DESFILE DE MARCHAS NA NOITE DE S JOÃO EM SERPA
Marchas participantes;
Creche Nossa Senhora da Conceição.
Santa Casa da Misericórdia de Serpa.
Agrupamento de Escolas nº1 de Serpa.
Sociedade Filarmónica de Serpa.
Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Serpa.
Serpa, Viana do Alentejo e Vidigueira, roteiro imprescindível...
SERPA: Localizada no Baixo Alentejo, sobre um terreno elevado a margem esquerda do rio Guadiana, sendo sede de um dos maiores municípios de Portugal. Cidade habitada desde tempos longínquos, Serpa teve uma grande influência Romana e Árabe. Foi conquistada aos Mouros por D. Afonso Henriques em 1166 tendo sido perdida por diversas vezes durante as lutas da Reconquista. Foi terminantemente constituída como concelho em 1295 por D. Dinis que mandou rodear Serpa com um imponente cinturão de muralhas.
VIANA DO ALENTEJO: Cercada por bonitas paisagens, Viana do Alentejo é também única pela riqueza, beleza e distintos aspectos do seu património, que quase parece ser uma montra de épocas e estilos, como comprovam o Castelo e a bonita Igreja Matriz, ou o Convento de N. Sr.ª. da Piedade ou de São Francisco (século XVI), a belíssima Igreja da Misericórdia, as Ermidas de São Sebastião e de São Vicente, o que resta do Convento de Jesus (fundado por várias senhoras solteiras e viúvas, em 1548), a Igreja de São Vicente, em Alcáçovas, ou mesmo o Santuário Nossa Senhora D' Aires, que atrai peregrinos desde 1743, e um dos principais palcos das festas em honra de Nossa Senhora de Aires, celebradas em Setembro. Famoso é o artesanato da região, com a notável olaria e os legendários chocalhos, existindo mesmo percursos e cursos de olaria ao dispor de todos os visitantes, e um importante Museu dos Chocalhos em Alcáçovas.
VIDIGUEIRA: É uma vila alentejana que pertence ao concelho de Beja, conhecida pelos seus vinhos de grande qualidade. Existem registos de ocupação humana nesta região desde a pré-história, sendo o património arqueológico mais expressivo as ruínas romanas de Sâo Cucufate. Villa romana do século IV, poderá ter sido erguida sobre uma villa do século I, que por sua vez se edificou sobre uma ocupação do Neolítico Final. A vila está ligada ao nome de Vasco da Gama, nomeado Conde da Vidigueira em 1519 pelo Rei D. Manuel I. Os restos mortais de Vasco da Gama permaneceram sepultados na Vidigueira entre 1539 e 1880 data em que foram transladados para o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Pode ver-se na torre do relógio da vila a inscrição: “Este sino mandou fazer o Sr. Conde Dom Vasco Almirante da Índia.”
Hospitais de Fafe e de Serpa só recebem doentes de urgência
Os hospitais de Fafe e Serpa estão impedidos de receber doentes para consultas externas e cirurgias. Segundo o jornal de Notícias, em causa está a falta de um software informático. Estas unidades hospitalares estavam sob a alçada do Estado, mas desde o início do ano que passaram para as misericórdias locais. Enquanto o problema não é resolvido, apenas os serviços de urgência estão a funcionar em pleno .
Hino da Fruta 2012/2013 - EB1 Vila Verde de Ficalho - Serpa
Hino criado pelos alunos das Turmas E e F da EB1 de Vila Verde de Ficalho, concelho de Serpa, no distrito de Beja, no âmbito do projeto Heróis da Fruta - Lanches Escolares Saudáveis, da APCOI - Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, no ano letivo 2012/2013.
Os direitos de utilização desta obra pertencem à APCOI.
