Memorial Irmãos Bertussi Criuva RS joaoparaibaborba
Memorial Irmãos Bertussi joãoparaíbaborba
Clique aqui para se inscrever
♫♫♫♫♫♫♫♫♫♫ História ♫♫♫♫♫♫♫♫♫
Os ” Irmãos Bertussi “ marcaram época na musica brasileira a partir de 1955, porém a saga desta família italiana atravessa todo o século XX na musica do Rio Grande do Sul iniciando-se com a chegada de João Bertussi Filho ( pai de Fioravante Bertussi ) na leva de imigrantes do fim do século XIX. Estabelecidos na região serrana, “ Os Bertussi” difundiram instrumentos musicais ( especificamente a gaita ) através do seu entreposto comercial. Criaram uma escola musical baseada na técnica apurada e na leitura musical. Isso os diferenciou na musica regional. Fioravante era um clarinetista estudioso e tornou-se regente de uma das primeiras bandas serranas. Os filhos estudaram teoria musical e colheram o que de melhor havia em folclore e gêneros regionais diretamente da s fontes. Alias não só viviam essa realidade cotidiana como logo eles próprios tornariam –se fontes.
Talvez a cultura gaúcha nem possa dimensionar ainda a influencia e a real importância dos “ Bertussi “ mas eles representam a ascendência italiana na sociedade gaucha no século XX e todos os seus significados. Veremos que um dos temas mais recorrentes é sobre a índole musical gaucha que diz predominantemente de temas tristes, sombrios e carregados. Em contraponto a este embate, “ Os Bertussi “ infundem uma escola musical de baile, com musica apropriada para a dança e a alegria características do povo italiano. Somando a isto, ainda há que se frisar o aspecto importante do espírito inovador destes músicos.
A primeira grande revolução que causaram foi a de utilizar dois acordeons ao invés da costumeira dupla de violão/acordeon. Isto só foi possível, porque Adelar e Honeyde eram exímios instrumentistas e escreviam as partituras e arranjando os temas de modo que os instrumentos se completassem.
Era como um só acordeon tocado a quatro mãos. Anos depois, já no inicio dos anos 50, incorporaram a bateria ao baile gaúcho. Bateria era, um instrumento utilizado pelos jazzistas e havia entrado no RS a partir de 1924 como gênero praticado pelos negros americanos. “ Os Bertussi “ sabiam o que queriam. Na época não existiam equipamentos de som ( microfones, amplificadores e caixas de som são coisas dos anos 60 ). Precisavam de volume, de potência sonora para os bailes cada vez maiores.
Assim é que “ Os Bertussi “ estiveram na linha de frente da musica ao gravar alguns temas eruditos em acordeon para o mercado nacional e ao revolucionar a execução musical dentro do nosso estado.
Esta saga vitoriosa cruza todo o século XX. O conjunto “ Os Bertussi “ liderado agora por Gilney, filho de Adelar, continua a gravar discos e animar bailes com o estilo inconfundível. Não é a toa que eles se referem constantemente a “ Música Bertussi “ Com toda a razão eles criaram escola.
Escola esta que é referencia pra todos os conjuntos gaúchos que animam baile e gravam as belas musicas dos Bertussi, pois em qualquer baile tradicionalista a musica esta presente no mais autêntico ritmo.
Texto extraído do site osbertussi.com.br
Visitei o Memorial e a Fazenda Bertussi!
De família de músicos, em 1940, seu pai Fioravante Bertussi formou um grupo com seus quatro filhos para tocar em bailes e festas: Honeyde, tocava violão e acordeon, Walmor, clarinete e bateria, Wilson, clarinete e saxofone e Adelar, ainda menino, tocava cavaquinho, gaita de botão e pandeiro, aperfeiçoando-se mais tarde em acordeon.
Na década de 1950, Honeyde e Adelar se destacaram tocando e cantando e formaram a maior dupla gaúcha de todos os tempos, os Irmãos Bertussi.
