São Joaquim - Santa Catarina
São Joaquim é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.
A cidade conta com uma grande diversidade étnica, composta principalmente por descendentes de portugueses, alemães, italianos e japoneses.
A economia do município teve grande impulso com a cultura de frutas de clima temperado, como a maçã, iniciada na década de 1970. Hoje, São Joaquim é o maior produtor da fruta no Estado,e um dos maiores produtores do Brasil, contando com mais de 1000 pequenos produtores. O turismo também é importante para a cidade, por conta do clima frio e da possibilidade de precipitações de neve, algo inexistente em grande parte do Brasil. O município vem se destacando também pelos vinhos de altitude que estão alcançando nível internacional tais como: Villa Francioni, Sanjo , Quinta da Neve, Quinta da Santa Maria, Suzin, Pericó, entre outros.
Pontos turísticos
- Vinícola Villa Francioni: a principal vinícola da cidade.
- Belvedere: escadaria com uma linda vista panorâmica da cidade e dos verdes campos que a circundam.
- Casa da Cultura: na Praça Cesário Amarante.
- Cascata do Pirata: cascata com queda livre de 15 metros, no Rio Postinho, distante 17 quilômetros do centro; localiza-se na Fazenda Refúgio do Pirata.
- Exponeve: feira permanente de artesanato e produtos da terra, instalada no pavilhão comercial do Parque Nacional da Maçã.
- Igreja matriz: localizada na Praça João Ribeiro, totalmente construída em pedra basalto; apresenta esculturas de profetas bíblicos e de Adão e Eva na parte externa da igreja
- Monumento Manoel Joaquim Pinto: obra de autoria do escultor Élson Kiotaka Outuki, que destaca o ciclo histórico, econômico e cultural da fundação de São Joaquim pelo bandeirante paulista Manuel Joaquim Pinto; localizado na Praça João Ribeiro, anexo à prefeitura municipal.
- Museu de Artes de São Joaquim: acervo com obras de artistas como Martinho de Haro, Rodrigo de Haro, Tereza Martorano, Yolanda Bathke e Suzana Scóss Bianchini entre outros.
-Florada das Cerejeiras: ocorre ao final do inverno e inicio da primavera, conferindo uma beleza ímpar a cidade; existem várias cerejeiras pelo município, porém o maior conjunto delas encontra-se na EPAGRI.
- Museu Histórico Municipal: espaço de Assis Chateaubriand, com retrospectiva de São Joaquim e acervo histórico.
- Museu ao ar livre: ciclo madeireiro, colonizadores e tropeirismo com exposições temáticas de resgate da memória do município; na rua Major Jacinto Goulart, 168.
- Parque Nacional da Maçã: com 214 mil metros quadrados, localiza-se a dois quilômetros do centro; possui áreas para camping, cancha de laço, pavilhões de exposições e palco para shows; no local são realizados feiras e leilões agropecuários e a famosa Festa Nacional da Maçã.
- Pesque e Pague Capão da Lagoa: artesanal no sistema pesque-pague; sua infraestrutura dispõe de restaurante e área de lazer com churrasqueiras; localizado na estrada do Luizinho, a sete quilômetros da cidade.
- Snow Valley: criado por um casal de estadunidenses, o local é administrado hoje pelos seus filhos; com trilhas ladeadas de xaxins gigantes, as caminhadas conduzem a uma típica floresta serrana, rica em fauna e flora; possui cascatas de até seis andares de altura, pontes rústicas, além de um saudável ar puro; localizado às margens da SC-438, distante dez quilômetros da cidade, em direção à Serra do Rio do Rastro.
- Epagri: possui um belo lago e várias cerejeiras ao seu redor; pés de maçãs também são encontrados no local, formando um belo local para se visitar e admirar.
Clima - O clima do município é temperado marítimo (Cfb), com verões frescos e baixas temperaturas no inverno e precipitações bem distribuídas ao longo ano, sem a existência de uma estação seca. Juntamente com Urupema e Bom Jardim da Serra, no mesmo estado, e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, São Joaquim é considerada a cidade mais fria do Brasil (perde para Urupema e Bom Jardim nas mínimas absolutas). Durante os meses de inverno, é comum a ocorrência de geadas - todos os meses estão sujeitos ao fenômeno, sendo mais comum de março a novembro, com uma média de 86 dias por ano.
