Ensaio dos Lanceiros Negros de Mario Terra
Atividade na Associação Vila Cecília , ensaio dos Lanceiros Negros de Mario Terra
Na sexta -feira um grupo de dança da comunidade Cecília liderada por Mario Terra e Carla Pires,participou em são Lourenço do Acampamento de Cultura Afro 2011 ( contando um pouco da cultura negra ), onde ocorreu palestras e shows, o evento busca o resgate e a participação dos negros nos movimentos da revolução e para isso criou-se um grande fórum na cidade de São Lourenço nos dias 9 ,10 , 11 , onde vários seguimentos e Movimento Negros de várias cidades do Estado participam como por exemplo o movimento Quilombista Contemporâneo, Fórum Social do Movimento Negro de Pelotas ,Associação Comunitária Remanescentes de Quilombo do Moçambique
Clube Sociais Negros,Associação Comunitária Remanescentes de Quilombo do Moçambique, Clube Sociais Negros e outros, o evento conta vários apoiadores como Prefeitura São Lourenço do Sul,Secretaria de Estado do Turismo,Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas Públicas da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Estado do RS ,Conselho Estadual de Saúde -- Comissão de Etnias, Rede Nacional de Controle Social de Saúde da População Negra CUT/RS.
O convite para a participação de Mario Terra e Carla Pires veio atravéz do
IGTF responsável pela produção e por Marcos Araújo que é responsável pela
direção.
Dessa forma os artistas ao comporem as coreografias estão contribuindo para contar um pouco da história da revolução farroupilha e a participação do negro
dentro do contexto real da história.
As atividades ainda se estendem para sábado onde haverá uma apresentações na Cidade de Piratini , neste dia será inaugurado um monumento em homenagem aos Lanceiros Negros, ocorre também a participação da OSPA,e a participação da cantora Loma, cantando ao vivo o tema de apresentação dos lanceiros negros, a peça conta com o apoio de alguns integrantes da comissão de frente da Unidos de Vila Isabel.
Para nós aqui de Viamão fica a dica e o exemplo a seguir, devemos cada vez mais inserir e valorizar a cultura Negra dentro de nossos festivos, por que assim também estaremos valorizando os artistas da nossa terra.
Mário Augusto Pereira Terra è presidente da associação Vila cecília,professor de dança, bailarino e funcionário público federal. Um dos maiores símbolos da paixão pela dança e pioneiro das atividades afro-culturais aqui no município. Mário Terra,como artisticamente chamado, faz da dança o seu estilo de vida. Em meados dos anos 80, quando a Cidade adormecia culturalmente, este negro ativo e de personalidade forte se engajava no movimento Black Power e na luta contra a discriminação racial.
Iniciou seus estudos na área da dança em 1984 com a dança contemporânea, viajando pela dança clássica, Jazz e dança Afro-Brasileira.
Participou de aulas em Salvador, no Balé Folclórico da Bahia e na Universidade Federal da Bahia, tendo adquirido assim mais experiência nos conceito rítmicos, afros e brasileiros.
Realizou em Viamão o primeiro 13 de Maio Não atuando como diretor das apresentações de dança e teatro. Em palco deixou bem claro que essa data não representa nada para comunidade negra.
Nos anos 90 dedica-se totalmente ao trabalho do grupo 4ª Dimensão, Academia Movimento Vida em Porto Alegre, onde atuava como 1º bailarino. Ministra cursos de dança afros em várias cidades do RS, dirige artisticamente o Grupo Cultural de Artes Negra Kizomba, consagra-se como o melhor passista do carnaval de POA, e convidado para ministrar curso de samba em Buenos Aires, na Argentina. Na Unidos de Vila Isabel cria o 1º núcleo cultural dentro de uma escola de samba, com oficinas de dança, música, teatro e capoeira. Mario Terra sempre acha um tempinho para atividades sociais, no final de ano realiza, juntamente com sua esposa Carla Pires, uma grande festa em frente a sua casa, distribuem brinquedos, balas e lazer para as crianças carentes da comunidade. Como show tem que continuar, a Cia de Dança Brazil Estrangeiro na qual Mario Terra coreógrafo e bailarino, apresenta no dia 26 de novembro de 2004, mês da consciência negra ,no Solar dos Câmaras ao lado da Assembléia Legislativa do RGS as 18:30hs os Lanceiros negros da Revolução Farroupilha a história que não contada, um espetáculo de cênico de música, dança e poesia. Imperdível! Assim Mario Terra, um guerreiro urbano afro descendente.