Educação para a Participação Cidadã com Luiz Antônio Ferraro Jr., Laniela Feitosa e Rosani Borba
Palestra “Educação para a Participação Cidadã” com Luiz Antônio Ferraro Jr., Laniela Feitosa e Rosani Borba, realizada durante o seminário “Diálogos sobre os Desafios Socioambientais Contemporâneos”, em junho de 2017 no Sesc Vila Mariana. Com mediação de Marcos Sorrentino.
Foram dois dias de debates sobre a atual crise socioambiental e experiências inspiradoras que apontam caminhos para o seu enfrentamento.
O seminário foi uma parceria entre o Sesc São Paulo e o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP) e reuniu acadêmicos, profissionais e ativistas para debater o tema.
Convidados: Ailton Krenak, Amália Safatle, Cristina Adams, Enrique Leff (MEX), Ladislau Dowbor, Luiz Antônio Ferraro Jr., Marcos Sorrentino, Pedro Jacobi, Renato Dagnino, Renato Janine Ribeiro, Ricardo Abramovay, Sidnei Raimundo.
Luiz Antônio Ferraro Jr.
Graduado em Engenharia Agronômica (ESALO/USP), mestre em Agronomia (USP), doutor em Desenvolvimento Sustentável (UnB). Professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Atua como Superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais [Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia) em desenvolvimento rural e de organizações, participação social, conflitos, elaboração e avaliação de políticas programas e projetos socioambientais.
Laniela Feitosa
Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD). Licenciada em Geografia e coordenadora de Projetos do CPCD, organização não-governamental, sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1984, para atuar nas áreas de Educação Popular de Qualidade e Desenvolvimento Comunitário Sustentável, tendo a Cultura como matéria prima e instrumento de trabalho, pedagógico e institucional.
Rosani Borba
Coletivo Educador de Foz do Iguaçu. Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É professor de Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu e integra a equipe de Educação Ambiental da Prefeitura. Atua no Coletivo Educador de Foz do Iguaçu, grupo composto por 11 instituições e que visa a formação, diálogo e planejamento de intervenções socioambientais de forma participativa e democrática, por meio de parcerias entre poder público, instituições privadas e sociedade civil organizada.
Marcos Sorrentino
Professor e ambientalista, coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca), do Depto. de Ciências Florestais (ESALO/USP). Participou de diversas entidades, coletivos, fóruns e redes ambientalistas e de educação ambiental. Foi diretor de Educação ambiental do Ministério do Meio Ambiente, nos cinco primeiros anos do governo Lula.
1:07 Fala de abertura da mesa com Marcos Sorrentino
5:23 Apresentação de Laniela de Jesus Feitosa