São Francisco do Sul - Santa Catarina
São Francisco do Sul é um município brasileiro do estado de Santa Catarina, com sede às margens da Baía da Babitonga.
São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina e a terceira cidade mais antiga do Brasil. Colonizada pelos portugueses, espanhóis e açorianos, sua primeira ocupação, foi feita temporariamente por espanhóis por volta de 1553. Não existem provas de que teria sido um dos pontos onde, em 1504, a expedição de Binot Paulmier de Gonneville teria desembarcado.
Cerca de onze anos após a teórica passagem de Binot Paulmier de Gonneville pela Ilha de São Francisco do Sul, outra expedição chefiada pelo célebre navegador espanhol Juan Días de Solís com a intenção de encontrar uma passagem para as Molucas (Índias Orientais) pelo sul da América, chegou à baía a qual os nativos chamavam de Babitonga, dando o nome de São Francisco ao local.
Inicialmente, a vila de São Francisco pertencia à ouvidoria de São Paulo, passando em 1723 à jurisdição da ouvidoria de Paranaguá. Por questão de limites, São Francisco continuava pertencendo à jurisdição da ouvidoria de Paranaguá, embora o governo civil e militar fosse exercido pela ouvidoria de Santa Catarina. Tal impasse foi solucionado no ano de 1831, quando o governo imperial determinou a anexação da vila de São Francisco à jurisdição de Santa Catarina.
Pão de Açúcar - No centenário de elevação à categoria de cidade, (15 de Abril de 1947), foi erguida uma réplica em concreto, no Morro do Pão de Açúcar.
O farol - O Farol da Ilha da Paz está situado próxima ao canal de acesso ao porto de São Francisco do Sul. A Ilha da Paz, onde se localiza o farol, é a maior do Arquipélago das Graças. A máquina do farol sustenta um hexaedro ótico giratório fabricado em 1894 pela firma F. Barbier & Cie Constructeurs. Desde sua instalação até o ano de 1982 todo o equipamento era alimentado com querosene sob pressão, passando depois a ser operado por um grupo motor-gerador. A lâmpada de fabricação japonesa, aumentada pelo aparelho lenticular, tem o alcance de 23 milhas.
O Linguado - A evolução da cidade exigia uma melhoria no meio de ligação entra a Ilha de São Francisco e o continente, uma vez que a ponte rotativa do Canal do Linguado apresentava problemas na estrutura. Após vários estudos, os diretores da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande mandaram aterrar o canal, iniciando-se as obras em abril de 1934.
O leprosário - Localizado na entrada do porto de São Francisco do Sul, no balneário de Capri, encontram-se as ruínas de um antigo leprosário. Depois da desativação do leprosário, o local ficou sem ser visitado por longo período, pois os moradores acreditavam que o bacilo da lepra pudesse contaminar as pessoas que ali chegassem.
O Porto de São Francisco do Sul, especializado em transporte de granéis, também é usado para transporte de containers, madeira e bobinas metálicas..
A economia de São Francisco do Sul gira praticamente em torno do porto, com pouco espaço para o turismo e indústrias como a ArcelorMittal e também a Petrobras.
Museu Nacional do Mar - Foi criado justamente para preservar um número significativo de embarcações, instrumentos navais e apetrechos de bordo, valorizando a arte e o conhecimento dos homens que vivem das águas. Situado na Ilha de São Francisco do Sul, berço da mais antiga povoação de Santa Catarina, o Museu do Mar ocupa amplos e centenários galpões com mais de 7.000 m².
Palácio da Praia do Motta - O Museu Histórico de São Francisco do Sul, localizado a rua Coronel Carvalho, é uma das mais antigas edificações da Ilha de São Francisco. Construído no final do século XVIII, foi utilizado, segundo o costume da época, como Câmara dos Vereadores e Cadeia Pública, sendo que, serviu de prisão á líderes revolucionários por ocasião da Guerra do Contestado, era conhecido na época como Palácio da Praia do Mota.
Forte Marechal Luz - Situado no litoral norte, o Forte Marechal Luz dista apenas 17 km do centro histórico da Ilha de São Francisco, e constitui-se num dos pontos de mais rara e expressiva beleza do litoral norte catarinense. A fundação do forte ocorreu durante o ano de 1909, sobre as ruínas do antigo forte, visando a fortificação militar daquela região, sob a direção do tenente Alberto Eduardo Becker.