Mais informações em: heroisdafruta.com ou apcoi.pt
MARCHA do LAR de SÃO FRANCISCO _ Serpa 2019
Marcha do Lar de São Francisco de Serpa 2019
Letra: António Gato
Musica: Armando Torrão
Ensaiador José Rebocho
Madrinha: Isabel Estevens
Idália Nobre
Músicos: Sociedade Filarmónica de Serpa
Serpa - Serra da Estrela
Aventura Épica de Serpa até à Serra da Estrela. Total de 400 km's com mais de 5000 metros de desnível acumulado, e quase 24 horas a pedalar. Foram 2 dias de alegria, esforço, prazer e conquista. Um bem haja a todos os meus companheiros do pedal! Até breve...
Dança de Carnaval 2011
Dança de Carnaval 2011, umas de duas, a se exibirem na Ilha das Flores. Esta da vila das Lajes outra da Freguesia de Ponta Delgada (não me foi possível a captação de imagens).
Esta Dança teve a colaboração de muitas pessoas vindas de várias freguesias dos dois Concelhos da Ilha.
Com a coordenação e ensaio a cargo do Sr. Pedro Ponte e apoio da Câmara Municipal e muita boa vontade.
Clube Naval de Lajes das Flores - Emigrante 2013 (HD)
Por altura da Festa do Emigrante 2013, o Clube Naval de Lajes das Flores levou acabo várias iniciativas relacionadas com o mar, em parceria/participação de outras entidades nomeadamente:
- Grupo Atlântico Solidário
- Associação Portuguesa de Pesca Submarina Apneia Azulinvade (Terceira)
- Clube Naval dos Oficiais e Cadetes da Armada
- Clube Subaquático da Caparica
- Clube Pescasub (Cascais)
- Revista Apneia Portugal
Estas iniciativas tiveram várias finalidades/objectivos desde a sensibilização, limpeza, desporto e até solidariedade.
As imagens aqui difundidas referem-se:
- Limpeza subaquática na Baía do Porto das Lajes
- Demonstração de vela com embarcações Optimist, L'Équipe e 420
- Passeios de barco
- Pesca Desportiva
Esta última com a captura de 143 kg de pescado que foi entregue à Santa Casa da Misericórdia das Lajes das Flores (Lar de Idosos). Por motivos operacionais não foi possível ter imagens da outra equipe, o peço desculpa.
Sem sombra de dúvida um cartaz repleto de actividade onde não faltaram voluntários e participantes e onde a boa disposição foi rainha durante toda a actividade.
Obrigado ao Clube Naval, todos os participantes, todos os intervenientes, Luísa Silveira e todos os que, de uma forma ou de outra tornaram possíveis estas imagens.
Cerimónia de entrega de 10 camas ao Lar de Idosos L. Flores
Cerimónia formal de entrega de 10 camas ao Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia das Lajes das Flores.
Na presença de utentes e técnicos da Santa Casa da Misericórdia das Lajes das Flores, do seu Provedor, Padre Davide Barcelos, do Presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, Dr. Luís Maciel, do Secretário do Distrito 115 Centro Sul dos Lions Clubes de Portugal, entre muitas outras individualidades, convidados e amigos, foi levada acabo a cerimónia, formal da entrega de dez camas, com características especiais, a fim de satisfazer algumas das necessidades mais prementes desta instituição.
Costa Ocidental registou esse momento, bem como alguns outros que ficarão para o futuro, como testemunho de mais uma acção levada acabo na ilha das Flores, mas com a interação de várias entidades, pessoas, serviços mas, sobretudo, de boa vontade.
Obrigado a todos os que tornaram possíveis estas imagens, em especial a Santa Casa das Lajes das Flores, onde foram captadas estas imagens, Lions das Flores, todos os intervenientes e à Regina e Armando Meireles.
A todos, muito obrigado.
