Mercado Central de Pelotas
Mostrando um pouco da cidade Pelotas situada no extremo sul do Rio Grande do Sul - Mercado Central de Pelotas ou Mercado Público de Pelotas.
Mercado Público de Pelotas by Fly Camera
Centro de Pelotas - Mercado Publico e praça central
Visita de natal a pelotas... em 4K
Começamos pelo Mercado publico de pelotas, foi revitalizado e tem mais de 150 anos, lindo e moderno, passamos então pela igreja cabeluda, tambem com mais de cem anos, por ultimo a praça Cel. Pedro Osório, com a predeitura, o Bradesco, o teatro municipal, o Santander, a secretaria municipal, o museu do doce entre outros predios todos com mais de 150 anos. Muito massa a cidade exala historia, pena que não conseguimos filmar mais pois ficamos sem amperagem nas baterias.
Olha só que massa agora temos o nosso primeiro apoiador para 2018, isso é garantia de grandes conteudos para você, porem não resistimos já lançar na finaleira de 2017 no melhor estilo, Pedreira Vacaria, obrigado a familia Andreola, sempre acreditando em nossa terra.
e ja está em contrução pela equipe RVDOF -Telecom:
pedreiravacaria.com.br
facebook.com/predeiravacaria
Logo estaremos no ar tambem lá
E a musica??? que tal?
Prismo - Stronger [NCS Release]
Track: Prismo - Stronger [NCS Release]
Music provided by NoCopyrightSounds.
Watch:
[Prismo]
•
•
•
Vanze - Forever (feat. Brenton Mattheus) [NCS Release]
NoCopyrightSounds, music without limitations.
Free Download:
Young Swedish bedroom producer Vanze hits the ground running on NCS with ‘Forever’.
Instrumental Download:
K-391 - Earth [NCS Release]
K-391
•
•
•
•
As Cores do Invisível - Mercado Público - Pelotas - RS.
DAS CORES DO INVISÍVEL: ARTES PLÁSTICAS NEGRAS DO SUL é uma exposição exponográfica com o tema da Arte Visual Negra do Sul e a Presença Negra no Sul do Rio Grande do Sul.
A Exposição acontecerá em 02 (duas) localidades diferentes da cidade de Pelotas: Centro da cidade (Mercado Público Central / Bem Brasil - De 17/11 a 01/12), E no Sétimo Distrito - Quilombo (Museu Gruppelli - De 09 a 23 de dezembro).
No Bem Brasil será de 17 de novembro a 01 de dezembro, conforme segue:
NO PRIMEIRO SÁBADO UM COQUETEL DE ABERTURA E RODA DE CONVERSA COM A TEMÁTICA DA ARTES VISUAIS E A CULTURA NEGRA NA REGIÃO SUL DO RS. NO SEGUNDO SÁBADO TERÁ UMA MOSTRA CULTURAL (MUSICA - DANÇA). NO TERCEIRO SÁBADO SERÁ O ENCERRAMENTO COM UM WORKSHOP COM AS TÉCNICAS DE PINTURA DE ZÉ DARCI E VALDIR FERREIRA., VALORIZANDO TAMBÉM O TEMA DA CULTURA NEGRA NA REGIÃO SUL DO RS.
Na sétimo Distrito - Museu do Grupeli será de 09 a 22 de dezembro, seguindo a mesma metodologia:
NO PRIMEIRO DOMINGO UM COQUETEL DE ABERTURA E RODA DE CONVERSA COM A TEMÁTICA DA ARTES VISUAIS E A CULTURA NEGRA NA REGIÃO SUL DO RS. NO SEGUNDO DOMINGO TERÁ UMA MOSTRA CULTURAL (MUSICA - DANÇA). NO SÁBADO DIA 22 SERÁ O ENCERRAMENTO COM UM WORKSHOP COM AS TÉCNICAS DE PINTURA DE ZÉ DARCI E VALDIR FERREIRA., VALORIZANDO TAMBÉM O TEMA DA CULTURA NEGRA NA REGIÃO SUL DO RS
As Cores do Invisível quer destacar a Presença Negra no Sul do Rio Grande do Sul, colocando o negro (a) com a sua história, sua beleza e o seu valor, a partir das artes visuais, salientando seus aspectos filosóficos e criativos na construção das sociedades americanas.