Mercado Público Municipal - O prédio do mercado público municipal, após quatro anos de construção, foi inaugurado em 20 de janeiro de 1900, na administração do Luís Gualberto. O atendimento ao público era realizado através de uma bateria de boxe na área central e outra na parte externa da edificação, servindo como centro comercial de São Francisco do Sul por várias décadas.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça - Em 1768, a população decidiu construir o novo templo. A melhora financeira decorrente da tributação sobre farinha, peixe e aguardente permitia o empreendimento. A construção ficou a cargo do pedreiro Caetano Gomes da Costa. A cobertura foi feita em 1793, com o apoio financeiro da população.
Referência para o texto: Wikipédia.
São Francisco do Sul, Mercado Municipal, Centro Histórico, Trapiche, Escuna
Vídeo gravado no trapiche do centro histórico de São Francisco do Sul SC, mostrando o mercado público municipal, os casarões antigos, uma escuna pra passear (deve ser muito bom), do outro lado a Vila da Glória, em breve mais vídeos.
São Francisco do Sul, SC
Vista de São Francisco do Sul,no centro antigo ao lado do Mercado Público
Samba no Mercado Municipal faz a alegria dos visitantes
Reportagem - Anderson Magrão
Imagens - Alexandre Soares
Data: 18/02/2019
Conexão Vitoriosa
Onde investir meu dinheiro no Brasil - Imóveis - São Francisco do Sul SC
Lindo terreno de frente para o mar a venda no local mais valorizado da praia de Itaguaçú, ilha de São Francisco do Sul-SC. Maiores Informações: jogorresen@gmail.com
Terreno com 4 lotes, sendo 2 de frente e 2 de fundos. Metragem total 1.450m2.
São Francisco do Sul Cidade histórica, pacata e tranqüila com 150 prédios tombados como Patrimônio Histórico e Artístico. A natureza na ilha de São Francisco é bem generosa, praias e baías exuberantes que convidam ao banho, surfe, pesca e passeios de barco.Fundada em 1504, foi a primeira povoação criada em Santa Catarina e a terceira do Brasil. Colonizada por açorianos ainda no século XVIII, desenvolveu-se às margens da Baía da Babitonga, um maravilhoso arquipélago formado por 14 belas ilhas. O município está localizado em Santa Catarina , o segundo estado que mais recebe estrangeiros do Brasil, com praias como a Praia do Molhe, que oferece condições ideais para a prática de esportes náuticos como o Surfe e o Bodyboard; a Praia da Saudade ou Prainha, uma das mais bonitas e mais procuradas pelos surfistas, onde acontecem os grandes campeonatos de surf; e a Praia Grande, preferida dos pescadores e naturistas. As praias do Balneário de Paulas são de águas calmas ricas em peixe e mariscos, que constituem a base da alimentação daquela comunidade e é uma das principais fontes de renda dos moradores.Além da boa infra-estrutura oferecida em São Chico , como é popularmente conhecido, são inúmeros os pontos turísticos da cidade. Entre eles o Mercado Público Municipal construído em 1916; o Museu Histórico Municipal que abriga em suas salas objetos doados pela comunidade francisquense; o Museu nacional do mar, único do gênero na América do Sul, e os Sambaquis, elevações arqueológicas onde são encontrados instrumentos de pedras lascada e polida, esqueletos humanos e restos de fogueiras das antigas residências dos índios que viveram ali há muitos anos atrás. O melhor porto natural do país e o quinto maior na movimentação de conteiners, com as melhores alternativas para a movimentação de carga portuária está instalado aqui. Entre a Baía da Babitonga e a Serra do Mar fica a Vila da Glória, um cenário ideal para o ecoturismo que propicia caminhadas através de trilhas no meio da Mata Atlântica, conduzindo os visitantes às diversas cachoeiras do povoado.Atualmente residem no município, mais de 30 mil habitantes que ainda conservam os traços e a cultura dos antigos colonizadores. Mais de 100 mil turistas visitam a cidade de São Francisco todos os anos atraídos pela história e por tudo de bom que a região oferece.