Ocasionalmente, nos dias de frio mais intenso, ocorrem precipitações sob a forma de neve. No entanto, esta não aparece muitas vezes ao ano, com média de 5 a 7 dias na região em invernos normais, sendo poucas vezes intensa, pois a latitude da cidade é relativamente baixa para propiciar precipitações nivais mais abundantes e com maior frequência. Nos invernos de 1990 e 2013 foram registrados 12 dias com neve na região, com grande acúmulo em alguns dias. A neve já foi registrada de abril a outubro, tendo a mais precoce ocorrido nos dias 16 e 17 de abril de 1999 e a mais tardia no dia 3 de outubro do mesmo ano, no distrito do Cruzeiro (na cidade foi em 30 de setembro de 1980). O período mais favorável é em julho e agosto.
Referência para o texto: Wikipédia.
SÃO JOAQUIM SC
CIDADE DE SÃO JOAQUIM É UM SONHO PARA OS AVENTUREIROS DA MOTOCICLETA DO BRASIL INTEIRO, AQUI NESTE PEDACINHO SERRANO ALÉM DO FRIO INTENSO AS ARAUCÁRIA FAZENDAS E MAÇAS FAZ DO PRIMEIRO PASSEIOS UMA SÉRIE DE OUTROS.
São Joaquim é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 28° 17' 38 Sul e a uma longitude 49° 55' 54 Oeste, estando a uma altitude de 1.360 metros. Sua população estimada em 2004 era de 23 114 habitantes. Situada no Planalto Serrano, está localizada a 136 km de Tubarão, 81 km de Lages e 227 km de Florianópolis. A cidade conta com uma grande diversidade étnica, composta principalmente por descendentes de portugueses, alemães, italianos e japoneses. Há também grande parte da população vinda de outros estados, principalmente do Rio Grande do Sul.5
A instalação da 1ª Câmara Municipal foi em 7 de maio de 1887 onde foram eleitos como vereadores Matheus Ribeiro de Sousa, Marcos Batista de Sousa, José Alves de Sá, José Rodrigues de Sousa, João de Deus Pinto de Arruda, Aureliano de Sousa e Oliveira (Neto) e Policarpo José Rodrigues.
Pontos Turísticos
Vinícola Villa Francioni a principal vinícola da cidade, é uma ótima opção de visita e turismo enológico
-Belvedere: escadaria com uma linda vista panorâmica da cidade e dos verdes campos que a circundam, a uma altitude de 1.450m. Acesso pela rua Major Jacinto Goulart;
-Casa da Cultura: na Praça Cesário Amarante. Acervo doado pelo historiador Joaquim Galéte da Silva;
-Cascata do Pirata: cascata com queda livre de 15 metros, no Rio Postinho. Distante 17 Km do centro, sendo 12 Km de asfalto, acesso pela SC 438 em direção a Bom Jardim da Serra. Localiza-se na Fazenda Refúgio do Pirata;
-Exponeve: feira permanente de artesanato e produtos da terra, instalada no pavilhão comercial do Parque Nacional da Maçã. Aberto diariamente para visitação e comercialização dos produtos, a partir das 09:00 horas;
-Igreja Matriz: localizada na Praça João Ribeiro, totalmente construída em pedra basalto, tirada dos morros próximos e trazidas em carros-de-boi. Sua construção teve início em 1918 e foi inaugurada em 1935. Apresenta esculturas de profetas bíblicos e de Adão e Eva, na parte externa da Igreja;
-Monumento Manoel Joaquim Pinto: obra de autoria do escultor Élson Kiotaka Outuki, onde destaca o ciclo histórico, econômico e cultural da fundação de São Joaquim, pelo bandeirante paulista Manoel Joaquim Pinto, de 1887 até os tempos atuais. Localizado na Praça João Ribeiro, anexo a Prefeitura Municipal;
-Museu de Artes de São Joaquim: acervo com obras de artistas como Martinho de Haro, Rodrigo de Haro, Tereza Martorano, Yolanda Bathke, Suzana Scóss Bianchini entre outros;
-Florada das Cerejeiras: ocorre ao final do inverno e inicio da Primavera, conferindo uma beleza impar a cidade. Existe várias cerejeiras pelo município, porém o maior conjunto delas encontra-se na EPAGRI.