Sua carreira de músico contou com mais de 70 anos de vida profissional. Entre LPs e CDs, possuiu mais de 50 discos gravados. Realizou mais de 6 mil apresentações entre bailes, shows e participações especiais no Brasil e exterior. Possuiu mais de 400 músicas gravadas incluindo folclóricas e regionais do sul, além de músicas populares brasileiras, internacionais e clássicos. Também escreveu métodos de acordeon que em parceria com o Maestro Waldir Teixeira, lançou o primeiro método “Som Bertussi” e na sequência o segundo volume intitulado “Som Bertussi – Som Maior”.
Entre títulos, homenagens, prêmios, troféus e diversas formas de reconhecimento que recebeu, destacam-se o Título de Cidadão Honorário do estado do Paraná e dos municípios de Pinhão (PR) e São Marcos (RS) e Emérito de Caxias do Sul (RS). Participação especial no 4º Encontro dos Tradicionalistas Gaúchos nos Estados Unidos e na Festa das Nações em Nova York, a inauguração do Monumento aos Irmãos Bertussi em frente a Fazenda Bertussi, o lançamento do livro de Renato Mendonça: Os Quatro Pilares da Tradição Gaúcha e do livro Coração Gaúcho – Irmãos Bertussi, de Tânia e Charles Tonet. Também recebeu o Troféu Prêmio Açoriano, Melhores Gaiteiros do Mundo, e Prêmio da Música da Serra Gaúcha pela sua obra musical. Também teve sua vida artística retratada em DVD no Documentário Musical chamado “Adelar Bertussi – O Tropeiro da Música Gaúcha”.
Faleceu aos 84 anos na manhã do sábado 30 de setembro de 2017 em Campo Largo, Paraná, quando estava internado no Hospital de Campo Largo, em decorrência de problema cardíacos.
Criou com seu irmão Honeyde Bertussi (20 de fevereiro de 1923 - 4 de janeiro de 1996) um grupo de baile ao qual foi dado o nome de Irmãos Bertussi.[2]
Ele e seu irmão foram os pioneiros da música tradicionalista gaúcha, e também foi o primeiro grupo a incluir a bateria em bailes, fato inédito, porque na época os artistas se apresentavam nos bailes com um pandeiro, uma gaita, um violão e um bumbo. Os dois irmãos formavam um dueto de acordeon, dando assim início à moda de baile com duas gaitas ao invés de uma só .
Hoje é referenciado como um símbolo do tradicionalismo gaúcho.[3] Deixou o duo Os Bertussi no ano de 1998, e foi substituído por seu filho Gilney Bertussi. E passou a apresentar-se em shows pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Hoje o Grupo Os Bertussi segue o caminho musical deixado pelo mesmo com Gilney Bertussi (gaita e voz solo), Jaciano Fogaça (gaita e voz), Leandro (guitarra e vocal), Marcos Gomes do Nascimento (baixo e vocal) e Paulo Alessandro (bateria).
----------------------------------------------------
Contato:
ajudaecontatocomercial@gmail.com
Loja do Gaúcho:
Instagram: @ bluemdcorte ou pelo link abaixo:
Live na Twitch TV
Twitter
#osbertussi
------------------------------------------------------
closing sticker music produced by:
Janji - Heroes Tonight on NCS:
NCS Spotify: Free Download / Stream:
YouTube
Instagram
Follow Johnning (vocalist) SoundCloud
-----------------------------------------------------
todos os direitos reservados. ©Copyright 2020 - PAGINA DO MARCINHO
Fazenda Bertussi - São Jorge da Mulada - Caxias do Sul
A Fazenda Bertussi é uma construção histórica de propriedade de Adelar Bertussi, um dos pioneiros da música tradicionalista gaúcha do Rio Grande do Sul.
Mais informações em:
-------------------------------------------------------------------
Música: Faith (Biblioteca Youtube)
------------------------------------------------------------------------------------------
Acompanhe o Viagens e Caminhos também em:
**BLOG**
**FACEBOOK**
**GOOGLE**
**PINTEREST**
**TWITTER**
------------------------------------------------------------------------------------------
13 - Caxias Do Sul - Os Bertussi
Em construção, um grande acervo do que há de melhor na música Gaúcha...
Botemo e não recuemo
E o Rio Grande é a minha nação
Venho atorando cochila
No lombo de um redomão
Temperado ao relento
Por chuva, geada e sereno
Peleando em cavalo bueno
Com sobra de munição...
