LAGUNA - SC
Laguna, localizado ao sul de Santa Catarina á 110 km da capital, é uma cidade histórica fundada em 29 de julho de 1676, porém muito antes de ser considerada uma cidade já era um dos marco que dividia a América do sul entre Espanha e Portugal, devido ao tratado de Tordesilhas de 1494.
Datas marcantes no contexto histórico do município :
1494 – o Rei de Portugal Dom João II assina o Tratado de Tordesilhas. Esse tratado estabelecia um meridiano imaginário, situado a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, nas costas da África. As terras a oeste desse meridiano pertenceriam à Espanha, e as terras a leste seriam de Portugal. A linha imaginária passava por Laguna. O monumento do Tratado está localizado ao lado da rodoviária no Centro Histórico.
1676 – O bandeirantes Domingos de Brito Peixoto chega na Vila de Laguna, uma solicitação do rei de Portugal, para expandir a fronteira do Tratado de Tordesilhas. A vila se transformou em ponto de partida de expedições. Com a chegada dos bandeirantes, a Vila, de origem indígena, foi organizada e povoada.
1839 – O revolucionário italiano Garibaldi, David Canabarro, Teixeira Nunes e soldados farroupilhas conquistam a Vila, declarando a República Catarinense.
Uma tentativa de separar o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, do comando do império.
1839 no dia 29 de julho - A Câmara de Vereadores de Laguna, presidida por Vicente Francisco de Oliveira, proclama a independência, chamando de República Catarinense ou República Juliana.
1839 no dia 4 de novembro – Batalha naval em Imbituba entre farroupilhas e imperialistas. Episódio que teve a participação de Anita, já apaixonada pelo revolucionário Garibaldi.
1839 no dia 9 de novembro - Garibaldi pressionado por Canabarro ataca a cidade vizinha de Imaruí, ficando o episódio conhecido como o Saque de Imaruí, onde comida e objetos pessoas foram levados pelos soldados farroupilhas, que estavam passando frio e fome.
1839 no dia 15 de novembro – Batalha naval, entre imperialistas e republicanos, na Barra de Laguna, os republicanos são derrotados e acabam deixando a vila.
Fonte e mais informações :
HISTÓRIA DO BRASIL: O TRATADO DE TORDESILHAS = NARRAÇÃO PROF. CESAR MOTA
Vídeo-aula produzida, editada e narrada pelo Prof. Cesar Mota.
No dia 4 de maio 1493, o papa Alexandre VI criou um documento chamado Bula INTER COETERA QUE DAVA A Castela A POSSE DAS NOVAS TERRAS DESCOBERTAS NO DIA 12 DE OUTUBRO DE 1492 POR CRISTÓVÃO COLOMBO. Nesse documento, ficava estabelecido que as terras situadas até 100 léguas a partir das ilhas de Cabo Verde seriam de Portugal e as que ficassem além dessa linha seriam de Castela. O medo que Portugal tinha de perder o domínio de suas conquistas foi tão grande que, por meio de forte pressão, o governo português convenceu o de Castela a aceitar a revisão dos termos da bula e assinar UM NOVO ACORDO QUE FICOU CONHECIDO COMO TRATADO DE TORDESILHAS porque foi assinado na povoação Castelhana de Tordesilhas, NO DIA 7 DE JUNHO DE 1494 entre o rei de Portugal, D. João II, e os reis do que viria a ser a Espanha, Isabel e Fernando de Castela e Aragão. De acordo com o Tratado de Tordesilhas, as terras situadas até 370 léguas a Leste de Cabo Verde pertenciam a Portugal, e as terras a oeste dessa linha pertenciam a Castela. O Brasil ainda não havia sido descoberto e Portugal não tinha ideia das terras que possuía. Hoje sabemos onde passava a linha de Tordesilhas: de Belém (Pará) à cidade de Laguna (Santa Catarina). De acordo com o Tratado, boa parte do território brasileiro pertencia a Portugal, mesmo se fosse descoberto por castelhanos. Portugueses e brasileiros não respeitaram o tratado e ocuparam as terras que seriam dos castelhanos. Foi assim que o nosso território ganhou a forma atual. Apesar dessa invasão, os castelhanos não se defenderam, pois estavam ocupados demais com as terras que descobriram no resto da América, ao norte, a oeste e ao sul do Brasil.Ratificado em 1506 pelo papa Júlio II, por petição do rei de Portugal D. Manuel I, o Tratado de Tordesilhas vigorou até 1750, quando foi revogado pelo Tratado de Madri.