-Museu Histórico Municipal: espaço de Assis Chateaubriand. Retrospectiva de São Joaquim e acervo histórico.
-Museu ao ar livre: ciclo madeireiro, colonizadores e tropeirismo. Exposições temáticas de resgate da memória do município. Rua Major Jacinto Goulart, 168;
-Parque Nacional da Maçã: com 214 mil m2, localiza-se a 2 Km do Centro. Possui áreas para camping, cancha de laço, pavilhões de exposições e palco para shows. No local são realizados feiras e leilões agropecuários e a famosa Festa Nacional da Maçã;
-Pesque e Pague Capão da Lagoa: artesanal no sistema pesque e pague. Sua infra-estrutura dispõe de restaurante e área de lazer com churrasqueiras. Localizado na estrada do Luizinho, a 7 Km da cidade.
-Snow Valley: com trilhas ladeadas de xaxins gigantes, as caminhadas conduzem a uma típica floresta serrana, rica em fauna e flora. Possui cascatas de até 6 andares de altura, pontes rústicas, além de um saudável ar puro. Às margens da SC 438, distante 10 Km da cidade, em direção à Serra do Rio do Rastro.
-Epagri: Possui um belo lago e várias cerejeiras ao seu redor. Pés de maçãs também são encontrados no local, formando um belo local para se visitar e admirar.
EVANDRO: XT660
Viagem à Serra Catarinense - Urubici/São Joaquim/Urupema - 2017/2019
Pequenos trechos de vídeos registrados em minhas viagens à serra catarinense nos anos de 2017 e 2019, ambos realizados em julho. Em 2019 registrei a temperatura de -5°C e fiquei hospedado a 20km do centro de Urubici e visitei cidades próximas como São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra. O compilado está organizado conforme abaixo:
-------- BOM JARDIM DA SERRA --------
x 00:00 Serra do Rio do Rastro
x 00:48 Cachoeira do Monumento aos Tropeiros
x 01:00 Miradouro do Poste 55
x 01:17 Mirante da Serra do Rio do Rastro
x 01:44 Cânion da Ronda
x 01:54 Parque Eólico de Bom Jardim da Serra
--------------- URUBICI -------------
x 02:31 Chalés de Altitude Urubici
x 03:17 Amanhecer na rodovia SC-110
x 03:37 Mirante de Urubici (encoberto pela neblina)
x 04:19 SC-110 em direção ao centro de Urubici
x 05:13 Estrada Geral do Morro da Igreja
x 05:37 Morro da Igreja / Pedra Furada
x 05:51 SC-370 em direção à Serra do Corvo Branco
x 06:06 Serra do Corvo Branco
x 06:47 Gruta Nossa Senhora de Lourdes
x 07:15 Morro do Campestre
x 07:37 Descida do Morro do Campestre
x 07:51 Amanhecer com muita nebulosidade, vento e chance de neve no Chalés de Altitude
x 08:22 Cascata do Avencal (vista inferior)
x 08:42 Cascata do Avencal (vista superior)
x 09:11 Passarela suspensa da Cachoeira do Avencal
x 09:23 Passarela de vidro da Cachoeira do Avencal
x 09:52 Trilha da Cachoeira da Neve / Cachoeira das Aracaucárias
x 10:30 Cachoeira da Neve
x 11:17 SC-370 em direção à Estrada Geral do Morro da Igreja
x 11:43 Cascata Véu da Noiva
x 12:10 Entrada das Inscrições Rupestres (Guardião do Avencal)
x 12:30 Entardecer na SC-110
x 14:12 Geada na madrugada com cristais brilhantes na grama
x 14:26 Camisa molhada congelada
x 14:43 Superfícies do carro congeladas
x 15:21 Gelo na pista
x 15:30 Condensação do ar (fumaça saindo da boca)
x 15:39 Mirante de Urubici
x 15:48 Paisagem invernal na SC-110 com muita geada nos campos
------------ SÃO JOAQUIM ------------
x 13:01 Estrada de Acesso à Cachoeira do Pirata
x 13:26 Congelamento das poças d'água
x 13:46 Igreja Matriz de São Joaquim
x 13:59 Praça João Ribeiro
--------------- URUPEMA -------------
x 17:07 Cachoeira que Congela inferior
x 17:13 Superfícies congeladas próximas à Cascata que Congela
x 17:24 Cachoeira que Congela Superior
x 17:35 Água passando por de trás do gelo
x 18:29 Vegetação congelada
x 18:40 Morro das Torres
--------- RETORNO PARA CASA ---------
x 19:11 BR-282 entre Bom Retiro e Rancho Queimado
x 19:28 Entardecer na BR-101
SERRA DO RIO DO RASTRO
ESTRADA FANTÁSTICA DA SERRA CATARINENSE, UM PASSEIO DE TIRAR O FÔLEGO.