ALO CHE TVI MEDIANEIRA GRUPO DESTINOS E ESTRELA DOS PAMAPAS 2017
ALO CHE TVI MEDIANEIRA GRUPO DESTINOS E ESTRELA DOS PAMAPAS 2017
Terra - 08/10/2017 - Especial Adelar Bertussi
UCSTV - 2017
Canal de Identidade
Irmãos Bertussi - Que Linda é Minha Terra
Honeyde Bertussi,compositor, cantor e acordeonista gaúcho, nascido em 20 de Fevereiro de 1923 na localidade de São Jorge da Mulada, distrito de Criúva, município de Caxias do Sul, falecendo em 4 de Janeiro de 1996 em Porto Alegre.
Conhecido como o Cancioneiro das Coxilhas, aos quatro anos ganhou de presente de seu pai, Fioravante Bertussi, uma gaita de quatro baixos. Com o tempo, aprendeu a tocar violão e gaita de boca. Após a realização de seus estudos na cidade de Vacaria, onde concluiu o 2º Grau, Honeyde retornou para o campo casando-se no mês de março de 1941 com Haydee Vacchi.
Em 1942 adquiriu o seu primeiro acordeon uma Todeschini de oitenta baixos. Aos oito de maio de 1942, graças a uma cheia do rio Mulada a orquestra não consegue chegar a tempo de tocar um baile de casamento na localidade onde nasceu, Honeyde foi chamado e tocou o seu primeiro baile, em 1943 compôs a canção Cancioneiro das Coxilhas, sua música predileta. Em 1945 integrou o conjunto, Os Irmãos Bertussi, formado pela família, junto ao pai Fioravante e seus três irmãos Valmor, Wilson e Adelar. Em 1955 lançaram o primeiro LP Coração Gaúcho consagrando Os Irmãos Bertussi, em 1956 lançam O Cancioneiro das Coxilhas e a partir daí centenas de músicas. Junto com o seu irmão Adelar viaja por todo o Brasil, sendo aclamados como a melhor dupla de todos os tempos. Por intermédio do Rádio, invadiram os lares do Sul do país com sucessos como Coração Gaúcho, São Francisco é Terra Boa, Filho da Saudade, Oh de Casa, Casamento da Doralícia, Cancioneiro das Coxilhas, O Tropeiro e muitas outras.
Na Rádio Caxias todas as quintas feiras Honeyde apresentava o programa Cancionero das Coxilhas, foi um dos pioneiros dos programas radiofônicos ao vivo. Cantava e tocava músicas regionais, sempre mostrando a rica história do Rio Grande do Sul: aquela que foi escrita a ponta de lança. Incentivando o culto tradicionalista gaúcho. Honeyde Bertussi brilhantemente conduziu a história musical rio grandense, incentivando e conservando, junto aos Centros de Tradições Gaúchas, o gosto pela música e pelo regionalismo do Rio Grande do Sul.
Foi conhecido como o Cancioneiro das Coxilhas, devido ao fato de este ser o nome de seu maior sucesso.
Iniciou sua carreira artística em 1942. Deixou centenas de composições. Desenvolveu documentários sobre a cultura e a história gaúcha.
É considerado um pioneiro da música tradicionalista do Rio Grande Do Sul.
Imagens da Fazenda dos Irmãos Bertussi e, também, do Memorial Irmãos Bertussi, obtidas na internet( de Jaque Zattera.
Inauguração do memorial Mãos Amarradas, em homenagem a Manoel Raimundo Soares
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), entre outros representantes e mandatários, participou dia 26.8.2011, em Porto Alegre, da cerimônia de inauguração do memorial Mãos Amarradas, em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos brasileiros na ditadura militar. O memorial homenageia o Sargento Manoel Raimundo Soares, morto sob tortura enquanto estava preso e submetido ao poder dos usurpadores.
No Brasil, já foram instalados 26 memoriais desde que se iniciou o projeto Direito à Memória e à Verdade da SDH/PR. A obra, de Cristina Pozzobon, está instalada em Porto Alegre, Av. Beira Rio, Parque Marinha do Brasil, nas proximidades da pista de skate, à margem do Rio Guaíba.