Viagem de estudos,Laguna-SC,Brasil
Viagem de estudo para Laguna,conhecemos o marco de tordesilhas,casa de Anita,farol Santa Marta e outros lugares
Farol de Santa Marta - Acesso, ponte de Laguna
Saiba mais em:
Laguna é tradicionalmente conhecida por seu carnaval e também por fazer parte da histórica do Brasil. Ali se encontra o Marco do Tratado de Tordesilhas que tinha como objetivo dividir com uma linha imaginária as terras descobertas e a serem descobertas. Em Laguna nasceu Anita Garibaldi, heroína da Revolução Farroupilha e conhecida por seu tenaz engajamento em batalhas, e que por este motivo recebeu um museu em sua homenagem. O centro histórico é repleto de casarões antigos e que remontam o século passado. Na faixa litorânea o visitante poderá ver o molhe do mar grosso e, além dos limites da cidade, atravessando a balsa, encontra-se o Farol de Santa Marta. Inaugurado em 1.891, sua estrutura é composta por uma torre quadrada de 30 metros de altura e paredes de 2 metros de espessura, erguidas em pedra, areia, barro e óleo de baleia. Seu entorno é repleto de restaurantes onde o visitante encontrará deliciosos pratos de frutos do mar e iguarias típicas da culinária mediterrânea.
Pietramale faz salto extremo do monumento aos Herois de Laguna
Neste programa Abílio Pietramale Caminhos da Bike, um salto extremo na Praça do Transbordo em Dourados MS, onde um biker literalmente se jogou das alturas do monumento aos Herois de Laguna, este em homenagem a Guerra do Paraguai
Jack&Ruy - Na Luz dos Dias - Laguna/SC ao vivo
Fazendo a abertura do show de Milton Nascimento nos 510 anos do Tratado de Tordesilhas. Ano de 2004.
Parte das aventuras do Projeto Arruaça Brasil, que cruzou o estado de Santa Catarina com um caminhão palco e diversos artistas!
Música: Na Luz dos Dias
Letra e música de Ruy Vanti
Saiba mais em jackeruy.com
Laguna- O passado sempre Presente.wmv
Laguna é um capricho da Natureza.
Tem uma história riquíssima e feitos inacreditáveis. Um patrimônio histórico de extraordinário valor cultural.
Velhas e bem conservadas tradições. Monumentos importantes. O Marco de Tordesilhas.
Tem folclore e artesanato. Tudo para a pesca e o lazer. E todas as condições para prática de qualquer esporte náutico
Tem um povo alegre e simples. Festas populares. Carnaval. Boi- de- Mamão. Hotéis de cinco e quatro estrelas. Excelentes restaurantes e um coração deste tamanho para receber você.
Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos - Laguna SC
Igreja Matriz Santo Antonio dos Anjos
Dados Históricos
PADROEIRO: Santo Antônio dos Anjos
FUNDAÇÃO: 11/11/1697
A história católica de Laguna teve início na metade do século XVI com a missão franciscana junto aos índios carijós, numerosíssimos em toda a costa catarinense.
Em 1596 passa por Laguna um padre jesuíta, do qual não se guardou o nome. Por um período de oitenta anos a história do Reino de Deus fica em silêncio e sem história na Laguna.
