SÃO JOAQUIM SC
CIDADE DE SÃO JOAQUIM É UM SONHO PARA OS AVENTUREIROS DA MOTOCICLETA DO BRASIL INTEIRO, AQUI NESTE PEDACINHO SERRANO ALÉM DO FRIO INTENSO AS ARAUCÁRIA FAZENDAS E MAÇAS FAZ DO PRIMEIRO PASSEIOS UMA SÉRIE DE OUTROS.
São Joaquim é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 28° 17' 38 Sul e a uma longitude 49° 55' 54 Oeste, estando a uma altitude de 1.360 metros. Sua população estimada em 2004 era de 23 114 habitantes. Situada no Planalto Serrano, está localizada a 136 km de Tubarão, 81 km de Lages e 227 km de Florianópolis. A cidade conta com uma grande diversidade étnica, composta principalmente por descendentes de portugueses, alemães, italianos e japoneses. Há também grande parte da população vinda de outros estados, principalmente do Rio Grande do Sul.5
A instalação da 1ª Câmara Municipal foi em 7 de maio de 1887 onde foram eleitos como vereadores Matheus Ribeiro de Sousa, Marcos Batista de Sousa, José Alves de Sá, José Rodrigues de Sousa, João de Deus Pinto de Arruda, Aureliano de Sousa e Oliveira (Neto) e Policarpo José Rodrigues.
Pontos Turísticos
Vinícola Villa Francioni a principal vinícola da cidade, é uma ótima opção de visita e turismo enológico
-Belvedere: escadaria com uma linda vista panorâmica da cidade e dos verdes campos que a circundam, a uma altitude de 1.450m. Acesso pela rua Major Jacinto Goulart;
-Casa da Cultura: na Praça Cesário Amarante. Acervo doado pelo historiador Joaquim Galéte da Silva;
-Cascata do Pirata: cascata com queda livre de 15 metros, no Rio Postinho. Distante 17 Km do centro, sendo 12 Km de asfalto, acesso pela SC 438 em direção a Bom Jardim da Serra. Localiza-se na Fazenda Refúgio do Pirata;
-Exponeve: feira permanente de artesanato e produtos da terra, instalada no pavilhão comercial do Parque Nacional da Maçã. Aberto diariamente para visitação e comercialização dos produtos, a partir das 09:00 horas;
-Igreja Matriz: localizada na Praça João Ribeiro, totalmente construída em pedra basalto, tirada dos morros próximos e trazidas em carros-de-boi. Sua construção teve início em 1918 e foi inaugurada em 1935. Apresenta esculturas de profetas bíblicos e de Adão e Eva, na parte externa da Igreja;
-Monumento Manoel Joaquim Pinto: obra de autoria do escultor Élson Kiotaka Outuki, onde destaca o ciclo histórico, econômico e cultural da fundação de São Joaquim, pelo bandeirante paulista Manoel Joaquim Pinto, de 1887 até os tempos atuais. Localizado na Praça João Ribeiro, anexo a Prefeitura Municipal;
-Museu de Artes de São Joaquim: acervo com obras de artistas como Martinho de Haro, Rodrigo de Haro, Tereza Martorano, Yolanda Bathke, Suzana Scóss Bianchini entre outros;
-Florada das Cerejeiras: ocorre ao final do inverno e inicio da Primavera, conferindo uma beleza impar a cidade. Existe várias cerejeiras pelo município, porém o maior conjunto delas encontra-se na EPAGRI.
-Museu Histórico Municipal: espaço de Assis Chateaubriand. Retrospectiva de São Joaquim e acervo histórico.
-Museu ao ar livre: ciclo madeireiro, colonizadores e tropeirismo. Exposições temáticas de resgate da memória do município. Rua Major Jacinto Goulart, 168;
-Parque Nacional da Maçã: com 214 mil m2, localiza-se a 2 Km do Centro. Possui áreas para camping, cancha de laço, pavilhões de exposições e palco para shows. No local são realizados feiras e leilões agropecuários e a famosa Festa Nacional da Maçã;
-Pesque e Pague Capão da Lagoa: artesanal no sistema pesque e pague. Sua infra-estrutura dispõe de restaurante e área de lazer com churrasqueiras. Localizado na estrada do Luizinho, a 7 Km da cidade.