Além das obras de Zé Darci (nove obras), também comporão a exposição, uma obra dos Artistas Plásticos: Paulo Corrêa, Valdir Santana Ferreira, Jonas Fernandes, Edilaine Dutra da Silva, e Laura Elisa Fernandes Barbosa. Juntos constituem o coletivo de Artistas Plásticos Negros (as) do Sul, e atuam com o tema da cultura negra afro- brasileira a mais de uma década na região sul do Brasil e do mundo, mostrando não só a desigualdade, mas a presença negra no Rio Grande do Sul, sua história, sua beleza e o seu valor.
O Projeto tem financiamento do Edital de Eventos Secult - Pelotas 2018.
Parceria da EMATER/RS, Quilombos do Algodão, Alto do Caixão, Vó Elvira e Museu do Grupeli
Face Outro Sul - wats 984844248 - Betinho
e-mail zedarcipintor@gmail.com
Coleção Pelotas - Mercado Central Pelotense
As quadras da minha Cidade
Ben Berardi / Dez 2016
Quando Leandro Selister me convidou para escrever textos que ilustrassem suas belas obras de arte sobre prédios do casario de Pelotas fiquei muito feliz mas, também bastante preocupado.
É muito difícil escrever sobre o lugar de onde se é quando este nos é tão especial.
Logo pensei nas quadras poéticas como formato, que existissem separadamente mas, que também fizessem sentido em seu conjunto. Uma tentativa de homenagear o próprio desenho e diagramação da Minha Cidade (nossa, Leandro) sem pretender, entretanto, imitar o preciso rigor geométrico das quadras que a precisão dos paralelismos de suas ruas (de paralelepípedos?) forma.
- Desconfio que as singularidades de Pelotas incitem a um separatismo poético em relação ao resto do mundo.
Recentemente Leandro aceitou meu desafio e ilustrou com sua preciosa e precisa arte, da capa até cada uma das poesias de meu livro que virou nosso.
Agora, eu aceitei o desafio de escrever as Quadras da Minha Cidade para ilustrar suas belas artes.
São imagens, também, apenas que desenhadas com palavras.
Grato Leandro. Grato, Minha Cidade.
Clube do Choro 22/04/2017 - Mercado Central de Pelotas
Mercado Público Central de Pelotas - Documentário (2017).
Documentário sobre o Mercado Público Central de Pelotas produzido pela TV Câmara de Pelotas, pela jornalista Carolina Dumont, com imagens do cinegrafista Julio de Paula.
Filmado no final do mês de julho de 2017. Veiculado em agosto na televisão e em setembro de 2017 nas redes sociais.
VT REFORMA NO MERCADO PÚBLICO DE PELOTAS / ABRIL 2012
Reportagem veiculada no Pampa Meio Dia.
Performance Coletiva 'Um Estuprador no Teu Caminho' (Pelotas)
A performance “Um estuprador no teu caminho” é uma resposta a convocação das artistas Chilenas do coletivo “Las Tesis”, que propuseram uma ação coletiva às mulheres, contra a cultura do estupro e o machismo. Com divulgação veiculada na rede, a canção e a coreografia foram replicadas em várias partes do mundo.
As re-performances que aconteceram em Pelotas foram organizadas pela estudante do Programa de Mestrado em Artes Visuais (UFPel) Pâmela Fogaça Lopes e a professora do programa, Rosângela Fachel de Medeiros, que traduziram a letra do espanhol para o português e adaptaram a coreografia.
A primeira ação aconteceu no “II Sarau Queer”, evento promovido pelo “Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEM) e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI/UFPel). E a segunda ação ocorreu no Largo do Mercado Público e na Praça Coronel Pedro Osório. Os grupos contaram com cerca de 30 mulheres e dissidências que responderam a convocatória.
A ação integra o projeto de mestrado Mulheres Latino Americanas em Atos Performativos: Insurgências nos Espaços Públicos; vinculada ao projeto de pesquisa Visualidades Tecidas Pelos Corpos Poéticos na Contemporaneidade (UFPel/CNPq) e Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora: Estudos sobre Gênero, Arte e Memória (UFPel/CNPq).
O vídeo e a edição são de Daniela Alves da Silva Lopes. E a tradução da letra para o português de Pâmela Fogaça Lopes e Rosângela Fachel de Medeiros.
O patriarcado é um juíz
Que nos julga por nascer
E nosso castigo
é a violência que não vês.