Em 1676, com o fundador da Laguna, Domingos de Brito Peixoto, chega um padre franciscano cujo nome é desconhecido. O primeiro nome do povoado foi Santo Antônio dos Anjos. O dito frade coadjuvado pelo Domingos de Brito Peixoto e pelo povo dá início a uma capelinha de pau-a-pique.
Em 1696 a pequena ermida foi substituída por uma igreja nova que, posteriormente, foi reduzida a presbitério da igreja local. O corpo da igreja só foi terminado em 1735. As duas torres são do ano de 1894, sem estilo característico. É a mais bela igreja de Santa Catarina. O corpo da igreja e o presbitério são de um colonial perfeito. O corpo da igreja foi feito por mãos de escravos que receberam sua alforria ao término da obra. As torres não são coloniais. Lembram um pouco as torres do norte da Itália. Os altares foram entalhados em barroco bastante rico.
A paróquia de Laguna de início, pertencia à Diocese do Rio de Janeiro. Posteriormente passou a pertencer à Diocese de São Paulo e mais tarde volta a depender do Rio. Do Rio passa à jurisdição de Curitiba até 1908 e dela se desliga quando Dom João Becker se tornou primeiro bispo de Santa Catarina.
Em 1710 já paroquiava Laguna o Pe. Francisco da Encarnação. Entre 1715 e 1718 esteve de passagem por Laguna, frei Agostinho da Trindade, carmelita que sonhava com a evangelização dos índios Minuanos, do Rio Grande do Sul. Em 1725 o pároco era o carmelita Tomé Bueno.
Desde 1744 há uma seqüência, mais ou menos certa dos vigários que paroquiaram até 1854. Daí em diante, há uma relação mais certa. Em 1710 havia um vigário pelo Bispo, Francisco da Encarnação. Em 1725 o pároco seria frei Tomé Bueno do Desterro. No mesmo ano o primeiro vigário colado, Antônio Silveira Cardoso. Em 1741, Mateus Pereira da Silva. Em 1744 Antônio José Ribeiro. Em 1760, Marcos Pereira da Silva. Em 1768, Manoel Pereira Nascimento. Em 1782, Agostinho José Mendes. Em 1783, Francisco Inácio da Silveira. Em 1784, Bernardo Lopes da Silva. Em 1792, Dr. José Joaquim da Silva. Em 1795, Domingos Álvares da Cruz e Francisco da Costa Franco. Em 1805, Francisco Xavier de Almeida. Em 1809, Jerônimo José Ferreira. Em 1814, Jerônimo Coelho. Em 1828, Manoel Fernandes Cruz. Em 1835, Francisco Villela de Araújo, que foi assassinado pelos revoltosos de Farrapos. Em 1839, João Jacinto, de São Joaquim. Em 1854 tomou posse da paróquia o Pe. Manoel João Luiz da Silva, que paroquiou até 1911. De 07/05/1911 até 1917, Pe. Francisco Xavier Giesbert. De 1917 a 1922, Pe. Aurélio da Silveira. De 16/04/1922 a 04/1924, Pe. Huberto Rohden. De 15/04/1924 a 02/1929, Pe. José Locks. De 02/1929 a 06/1931, Pe. Inácio Orth. De 06/1931 a 02/1933 atendeu o coadjutor Pe. Lourenço Migliore. De 02/1933 a 01/1948, Pe. Bernardo Philippi. De 01/1948 a 06/1957, Pe. Gregário Warmeling. De junho a dezembro de 1957, Pe. José Sporduli. De dezembro de 1957 a março de 1958, Pe. Osni Carlos Rosembrock. De março de 1958 a janeiro de 1959, Pe. Luiz de Souza Ávila. De janeiro de 1959 a julho de 1965, Pe. Boleslau Smielewski. De junho de 1965 a janeiro de 1966, Pe. Waldir Piazza Borges. De janeiro de 1966 a maio de 1975, Pe. Claudino Biff. Pe. Antônio Gerônimo Herdt foi pároco de 04/05/1975 a 14 de Janeiro de 2002, Pe. Marcos Herdt, de 2002 a 2007, Pe. Carlos Henrique M Fernandes 2008 a 2009, Pe. Aluísio Heidmann Jockem 2009 a 2010, Pe. Pedro José Damásio 2010 a 2013. Pe. Lenoir Steiner Becker assumiu a paróquia em janeiro de 2014.