Praias, Paulas, Capri, Forte, Itaguaçú, Ubatuba, Enseada, Prainha, Praia Grande, peixe fresco, Baía de Babitonga, Porto Natural, Centro-Histórico, surf, bike riding, caça submarina, kite surf, passeios de Asa Delta, cambira, tainha, camarão, esqui aquático, barco a vela, lancha a motor, berbigão, São Francisco do Sul, Santa Catarina, Joinville, Curitiba, Barra Velha, Piçarras, Camboriu, Itapema, Florianópolis, youtube, google, dinheiro, sucesso, o segredo do sucesso, amor, felicidade, facebook.com, google maps,com, whatsapp.com, como chegar a São Francisco, férias, banho de mar, passeios de barco, pescaria,
FLORIPA - SC - PRÉDIOS ANTIGOS CENTRAIS - ALFÂNDEGA - MERCADO PÚBLICO
FLORIPA - FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA - BRASIL - RUAS CENTRAIS - CASARIO ANTIGO - RUA CONSELHEIRO MAFRA - FRANCISCO TOLENTINO - RUA TRAJANO - FELIPE SCHMIDT - MERCADO PÚBLICO - PRÉDIO DA ALFÂNDEGA - PRAÇA QUINZE DE NOVEMBRO - PAPELARIA RECORD - FOTO FELIPE - IGREJA SÃO FRANCISCO - EDIFICIO ZAHIA
[4K] Ruas de Florianópolis - Mercado Público na sexta de carnaval
Sexta de Carnaval no Mercado Público. 01-03-2019
???? [ Recomendo o uso de fones de ouvido para uma melhor experiência de audio ] ????
Neste vídeo eu saio do Camelódromo de Floripa e entro no Mercado pela ala sul, onde ficam os bares e peixarias. Passo pelo vão central e atravesso a ala norte, dos calçados e bugigangas. Depois enfrento a Rua Conselheiro Mafra até a Praça Fernando Machado e retorno por ela até o Mercado, mas caminhando por trás, fundos das peixarias, pela Avenida Paulo Fontes.
Rota da caminhada:
[Praça Fernando Machado, onde há um monumento em sua homenagem, mas que não aparece neste vídeo. Situada em frente à Praça XV de Novembro, foi lugar do primeiro Mercado Público Municipal?! – Há relato de que teria sido no Largo da Alfândega – e da maquete da ponte Hercílio Luz, que serviu para a inauguração simbólica da obra. Era na praça Fernando Machado que ficava o Miramar, famoso trapiche municipal e ponto de encontro da elite intelectual da cidade, que desapareceu com o aterro da Baía Sul. Recentemente, a praça passou por uma reforma que incorporou pilares que marcam o local onde ficava a marina. A praça guarda a estátua do Herói Coronel Fernando Machado, morto no ano de 1868 em Itororó, uma das batalhas da Guerra do Paraguai. As cartas que escreveu para a esposa durante a guerra foram editadas na Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, em 1913 e 1914. A rua em que nasceu, hoje leva o seu nome, assim como esta praça na cidade de Florianópolis, inaugurada em 1917. Em breve farei um vídeo da Rua Fernando Machado, Praça XV e finalizando com a Praça Fernando Machado.]
[A Rua Conselheiro Mafra é uma rua de Florianópolis, Santa Catarina, é parte histórica do Centro e uma das principais ruas de comércio da capital catarinense. Liga a Praça XV de Novembro a região do Parque da Luz, tendo diversos pontos históricos e importantes em sua extensão.
A rua já teve vários nomes: Rua Augusta, do Príncipe, Rua do Comércio e Rua Altino Corrêa. O nome atual é uma homenagem a Manuel da Silva Mafra, o Conselheiro Mafra, advogado e político.
A rua atualmente é parte da principal região de comércio de rua, e é considerada, senão a mais importante das ruas do centro da capital catarinense, uma das mais emblemáticas, tendo nela pontos de interesse histórico e turístico como o Mercado Público, o Prédio e o Largo da Alfândega e dezenas de prédios históricos - alguns ainda exibem gradis de ferro forjado e sacadas trabalhadas, além de adornos de louça e revestimentos em azulejo. A Conselheiro Mafra possui o maior conjunto arquitetônico tombado do Centro.
Há todo tipo de comércio na rua, desde lojas pequenas de variedades até grandes redes regionais. O aluguel mais barato que das outras ruas da região atrai muitos comerciantes. A fachada de lojas do Mercado Público, da Ala Norte é voltada pra rua. Uma das entradas do Shopping ARS também fica ali. A rua também concentra pontos de prostituição, cuja origem vem do período que ficava próxima ao mar. Os lojistas querem afastar essa fama com uma revitalização da rua. Uma proposta existe, mas ainda não saiu do papel.
Sua iluminação é aterrada entre a Praça XV de Novembro e a Rua Bento Gonçalves, trecho no qual ela é um calçadão. Esse calçadão, ao contrário da outra rua com calçadão próxima, a Felipe Schmidt, não é de petit-pavé e sim de pedras na região entre a praça e o Mercado Público e paralelepípedos dali até a Bento Gonçalves, onde passa a ser de asfalto e permitir a passagem de carros em mão única no sentido oeste-leste até o final, quando encontra a Rua Francisco Tolentino.