O patriarcado é um juíz
Que nos julga por nascer
E nosso castigo
é a violência que já vês.
É Feminicídio!
Impunidade pro meu assassino!
É estar desaparecida
É a violação
E a culpa não era minha, nem de onde estava, nem do que vestia
E a culpa não era minha, nem de onde estava, nem do que vestia
E a culpa não era minha, nem de onde estava, nem do que vestia
E a culpa não era minha, nem de onde estava, nem do que vestia
O estuprador eras tu
O estuprador és tu
É a polícia
Os juízes
O Estado
O presidente
O estado opressor é um macho estuprador
O estado opressor é um macho estuprador
O estuprador eras tu
O estuprador és tu
Dorme tranquila
menina inocente,
não tenha medo do invasor.
Que do teu sono,
doce e contente,
cuida o macho predador.
O estuprador és tu
O estuprador és tu
O estuprador és tu
O estuprador és tu
Praça Coronel Pedro Osório, Pelotas, RS - Brasil.
7 de dezembro, 2019.
Te Ver - Banda Y-JHÖ (Mercado Público de Pelotas 03/11/2015)
2 anos de Mercado das Pulgas em Pelotas
samba no Mercado - Grupo Renascença - Pelotas/RS
LA CHICA RECOGEPELOTAS QUE PARALIZA ESTADIO EN BRASIL, ¡SE HIZO HEROÍNA!
Me encantan los #recogepelotas inteligentes. Este chico estuvo brillante. Leyó el partido, entendió el juego y nos dio una importantísima asistencia. No estaba ahí solo para mirar a la grada, a la luces o a las bufandas. Estaba viviendo el juego fue lo que dijo Mou del recogepelostas que se convirtió en héroe en champions, a continuación te mostraré RECOGEPELOTAS QUE SE CONVIRTIERON EN HÉROES DE SUS CLUBES, LA CHICA TE SORPRENDERÁ, #futbol
Mi Instagram
** CONECTA CON NOSOTROS **
F A C E B O O K
????RECIBE NOTIFICACIONES CADA VEZ QUE PUBLICO UN NUEVO VÍDEO:
1. Haz click en el botón ???? al lado del botón de SUSCRIBIRSE
2. Dale Check a: Recibir todas las notificaciones de este canal
3. Dale a guardar
UCPel Notícias: Preparação Moda Pelotas 2018
As acadêmicas do curso de Design de Moda da UCPel desenvolveram sete looks para o Moda Pelotas. O desfile é neste sábado (6), às 19 horas no Mercado Público de Pelotas.
Reportagem e edição para TV UCPel por Victoria Priotto em 05/10/18.
Samba Mercado Publico Pelotas
samba realizado dia 27/09/2014
Grupo Renascença
Rodoviária de Pelotas RS
VÍDEO ENVIADO PELO NOSSO COLEGA RAFAEL DE PELOTAS -RS
Compre sua passagem através de nosso What´s ZAP- 045-9.9815.9122 onde atendemos todos o BRASIL pelas lotéricas CAIXA, BANCO DO BRASIL, CREDISIS OU BOLETO
Nossa FAn page:
NOSSO TWITTER:
INSTAGRAN:
mercado publico de pelotas
BENTO GONÇALVES... O DA AVENIDA EM PELOTAS RS?
Bento Gonçalves da Silva (Triunfo, 23/09/1788 - Pedras Brancas, 18 /07/1847) foi um militar brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil. Filho do alferes português Joaquim Gonçalves da Silva e de Perpétua da Costa Meireles, neta de Jerônimo de Ornelas Meneses e Vasconcelos, rico fazendeiro rio-grandense. Nasceu na Fazenda da família de sua mãe.
Seus pais desejavam encaminhar o filho para a carreira eclesiástica, porém Bento interessava mais as lides campeiras. A família mudou de ideia depois de Bento ter matado um homem negro em um duelo. Isso levou seu pai a forçar Bento a assentar praça, porém a interferência de seu irmão João Gonçalves adiou o alistamento por cinco anos.
Incorporado na Companhia de Ordenanças de D. Diogo de Sousa, Bento cedo demonstrou sua vocação, ao engajar-se nas guerrilhas da primeira campanha cisplatina (1811-1812). Ao final da guerra, como cabo, estabelece uma fazenda de criação de gado e uma casa de negócios em Cerro Largo no Uruguai. Lá conhece sua futura esposa Caetana Garcia, com quem se casa em 1814 e tem oito filhos.