Enterro do Gilney
Carnaval 2012
CASCATA TRES QUEDAS,CÃNION MARAVILHOSO,CERRO DA SERRINHA,S.MARGARIDA DO SUL,RS.3020305
CASCATA 3 QUEDAS,CÃNION MARAVILHOSO ENTRE OS CERROS DA SERRINHA EM SANTA MARGARIDA DO SUL ,RS ,BRASIL , BORIN ESTEVE NESTA LINDA E BELA CASCATA NO CERRO DA SERRINHA.
Ponte Fioravante Bertussi - Criuva - RS
Os Bertussi - 1999 - Gilnei Bertussi e Os Bertussi - Vida Tropeira (Disco Completo)
Nossa equipe investe muito tempo nesse canal. Inscreva-se e dê like no vídeo para que possamos continuar trabalhando.
Considere também comprar os produtos da nossa marca, para que nossa equipe possa investir cada vez mais tempo em produzir conteúdo de qualidade.
Acesse a nossa loja virtual em culturacampeira.com.br
Lá você encontra camisetas, cuias, bombas e porta cuias personalizados com a nossa marca. Todos materiais de alta qualidade, muito bem confeccionados. Produtos pra durar a vida inteira!
Informações adicionais sobre o Disco? Nome das músicas? Você encontra no nosso site parceiro Música Tradicionalista:
Acesse e encontre informações sobre este álbum e muitos outros!
As melhores seleções, os CDs e discos que marcaram a história rio grandense, e tudo relacionado à música gaúcha, você só encontra aqui!
Os Bertussi - Adelar Bertussi e Itajaíba Mattana - Os Cobras do Teclado Vol.6 (Disco Completo)
Nossa equipe investe muito tempo nesse canal. Inscreva-se e dê like no vídeo para que possamos continuar trabalhando.
Considere também comprar os produtos da nossa marca, para que nossa equipe possa investir cada vez mais tempo em produzir conteúdo de qualidade.
Acesse a nossa loja virtual em culturacampeira.com.br
Lá você encontra camisetas, cuias, bombas e porta cuias personalizados com a nossa marca. Todos materiais de alta qualidade, muito bem confeccionados. Produtos pra durar a vida inteira!
Informações adicionais sobre o Disco? Nome das músicas? Você encontra no nosso site parceiro Música Tradicionalista:
Acesse e encontre informações sobre este álbum e muitos outros!
As melhores seleções, os CDs e discos que marcaram a história rio grandense, e tudo relacionado à música gaúcha, você só encontra aqui!
Os Bertussi - 1989 - Adelar Bertussi e Grupo - Tradição e Nativismo (Disco Completo)
Nossa equipe investe muito tempo nesse canal. Inscreva-se e dê like no vídeo para que possamos continuar trabalhando.
Considere também comprar os produtos da nossa marca, para que nossa equipe possa investir cada vez mais tempo em produzir conteúdo de qualidade.
Acesse a nossa loja virtual em culturacampeira.com.br
Lá você encontra camisetas, cuias, bombas e porta cuias personalizados com a nossa marca. Todos materiais de alta qualidade, muito bem confeccionados. Produtos pra durar a vida inteira!
Informações adicionais sobre o Disco? Nome das músicas? Você encontra no nosso site parceiro Música Tradicionalista:
Acesse e encontre informações sobre este álbum e muitos outros!
As melhores seleções, os CDs e discos que marcaram a história rio grandense, e tudo relacionado à música gaúcha, você só encontra aqui!
Caminhos em Criúva de Volkswagen Tiguan
Nesta edição do Caminhos, você vai passear conosco por Criúva. Gastronomia típica, belezas naturais, trilhas ecológicas, atrações históricas e culturais. Criúva é sinônimo de diversão para toda família, o ano inteiro. Durante o passeio, visitamos a Ponte Korff. A estrutura começou ser construída em 1904 e foi concluída em 1907. A ponte teve importância muito grande antes da construção da BR-116, na década de 40. Por ali seguiam os tropeiros em direção à Vacaria e ao centro do país. A ponte fica a 11 km do centro do Distrito, na estrada Rio Branco, divisa com Campestre da Serra.
