10 pontos turisticos mais visitados de Caruaru
Conheça os 10 pontos turisticos mais visitados de Caruaru-PE!
1 - Museu do Barro
O Museu do Barro ou “Espaço Zé Caboclo”, fica localizado em um dos anexos do Espaço Cultural Tancredo Neves, ao lado do Pátio do Forró. Lá, você vai conhecer alguns trabalhos dos artistas locais como: Mestre Vitalino e Mestre Galdino.
2 - Museu do Forró
Também no Espaço Cultural Tancredo Neves, está o Museu do Forró Luiz Gonzaga, que é dividido em quatro salas: Sala do Centenário Luiz Gonzaga; Sala Luiz Gonzaga e Festejos Juninos de Caruaru e Sala Elba Ramalho. Os acervos são compostos por imagens, textos, documentos, livros, arquivos de áudio, vestimentas, peças decorativas e alguns objetos pessoais, como a indumentária de Gonzaga e seu atestado de óbito.
3 – Alto do Moura
Um dos bairros mais famosos de Caruaru, é o Alto do Moura, considerado como um dos mais importantes centros de arte figurativa do mundo. Aqui também acontecem apresentações de grupos regionais e dos tradicionais Trios de Forró Pé de Serra.
4 - Casa – Museu Mestre Vitalino
MESTRE VITALINO retratou no barro a sua terra e a sua gente, criando tipos e expressando sentimentos. Sua arte alcança projeções internacionais. Transformada em museu, sua humilde morada foi incorporada ao patrimônio municipal em 26 de abril de 1969.
5 - Feira de Caruaru
A tão conhecida Feira de Caruaru, um dos principais atrativos turísticos da cidade, acontece a 10 minutos do Museu do Barro e Forró. É considerada uma das mais importantes feiras do Brasil, recebendo semanalmente cerca de 40 mil visitantes. Em 2006, a Feira de Caruaru recebeu pelo IPHAN, o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
6 - São João em Caruaru
É durante o São João que Caruaru se transforma, sendo palco de grandiosas festas juninas que enchem os olhos – por esse motivo, a cidade é considerada como a “Capital do Forró”. Durante este período, a cidade toda se colore e ganha enfeites típicos. Em cada esquina só se ouve um único ritmo, o forró! As noites de São João são animadas pelas cantorias de viola, emboladas de côco e ciranda, xote, xaxado, baião, concurso de quadrilhas matutas e estilizadas, forrós e blocos juninos.
7 – Museu Memorial de Caruaru
Funcionou como mercado de farinha desde sua inauguração até o ano de 1992 quando foi transformado em Memorial da Feira que neste mesmo ano havia sido transferida para o Parque 18 de maio. Nesta ocasião foi denominado de espaço Celso Galvão. No ano de 2009, depois de oito anos de desativação, foi reaberto e reinaugurado como Memorial da Cidade de Caruaru para servir de Guardião da memória e da história da cidade de Caruaru.
8 – Memorial Mestre Galdino
O Memorial Mestre Galdino expõe peças e poesias originais deste artesão e poeta popular. Podem-se encontrar, também, fotografias e textos sobre a vida e obra do artista. Galdino foi um dos contemporâneos de Vitalino e também se destacou por seu artesanato em barro, sobretudo por suas peças surrealistas.
9 – Parque Municipal Ambientalista Severino Montenegro
Foi inaugurado em 2009. Funciona em uma área de cerca de 4 hectares e conta com uma sementeira onde são produzidas diversas mudas de plantas, que são distribuídas gratuitamente entre os visitantes, além de um inédito Jardim Sensorial.
10 - Festivais em Caruaru
Não deixe de conferir, o Festival de Bacamarteiros, que normalmente acontece no dia 24 de junho. São cerca de 700 participantes vestidos de cangaceiros, disparando com seus antigos Bacamartes. Há também, os festivais de Quadrilhas, Sanfoneiros e dos Fogueteiros, que movimentam mais de 20 mil pessoas.
Conheça nossa Agência: turismoecia.net