-Snow Valley: com trilhas ladeadas de xaxins gigantes, as caminhadas conduzem a uma típica floresta serrana, rica em fauna e flora. Possui cascatas de até 6 andares de altura, pontes rústicas, além de um saudável ar puro. Às margens da SC 438, distante 10 Km da cidade, em direção à Serra do Rio do Rastro.
-Epagri: Possui um belo lago e várias cerejeiras ao seu redor. Pés de maçãs também são encontrados no local, formando um belo local para se visitar e admirar.
EVANDRO: XT660
São Joaquim - Santa Catarina
São Joaquim é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.
A cidade conta com uma grande diversidade étnica, composta principalmente por descendentes de portugueses, alemães, italianos e japoneses.
A economia do município teve grande impulso com a cultura de frutas de clima temperado, como a maçã, iniciada na década de 1970. Hoje, São Joaquim é o maior produtor da fruta no Estado,e um dos maiores produtores do Brasil, contando com mais de 1000 pequenos produtores. O turismo também é importante para a cidade, por conta do clima frio e da possibilidade de precipitações de neve, algo inexistente em grande parte do Brasil. O município vem se destacando também pelos vinhos de altitude que estão alcançando nível internacional tais como: Villa Francioni, Sanjo , Quinta da Neve, Quinta da Santa Maria, Suzin, Pericó, entre outros.
Pontos turísticos
- Vinícola Villa Francioni: a principal vinícola da cidade.
- Belvedere: escadaria com uma linda vista panorâmica da cidade e dos verdes campos que a circundam.
- Casa da Cultura: na Praça Cesário Amarante.
- Cascata do Pirata: cascata com queda livre de 15 metros, no Rio Postinho, distante 17 quilômetros do centro; localiza-se na Fazenda Refúgio do Pirata.
- Exponeve: feira permanente de artesanato e produtos da terra, instalada no pavilhão comercial do Parque Nacional da Maçã.
- Igreja matriz: localizada na Praça João Ribeiro, totalmente construída em pedra basalto; apresenta esculturas de profetas bíblicos e de Adão e Eva na parte externa da igreja
- Monumento Manoel Joaquim Pinto: obra de autoria do escultor Élson Kiotaka Outuki, que destaca o ciclo histórico, econômico e cultural da fundação de São Joaquim pelo bandeirante paulista Manuel Joaquim Pinto; localizado na Praça João Ribeiro, anexo à prefeitura municipal.
- Museu de Artes de São Joaquim: acervo com obras de artistas como Martinho de Haro, Rodrigo de Haro, Tereza Martorano, Yolanda Bathke e Suzana Scóss Bianchini entre outros.
-Florada das Cerejeiras: ocorre ao final do inverno e inicio da primavera, conferindo uma beleza ímpar a cidade; existem várias cerejeiras pelo município, porém o maior conjunto delas encontra-se na EPAGRI.
- Museu Histórico Municipal: espaço de Assis Chateaubriand, com retrospectiva de São Joaquim e acervo histórico.
- Museu ao ar livre: ciclo madeireiro, colonizadores e tropeirismo com exposições temáticas de resgate da memória do município; na rua Major Jacinto Goulart, 168.
- Parque Nacional da Maçã: com 214 mil metros quadrados, localiza-se a dois quilômetros do centro; possui áreas para camping, cancha de laço, pavilhões de exposições e palco para shows; no local são realizados feiras e leilões agropecuários e a famosa Festa Nacional da Maçã.
- Pesque e Pague Capão da Lagoa: artesanal no sistema pesque-pague; sua infraestrutura dispõe de restaurante e área de lazer com churrasqueiras; localizado na estrada do Luizinho, a sete quilômetros da cidade.
- Snow Valley: criado por um casal de estadunidenses, o local é administrado hoje pelos seus filhos; com trilhas ladeadas de xaxins gigantes, as caminhadas conduzem a uma típica floresta serrana, rica em fauna e flora; possui cascatas de até seis andares de altura, pontes rústicas, além de um saudável ar puro; localizado às margens da SC-438, distante dez quilômetros da cidade, em direção à Serra do Rio do Rastro.