Mada y Reina de Guadalupe - 12/05/2017 (Dornes, Portugal)
Vigília de Oração pela Paz nas Nações
Orando com a Virgem Maria, Mãe da Divina Concepção da Trindade
Sexta-feira, 12 de maio - Dornes, Portugal
Querida Madre de todas las razas,
Sagrado Espejo de la Justicia Divina,
Cáliz Virginal que nos derramas
la Preciosísima Sangre Redentora de Cristo.
¡Te suplicamos ahora a Ti!,
de mente, alma y corazón,
Madre y Reina de Guadalupe:
une lo que está separado entre nuestras consciencias,
libera con Tus rayos celestiales la condición humana.
¡Oh Santa Madre de la Nueva Raza!,
ábrenos las Puertas hacia el Sagrado Corazón de Dios,
para que en el próximo tiempo
toda la humanidad vea nacer la Tierra Prometida
por el bien absoluto de todos.
En Gloria al Padre, al Hijo y al Espíritu Santo.
Amén
Playlist Músicas - Vigília de Oração (12/05/2017):
Para más informaciones divinamadre.org
Para mais informações divinamadre.org
For more information divinamadre.org
Missa e Procissão do Triundo do Senhor (HD)
O calendário religioso/católico dedica esta altura/época do ano à quaresma/páscoa.
Ao longo da história/dos tempos, foram criadas efemérides alusivas.
Muitas dessas tradições esvaíram-se com o tempo/história e outras perduraram até hoje, sendo ainda por muitos e em muitos lugares comemoradas.
Assim sendo na ilha das Flores, na Vila de Santa Cruz e mais concretamente na igreja Matriz cujo oráculo é Nossa Senhora da Conceição, é mantida uma tradição, única nos Açores, que é a procissão do Triunfo do Senhor.
Segundo consta, esta é uma tradição/devoção Franciscana, que por estas paragens teve o Convento de S. Boaventura como seu representante. (A tradição refere que o religioso erigiu a igreja e o convento em cumprimento a um voto que formulara pelo triunfo das armas de Portugal sobre as de Espanha, à época da Restauração da Independência.
Com a extinção das ordens religiosas no país (1834), este templo foi entregue à Ordem Terceira, e o convento adquirido por um particular. Mais tarde o edifício do convento passaria para a posse da Santa Casa da Misericórdia
Actualmente o imóvel sedia o Museu das Flores, que ocupa o convento e o claustro, no edifício anexo, erguido pelas forças francesas da extinta Base Francesa das Flores, funciona o Centro de Saúde das Flores.
Este imóvel de importância relevante nesta ilha, encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pela Resolução 98/80, de 16 de Setembro.)
Esta procissão foi procedida de uma missa solene concelebrada pelo Sr. Padre Davide Barcelos.
Imagens/vídeo:
Esta procissão tem algumas particularidades entre as quais, o facto de as imagens terem o tamanho real e serem muitas as entrarem na procissão sendo todas elas pertença da Igreja Nª. Sª. Da Conceição.
Muitas pessoas procuraram este evento para marcarem presença, só elas sabem por qual o motivo/razão.
O tempo esteve excepcional e o decorrer do programa foi pautado pela serenidade e a comunhão/partilha de momentos de interiorização e reflecção.
Muito obrigado à igreja Matriz, bem como ao Sr. Padre Davide, restantes padres e diácono envolvidas nas cerimónias religiosas, bem como a todos os que tornaram possíveis estas imagens.
Obrigado especial à Luísa Silveira pela fotografia e ajuda à produção.
नमस्ते
josé
Sopas na Stª. Casa (Lajes das Flores - Açores)
Sopas da/na Stª. Casa da Misericórdia/Lar de Idosos das Lajes das Flores (Açores).
Por iniciativa de duas funcionárias e logo com o apoio de todos/as colegas e em especial a direção da instituição, foi organizada uma comemoração ao Divino Espírito Santo, que por estas paragens é conhecida como/por Sopas do Espírito Santo.
...bem... e se assim o pensaram... melhor o fizeram.