Outra diferença entre ela e a Felipe Schmidt é a conservação, com muitas calçadas e pisos irregulares e iluminação precária além de alguns prédios deteriorados. Entretanto, esforços tem sido feitos e muitos prédios históricos estão conservados, principalmente no trecho de calçadão.]
003
#carnaval #florianópolis #floripa
PROJETO MERCADÃO
A EMPRESA TEKLA ENGENHARIA DEVE ENTREGAR OFICIALMENTE, AINDA NESTA SEMANA, O PROJETO FINAL PARA REVITALIZAÇÃO E USO DO ANTIGO PRÉDIO DO MERCADO MUNICIPAL DE PONTA GROSSA.
TERRENO FRENTE PARA O MAR A VENDA - PRAIA DE ITAGUAÇÚ - SÃO FRANCISCO DO SUL - SC
Linda área de frente para o mar a venda no local mais valorizado da praia de Itaguaçú, ilha de São Francisco do Sul-SC.
Maiores Informações: jogorresen@gmail.com
Área com 4 lotes, sendo 2 de frente e 2 de fundos. Metragem total 1.450m2.
São Francisco do Sul Cidade histórica, pacata e tranqüila com 150 prédios tombados como Patrimônio Histórico e Artístico. A natureza na ilha de São Francisco é bem generosa, praias e baías exuberantes que convidam ao banho, surfe, pesca e passeios de barco.Fundada em 1504, foi a primeira povoação criada em Santa Catarina e a terceira do Brasil. Colonizada por açorianos ainda no século XVIII, desenvolveu-se às margens da Baía da Babitonga, um maravilhoso arquipélago formado por 14 belas ilhas. O município está localizado em Santa Catarina , o segundo estado que mais recebe estrangeiros do Brasil, com praias como a Praia do Molhe, que oferece condições ideais para a prática de esportes náuticos como o Surfe e o Bodyboard; a Praia da Saudade ou Prainha, uma das mais bonitas e mais procuradas pelos surfistas, onde acontecem os grandes campeonatos de surf; e a Praia Grande, preferida dos pescadores e naturistas. As praias do Balneário de Paulas são de águas calmas ricas em peixe e mariscos, que constituem a base da alimentação daquela comunidade e é uma das principais fontes de renda dos moradores.Além da boa infra-estrutura oferecida em São Chico , como é popularmente conhecido, são inúmeros os pontos turísticos da cidade. Entre eles o Mercado Público Municipal construído em 1916; o Museu Histórico Municipal que abriga em suas salas objetos doados pela comunidade francisquense; o Museu nacional do mar, único do gênero na América do Sul, e os Sambaquis, elevações arqueológicas onde são encontrados instrumentos de pedras lascada e polida, esqueletos humanos e restos de fogueiras das antigas residências dos índios que viveram ali há muitos anos atrás. O melhor porto natural do país e o quinto maior na movimentação de conteiners, com as melhores alternativas para a movimentação de carga portuária está instalado aqui. Entre a Baía da Babitonga e a Serra do Mar fica a Vila da Glória, um cenário ideal para o ecoturismo que propicia caminhadas através de trilhas no meio da Mata Atlântica, conduzindo os visitantes às diversas cachoeiras do povoado.Atualmente residem no município, mais de 30 mil habitantes que ainda conservam os traços e a cultura dos antigos colonizadores. Mais de 100 mil turistas visitam a cidade de São Francisco todos os anos atraídos pela história e por tudo de bom que a região oferece.
Praias, Paulas, Capri, Forte, Itaguaçú, Ubatuba, Enseada, Prainha, Praia Grande, peixe fresco, Baía de Babitonga, Porto Natural, Centro-Histórico, surf, bike riding, caça submarina, kite surf, passeios de Asa Delta, cambira, tainha, camarão, esqui aquático, barco a vela, lancha a motor, berbigão, São Francisco do Sul, Santa Catarina, Joinville, Curitiba, Barra Velha, Piçarras, Camboriu, Itapema, Florianópolis, youtube, google, dinheiro, sucesso, o segredo do sucesso, amor, felicidade, facebook.com, google maps,com, whatsapp.com, como chegar a São Francisco, férias, banho de mar, passeios de barco, pescaria,
Festival gastronômico no mercado municipal
Pesquisa Verão 2018 - Litoral Catarinense
Fecomercio SC, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina, apresentou os dados da pesquisa Verão 2018.
A pesquisa foi realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2018, com turistas e empresários de oito municípios do litoral catarinense: Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Imbituba, Laguna, Porto Belo e São Francisco do Sul.
Mercado Municipal de Itajaí (SC)
Compra- se o peixe ou camarão por quilo e o bar prepara para você, cobrando uma taxa do serviço.