Na segunda campanha cisplatina (1816-1821), seu prestígio como militar se confirmou. Em 1817 foi nomeado capitão, participou das batalhas em Curales, Las Cañas (1818), Cordovez, Carumbé (1819) e Arroio Olimar (1820). Em 1824 foi promovido a tenente-coronel. Na Guerra da Cisplatina foi comandante de cavalaria na batalha de Sarandi, em 12/10/1825, depois foi promovido a coronel de 1a linha. Participou também da Batalha do Ituizangó, também chamada de batalha do Passo do Rosário (20/02/1827), cobrindo a retirada das tropas.
Em 1829, D. Pedro I nomeou Bento Gonçalves coronel de estado-maior, confiando-lhe o comando do 4° Regimento de Cavalaria de Linha e da fronteira meridional. Em 1830 recebeu o diploma da maçonaria. Em 1834, é acusado de tramar com Juan Antonio Lavalleja para a separação do Rio Grande do Sul. Foi chamado à Corte, junto com João Manuel de Lima e Silva.
Defendeu-se perante o ministro da Guerra, foi absolvido e teve recepção triunfal no regresso à província. Os conservadores, no entanto, conseguiram a destituição de Bento Gonçalves do comando militar da Província do Rio Grande. Foi eleito deputado provincial em 1835. Em 20/04/1835, em plena sessão de instalação da assembleia provincial, é acusado pelo presidente da província, Antônio Rodrigues Fernandes Braga, de articular a separação do Rio Grande do Sul do restante do Império.
A Revolução Farroupilha iniciou-se em 20 de setembro de 1835. A princípio o levante não era de caráter separatista mas se dirigia contra o presidente da Província e Comandante das Armas. Iniciava-se a luta que se estenderia por dez anos. Após retumbante vitória na Batalha do Seival, a República Rio-grandense foi proclamada pelo general Antônio de Sousa Netto em 11/09/1836.
Bento Gonçalves foi preso na Batalha do Fanfa (3 e 4/10/1836). Foi mandado para a Corte e depois encarcerado na prisão de Santa Cruz e mais tarde para o Forte da Laje, no Rio de Janeiro.
Em 15/03/1837 em uma tentativa de fuga da prisão, Pedro Boticário não conseguiu passar por uma janela, por ser muito gordo. Em solidariedade Bento Gonçalves também desistiu da fuga, na qual escaparam Onofre Pires e o Coronel Corte Real. Depois desta tentativa de fuga foi transferido para a Bahia onde ficou preso no Forte do Mar. Lá sofreu uma tentativa de envenenamento, onde morreram um gato e um cachorro. Mesmo preso, foi aclamado presidente em 6/11/1836.
Após sua fuga, permaneceu clandestino, em Itaparica e Salvador. Depois de despistar seus perseguidores chegou, via Buenos Aires, de volta ao Rio Grande do Sul e, em 16/12/1837, tomou posse como Presidente da República.
Em 1844 intrigas fazem Onofre Pires destratar Bento Gonçalves, chamando-o de assassino (assassinato de Paulino da Fontoura) e ladrão (das aspirações do povo). Bento chama Onofre para um duelo em 27/02/1844. Onofre, ferido no duelo, morre dias depois.
A República Rio-Grandense teve seu fim na Paz de Poncho Verde, em 1/03/1845. Luís Alves de Lima e Silva - o Conde de Caxias - general vitorioso, assumiu a presidência da Província. Após o fim da revolta, Bento Gonçalves retornou para as atividades do campo abandonando a política. Ele morreu dois anos depois, acometido de pleurisia, deixando viúva Caetana Garcia e oito filhos.
As Cores do Invisível Por Zé Darci
DAS CORES DO INVISÍVEL: ARTES PLÁSTICAS NEGRAS DO SUL é uma exposição exponográfica com o tema da Arte Visual Negra do Sul e a Presença Negra no Sul do Rio Grande do Sul.
A Exposição acontecerá em 02 (duas) localidades diferentes da cidade de Pelotas: Centro da cidade (Mercado Público Central / Bem Brasil - De 17/11 a 01/12), E no Sétimo Distrito - Quilombo (Museu Gruppelli - De 09 a 22 de dezembro) / 2018.