Laguna - SC - Brasil ????
Imagens e Edição : Paulo Tarso
⬇ ⬇ ⬇ Curta Minha Página ⬇ ⬇ ⬇
➡➡ facebook.com/PauloTarso.Fotografia ⬅⬅
TORDESILHAS, BELÉM DO PARÁ, A FRONTEIRA NORTE - A DEMARCAÇÃO QUE AINDA FALTA SER FEITA
link relacionado:
TORDESILHAS, É, ANTES DE TUDO, UM GRANDE E PERENE EXEMPLO DE COMO DISPUTAS E CONFRONTOS, ENTRE PAÍSES, PODEM SER DIRIMIDOS, MEDIANTE UMA SOLUÇÃO PACÍFICA. PORTUGAL E ESPANHA, AS SUPERPOTÊNCIAS DO SÉCULO XV, ENSINARAM ESSA LIÇÃO AO MUNDO E À HISTÓRIA. UMA GRANDE LIÇÃO DE CIVILIZAÇÃO, QUE OS PAÍSES DE HOJE DEVERIAM JAMAIS ESQUECER. PAX - PIECE - PAZ
MANIFESTAÇÃO DE AURELINO NO 3º ENCONTRO NACIONAL DAS CIDADES HISTÓRICAS E TURÍSTICAS, REALIZADO EM BELÉM, EM ABRIL DE 2011 - PARA ALÉM DE TORDESILHAS - BELÉM E LAGUNA CIDADES-IRMÃS, NO MERIDIANO DE TORDESILHAS. Passados 517 anos do Tratado mais famoso do Novo Mundo, que nunca chegou a ser demarcado, surge agora a oportunidade dessa reparação histórica, na união de Belém-PA e Laguna-SC, nessa empreita secular.
Sítios de Aurelino:
Facebook:
PANORÂMIO/GOOGLE EARTH:
TWITTER:
BLOGSPOT:
Windows Live / MSN
As Aventuras de Vera & Lucio - Parte V - Cabo de Santa Marta
Sul do Brasil. Sul de Santa Catarina. Enquanto Anita Garibaldi fazia história e a linha imaginária do tratado de Tordesilhas dividia o Brasil entre Espanha e Portugal, muitas ondas já deviam quebrar neste pico. Conhecido como Farol de Santa Marta, esta exuberância geográfica em forma de Cabo abriga diversas praias. E garanto, em uma sempre tem uma valinha quebrando com vento terral. Seja de sul ou de nordeste, a disposição natural dos costões e formatos de praia abriga sempre uma condição favorável ao surf. Confira nesse vídeo alguns dos picos do cabo de Santa Marta em mais uma das aventuras de Vera & Lucio.
Viagem das turmas do 2º ano do EMI à Florianópolis
Nos dias 09, 10 e 11 de outubro de 2013 os alunos das turmas 201 e 202 do segundo ano do Ensino Médio Inovador realizaram uma viagem de estudos à cidade histórica de Laguna e as Ilhas de Anhatomirin e Ratones no litoral catarinense. A viagem associa aspectos históricos e geográficos de Santa Catarina oportunizando aos educandos o conhecimento e a vivência em locais e ambientes diferentes, visando ampliar a formação sociocultural dos estudantes.
Percebe-se a importância dos alunos realizar uma viagem de estudos, pois a observação, a imagem, a localização de cada aspecto tem deslumbrado o olhar dos mesmos. A teoria vivenciada na prática, aliada aos movimentos de integração, confraternização entre os estudantes e professores torna possível o aprender com fazer. O aluno tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e confrontá-los com a realidade encontrada nos diferentes lugares, dando vida aos conteúdos trabalhados em sala de aula.