Lages em Cena
Monumento Imigrantes
Subindo a Serra do Rio do Rastro/Cachoeira de GELO/Dia 12-06-16
Gostou do Vídeo? compartilhe, curta e inscreva-se para novos videos , Obrigado! qualquer duvida ou sugestão postem nos comentários.
É assim Cavalgar na Serra Catarinense
Este vídeo foi editado para um leilão de cavalos da empresa de Remate Camargo e Peroni, gostaria de dividir com vcs esse lindo cenário da Serra Catarinense, as cenas foram filmadas em Lages e São Joaquim, o interessante é ver a tradição, homem e cavalo, em um cenário de tirar o fôlego, sem falar na geada com -4ºC em São Joaquim - SC - Brasil.
ACESSE:
FACEBOOK:
TWITTER:
INSTAGRAM:
Descida da Serra do Rio do Rastro -SC - Brasil - 06 01 2014
Para os que não conhecem a Serra Rio do Rastro em Santa Catarina - Brasil. Esta estrada foi construída no antigo caminho dos tropeiros. Hoje liga a cidade de Lauro Müller a Bom Jardim da Serra.
A História do Brasil: A Terra e o DNA Brasileiros
Apoie o canal:
Instagram:
Twitter:
Essa é a história do Brasil como você nunca viu: do surgimento dos primeiros índios americanos ao Descobrimento do Brasil pelos Portugueses; as principais batalhas que formaram o quinto maior país do mundo estão aqui: a Batalha do Rio de Janeiro contra os franceses (Batalha da Guanabara), a Batalhas dos Guararapes contra os holandeses e a Guerra do Paraguai; das Capitanias Hereditárias ao Governo-Geral.
Da Inconfidência Mineira até a Independência do Brasil e a criação do Império do Brasil (Primeiro e Segundo Reinado), encerrando seu legado na Proclamação da República de 1889, com o surgimento da República Velha terminando na Era Vargas: uma épica história de lutas e conquistas que portugueses, brasileiros e índios devem se orgulhar e preservar como sua herança histórica. #historiadobrasil
Referências:
Conhecendo as raízes do Brasil:
O Império Marítimo Português, por Charles Boxer:
Os Discursos do Descobrimento:
Guerras e Invasões indígenas pré-colonização:
Escravidão entre indígenas:
Enciclopédia Britânica sobre D. Pedro II:
Estudo sobre o DNA brasileiro (BR) :
Estudo Completo do DNA Brasileiro, 2011 (Inglês:)
Estudo do DNA Brasileiro, 2009 (Inglês):
Impacto do Império Britânico nas colônias:
Atraso cultural britânico na Era dos Descobrimentos:
Exterminação dos aborígenes na Austrália:
Austrália como colônia penal britânica:
30 milhões de indianos mortos sob domínio britânico:
___
Créditos:
Musics
Music Provided By: Mediacharger:
Music Created By : Random Mind
Song Title: The Old Tower Inn
Credit link:
Creative Commons: Attribution
Music provided by No Copyright Music:
Music used: Dragon War by Makai Symphony
Licensed under Creative Commons Attribution 3.0
Music provided by Royalty Free Music:
Music used: For You King by Ender Güney
Licensed under Creative Commons Attribution 3.0
Music provided by Royalty Free Music:
Music used: Life by Ender Güney
Licensed under Creative Commons Attribution 3.0
Music provided by No Copyright Music:
Music used: Human Planet by Ender Güney
Licensed under Creative Commons Attribution 3.0
Title: Village Consort
Genre: Country & Folk
Mood: Dramatic (
Music provided by No Copyright Music:
Music used: Odin by Evan King
Licensed under Creative Commons Attribution 4.0
The Red Fox Tavern, by Curran Son:
Sound FX
Audio Productions:
AR Sound Effects:
HQ Sound effects // no copyright:
Sound laboratory:
Brand Name Audio:
All Sounds:
AR Sounds:
Audio Productions:
Sailing Down Wind - No Copyright Sound Effects - Audio Library
__
Graphics FX:
Effects: Used respectively under a Creative Commons 0 License.
