Casa do Brincar
Nossa tarde na Casa do Brincar.
A Casa do Brincar fica em Pinheiros e é um espaço lúdico/recreativo, como alternativa ou complemento à escola.
Fica em Pinheiros.
Participamos de uma tarde na Colônia de Férias.
Casa Labirinto e o Mundo Paralelo do Brincar
Tempo do Brincar
Este vídeo aborda a importância do brincar livre na natureza, num tempo que seja natural da criança, para a constituição das relações entre as próprias e para o estímulo à criatividade e à autonomia. Saiba mais sobre o programa Criança e Natureza:
Veja formas de estimular as crianças a aproveitarem atividades ao ar livre
Época de férias escolares, filhos com tempo de sobra e aquela dúvida dos pais: com que atividades preencher esses dias de folga? Uma pesquisa revelou que a grande maioria das crianças aproveita pouco o ar livre. Veja dicas para estimular os pequenos a não ficar tanto tempo entre quatro paredes.
Terra de Brincar
Fomos conhecer o mais novo espaço de brincar de São Paulo, a Terra de Brincar, localizada no bairro do Brooklin. A casa de brincar leva o brincar livre muito a sério, por isso se você procura um local onde seu filho possa se divertir e fazer novas descobertas vale conhecer.
Por lá, você encontra árvores frutíferas, areia, terra, água, tinta, rede, passarinhos, cantinho da leitura e um espaço montado exclusivamente para os bebês.
Na Terra de Brincar a criança é criança de verdade e os pais podem ser meros espectadores ou podem aproveitar para viver novas experiências com elas.
Tudo nos encantou. Desde a simplicidade até a simpatia com que fomos recebidos. Se você gosta de luxo a Terra de Brincar não é o lugar e eles nem têm essa proposta. Inclusive, uma das nossas principais dicas é levar a criança com roupa velha porque a ideia é se sujar e ficar descalço para sentir a areia nos pés (até as mamães entraram no clima). Juju e Lulu se acabaram e o difícil foi tirá-las de lá depois da oficina de tinta.
E não se preocupe se for sair depois, o local oferece chuveiro e toalha. Só não esqueça a roupa extra e o sabonete.
Segundo eles, o trabalho de desenvolvimento das crianças é feito a partir de três frentes de atuação: atividades diárias, cantos de brincar e oficinas.
Participamos da Oficina de Culinária, onde as crianças aprenderam a fazer um bolo de banana delicioso. Durante o preparo a monitora deixou que eles manipulassem e sentissem o cheiro de cada ingrediente, fazendo com que os pequenos pudessem conhecer melhor item por item e estimulando todos os sentidos e sensações.
O grande diferencial da Terra de Brincar é que lá as crianças ficam totalmente livres e podem se sujar, misturar água com areia, fazer comidinha com terra, se pintar com guache e muito mais. Todas essas experiencias, que se formos pensar são bem simples, são raras para eles e essenciais para estimular a criatividade, autonomia e muito mais.
A Terra de Brincar é voltada para crianças até seis anos e os brincantes estão lá apenas para auxiliar ou direcionar uma brincadeira ou outra. Eles não têm a função de monitores, por isso crianças menores de 3 anos devem ser acompanhadas pelos pais o tempo todo.
Toda última sexta-feira do mês, das 19h às 23h, eles fazem a Happy Friday quando os pais podem curtir a dois enquanto as crianças (a partir de três anos) ficam na casa de brincar. Delícia, não?
E não podíamos acabar a matéria sem falar sobre o almoço. Comida caseira, simples, bem feita e com preço justo. Sabe o que nos lembrou? Comida de vó.
Você pode optar pela hora avulsa, pelos pacotes de horas (mais vantajosos), oficinais e atividades extras. Confira nos serviços.
Ponto de vista da Juju e Lulu: elas se acabaram de brincar, se pintaram, esqueceram completamente que os pais existiam e saíram de lá totalmente encardidas. Juju comentou que foi o passeio mais divertido que ela já fez na vida (acredito que pela oportunidade de poder se sujar sem culpa ou medo de ser feliz).
A Terra de Brincar nos mostrou que para divertir as crianças não precisa de muito, não é mesmo? Na verdade elas só precisam de um ambiente seguro e que as deixe livres para explorar e descobrir tudo o que esse mundo tem a oferecer.
Alem de tudo o que dissemos também é possível fazer festa no local. A ideia é tentadora, não?
Serviço Passeios Kids:
Endereço: R. Guaraiuva, 1527 - Cidade Monções - Google Maps
Classificação: Livre, porém indicado para menores de 7 anos
Possui manobrista e convênio com estacionamento
Possui trocador, chuveiro e toalha.
Sem eletrônicos: escolas em Ipeúna resgatam brincadeiras tradicionais
Teve pega-pega, esconde-esconde, corrida e muita água. Atividades seguem até o fim deste mês.
Fenase. Fundação que cuida de crianças e jovens da Região Oceânica de Niterói. Fotografias.
Fenase. Fundação que cuida de crianças e jovens da Região Oceânica de Niterói. Fotografias.
Fotografias do Fotógrafo Paulo Resende ( Tio Zé Paulo ).
Câmera Fotográfica Digital Sony Cyber-Shot 12.1 Megapixels.
Música do Filme Indiana Jones de Steven Spielberg. Maestro e Compositor John Willians.
BRINCAR LIVRE: A IMPORTÂNCIA PARA AS CRIANÇAS - Estação Materna
Brincar livre: A importância para as crianças
Neste vídeo o tema é o brincar livre e a sua importância para as crianças. Um assunto muito necessário nos dias atuais, em que os nossos pequenos passam grande parte do tempo em frente. a tv, computador e outros eletrônicos, deixando de lado o brincar livre e o faz de conta. Se gostou do vídeo não deixe de compartilhar com outros pais e se inscreva no canal para acompanhar todos os nossos vídeos em primeira mão!!!!
Visite o Blog: estacaomaterna.com.br
Curta a Fanpage da Estação Materna:
Siga o instagram: @estacaomaterna
EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO PROMOVER AS ATIVIDADES DIRIGIDAS
Ana Kerina França Carvalho Pinto é bacharel e licenciada em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora de Educação Infantil há mais de 24 anos, com experiência tanto na rede pública quanto na privada do Rio de Janeiro. Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior e Psicopedagogia, possui inúmeros outros cursos de extensão no Brasil e exterior. Palestrante em seminários na UERJ e SESI, já participou de projetos desenvolvidos e apresentados em Congressos nas áreas de Educação, Literaturas, Artes Plásticas e Transdisciplinaridade na Universidade de Barcelona. Atenta às novas tendências, tem foco em inovação, trazendo criatividade e comprometimento às atividades diárias, valorizando as interações e promovendo a participação de crianças, professores e pais de alunos numa didática colaborativa.
Se depois de assistir esse vídeo você também quiser saber mais sobre Educação Infantil, inscreva-se no link abaixo para fazer parte da lista VIP do canal Educar em Sintonia:
Curta minha fan page no Facebook:
Aprenda com quem aplica toda a sua experiência na EDUCAÇÃO INFANTIL e receba dicas, vídeos e artigos que vão auxiliá-lo no seu dia a dia junto às crianças.
Trupé Cia. de Artes na Casa de Cultura Tremembé (Carimbó)
04/08/2018 - Abrindo o Maratona Circuito na Casa de Cultura do Tremembé.
Dança: Carimbó
Instagram da Trupé:
@trupeciadeartes