É possível ainda estimular o interesse dos alunos, por meio da prática da pesquisa, estudo e conhecimento de forma interdisciplinar, difundindo entre os jovens estudantes a cultura de viagem/turismo e o desejo de conhecer melhor o estado e país. Proporcionar também, uma experiência significativa no âmbito cultural tornando um marco na vida de cada educando e ao mesmo tempo dar visibilidade as novas práticas pedagógicas.
As mudanças que hoje nos deparamos na sociedade representa um desafio para repensar a escola. Com isso, queremos oportunizar aos alunos do meio rural e urbano a conhecer novos espaços e que talvez não tenham outra oportunidade a não ser via escola, contribuindo de forma significativa para sua formação, um leque de oportunidades.
Estamos apostando em trabalhos pedagógicos inovadores que apontem para a modernidade que a escola pública precisa ter, fazendo com que os alunos contribuam avançando nos estudos. O método criado por Paulo Freire nos ensina que quando o assunto se aproxima da realidade em que vive o educando, esse se interessa a aprender com mais facilidade. E é isso que vamos ver acontecer com esses alunos.
DESCENDO A SERRA DO RIO DO RASTRO
LAGUNA (SC) história, a influência dos imigrantes, arquitetura e tradições .
Casa de Anita Garibaldi
Farol
Sambaqui
Marco do tratado de Tordesilhas
Cidade antiga e nova
Igreja Laguna
Fonte da Carioca
Museu
Moro da Glória
Praça de Anita
Palmeiras Imperiais
FLORIANÓPOLIS
Visita a Praça 15 de novembro
Igreja Catedral Metropolitana
Mercado Público
Centro da cidade
LITORAL CATARINENSE
Passeio de Escuna na Ilha de Ratones
Anhatomirin, e Baia dos Golfinhos
Farol de Santa Marta
Saiba mais em:
Laguna é tradicionalmente conhecida por seu carnaval e também por fazer parte da histórica do Brasil. Ali se encontra o Marco do Tratado de Tordesilhas que tinha como objetivo dividir com uma linha imaginária as terras descobertas e a serem descobertas. Em Laguna nasceu Anita Garibaldi, heroína da Revolução Farroupilha e conhecida por seu tenaz engajamento em batalhas, e que por este motivo recebeu um museu em sua homenagem. O centro histórico é repleto de casarões antigos e que remontam o século passado. Na faixa litorânea o visitante poderá ver o molhe do mar grosso e, além dos limites da cidade, atravessando a balsa, encontra-se o Farol de Santa Marta. Inaugurado em 1.891, sua estrutura é composta por uma torre quadrada de 30 metros de altura e paredes de 2 metros de espessura, erguidas em pedra, areia, barro e óleo de baleia. Seu entorno é repleto de restaurantes onde o visitante encontrará deliciosos pratos de frutos do mar e iguarias típicas da culinária mediterrânea.
Farol de Santa Marta
Saiba mais em:
Laguna é tradicionalmente conhecida por seu carnaval e também por fazer parte da histórica do Brasil. Ali se encontra o Marco do Tratado de Tordesilhas que tinha como objetivo dividir com uma linha imaginária as terras descobertas e a serem descobertas. Em Laguna nasceu Anita Garibaldi, heroína da Revolução Farroupilha e conhecida por seu tenaz engajamento em batalhas, e que por este motivo recebeu um museu em sua homenagem. O centro histórico é repleto de casarões antigos e que remontam o século passado. Na faixa litorânea o visitante poderá ver o molhe do mar grosso e, além dos limites da cidade, atravessando a balsa, encontra-se o Farol de Santa Marta. Inaugurado em 1.891, sua estrutura é composta por uma torre quadrada de 30 metros de altura e paredes de 2 metros de espessura, erguidas em pedra, areia, barro e óleo de baleia. Seu entorno é repleto de restaurantes onde o visitante encontrará deliciosos pratos de frutos do mar e iguarias típicas da culinária mediterrânea.
