Um Mercado com Graça
O tradicional Mercado da Graça, em Ponta Delgada, continua a encantar os micaelenses e os inúmeros turistas que o frequentam.
Ao longo dos anos, foi sofrendo algumas alterações na sua arquitectura, mas sem nunca perder o seu charme e a sua essência de ser o mercado tradicional de Ponta Delgada, ponto de encontro para as compras e dois dedos de conversa com os amigos que vão à “Praça”.
Com o passar dos tempos, os pregões dos vendedores foram caindo no esquecimento, mas agora ouvem-se os tons musicais dos Filhos da Terra que têm animado este espaço, aos sábados de manhã.
Orgulhosamente, dizem os vendedores terem os mais frescos produtos da nossa terra aos melhores preços. Alguns destes simpáticos e sempre bem-dispostos comerciantes, são os próprios produtores dos inúmeros legumes, frutas, hortaliças, entre muitas outras coisas, que encontramos nas bancas do Mercado da Graça.
Não esquecendo também o peixe sempre fresco, a carne da nossa terra e o artesanato e artigos diversos à venda neste espaço.
Numa cidade e região cada vez mais virada para o turismo, o Mercado da Graça é uma montra de excelência da nossa tradição e costumes agrícolas, e um cartão de visita da nossa hospitalidade, estampada em cada rosto e no esboço de um sorriso.
Quem ainda não passou por lá nem sabe o que perde, tanto ao nível dos cheiros e sabores, como até mesmo na poupança da sempre apertada bolsa do orçamento familiar. Vale bem a pena mais não seja para poupar algum dinheiro comprando bom e barato.
Mercado da Graça, com muita, com toda a certeza!
José Pacheco/ Azores Today
Veja mais em: azorestoday.com