Castro Marim, Palco de Acordeão | 2018
Uma iniciativa que promove e dignifica a musicalidade do instrumento, fundido nas raízes da cultura algarvia.
2017 (1) Dias Medievais Castro Marim
Dias Medievais 2017 Luís Honrado Arquilino
Visita de Estudo a Silves 2019 (7.º B) Castro Marim
Agrupamento de Escolas de Castro Marim
Visita de Estudo ao Museu Municipal de Arqueologia de Silves
Castelo de Silves
7.º ano Turma B (História)
08-02-2019
Luís Honrado Arquilino
Dias Medievais em Castro Marim 2017
Um resumo daquela que foi a 20ª edição dos Dias Medievais em Castro Marim, com destaque para o Desfile Medieval.
True Colors. HD test. Castromarim, Algarve, Portugal.
HD test. Mercadillo de Castromarim, Algarve, Portugal.
Se recomienda ver en 1080p y con pantalla expandida.
Acordeão - Festival de Castro Marim
Festival de acordeão em Castro Marim.
26 de Julho de 2013
Aldeia de Altura - Algarve - Portugal
A Aldeia de Altura localiza-se no concelho de Castro Marim.
A proximidade do mar e de quintas agrícolas permite a abundância de produtos frescos no Mercado Municipal de Altura.
No centro da aldeia situa-se a Igreja do Imaculado Coração de Maria. Este templo foi inaugurado em 2005 e apresenta uma arquitetura clássica moderna.
Na arquitetura local sobressaem as casas típicas do Algarve, destacando-se as platibandas e as chaminés rendilhadas.
Gentílico: Alturense
Mais informações em:
12 feria medieval castro marim 240817
Aldeia de Odeleite e Barragem de Odeleite - Algarve - Portugal
SUBSCREVA ESTE CANAL E VENHA CONHECER O ALGARVE.
A Aldeia de Odeleite localiza-se no concelho de Castro Marim. O seu casario branco estende-se ao longo da encosta de um cerro, até às margens da Ribeira de Odeleite.
Esta aldeia rural do interior algarvio nasceu no quarto milénio a.C., quando uma comunidade de pastores e agricultores aqui se fixaram. Até ao período romano, constituiu uma importante área de exploração de cobre.
Atualmente é conhecida como a aldeia florida devido a um evento que aqui se costuma realizar a 1 de Maio. Trata-se de um concurso destinado a todos os moradores de Odeleite, que premeia a rua e a habitação mais floridas.
Odeleite em árabe escreve-se Wadi-al-laban e significa Rio de Leite.
A Casa de Odeleite foi um importante entreposto comercial e a casa mais rica da freguesia, no início do séc. XX. Foi adquirida pela Câmara Municipal de Castro Marim em 1999. Após a sua remodelação, o edifício recria atualmente o ambiente da sua época original e representa a casa serrenha algarvia. Este espaço alberga mais de 3000 documentos e objetos tradicionais.
A Igreja de Nossa Senhora da Visitação data do séc. XVI.
O Miradouro de Odeleite proporciona paisagens da Barragem de Odeleite e da sua envolvente.
A Barragem de Odeleite situa-se junto à aldeia de Odeleite, num afluente do rio Guadiana que se designa por Ribeira de Odeleite, também conhecida por Rio do Dragão Azul devido ao seu formato. Esta barragem foi construída entre 1992 e 1998 e inundou cerca de 720 hectares de terreno. A sua bacia hidrográfica tem uma área de 352 km². É a principal infra-estrutura de armazenamento de água do sotavento e serve para o abastecimento público de água.
Mais informações em:
BUS - Bens de Utilidade Social | Visita às instalações em Trajouce
A Bus - Bens de Utilidade Social é uma associação de solidariedade social cuja missão é doar bens usados a instituições que por sua vez os distribuem a familias carenciadas ou a outras instituições sem fins lucrativos.
Câmara Municipal de Cascais
Janeiro 2015
FEIRA DE VELHARIAS DE VILA VERDE
Dias Medievais no Castelo de Castro Marim
Dias Medievais voltaram ao castelo da vila e fizeram uma viagem ao passado. Terminou domingo, e contou com a visita de cerca 50 mil pessoas.
A vila de Castro Marim recuou até ao espírito da Idade Média e mostrou mais uma edição dos Dias Medievais no Castelo de Castro Marim.
Esta, que já é a décima edição do certame, foi povoar as muralhas com guerreiros, engolidores de fogo, encantadores de serpentes e bobos.
A realeza também não foi esquecida, nem os poderosos nobres acompanhados por jograis e trovadores.
A feira e o mercado medievais foram outros pontos altos, e contou com a presença de mais de 60 artesãos que recriaram ao vivo os ofícios e profissões da época, como o padeiro, o farmacêutico ou o boticário.
A conferir autenticidade à feira, houve um espaço destinado à comercialização de produtos, onde não faltaram o sal, o peixe fresco e seco e o polvo.
Nesta, que se pretende uma viagem pelo tempo, houve igualmente torneios de cavalaria, provas de falcoaria e a tenebrosa exibição dos instrumentos de punição e tortura.
Como vem sendo tradição, o banquete marcou o arranque da agitação no Castelo, assegurada por várias representações, espectáculos musicais e duelos.
A animação dentro das muralhas começou às oito da noite, com um desfile triunfal, seguido por um espectáculo de destreza, música e cor no Terreiro do Castelo. A noite terminou com um concerto a cargo do grupo «Els Berros de la Cort», no palco principal.