- Epagri: possui um belo lago e várias cerejeiras ao seu redor; pés de maçãs também são encontrados no local, formando um belo local para se visitar e admirar.
Clima - O clima do município é temperado marítimo (Cfb), com verões frescos e baixas temperaturas no inverno e precipitações bem distribuídas ao longo ano, sem a existência de uma estação seca. Juntamente com Urupema e Bom Jardim da Serra, no mesmo estado, e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, São Joaquim é considerada a cidade mais fria do Brasil (perde para Urupema e Bom Jardim nas mínimas absolutas). Durante os meses de inverno, é comum a ocorrência de geadas - todos os meses estão sujeitos ao fenômeno, sendo mais comum de março a novembro, com uma média de 86 dias por ano.
Ocasionalmente, nos dias de frio mais intenso, ocorrem precipitações sob a forma de neve. No entanto, esta não aparece muitas vezes ao ano, com média de 5 a 7 dias na região em invernos normais, sendo poucas vezes intensa, pois a latitude da cidade é relativamente baixa para propiciar precipitações nivais mais abundantes e com maior frequência. Nos invernos de 1990 e 2013 foram registrados 12 dias com neve na região, com grande acúmulo em alguns dias. A neve já foi registrada de abril a outubro, tendo a mais precoce ocorrido nos dias 16 e 17 de abril de 1999 e a mais tardia no dia 3 de outubro do mesmo ano, no distrito do Cruzeiro (na cidade foi em 30 de setembro de 1980). O período mais favorável é em julho e agosto.
Referência para o texto: Wikipédia.
Homenagem Póstuma a Magalhaes Barata
3º Jogo - Capão Alto X Urupema
4ª Copa AMURES Ginásio Ademar Garrincha em Correia Pinto. Só aqui no Canal Fan.
Ficam expressamente proibidos download, cópia ou reprodução deste material. - Facebook:
Site:
canalfan.com.br
- Whatsapp:
049 8837 5606 (envie uma mensagem)
- Aplicativo:
CONHECENDO O CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS - PARTE 2 - vlog renanmvc
✅ INSCREVA-SE:
########## LEIA ATÉ O FINAL ##########
Para mais informações:
Palácio dos Leões:
Palácio de La Ravardière:
Palácio Clóvis Beviláqua:
Igreja da Sé, (Catedral Metropolitana):
########## SOCIAL MEDIA ##########
●● ●●
●YOUTUBE:
●INSTAGRAM:
●TWITTER:
●FACEBOOK:
●VIMEO:
Basílica do Bom Jesus em Goa - Ensina RTP
Veja o vídeo completo em:
RTP. Sempre Ligados
Banda De musica de Ouro Preto 2
Constituição Federal Completa e atualizada - 10 Horas de Audio
Constituição Federal Completa e atualizada - 10 Horas de Audio
Veja mais ---)
Constituição Federal Completa
Lei 8112 - Lei do Servidor Público
Lei 8666 - Lei das Licitações
Fonte da Legislação:
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
PREÂMBULO
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
TÍTULO I
Dos Princípios Fundamentais
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; (Vide Lei nº 13.874, de 2019)
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
I - independência nacional;
II - prevalência dos direitos humanos;
III - autodeterminação dos povos;
IV - não-intervenção;
V - igualdade entre os Estados;
VI - defesa da paz;
VII - solução pacífica dos conflitos;
VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X - concessão de asilo político.
Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
#ConstituiçãoFederalestudar
#ConstituiçãoFederalparaconcursos
#ConstituiçãoFederalde1988
#ConstituiçãoFederalemaudio
#ConstituiçãoFederalCompleta
#constituiçãofederalparaconcursos
#ConstituiçãoFederalde1988educação
#ConstituiçãoFederalde1988audio
#constituiçãolegendada
#constituiçãofederallegendada
#ConstituiçãoFederalcomentada
#ConstituiçãoFederalcompilada
#ConstituiçãoFederalatualizada
#ConstituiçãoFederalfalada
TV Senado ao vivo - Sessão Deliberativa