BestGreenScreen:
Lý Phan VFX :
CINE 24 VFX:
wrestling realy:
AHK Tech:
Crossover.fr:
J STUDIO:
stephen recommends:
Keen Entertainment :
Nathan Silva:
CC BY-SA 3.0: no background
Igreja abandonada (vídeo 2) Capela nossa senhora da Vitória Serra dos Cocais - Coronel Fabriciano MG
Bem vindo ao canal TV CULTURA E TURISMO.
Inscreva-se no canal
Caso queira enviar uma mensagem, segue número do Whatsapp canal TV CULTURA E TURISMO. (055) Brasil
(31) 98633-5400.
A capela foi construída na década de 1950 por iniciativa dos moradores que usaram materiais disponibilizados nas redondezas, o que caracteriza como uma construção de aparência rústica, típica do meio rural.
Pontos de referência
Partindo do Monumento Terra Mãe siga a Av. Gov. José Magalhães Pinto até a rua Isaulina Limão (3km); pegue a rua Padre Américo Magalhães, que passa a se chamar Av. Ike, e depois Estrada Cocais dos Arrudas até seu destisno em Santa Vitória dos Cocais (10,4km). Ao chegar à Praça dos Tropeiros vire à esquerda na Rua Joaquim Justino de Arruda e em 450m seu destino encontra-se à direita.
--------------------------------------------------------------------
***Nota oficinal do site da prefeitura de Coronel Fabriciano***
RESTAURAÇÃO DA CAPELA NOSSA SENHORA DA VITÓRIA - COCAIS
Objetivo Geral
Restaurar o patrimônio cultural tombado da cidade de Coronel Fabriciano, para que a Capela Nossa Senhora Vitória do Cocais possa ser reativada e atenda a população católica local.
Objetivos Específicos
Restaurar imóvel tombado pelo município de relevância para a comunidade
Resgatar a cultura local de frequentar e promover ações comunitárias na Capela
Promover o espaço para realização de reuniões da comunidade
Recuperar o espaço para realização das missas e prática da fé
Promover a integração da comunidade e o Conselho de Patrimônio Cultural, uma vez que equipe selecionada participará do acompanhamento do restauro e do planejamento da inauguração.
Público Alvo e Resultados
A ação visa atender ao projeto de salvaguarda desse bem que é tombado e reconhecido pelo IEPHA, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, como Patrimônio Cultural Municipal. Também atenderá a população católica do Cocais de Baixo e entorno.
--------------------------------------------------------------------
10 pontos turisticos mais visitados de Sorocaba
Conheça os 10 pontos turísticos mais visitados de Sorocaba!
1 - Parque Municipal Quinzinho de Barros - Zoológico
Foi inaugurado em 20 de outubro de 1968. Os animais da fauna nacional (70%) são o ponto forte do Zoológico, com especial destaque para aqueles ameaçados de extinção. Destaca-se por oferecer recreação saudável e contato com a natureza, programas de educação ambiental, colaboração com pesquisas, gerando conhecimento sobre comportamento, reprodução e fisiologia, e atuando junto ao esforço conservacionista nacional e mundial através de planos de manejo, tanto em cativeiro como na natureza.
2 - Catedral Metropolitana de Sorocaba
A Catedral Metropolitana de Sorocaba ou Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte, sede da Arquidiocese de Sorocaba, foi construída há mais de 200 anos. Tem notável arquitetura e belíssimos detalhes artísticos. No interior pinturas de Ernesto Tomazzini (1930) e de Bruno Giusti (1949). Na parte superior da Catedral há o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba.