Na sexta-feira, o destaque foi para a peça «Artes Populares na Idade Média contra o flagelo da Peste», representada pela Companhia de Teatro Vivarte, a partir das 23 horas. Uma hora antes, foi possível escutar um concerto de música Andalusí Magrebi, na Igreja do Castelo.
No terceiro dia do certame, o movimento começou às 17 horas, com a abertura da feira e mercado. Noite fora, já depois das 23 horas, realizou-se mais um Torneio Medieval a Cavalo, a cargo do Esquadrão da GNR do Alentejo e Algarve.
No último dia, domingo, foi possível rever o Desfile Medieval pelas ruas de Castro Marim, depois das 16 horas. Duas horas mais tarde, a companhia de teatro Vivarte voltou a entrar em cena para representar um «Juízo de Heréticos e Malfeitores». O final da noite foi assinalado por um espectáculo de lenda e pirotecnia.
Os Dias Medievais são uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e fazem parte da programação dos eventos de Verão «Allgarve».
Torturas medievais em exposição
Durante os Dias Medievais foi possível visitar no paiol do castelo a exposição «Instrumentos de Tortura e Punição».
Nesta mostra foram exibidas réplicas de máquinas de tortura utilizadas na Idade Média, tais como a jaula suspensa, a roda, o empalamento, a forca ou o garrote espanhol, mostrando uma das razões pela qual a Idade Média é apelidada pelos historiadores como «a época das trevas».
Os instrumentos de tortura eram normalmente empregues nos interrogatórios judiciais e inquisitoriais, destinados a punir aqueles que tinham cometido qualquer tipo de crime ou para castigar os que eram considerados hereges.
kulturiart.com - unitedphotopress.com
Mercado Medieval Infantado 2017 - Zukra, Os Arlotes e Soraya Moon
Mercado Medieval Infantado 2017
20 a 22 de Outubro
Breve resumo dos Grupos Zukra, Os Arlotesa e Soraya Moon na tarde do dia 22
Organização
Paróquia de Loures
em parceria com
Câmara Municipal de Loures
Junta de Freguesia de Loures
Promotor do Evento
RZ Eventos
Grupos de Animação:
Os Arlotes - Recriação Histórica
Soraya Moon - Encantadora de Serpentes
Zukra – Grupo Gaitas de Fole
As imagens e vídeo presentes no canal youtube, foram obtidas com pedido de autorização verbal e destinadas exclusivamente para fins de divulgação de artistas e eventos. Este canal, não possuí nem pretende reivindicar a autoria da imagem, texto ou música, quer seja de pessoa individual ou grupo, assim lembramos que qualquer imagem/video podem estar vinculados ao direito de autor das respetivas entidades referidas anteriormente.
Festival Internacional do Caracol II | 2017
De 21 a 23 de julho, o Festival Internacional do Caracol, no Revelim de St. António, em Castro Marim, teve este ano a melhor edição de sempre.
Reunião de Câmara | 14.01.2019
Todas as segundas-feiras, pelas 10h, com exceção da última segunda-feira do mês, em que decorre pelas 17h30, na Biblioteca Municipal de Castro Marim.
barragem do Beliche, Castro marim
Festival Internacional do Caracol | 2015
Festival Internacional do Caracol em Castro Marim, tem uma grande diversidade de aromas e sabores que fizeram as delícias dos visitantes.
Aos principais ingredientes do Festival Internacional do Caracol juntou-se a excelente localização do evento, na Colina do Revelim de Santo António, em Castro Marim, um miradouro privilegiado para o território, com visibilidade a 360º.
Grande estímulo ao comércio local e coletividades locais, que se fazem representar nas tasquinhas do evento, o Festival Internacional do Caracol tem o propósito de afirmar Castro Marim como destino dos melhores caracóis do Algarve e potenciar os produtos tradicionais, a cozinha e a cultura mediterrânicas.
CDU contacta com reformados em Vila Real de Santo António
Loulé Património Natural e Cultural 2013
Portugal pode morrer de velho? Parte 4 (Pós-Encontro Presente no Futuro 2012)
A sociedade portuguesa está em mudança. As pessoas vivem até mais tarde e com melhores condições de saúde. A escolaridade da população aumentou. No mercado de trabalho, as mulheres marcam uma presença cada vez maior. A informação ultrapassa as barreiras físicas das pequenas comunidades. Portugal deixou de ser um país orgulhosamente só. Se nos anos 60 e 70 éramos um país de emigrantes, hoje o movimento nas nossas fronteiras é permanente e nos dois sentidos.
Temos menos filhos e as exigências dos projectos de maternidade ou paternidade e profissionais são cada vez maiores. É hoje difícil definir um padrão de família. Uma em cada cinco famílias é composta apenas por uma pessoa. O número de idosos nunca foi tão alto, são já mais de dois milhões.
O que nos assusta no envelhecimento demográfico? Sociedades envelhecidas serão sociedades doentes? O que está por fazer e inventar para as sociedades conviverem melhor com o envelhecimento? Estará o futuro de Portugal comprometido perante a emigração e a diminuição da fecundidade?
Estas são algumas das questões que estiveram em debate no encontro promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos realizado a 14 de Março de 2013, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.
Parceiros: Instituto Politécnico de Leiria, Associação Fazer Avançar, Câmara Municipal de Leiria, Livraria Arquivo, Nerlei, Adlei, Sedes - Núcleo de Leiria, Jornal de Leiria