Visitando o mercado público de Joinville SC ponto de encontro dos motociclistas.(6)
Todos os sábados a tarde tem encontro de motociclistas com banda de rock. Um bom programa
Vida Cotidiana - Um Passeio À Cidade De Theophilo Ottoni - 1929/1931
Dados sobre área, localização, população e economia da cidade. O porto com navio atracado no píer e meninos e burricos aguadeiros junto de fonte pública em Caravelas, Bahia, que é ligada a Theophilo Ottoni por meio da Estrada de Ferro Bahia-Minas. A estação ferroviária apinhada de gente e cargas. Ruas sem calçamento na cidade, com bondinho e automóveis. Cartela de publicidade da Lopes e Rodrigues, comercializadora de café. Residência do industrial Joaquim Ribeiro e família. A subestação de força e luz. Residência do comerciante Daniel Magalhães e família. A Praça Tiradentes, a fachada da Casa Martiniano, de Scofield, Barros e Cia. Série de nove cartelas sobre o Banco do Brasil, com valores das taxas para a agência de Theophilo Ottoni e serviços que oferece. A fachada e o interior do mercado municipal e o fórum. O presidente da Câmara, Nerval Figueiredo, e alguns vereadores. Crianças fazem aula de ginástica no grupo escolar, o Colégio São Francisco, o jardim público e a igreja-matriz. Fachada das sedes dos jornais locais O Mucury, O Commercio e A Família e animações que reconstituem a primeira página de cada um. Trecho da rodovia Theophilo Ottoni-Itambacury e Theophilo Ottoni S. Benedicto. Animação com barquinho, navio, trenzinho e carrinho sobre mapa marcando os trajetos entre a cidade e Belo Horizonte, passando por Caravellas e Rio de Janeiro, ou Figueira e Itabyra. A empresa Carris Urbanos, do major Guilherme Landi: bonde e o major com a família em frente de sua residência. Fachada dos hospitais São Vicente, João Americo Machado e Santa Rosalia. Extração, transporte e preparo de madeira em serraria para exportação. Túnel da E.F. Bahia-Minas entre a cidade e Ladainha, onde se encontram oficinas e casas de ferroviários. Cachoeira do rio Todos os Santos, em Boa Vista. Canavial da Fazenda Planalto, propriedade do dr. Nerval de Figueiredo. Plantação e secagem de café em terreiro. Plantação de cacau. Menina negra com laço de fita na cabeça e ramo na mão, faz caretas, sorri e mostra a língua para a câmera.
A caminho do Mercado Municipal de Joinville encontrar os amigos
Vídeo gravado na cidade de Joinville a caminho do mercado público municipal, indo encontrar os amigos pra tomar alguma coisa só pra jogar conversa fora e passar o tempo, isso é muito bom.
Honda Transalp 700V
Gopro Hero 3
Joinville SC
Meu Bairro é 10: Bucarein, as belezas na região central de Joinville
Na região central, o Bucarein se tornou fundamental para o acesso a vários outros locais da cidade. E quem nos apresenta são dois moradores. Mãe e filho que não trocam a vida tranquila que levam lá por nada.
ESCOLA DE CHORINHO CAVAQUINHOS DE OURO SFS
Apresentação da Escola de Chorinho Cavaquinho de ouro de São Francisco do sul - 21/12/10 mercado publico municipal
Bem-vindo ao canal da Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Norte de Minas: 8 novos delegados são apresentados
O 11° departamento de Polícia Civil, em Montes Claros, apresentou, ontem, 8 novos delegados. As cidades contempladas são: Januária, Manga, Montalvânia, Monte Azul, Porteirinha, Jaíba, Taiobeiras e Rio Pardo de Minas. Os delegados foram aprovados em concurso público e já estão prontos para assumir as delegacias. Além das novas nomeações, a delegada que atendia em Januária foi transferida para o município de Francisco Sá. O chefe do 11º Departamento de Montes Claros, Jurandir Rodrigues César Filho, falou sobre a importância de receber esses novos profissionais para suprir a carência de delegados em algumas cidades do Norte de Minas. Ainda no Norte de Minas, as cidades de Capelinha e Buritizeiro tiveram delegados nomeados. Na Zona da Mata, Manhuaçu e Manhumirim também vão receber novos delegados. Já no Sul de Minas, 9 cidades serão contempladas com a nomeação de delegados. São elas: Elói Mendes, Varginha, Poços de Caldas, Lavras, Pouso Alegre, São Gonçalo do Sapucaí, Candeias, Campanha e Areado.
Sport Machine encontro de motos São Francisco 2014
Sport Machine
Nono encontro de motos em São Francisco do Sul
19 de abril de 2014