Farol de Santa Marta
Saiba mais em:
Laguna é tradicionalmente conhecida por seu carnaval e também por fazer parte da histórica do Brasil. Ali se encontra o Marco do Tratado de Tordesilhas que tinha como objetivo dividir com uma linha imaginária as terras descobertas e a serem descobertas. Em Laguna nasceu Anita Garibaldi, heroína da Revolução Farroupilha e conhecida por seu tenaz engajamento em batalhas, e que por este motivo recebeu um museu em sua homenagem. O centro histórico é repleto de casarões antigos e que remontam o século passado. Na faixa litorânea o visitante poderá ver o molhe do mar grosso e, além dos limites da cidade, atravessando a balsa, encontra-se o Farol de Santa Marta. Inaugurado em 1.891, sua estrutura é composta por uma torre quadrada de 30 metros de altura e paredes de 2 metros de espessura, erguidas em pedra, areia, barro e óleo de baleia. Seu entorno é repleto de restaurantes onde o visitante encontrará deliciosos pratos de frutos do mar e iguarias típicas da culinária mediterrânea.
Farol de Santa Marta
Saiba mais em:
Laguna é tradicionalmente conhecida por seu carnaval e também por fazer parte da histórica do Brasil. Ali se encontra o Marco do Tratado de Tordesilhas que tinha como objetivo dividir com uma linha imaginária as terras descobertas e a serem descobertas. Em Laguna nasceu Anita Garibaldi, heroína da Revolução Farroupilha e conhecida por seu tenaz engajamento em batalhas, e que por este motivo recebeu um museu em sua homenagem. O centro histórico é repleto de casarões antigos e que remontam o século passado. Na faixa litorânea o visitante poderá ver o molhe do mar grosso e, além dos limites da cidade, atravessando a balsa, encontra-se o Farol de Santa Marta. Inaugurado em 1.891, sua estrutura é composta por uma torre quadrada de 30 metros de altura e paredes de 2 metros de espessura, erguidas em pedra, areia, barro e óleo de baleia. Seu entorno é repleto de restaurantes onde o visitante encontrará deliciosos pratos de frutos do mar e iguarias típicas da culinária mediterrânea.
Farol de Santa Marta
Saiba mais em:
Laguna é tradicionalmente conhecida por seu carnaval e também por fazer parte da histórica do Brasil. Ali se encontra o Marco do Tratado de Tordesilhas que tinha como objetivo dividir com uma linha imaginária as terras descobertas e a serem descobertas. Em Laguna nasceu Anita Garibaldi, heroína da Revolução Farroupilha e conhecida por seu tenaz engajamento em batalhas, e que por este motivo recebeu um museu em sua homenagem. O centro histórico é repleto de casarões antigos e que remontam o século passado. Na faixa litorânea o visitante poderá ver o molhe do mar grosso e, além dos limites da cidade, atravessando a balsa, encontra-se o Farol de Santa Marta. Inaugurado em 1.891, sua estrutura é composta por uma torre quadrada de 30 metros de altura e paredes de 2 metros de espessura, erguidas em pedra, areia, barro e óleo de baleia. Seu entorno é repleto de restaurantes onde o visitante encontrará deliciosos pratos de frutos do mar e iguarias típicas da culinária mediterrânea.
