Cicloturismo - PETAR - Caverna Santana
O PETAR é um parque estadual turístico repleto de cavernas, localizado no Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo. O local é muito conhecido pelas fabulosas e imensas cavernas que formam um complexo rico em belezas naturais. Formado por diversos Núcleos de visitação turística, cada um deles com opções de cavernas, cachoeiras, trilhas e muitas atividades. A aventura da Pediverde acontece dentro e fora do parque, somando 55 km de pedal em trilhas e visitas a 4 cavernas, 4 cachoeiras acompanhadas de trekking de cerca de 10 km. É um passeio muito indicado para quem quer matar a vontade de conhecer uma caverna de verdade, caminhar em meio à natureza, pedalar por paisagens do Ribeira super exóticas e curtir um final de semana original, diferente e ativo!
Atrativos turísticos
- Caverna de Santana: Sem dúvida é a caverna mais linda do PETAR. Possuí cerca de 8.255 metros de projeção horizontal, com salões magníficos. É muito utilizada para aulas de Educação Ambiental e fotografias. Nela estão os Salões das Flores, São Paulo, São Jorge, Taqueupa e algumas imagens e curiosidades como o 'Buraco do Segredo', 'Pata do Elefante' e 'Cabeça do Cavalo'.
- Caverna do Morro Preto: Esta caverna tem um dos mais belos pórticos de entrada de caverna do PETAR. A imagem do seu mirante interno, vista da boca, na contraluz faz com ela torne-se um cartão postal do parque.
- Caverna do Couto: Esta caverna é praticamente um conduto de drenagem de águas
provenientes da serra da Onça Parda.
- Caverna da Água Suja: Para se chegar até ela é necessário utilizar a Trilha do Rio Betari, outro atrativo à parte. Ela é uma caverna gigantesca, com grandes salões e cortada por um rio.
- Cachoeira das Andorinhas (35 metros): Sem dúvida a cachoeira mais bonita que há no PETAR. Tem um ar de exótica.
- Cachoeira do Betarizinho (45 metros):Fica a 50 metros da Cachoeira das Andorinhas. Com menos água que sua vizinha, ela permite que o visitante entre debaixo de sua queda. A sua piscina natural permite até mesmo alguns saltos. Perfeito para fotos.
- Cachoeira do Couto (05 metros):Pequena queda mas muito bonita para se fazer fotos e tomar um banho. Sua água é muito gelada, pois ela sai diretamente de uma caverna, Caverna do Couto.
- Mirante do Núcleo de Santana: Vista do Vale do Rio Betari.
- Trilha do Rio Betari: Com certeza a trilha mais linda que há no PETAR. Toda ela é pela mata ciliar que protege o Rio Betari. Cruzando o rio em alguns pontos e passando em frente à bocas de algumas cavernas, como a Caverna da Água Suja e Cafezal, indo terminar nas Cachoeiras das Andorinhas e Betarizinho.
Forme seu grupo e pedale conosco:
pediverde.com
Descubra um novo olhar sobre o mundo!