Cânion do Xingó no Rio São Francisco - uma visão realista sobre o lugar, Canindé de São Francisco
#sertão #Nordeste #turismo #passeio #barco
Cânion do Xingó
Paisagens, formações rochosas, águas verdes e cristalinas, trilhas ecológicas, Parque Temático da Caatinga, vegetação exuberante e fauna diversificada: isso é o Xingó, localizado no município de Canindé do São Francisco, a 213 km de Canindé do São Francisco (capital de Sergipe), às margens do extenso e famoso rio de mesmo nome.
O Cânion do Xingó – um dos maiores do mundo – é um vale profundo com 65 km de extensão e 170 m de profundidade e largura variável entre 50 e 300 metros.
Em pleno semi-árido nordestino, o Rio Canindé era, na maior parte do tempo, um leito seco com escassa vegetação. Em 1995, a região foi alagada para criar o reservatório da hidrelétrica de Xingó, dando origem a uma vegetação exuberante, que atraiu enorme diversidade de pássaros e outras espécies.
No cânion, é possível encontrar vestígios – como pinturas rupestres e fragmentos de cerâmica – dos primeiros habitantes do local, que viveram por lá há mais de oito mil anos. O passado atrai muitos turistas brasileiros interessados na história do lendário cangaceiro Lampião, morto em 1938. O fora-da-lei e seu bando trilharam o caminho que liga Canindé a Angico.
Gruta do Talhado
Cruzando o Lago São José, a embarcação chega à Gruta do Talhado, que recebeu este nome porque os paredões de rochas areníticas parecem ter sido talhados à mão. Ali, a embarcação faz uma parada para banho e mergulho. Aproveite para sentar no atracadouro e apreciar o visual. No local há um pequeno santuário, onde fica a imagem de São Francisco.
Fonte :
Cânions do Xingó, Rio São Francisco - Divisa AL / SE - 2013
Um passeio no sertão nordestino que é imperdível !!!!
Para os turistas viajantes que partem das regiões sudeste e sul do Brasil conhecer a região em que encontra-se o Cânion do Xingó é sem dúvida alguma um presente para quem chega lá.
Suas exuberantes paisagens com formações rochosas e águas verdes cristalinas, trilhas ecológicas, parque temático da caatinga, vegetação e uma fauna diversificada estão tudo naturalmente desenhado para nós visitantes se surpreender com a beleza natural.
A localização desse complexo ecológico e natural fica no sertão nordestino está localizada no município de Canindé do São Francisco próximo a Paulo Afonso-BA e com distância da capital do Estado de Sergipe (Aracajú) a 213 km e claro tudo isso nas belas margens do mais famoso rio do nordeste e do Brasil o grandioso Rio São Francisco.
Cânions do Xingó é um dos lugares mais bonitos do Brasil, nessa região que recebe turistas brasileiros e estrangeiros e que procuram conhecer suas belezas para desbravar toda a região como a fauna além de navegar entre as rochas de granito avermelhado e escuros que estão por todo o lago e rio e que em alguns pontos atinge 170 metros de profundidade, sendo um dos maiores do mundo com 65 km de extensão e uma largura que varia entre 50 e 300 metros, a sua existência de mais de 60 milhões de anos faz de seus paredões rochosos um lugar inesquecível que brota águas cristalinas do lago, que teve seu surgimento depois da construção da barragem da hidrelétrica de Xingó no próprio rio velho chico.
Nessa região o clima é o semi-árido sendo característico no sertão, o rio na cidade Canindé de São Francisco passa a maior parte do tempo com o leito seco e com escassa vegetação na maior parte do tempo, mas na região a partir do surgimento do lago em razão da criação da Usina de Xingó (1995), foi originada uma vegetação exuberante, que atraiu enorme diversidade de pássaros e outras espécies.
Mas essa região não é somente turismo e apesar das paisagens lindas o Rio São Francisco tem a importância para as cidades da região , e abriga a grande Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), que pertence ao Grupo Eletrobrás, possui 14 usinas ao longo do rio. Só a de Xingó representa mais de 25% de toda a capacidade instalada da empresa.
Para os visitantes e turistas ter idéia do que podem desfrutar é somente contratar os passeios com lanchas, catamarã e escuna pelo Rio São Francisco e cânion, esses são os preferidos, e passam por pontos importantes desde a saída da barragem, Lago São José, Santuário de São Francisco, Pedra da Águia (com formato da cabeça da ave), Morro do Macaco (habitat de macacos prego), a Pedra do Japonês (uma bela formação rochosa que se assemelha ao rosto de um oriental) e Morro do Cruzeiro, (que se assemelha com um homem montado em um cavalo), até chegar na Gruta do Talhado também com nome do Atracadouro do Brogodó.
Para os turistas do Brasil se estiver em viagem à partir de Aracajú pode comprar o passeio na própria orla de Aracajú (Nozes Tur, MF Tur e etc...), todas levam até Xingó e a variedade é grande e pode ser uma escolha de sua preferência é somente negociar com as agências locais, os preços são bons e garantem uma boa viagem com tudo incluso, creio que custam cerca de USD 100 por pessoa.
O Passeio e tour dura o dia inteiro, tendo em vista o percurso percorrido de Aracajú até o Xingó de 213 km, situado no município de Canindé, chegando lá pega-se um catamarã para o cânion do Rio São Francisco, seguindo pelo leito natural do rio e passando pelo Lago Justino, nome de um morador local cujo sítio foi inundado com o enchimento da barragem.
Também é possível à partir das capitais de Maceió e Salvador, são mais longe, mas vale a pena ! E quando chegar no paraíso dos cânions no porto de Brogodó terá 1 hora para deliciar-se nas águas verdes esmeraldas e mornas, mergulhe e nadem o desembarque no porto que possui uma infra estrutura preparada para nos receber é tudo bem organizado por isso a permissão para mergulhar com tempo de no máximo 1 hora, e depois volta para o ponto de partida e durante a navegação das outras 2 horas pelo Rio São Francisco até o desembarque no Karrancas Restaurante que tem um buffet que possui uma enorme variedade de comidas deliciosas, assim o turista conclui o passeio com almoço ao som de música ao vivo com banda da região e música típica vale conferir e conhecer esse atrativo turístico.
Em minha visita estava em Salvador-BA e fui diretamente para Canindé de São Francisco-SE, fiquei hospedado por 2 noites no melhor Hotel de toda região o Xingó Parque Hotel, que tem preços bons pela estrutura oferecida e possui uma linda vista para a Usina Hidroelétrica de Xingó e a ponte que faz a ligação das cidades (Alagoas com Sergipe).