SÉRIE ESCRAVIZADOS 01: MUSEU DO ESCRAVO - Jornal Minas
Na próxima quarta (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra. Nesta semana o Jornal Minas preparou uma série de reportagens para que possamos refletir e nos conscientizar sobre o assunto. Na primeira reportagem, vamos mostrar um museu que guarda a memória da escravidão em Minas Gerais. Confira!
------------------------------------------
Veja mais do Jornal Minas
Site -
Facebook -
YouTube -
Veja mais da Rede Minas
Site -
Facebook -
Twitter -
Instagram -
YouTube -
O Jornal Minas cobre os fatos que mais se destacam no Estado, com entrevistas ao vivo, opinião de especialistas e reportagens especiais. Temas como direito do cidadão, sustentabilidade, trabalho, economia, futebol mineiro e a agenda cultural, tratados de maneira dinâmica e responsável.
13 DE MAIO: Seguiremos na luta por DIREITOS e LIBERDADE
Anastácia recorte de cenas Mesmo amordaçada ela continua falando.
Esse é um recorte de algumas cenas da minissérie Escrava Anastácia. Descrição contida no vídeo originário: Oju Orum, batizada no Brasil como Anastácia, era uma Princesa Banto, vinda do Congo que chega ao Porto do Rio de Janeiro em 1749 e logo é levada para Bahia. Anastácia era protegida pelo dono do engenho, que apaixona-se por ela, e começa a assediá-la, rogando o seu amor que lhe é negado. A beleza e a inteligência de Anastácia incomodava a mulher de Joaquim, que de tudo fez para tentar matá-la. Anastácia, que também possuía o dom da palavra, organiza junto aos outros negros uma revolta em que todos fogem das senzalas, deixando somente a mesma para trás. Joaquim ao perceber a fuga dos escravos, descobre que Anastácia os liderava, e como castigo manda que se coloque na escrava o colar de ferro usado pelos negros que fugiam, e para que não falasse mais, uma máscara de ferro em sua boca, que só seria retirada para que a mesma pudesse comer. O tempo passou e a escrava adoeceu gravemente vindo a falecer com gangrena pelo pescoço e boca.
Conhecendo Museus - Ep. 31: MUSEU DO CEARÁ
A cidade de Fortaleza por si só já é um museu a céu aberto. A arquitetura de diversos casarões, prédios históricos e praias formam um conjunto belíssimo que atrai milhares de turistas de todo o mundo.
E foi neste cenário que o Conhecendo Museus veio parar para apresentar o Museu do Ceará, a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933. Está localizado em um imóvel de significativo valor histórico, denominado Palacete Senador Alencar, idealizado originalmente para ser a Assembleia Provincial do Ceará, na época do Brasil-Império.
Entrevista com a Cantor Ribeiro Santos, contando um pouco da história de Redenção-CE
Roda de conversa de conhecimento da história de Redenção o berço da liberdade na EEMTI PADRE SARAIVA LEÃO ....
MUSEU 11 SETEMBRO
Jornal Conectado - Mega TV
Edição: 15/05/2014
Covenant and Controversy Part III The Great Trouble
ALIANÇA e CONTROVÉRSIA Parte III a Grande Angústia
O Quilombo de Palmares, onde o Zumbi está por lá
Composição minha!
Resolvi apresentar um pouco sobre a escravidão no Brasil. Um dos momento histórico foi a libertação dos escravos, em 25 de março de 1884 no Ceará, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea. A escravidão no Brasil é marcada principalmente pelo uso de escravos vindos do continente africano, mas é necessário ressaltar que muitos indígenas também foram vítimas desse processo.
Talento em Foko FMC evento Motociclista na Praça em Maranguape Ceara
Programa Talento em Foko focaliza o evento MOTOCICLISTA na PRAÇA -
Realização: FMC - Federação de Moto Clubes do Ceará -
Data: 18 de Janeiro de 2014 - 18h -
Apresentação: Presidente FMC, Jaime Ferreira -
Atração: Klêrton Kekê -
Apoio: Prefeitura Municipal de Maranguape - Ceará - Brasil -
Local: Praça da Liberdade - centro -
Contatos: (85) 9655.5555 + 9943.4599 + 8919.0202 +
klertonkeke@gmail.com -
Facebooks: Keke Talento em Foko + Jaime Ferreira -
Caminhada Histórica de Mossoró - VT Oficial
Caminhada resgata corredor histórico-cultural de Mossoró
17 monumentos fazem parte do percurso, que será realizado no centro da cidade
Cidade histórica, berço de fatos que marcarão para sempre a história do Rio Grande do Norte e do Brasil, Mossoró guarda em seus casarões, praças e igrejas a memória de acontecimentos que enchem de orgulho sua população, como o pioneirismo na libertação dos escravos, o primeiro voto feminino e a expulsão do bando do cangaceiro Lampião. Com o objetivo de resgatar essa história, a Viva Promoções vai realizar no dia 25 de maio, a 1ª Caminhada Histórica de Mossoró -- História e Cultura, Passo a Passo, uma oportunidade de conhecer e reviver o nosso grande acervo cultural, aliado a uma ação de cidadania.
O percurso irá abranger 17 monumentos localizados no corredor histórico-cultural de Mossoró: Museu Lauro da Escóssia, Loja Maçônica 24 de junho, Praça da Redenção Dorian Jorge Freire, Estátua da Liberdade, Prédio da União Caixeiral, Praça Vigário Antônio Joaquim, Monumento ao Governador Dix-Sept Rosado Maia, Catedral de Santa Luzia, Largo Monsenhor Huberto Bruening, Câmara Municipal de Mossoró, Praça Rodolfo Fernandes, Praça do Codó, Igreja de São Vicente, Palácio da Resistência, Memorial da Resistência, Teatro Dix-huit Rosado e Estação das Artes Eliseu Ventania.
Todo o percurso será acompanhado por guias, que irão explicar aos participantes, a importância histórica de cada monumento, constituindo-se assim, em uma grande aula de história ao ar livre.
A Caminhada Histórica já é um evento consolidado em Natal, já fazendo parte do calendário anual da cidade. O presidente da Viva Promoções, Jarbas Filho, explica o sucesso do evento. A Caminhada Histórica faz com que a população passe a enxergar esses espaços de forma diferente, passando a reconhecê-los como a verdadeira memória da cidade. Além de ser um misto de conhecimento e saúde, um programa que pode ser realizado com a família, com os amigos, constitui uma nova opção de turismo e lazer para a cidade, destacou.
Além de um exercício para o corpo e a mente os participantes vão contribuir com a doação de alimentos para os projetos da Irmã Hellen e o Abrigo Amantino Câmara, já que as camisetas do evento estarão sendo trocadas por alimentos não-perecíveis para serem doados a essas instittuições.