História preservada em Memorial
O Memoria Irmãos Bertussi preserva a história da família que tanto fez e faz para consolidar e divulgar a música regionalista. A história é contada em painéis que revelam as diferentes fases da vida dos Bertussi, principalmente dos irmãos Honeyde e Adelar. Além de um obelisco, também há duas estátuas construída em bronze, que eternizam os Irmãos Bertussi. O Memorial fica a 09 km do centro do Distrito, na localidade de São Jorge da Mulada, próximo da Fazenda Bertussi. A visitação pode ser feita diariamente, das 09 às 18h. Mais informações: 54.9987.6134.
Testamos o desempenho e a versatilidade do Tiguan
Fizemos o passeio por Criúva com o utilitário esportivo de entrada da Volkswagen no Brasil. Tiguan tem linhas externas modernas, mas o que impressiona mesmo é o apelo tecnológico na parte interna. Comandos elétricos oferecem leveza ao motorista. O assistente de estacionamento detecta a vaga e estaciona o Tiguan automaticamente, sem que o motorista precisa colocar a mão no volante. Além disso, o teto solar e panorâmico deixam a viagem ainda mais agradável. O motor 2.0 TSI Turbo, de 200 cv e o cambio automático Tiptronic dão o toque final. O Tiguan é perfeito para quem tem vida urbana, mas não dispensa contato com a natureza.
Adelar Bertussi - 50 Anos na Estrada (Disco Completo)
Nossa equipe investe muito tempo nesse canal. Inscreva-se e dê like no vídeo para que possamos continuar trabalhando.
Considere também comprar os produtos da nossa marca, para que nossa equipe possa investir cada vez mais tempo em produzir conteúdo de qualidade.
Acesse a nossa loja virtual em culturacampeira.com.br
Lá você encontra camisetas, cuias, bombas e porta cuias personalizados com a nossa marca. Todos materiais de alta qualidade, muito bem confeccionados. Produtos pra durar a vida inteira!
Informações adicionais sobre o Disco? Nome das músicas? Você encontra no nosso site parceiro Música Tradicionalista:
Acesse e encontre informações sobre este álbum e muitos outros!
As melhores seleções, os CDs e discos que marcaram a história rio grandense, e tudo relacionado à música gaúcha, você só encontra aqui!
ADELAR BERTUSSI EM PROSA DESCONTRAÍDA..mp4
UM BATE PAPO COM ADELAR BERTUSSI NA SEDE DA FAZENDA BERTUSSI, ONDE HOJE FUNCIONA O MUSEO BERTUSSI.
Os Bertussi - Adelar Bertussi - Especial Os Sucessos Dos Bertussi - CD COMPLETO
01 - Sanfoneiro Pachola
02 - Saudade Da Querência
03 - Loura Casada
04 - Oh! De Casa...
05 - O Povo Da Minha Terra
06 - São Francisco É Terra Boa
07 - Sangue De Gaúcho
08 - Xote Laranjeira
09 - Cavalo Preto
10 - Andorinhas De Verão
11 - Baile Da Serra
12 - Quanta Saudade
Carancho - José Mendes - Isto É Integração
Carancho
(Zequinha Silva, Jose Mendes, 1973)
-Cada vez que floreio está marca
me lembro de um fandango lá no pinhão da serra
na costa do rio Pelotas
eu era um peão de estância
e não sei porque motivo que às vezes não me convidavam
pra esses bailes, mas como esse era um fandango muito afamado
resolvi ir de carancho sem ser convidado
era num sábado quando sol já ia se escondendo
montei no meu zaino e na marcha troteada
cortei umas três léguas e meia mais ou menos
quando cheguei assim numa canhada
escutei lá embaixo de uma ramada
uma acordeona que tocava mais ou menos assim.