3 - Jardim Botânico de Sorocaba
Inaugurado em 15 de março de 2014, o Jardim Botânico de Sorocaba “Irmãos Villas-Boas” – JBSO está se estruturando para ser um importante centro de conservação da biodiversidade e cumprir com eficiência as seguintes funções: educação, pesquisa, conservação, lazer e cultura. Estabelecido em uma área de 70.000,00 m2, o JBSO possui 3 prédios de apoio (portaria, administração e salão multiuso com espaço para biblioteca, herbário e auditório) além de um orquidário e do Palacete de Cristal.
4 - Palácio dos Tropeiros
O Palácio dos Tropeiros é o edifício sede da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Também é conhecido como Paço Municipal. Além de sua funcionalidade administrativa, constitui ponto turístico e patrimônio histórico de Sorocaba. O prédio possui jardim suspenso e elevador panorâmico. Configura área de lazer e é cercado por um lago artificial com chafariz, jardim com gramado, flores, arbustos e arborização, pista de caminhada e parque infantil com jardins.
5 - Parque Natural da Água Vermelha
O Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira possui cerca 20 mil m² de área verde, ocupados por plantas, árvores frutíferas e três lagos. A estrutura conta com playground, aquário, ponte, biblioteca, viveiro de mudas, anfiteatro, aquário, quiosques, cursos de jardinagem, reciclagem de materiais e programas de educação ambiental, para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
6 - Museu da Estrada de Ferro de Sorocaba
O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana está sediado no casarão em estilo inglês, localizado no jardim Maylasky, onde também encontra-se o Monumento a Luiz Matheus Maylasky. O acervo é composto por peças, bibliotecas e material documental importante para o público interessado em pesquisa sobre ferrovia. Merecem destaque a Sala do Império, a efígie de Dom Pedro II, esculpida por Goterrot e o quadro com o Decreto Imperial, autorizando a construção da ferrovia, entre outros.
7 - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba - MACS
É uma instituição cultural eminentemente artística e educativa, espaço dinâmico e plural que prioriza a difusão das artes visuais. Democrática, aberta e acessível a todas as camadas da população e seu acervo tem foco na arte contemporânea brasileira. Sua programação tem forte preocupação educativa e abarca as mais variadas tendências artísticas e contemporâneas.
8 - Museu Histórico Sorocabano
O Museu Histórico Sorocabano está situado dentro do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. O acervo do Museu está dividido cronologicamente em sete ambientes, exceto o primeiro deles, que é usado para exposição de telas itinerantes. São eles: Arqueologia e Pré-História; Cestaria Indígena; Acervo da Fabrica de Ferro de Ipanema, História da Bandeira (Historia da Fundação de Sorocaba); História da Família Joaquim Eugenio Monteiro de Barros e a Passagem Secreta; Sala da Marquesa.
9 - Parque Natural Municipal Chico Mendes
O Parque Natural dos Esportes Chico Mendes foi inaugurado em 22 de dezembro de 1977, ocupando cerca de 145 mil m². Sua vegetação é de Mata Atlântica natural, enriquecida com eucaliptos e trilhas. O local oferece playground, pista de caminhada, sanitários, bebedouros e quatro quiosques para churrasco e lago, além de programas de educação ambiental.
10 - Igreja do Céu Sagrado
Foi Fundada por Fernando Dini Neto em 2010 e tem capacidade para 500 pessoas.
Visite nossa loja: turismoecia.net
Bombeiros e Águia 4 da PM resgatam homem que caiu do Mirante da Serra do Rio do Rastro, SC
Santa Catarina - Na manhã de domingo (23), um turista de 27 anos caiu de um penhasco de aproximadamente 20 metros de altura, no mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele ultrapassou a mureta de proteção para tentar pegar o chapéu que havia caído e escorregou. A equipe do Águia 4 foi acionada para prestar apoio no resgate do homem. ⠀⠀⠀⠀⠀
Quer saber mais sobre o vídeo?
Acesse a notícia em:
PRAÇA SEVERIANO DE RESENDE - SJDR
PRAÇA SEVERIANO DE RESENDE - Nome dado em homenagem ao prof. Severiano Nunes Cardoso de Resende (1847-1920), jornalista, Deputado Provincial, orador e teatrólogo. O nome anterior era Praça do Tamandaré, num culto de exaltação da personalidade do almirante Joaquim Marques Lisboa, marquês de Tamandaré (1807-1897), Patrono da Marinha Brasileira. Em tempos mais remotos chamava se Praça da Praia. Em 1834, na Praça da Praia, foi construído o belo Chafariz dos Arcos ou Chafariz da Legalidade, que a Câmara Municipal mandou demolir em 1895, cometendo condenável atentado a um monumento de grande valor histórico e artístico. Antigamente permaneciam no local carros de bois, carroças e troles, além de tropeiros, que abasteciam a localidade com diversos produtos alimentícios.