...nos dias 15 e 16 de Junho de 2013, foi um tal organizar, trabalhar para que tal ideia se transformasse num êxito. E foi mesmo o que aconteceu. O testemunho recolhido a muitas pessoas e as imagens são disso a prova.
A união faz força assim foi o precedente para uma comunhão de gostos, paladares, cheiros, satisfação, etc.
Obrigado a todos os que tornaram possíveis estas imagens em especial a direcção e todo o corpo colaboradores desta instituição, aos intervenientes, e todos os que, de uma forma ou de outra colaboraram para que estas imagens e o vídeo, que em breve será publicado, fossem possíveis.
Agradecimento especial à Luísa pelas fotografias, ajuda e apoio à produção.
Bem-haja a todos
नमस्ते
josé
josé
#6 Cheleiros - Memorial do Convento
Um de oito episódios que nos levam numa viagem pela obra Memorial do Convento, de José Saramago.
É um vale apertado. Para atravessar de Sintra a Mafra, separadas ali pelo Lizandro, há que descer ao fundo da terra e voltar a subir. Toda a imensa pedra que veio de Pero Pinheiro há de por ali ter passado — à custa dos homens, animais e respetivas vidas.
Ficha técnica
Ideia
Alexandra Antunes e Pedro Soares botelho
Textos
Alexandra Antunes, Miguel Morgado, Pedro Soares Botelho e Lusa
Fotografia
Paulo Rascão
Ilustração
Rodrigo Mendes
Vídeo e Edição
Paulo Rascão e Pedro Marques
Mapa
Knightlab, edição de Pedro Soares Botelho
Um projeto desenvolvido pela MadreMedia
Agradecimentos
Fundação José Saramago (Ricardo Viel)
Hemeroteca Municipal de Lisboa (João Oliveira)
Museu de Lisboa — Palácio Pimenta (Paulo Almeida Fernandes)
Escola Secundária José Saramago (Perpétua Franco)
Palácio Nacional de Mafra (Mário Pereira e Fernanda Santos)
Porto Editora (Maria João Sales Machado)
Biblioteca Universitária João Paulo II, UCP (Ana Folque Gouveia, Bruno Marçal e Ricardo Cunha)
Turismo do Município de Loures — Feira Setecentista de Santo Antão do Tojal (Carla Ferreira)
MarmoFervença (José Manuel Coelho e Luís Santos)
Homenagem ao Prof. Joaquim Baptista Roque(1) - 22/Fev./2014
Casa do Cante de Serpa, com o Dr. Paulo Lima e representantes da C.M.Serpa e da Santa Casa da Misericórdia de Serpa.
Grupo Coral Os Camponeses de Vale de Vargo SERPA
Grupo Coral Os Camponeses de Vale de Vargo SERPA, actuação no V Concerto de Natal uma organização Confraria do Cante Alentejano.
8º FESTIVAL ISLÂMICO DE MÉRTOLA 2015
Festival Islâmico de Mértola
Instituto de Implantologia de Lisboa
Fundado em 1996 pelo Professor Doutor João Caramês, o Instituto de Implantologia é uma clínica dentária situada em Lisboa, junto à Praça de Espanha.
Moços do Penedo Gordo (Beja) - É tão grande o Alentejo
Os Moços do Penedo Gordo (Beja) cantam É tão grande o Alentejo na Igreja Da Misericórdia de Beja, num périplo de cinco Igrejas da Cidade de Beja, para assinalar o 5º aniversário da Classificação do Cante como Património Imaterial da Humanidade.
Evento que contou com a participação de dez grupos corais do Concelho.
Iniciativa da Câmara Municipal de Beja e do Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.
Banda Filarmónica da Moita dos Ferreiros - Portugal 2013
A banda a tocar na igreja
da Moita dos Ferreiros, Lourinha, Portugal em 2013
A banda da Moita. The best portuguese band :)