarda enferrujada
Só aponta pro sapato
Virou peça de museu
Esse mundo é mesmo ingrato
Depois desta triste fase
Só piora todo dia
Óia a arma tem na parede
Só ferrugem e maresia
Quem deu tiro e matou onça
Já nem assusta cotia
Nunca mais irá caçar
Lá no capão da furquia
Coletânea de músicas caipira antigas, EDITADO POR SEBASTIÃO P. DOS SANTOS
Assiste Filmes e Vídeos Online Mais de 1000, Veja os Link:
Junior Vianna - Te Amei Até Onde Deu (Clipe Oficial)
Esse é o clipe oficial da música Te Amei Até Onde Deu do Junior Vianna.
TE AMEI ATÉ ONDE DEU
Autores: Guilherme Dantas/ Valter Danadao
OLHA SÓ O QUE VOCÊ FEZ COM NOSSO AMOR,
CONSEGUIU EM POUCO DESTRUIR UM RELACIONAMENTO DO NADA
E ESSE NADA AGORA É VOCÊ NA MINHA VIDA
PODE IR EMBORA QUE PRA MIM CÊ NÃO FAZ FALTA
VOCÊ MUDOU , TÃO DE REPENTE DEIXOU DE LADO
ESFRIOU O AMOR DA GENTE
VOCÊ MUDOU, FOI PRA PIOR
DEIXOU DE DAR ASSISTÊNCIA E ACABOU FICANDO SÓ
EU TE AMEI ATÉ ONDE EU
MAIS VOCÊ NÃO MERECEU
AÍ EU TIVE QUE ACABAR
EU FIZ DE TUDO PRA SALVAR
TE AMEI ATÉ ONDE DEU
MAIS VOCÊ NÃO MERECEU
LEVAVA O TEMPO EM BRIGAR
FICHA TECNICA:
Direção : Dayvisson Stainy e David Stainy
Produção : Stainy Filmes
Direção de arte : Mayara Lisboa
Atriz : Darline Lopes
Maquiador : Rafael Carvalho
Acompanhe o Vaqueiro Bom de Forró nas Redes Sociais: