MÁRIO CRAVO-(CRISTO)MEMÓRIA EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA.
INSCREVA-SE E DEIXA COMENTÁRIOS.
PROJETO INDIOS
Este vídeo tem por objetivo divulgar a luta de um grupo de descendentes dos indios Mongoió. A etnia que tinha suas terras onde hoje é o bairro Cruzeiro, em Vitoria da Conquista Ba., estão pleiteando junto à prefeitura da cidade para que o local onde hoje existe um monumento com um crucifixo gigante seja cedido para que instalem de volta sua aldeia, massacrada a mais de duzentos anos por colonizadores da região. No vídeo, o cacique da tribo e outro Tupinambá que explicam a reivindicação.
POESIA REPETIDA-A BABÁRIE(vitória da conquista)
ESSA É A MOLECADA DA BANDA EM UMA DE NOSSAS MUSICAS DE TRABALHO..
[HR4] - Monumento aos mortos e desaparecidos políticos da Bahia
Entrevista com o prof. Rui Medeiros, que fiz aproveitando a visita à Vitória da Conquista (BA) para participar de uma banca. Esse vídeo não seria possível sem o apoio da Maria Cristina Dantas Pina e da Edinalva P. Aguiar. O thumbnail, como sempre, é colaboração do Wagner.
EX APARECIDA DE GOIÂNIA-GO - 19 DE ABRIL 2015 / DIA DO ÍNDIO
Registros dia 19/04/2015.
Produzido dia 20/04/2015.
CEMITÉRIO DAS FLORES(LAGOA DE PEDRA-CASINHAS) O 1º TÚMULO DA CARIDADE
A História do Brasil: A Terra e o DNA Brasileiros
Apoie o canal:
Instagram:
Twitter:
Essa é a história do Brasil como você nunca viu: do surgimento dos primeiros índios americanos ao Descobrimento do Brasil pelos Portugueses; as principais batalhas que formaram o quinto maior país do mundo estão aqui: a Batalha do Rio de Janeiro contra os franceses (Batalha da Guanabara), a Batalhas dos Guararapes contra os holandeses e a Guerra do Paraguai; das Capitanias Hereditárias ao Governo-Geral.
Da Inconfidência Mineira até a Independência do Brasil e a criação do Império do Brasil (Primeiro e Segundo Reinado), encerrando seu legado na Proclamação da República de 1889, com o surgimento da República Velha terminando na Era Vargas: uma épica história de lutas e conquistas que portugueses, brasileiros e índios devem se orgulhar e preservar como sua herança histórica. #historiadobrasil
Referências:
Conhecendo as raízes do Brasil:
O Império Marítimo Português, por Charles Boxer:
Os Discursos do Descobrimento:
Guerras e Invasões indígenas pré-colonização:
Escravidão entre indígenas:
Enciclopédia Britânica sobre D. Pedro II:
Estudo sobre o DNA brasileiro (BR) :
Estudo Completo do DNA Brasileiro, 2011 (Inglês:)
Estudo do DNA Brasileiro, 2009 (Inglês):
Impacto do Império Britânico nas colônias:
Atraso cultural britânico na Era dos Descobrimentos:
Exterminação dos aborígenes na Austrália:
Austrália como colônia penal britânica:
30 milhões de indianos mortos sob domínio britânico:
___
Créditos:
Musics
Music Provided By: Mediacharger:
Music Created By : Random Mind
Song Title: The Old Tower Inn
Credit link:
Creative Commons: Attribution
Music provided by No Copyright Music:
Music used: Dragon War by Makai Symphony
Licensed under Creative Commons Attribution 3.0
Music provided by Royalty Free Music:
Music used: For You King by Ender Güney
Licensed under Creative Commons Attribution 3.0
Music provided by Royalty Free Music:
Music used: Life by Ender Güney
Licensed under Creative Commons Attribution 3.0
Music provided by No Copyright Music:
Music used: Human Planet by Ender Güney
Licensed under Creative Commons Attribution 3.0
Title: Village Consort
Genre: Country & Folk
Mood: Dramatic (
Music provided by No Copyright Music:
Music used: Odin by Evan King
Licensed under Creative Commons Attribution 4.0
The Red Fox Tavern, by Curran Son:
Sound FX
Audio Productions:
AR Sound Effects:
HQ Sound effects // no copyright:
Sound laboratory:
Brand Name Audio:
All Sounds:
AR Sounds:
Audio Productions:
Sailing Down Wind - No Copyright Sound Effects - Audio Library
__
Graphics FX:
Effects: Used respectively under a Creative Commons 0 License.
BestGreenScreen:
Lý Phan VFX :
CINE 24 VFX:
wrestling realy:
AHK Tech:
Crossover.fr:
J STUDIO:
stephen recommends:
Keen Entertainment :
Nathan Silva:
CC BY-SA 3.0: no background
337 A FORTALEZA DE DAMÃO E OS ÚLTIMOS ILUSTRES DAMANENSES GALERIA DOS GOESES ILUSTRES
A “Praça-Forte de Damäo” localizava-se na margem esquerda do rio Damanganga, na cidade, distrito e concelho de Daman, no território da União de Daman & Diu, na Índia.
Na costa do golfo de Cambaia, o distrito de Damão era constituído pelos concelhos de Damão, Nagar-Aveli e Dadrá. O antigo concelho de Damão era constituído pelas freguesias de Damão Grande (Moti Daman), Damão Pequeno (Nani Daman) e Sé.
História
O primeiro contato dos portugueses com Damão deu-se em 1523, quando ali aportaram os navios de Diogo de Melo, colhidos por um violento temporal quando em trânsito para Ormuz.
Em 1534, o Governador da Índia, D. Nuno da Cunha (1529-1538), enviou António Silveira arrasar os baluartes islâmicos de Damão, uma vez que ali se situavam os estaleiros e os armazéns necessários ao aparelhamento das frotas islâmicas que combatiam as armadas portuguesas. Também foi enviado a Damão o capitão-mor Martim Afonso de Sousa, com a mesma comissão, assim fixada por CASTANHEDA:
Entregue Martim afonso de sousa da armada, partiose pera a vila de Damão, & leuaua trinta & cinco velas, em qve yrião seysencentos Soldados, & coesta frota chegou a Damão, hum lugar do reyno de Cambaya, situdo na ponta da sua enseada da banda do Sul por hu rio acima õde el rey de Cãbaya tinha hua fortaleza forte & bem artilhada, quadrada, & em cada quadra hu baluarte, & tinha hua sô porta. E sabedo ho capitaõ dela, que era Turco, a yda de Martim afono queymou ho lugar, & destruyo tudo ao derredor, & recolheo a gente na fortaleza (...) & estauã todos muito confiados de poderem defender aquela fortaleza ao gouernador da Índia, quãto mays a Martim afonso, que sabião q leuaua pouca gente (...) (De como Martim afonso de sousa tomou a vila de Damão. In: CASTANHEDA, Fernão Lopes de. História do Descobrimento e Conquista da Índia, livro VIII, cap. LXXXII, 1561)
Depois do duro combate, conclui CASTANHEDA:
(...) E roubada a fortaleza, deteuese Martim afonso tres dias em a derribar e arrasar, que parecia que ña esteuera aly, & daqui foy correndo a costa ate Diu, & coesta vitoria lhe ouuerão os mouros grande medo, & el rey de Cãbaya a sintio muyto. (Op. cit.)
Damão foi cedida aos portugueses pelo Sultão do Gujarate em 1558, sendo Governador da Índia Portuguesa o Vice-rei D. Constantino de Bragança (1558-1561), que dali teve de desalojar mercenários abissínios, os Siddis (1559).
A zona de Damão Pequeno, na margem direita do rio, foi ocupada em 1614.
Em 18-19 de dezembro de 1961 a intervenção militar das forças armadas da União Indiana (Operação Vijay), anexou Goa, Damão e Diu à Índia.
A fortificação portuguesa
Consolidada a ocupação da cidade a partir de 1559, conservando a primitiva fortificação islâmica em seu interior, os Portugueses iniciaram a construção de uma cerca envolvente, reforçada por dez baluartes em forma de espigão. Ainda incompleta em 1582, no século XVII atingia a extensão de 2.000 metros.
A defesa da praça era complementada pelos fortes de São Jerónimo (Damão Pequeno), de São Gens, de Trapor, de Sirgão e de Maim.
Aqui serviu, por um curto período em fins do século XVIII, o poeta português Manuel Maria Barbosa du Bocage.
A fortificação (Fort of Moti Daman) encontra-se classificada como Monumento de Importância Nacional pelo Archaeological Survey of India com a referência N-DD-2.
Chegou aos nossos dias, a maior parte conservada na sua forma original.
Hoje em dia a maioria dos escritórios do governo municipais está situada dentro deste forte.
em Fortalezas.org
Raízes - A história do Espírito Santo - Episódio 3 - A Formação da Identidade Capixaba
No segundo episódio de RAÍZES, nós conheçemos mais dos costumes indígenas do Espírito Santo, falamos sobre os botocudos e toda a sua selvageria e da relação entre portugueses e índios.
Agora, o batismo da terra, os primeiros colonizadores formados por ex criminosos em sua maioria, as primeiras construções, o tráfico dos primeiros escravos e as difíceis tarefas de cultivar o solo e conquistar os nativo, além da fundação de Vitória e da chegada dos Jesuítas e do franciscano Pedro Palácios, frei fundador do Santuário da Penha, principal monumento religioso do Espírito Santo são assuntos contados por Vasco no terceiro episódio de RAÍZES.
Vasco também descobriu como e porque os portugueses vieram parar no Espírito Santo. Dom João III resolveu dividir o Brasil em capitanias hereditárias, já que a coroa portuguesa não tinha dinheiro, nem gente suficiente para povoar o Brasil e desenvolver o Brasil e nomeou Vasco Fernandes Coutinho como um dos donatários e representar o rei.
Para comandar o Espírito Santo, Vasco Coutinho enfrentou uma viagem que durou cerca de dois meses em alto mar, sujeito a calmarias que eram um pavor para os navegantes. Calcula-se que seriam cerca de sessenta pessoas e, possivelmente, todos homens.
Em meio às sessenta pessoas embarcadas havia muitos degredados, que eram criminosos que vieram cumprir pena no Brasil, por crimes cometidos em Portugal.
Vasco Fernandes Coutinho batizou nosso estado de Espírito Santo porque no dia 23 de maio de 1535 foi um domingo e era o domingo de pentecostes, o dia do Espírito Santo, por isso no nome.
Outro assunto abordado no terceiro capítulo são os primeiros capixabas, mulheres e homens nascidos aqui. Os colonos portugueses chegavam aqui e mantinham relações com as índias. Dessa relação, nasceram muitos filhos que eram chamados de caboclos. Foram os primeiros capixabas.
A partir de 1550, chegam os Jesuítas para ocupar o espaço onde hoje é o palácio Anchieta. Os primeiros Jesuítas chegaram ao Espírito Santo em 1551. Eram eles, o Padre Afonso Brás e o Irmão Simão Gonçalves. Posteriormente vieram Padre Brás Lourenço, Padre Manoel Paiva, Padre Pedro Gonçalves, Padre José de Anchieta, Padre Leonardo Nunes, Padre Diogo Jácome, Padre Diogo Fernandes, Padre Manoel Dias, etc.
Os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.
Fundaram e sustentaram escolas e aldeamentos em vários lugares do Espírito Santo, usaram a língua tupi-guarani e iniciaram a catequização junto às tribos indígenas aqui existentes. Sendo o início da igreja no Espírito Santo.
Os jesuítas permaneceram como mentores da educação brasileira até 1759, quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por decisão de Sebastião José de Carvalho, o marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1751 a 1777.
No momento da expulsão os jesuítas tinham 25 residências, 36 missões e 17 colégios e seminários, além de seminários menores e escolas de primeiras letras instaladas em todas as cidades onde havia casas da Companhia de Jesus. A educação brasileira, com isso, vivenciou uma grande ruptura histórica num processo já implantado e consolidado como modelo educacional.
Resumindo: Os Jesuítas vieram para catequisar os índios, construíram escolas, casas e fazendas para garantir a sobrevivência, enquanto os portugueses construíram engenhos para produzir açúcar e vender para Europa. Já a história da colonização e nossas heroínas você vai conhecer no quarto episódio!
TV GAZETA ES
Vitória Antiga (Fotos Aéreas I) Fábio Pirajá
Edição e Direção: Fábio Pirajá
Fotos: Arquivos Municipal e Estadual e Paulo Bonino (fotógrafo)
Músicas:
- Quem vem pra beira do mar com Aracy de Almeida & Poly e seu Conjunto
ACESSE: locutor.info
TUDO SOBRE A HISTÓRIA DO RÁDIO
#ViaSergipe - Conjunto Residencial Senador José Eduardo Dutra // Governo de Sergipe
#ViaSergipe: Ter uma casa própria é uma realização de um sonho para muitas famílias.
E foi isso que o governador Jackson Barreto fez ontem no bairro Porto D’anta, onde entregou 580 casas, através do programa Pró-Moradia, para a população aracajuana que vivia situação de vulnerabilidade. São 551 unidades habitacionais padrão e 29 adaptadas para pessoas com deficiência.
Confira a alegria de Dona Maria de Lourdes e Antônio Lisboa que receberam a sua casa própria.
__
Siga o Governo de Sergipe nas redes sociais:
Site:
Facebook:
Twitter:
Instagram:
20 DE NOVEMBRO MOVIMENTO PUNK APOIA O MOV. NEGRO
20 de Novembro de 2007 no Vão Livre do MASP-(Av. Paulista), dá-se ínicio a 4° Marcha da Consciência Negra em homenagem ao nosso líder negro ZUMBI dos PALMARES. A Marcha tem como intuito reivindicar melhores condições de vida para toda a população afro-indígena descendente. População essa que além de possuir um histórico de escravidão não reparado pelos poderes públicos, ainda sente na pele vestígios de uma sociedade ipócrita e não igualitária, que infelizmente até mesmo nos dias atuais excluem descaradamente os nossos negros e índios do setor de trabalho convencional ou artístico, empresas, mídia, tv, cinema, publicidade, moda etc.
Pelo pouco que pude perceber, a população negra não quer revolução, conflito, confusão ... querem apenas oportunidades de trabalho dígno, um respeito pelo sua estética exótica e diferenciada da raça branca. Estética essa que se apresenta em cabelos black power, rastafari, dread looks, tranças nagô dentre outras. Não admitir um funcionário em sua empresa devido ao mesmo possuir um visual característico da estética negra, também é racismo, crime inafiançavel. É por esse e muitos outros motivos que as cotas nas Faculdades para negros , índios e brancos pobres, se faz mais que necessárias para que os nossos irmãos afro-descendentes estejam mais preparados para assumirem posições de destaque em nossa sociedade, e assim possam falar com mais segurança de igual para igual com o homem branco. Já é uma grande vitória para a raça negra ter conquistado no dia 20 de novembro feriado em três das principais cidades brasileiras: Salvador-Ba, Rio de Janeiro-RJ e agora São Paulo-SP. Espero que esse texto simples, possa lhes ter feito refletir um pouco sobre a sua atitude como contratante e como cidadão!
Já dizia o compositor popular: Toda cor é a mesma diante da luz!!!
55(071) 8701-3642
55(071) 3489-0822
55(011) 9208-5540
BEIJOS NAGÔ WORLD!!
Beijos Nagô World!!!
INAUGURAÇÃO MONUMENTO DA BÍBLIA 2003 Palavra final Pr Joaquim IEQ
Catedral Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo
Personalidades, especialistas em saúde de todas as áreas, culinária, artesanato, matérias sobre os mais diversos assuntos, sempre visando a qualidade de vida das famílias brasileiras, você vê no Vida Melhor, com a apresentadora Cláudia Tenório.
Vida Melhor é ao vivo, de segunda à sexta-feira para todo o país.
Mas, se você perdeu algum programa não se preocupe! Reveja o que foi destaque em nossa galeria de vídeos aqui no YouTube! youtube.com/pgmvidamelhor
Você também pode participar por e-mail, escreva para vidamelhor@redevida.com.br
Não esqueça, 12h30 a Claudia te espera ao vivo no Vida Melhor! REDEVIDA, O Canal da Família.
Sintonize: redevida.com.br/cobertura.asp
redevida.com.br/programa/vidamelhor
claudiatenorio.blogspot.com.br
claudiatenorio.com.br
Programa exibido dia 19/07/12
Um pouco do restou do patrimônio histórico de Brumado.
O vídeo mostra alguns dos poucos casarões, sobrados, construções históricas que ainda restam e algumas das muitas riquezas naturais inexploradas do município. Ao que tudo indica boa parte dessas riquesas so ficaram gravados mesmo na nossa memória caso não se tomem medidas conscientes, Dessa forma poderá preservar a prova física da nossa rica e pouco conhecida história!! Algumas fotos foram pegas da internet.
Visita ao Museu Regional De Vitoria da Conquista - Bahia - Junho de 2014
Visita Ao Museu Regional De Vitória Da Conquista - Bahia
Saiba mais sobre o trabalho do escultor Vanzetti
Na segunda reportagem da série Escultores, nós vamos conhecer hoje o trabalho de um ítalo-brasileiro que se radicou em Varginha. Dentre as suas especialidades está a restauração de imagens religiosas. (Jornal Cidade, 20 de novembro de 2013)
Assaltantes morrem em troca de tiros com policiais
Dois assaltantes foram mortos após uma intensa troca de tiros na divisa de município entre Londrina e Cambé, na noite deste domingo (20), por volta das 22h30.
A situação começou no centro da cidade de Londrina, na Avenida Higienópolis, quando o piloto Alexandre Reis de Souza parou seu veículo Honda Civic para entregar um presente de casamento a uma amiga. Dois marginais que estavam próximos deram voz de assalto e renderam Alexandre, sua esposa e a amiga recém casada. Os três foram colocados no banco de trás e tiveram que permanecer abaixados. Os assaltantes levaram o veículo em direção à Zona Norte da cidade, passaram pela Avenida Saul Elkind e seguiram pela Estrada da Perobinha, que liga Londrina a Cambém, onde atolaram o carro. Eles desceram do veículo e abandonaram os reféns.
Dois comparsas já aguardavam em duas motos, e deram fuga aos dois assaltantes. Uma das motos acabou encontrando uma viatura da Rotam na estrada e começou a atirar contra a guarnição dos policias que revidaram. Os assaltantes acabaram baleados e morreram antes da chegada do Siate.
uma apresentaçao do descobrimento do Brasil
Vlog descendo a ladeira da jurema Vitória da conquista BA