-Cheguei na frente do rancho
pus meu cavalo na soga
paguei a entrada e entrei
E fui direto nas bandas dos tocadores
E o fandango estava fervendo no balanço do vaneirão
Assim deste jeito:
-Quando o gaiteiro me viu gritou de lá:
-Pegue a gaita Zé Mendes me da uma canja
toca um pouco que eu preciso dançar com uma prenda
que faz horas que está me namorando
Puxei minha oito baixos e sapequei uma vaneira
Mais ou menos assim:
E já resolvi cantar uns versos, e soltei:
Eu vim aqui sem ninguém convidar
Mas também sei tocar, sei cantar
Por gostar muito de baile de rancho
Eu vim de carancho eu vim de carancho
Eu vim aqui sem ninguém convidar
Mas também sei tocar, sei cantar
Por gostar muito de baile de rancho
Eu vim de carancho eu vim de carancho
-O gaiteiro se sumiu na sala
passou da meia noite me deu uma fome danada
e já cantei uns versos pro cacheio
Eu vim aqui não foi só para sofrer
Eu quero comer eu quero comer
Eu vim aqui não foi só para sofrer
Eu quero comer eu quero comer
-Ai o garçom me trouxer uma bandeja
com pasteis mas começou a ressecar a goela
e eu já disse mais uns versos para o garçom:
Eu vim aqui não foi só para comer
Eu quero beber eu quero beber
Eu vim aqui não foi só para comer
Eu quero beber eu quero beber
-Aí me trouxeram uma gasosa
tomei e nisto chegou uma garota
dessas modernas com uma minissaia
muito bonita que me perguntou:
-Escuta aqui ó gaiteirovai tocar só isso?
não toca nada do Roberto Carlos?
-E eu que não sou muito assustado respondi:
-Toco senhorita pode aguardar que já sai e soltei:
-De repente no fandango surge um cara
de cabelos curtindo uma onda de hippie
chegou e me disse:
-Escuta aqui o bicho corta essa entra
na minha e larga um som diferente
E eu respondi pra ele:
-Qual que tu que o cara?
-Entra numa de beatles
-Hã bitles, já sai!
e soltei de novo:
-Daí eu já estava cansado
e o gaiteiro não aparecia
resolvi cantar uns versos para ele:
Eu vim aqui não foi só para tocar
Eu quero dançar, eu quero dançar
Eu vim aqui não foi só para tocar
Eu quero dançar, eu quero dançar
-E o gaiteiro escutou os versos
largou par e veio e pegou sua
acordeona e largou quase a mesma:
-E eu convidei a moça mais linda da sala
que estava de saia encarnada e sai marcando vaneirão
e aproveitando embalo cantei um verso no ouvido da prenda:
Eu vim aqui mas não foi só para dançar
Eu quero apertar, eu quero apertar
Eu vim aqui mas não foi só para dançar
Eu quero apertar, eu quero apertar
-E a moça me respondeu no pé da letra
Tu veio aqui mas não pode apertar
Tu vai apanhar, tu vai apanhar
Tu veio aqui mas não pode apertar
Tu vai apanhar, tu vai apanhar
-E quando olhei assim para um lado
estava o velho pai da moça com
uma cara enferuscada que já cantou
uns versos para mim:
Tu veio aqui mas tu é muito feio
Não me facilite que eu te passo o reio
Tu veio aqui mas tu é muito feio
Não me facilite que eu te passo o reio
-E para não apanhar nesse baile
tive que cantar uns versos para o velho:
Eu vim aqui mas não cheguei agora
Se for desse jeito então vou me embora
Eu vim aqui mas não cheguei agora
Se for desse jeito então vou me embora
E o fandango terminou na hora
Montei no meu zaino e saí porta afora
E o fandango terminou na hora
Montei no meu zaino e saí porta afora
Atelier Vasco Prado - El Mirador
El Mirador, o Memorial Vasco Prado, morto em 1998 vitima de um enfarto. Tudo aqui foi planejado por Vasco. Ele pensou que sua casa pudesse virar um Museu depois de sua morte, o pequeno Museu preserva fotos dos seis Atelier do escultor. 2008 marcou o aniversário dos 10 anos da sua morte. O Atelier está localizado na Rua Com. José Júlio de Melo, 281 - Lá se respira a vida e a obra dele - Morro São Caetano - Visitas marcar pelo fone 51 8115.1770 - Porto Alegre-RS / Brasil - Obs. Imagens exclusivas da 21 Produções.