Farol de Santa Marta
Saiba mais em:
Laguna é tradicionalmente conhecida por seu carnaval e também por fazer parte da histórica do Brasil. Ali se encontra o Marco do Tratado de Tordesilhas que tinha como objetivo dividir com uma linha imaginária as terras descobertas e a serem descobertas. Em Laguna nasceu Anita Garibaldi, heroína da Revolução Farroupilha e conhecida por seu tenaz engajamento em batalhas, e que por este motivo recebeu um museu em sua homenagem. O centro histórico é repleto de casarões antigos e que remontam o século passado. Na faixa litorânea o visitante poderá ver o molhe do mar grosso e, além dos limites da cidade, atravessando a balsa, encontra-se o Farol de Santa Marta. Inaugurado em 1.891, sua estrutura é composta por uma torre quadrada de 30 metros de altura e paredes de 2 metros de espessura, erguidas em pedra, areia, barro e óleo de baleia. Seu entorno é repleto de restaurantes onde o visitante encontrará deliciosos pratos de frutos do mar e iguarias típicas da culinária mediterrânea.
Farol de Santa Marta
Saiba mais em:
Laguna é tradicionalmente conhecida por seu carnaval e também por fazer parte da histórica do Brasil. Ali se encontra o Marco do Tratado de Tordesilhas que tinha como objetivo dividir com uma linha imaginária as terras descobertas e a serem descobertas. Em Laguna nasceu Anita Garibaldi, heroína da Revolução Farroupilha e conhecida por seu tenaz engajamento em batalhas, e que por este motivo recebeu um museu em sua homenagem. O centro histórico é repleto de casarões antigos e que remontam o século passado. Na faixa litorânea o visitante poderá ver o molhe do mar grosso e, além dos limites da cidade, atravessando a balsa, encontra-se o Farol de Santa Marta. Inaugurado em 1.891, sua estrutura é composta por uma torre quadrada de 30 metros de altura e paredes de 2 metros de espessura, erguidas em pedra, areia, barro e óleo de baleia. Seu entorno é repleto de restaurantes onde o visitante encontrará deliciosos pratos de frutos do mar e iguarias típicas da culinária mediterrânea.
Farol de Santa Marta
Saiba mais em:
Laguna é tradicionalmente conhecida por seu carnaval e também por fazer parte da histórica do Brasil. Ali se encontra o Marco do Tratado de Tordesilhas que tinha como objetivo dividir com uma linha imaginária as terras descobertas e a serem descobertas. Em Laguna nasceu Anita Garibaldi, heroína da Revolução Farroupilha e conhecida por seu tenaz engajamento em batalhas, e que por este motivo recebeu um museu em sua homenagem. O centro histórico é repleto de casarões antigos e que remontam o século passado. Na faixa litorânea o visitante poderá ver o molhe do mar grosso e, além dos limites da cidade, atravessando a balsa, encontra-se o Farol de Santa Marta. Inaugurado em 1.891, sua estrutura é composta por uma torre quadrada de 30 metros de altura e paredes de 2 metros de espessura, erguidas em pedra, areia, barro e óleo de baleia. Seu entorno é repleto de restaurantes onde o visitante encontrará deliciosos pratos de frutos do mar e iguarias típicas da culinária mediterrânea.
Farol de Santa Marta
Saiba mais em:
Laguna é tradicionalmente conhecida por seu carnaval e também por fazer parte da histórica do Brasil. Ali se encontra o Marco do Tratado de Tordesilhas que tinha como objetivo dividir com uma linha imaginária as terras descobertas e a serem descobertas. Em Laguna nasceu Anita Garibaldi, heroína da Revolução Farroupilha e conhecida por seu tenaz engajamento em batalhas, e que por este motivo recebeu um museu em sua homenagem. O centro histórico é repleto de casarões antigos e que remontam o século passado. Na faixa litorânea o visitante poderá ver o molhe do mar grosso e, além dos limites da cidade, atravessando a balsa, encontra-se o Farol de Santa Marta. Inaugurado em 1.891, sua estrutura é composta por uma torre quadrada de 30 metros de altura e paredes de 2 metros de espessura, erguidas em pedra, areia, barro e óleo de baleia. Seu entorno é repleto de restaurantes onde o visitante encontrará deliciosos pratos de frutos do mar e iguarias típicas da culinária mediterrânea.