Igreja abandonada (vídeo 1) Capela nossa senhora da Vitória Serra dos Cocais - Coronel Fabriciano MG
Bem vindo ao canal TV CULTURA E TURISMO.
Inscreva-se no canal
Caso queira enviar uma mensagem, segue número do Whatsapp canal TV CULTURA E TURISMO. (055) Brasil
(31) 98633-5400.
A capela foi construída na década de 1950 por iniciativa dos moradores que usaram materiais disponibilizados nas redondezas, o que caracteriza como uma construção de aparência rústica, típica do meio rural.
Pontos de referência
Partindo do Monumento Terra Mãe siga a Av. Gov. José Magalhães Pinto até a rua Isaulina Limão (3km); pegue a rua Padre Américo Magalhães, que passa a se chamar Av. Ike, e depois Estrada Cocais dos Arrudas até seu destisno em Santa Vitória dos Cocais (10,4km). Ao chegar à Praça dos Tropeiros vire à esquerda na Rua Joaquim Justino de Arruda e em 450m seu destino encontra-se à direita.
--------------------------------------------------------------------
***Nota oficinal do site da prefeitura de Coronel Fabriciano***
RESTAURAÇÃO DA CAPELA NOSSA SENHORA DA VITÓRIA - COCAIS
Objetivo Geral
Restaurar o patrimônio cultural tombado da cidade de Coronel Fabriciano, para que a Capela Nossa Senhora Vitória do Cocais possa ser reativada e atenda a população católica local.
Objetivos Específicos
Restaurar imóvel tombado pelo município de relevância para a comunidade
Resgatar a cultura local de frequentar e promover ações comunitárias na Capela
Promover o espaço para realização de reuniões da comunidade
Recuperar o espaço para realização das missas e prática da fé
Promover a integração da comunidade e o Conselho de Patrimônio Cultural, uma vez que equipe selecionada participará do acompanhamento do restauro e do planejamento da inauguração.
Público Alvo e Resultados
A ação visa atender ao projeto de salvaguarda desse bem que é tombado e reconhecido pelo IEPHA, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, como Patrimônio Cultural Municipal. Também atenderá a população católica do Cocais de Baixo e entorno.
--------------------------------------------------------------------
Volta da cavalgada num sábado
SERRA DO RIO DO RASTRO / SANTA CATARINA / BRASIL
A serra do Rio do Rastro é uma das serras de Santa Catarina, localizada no sul do estado. É cortada pela rodovia SC-390. Com muitas matas e cachoeiras, é um dos cartões-postais do estado. Localiza-se no município de Lauro Müller, a mais de 1421 metros de altitude. Um mirante localizado em seu topo proporciona uma visão panorâmica. O ponto mais elevado, próximo da sua descida a sudeste, é o morro da Ronda, onde há um banco de frente ao cânion de mesmo nome e possibilita o acesso pela rodovia, a sul (cerca de 500 m da SC-438) que leva ao interior de Bom Jardim da Serra, junto aos Aparados da Serra e tem 1507 m de altitude. Dele, avista-se o ponto mais elevado do estado do Rio Grande do Sul (Monte Negro com 1398 m) em dias claros, sempre olhando-se ao S. Ao N-NW, avista-se um dos três pontos mais elevados de SC, o Morro da Igreja com aproximadamente 1822–1826 m de altitude.
A rodovia SC-390 que atravessa a Serra do Rio do Rastro recentemente ganhou o título de Carretera Asombrosa (tradução: Estrada Espetacular) de uma enquete de uma revista espanhola.
Apresentando a cidade de Pilar-PB II
A Praça José Lins do Rego(Antiga Praça João Pessoa) se destaca entre outras existentes na cidade pela beleza dos fícus ornamentais, pelo coreto e pelo busto, em pedra, de José Lins do Rego. Este busto foi esculpido por Bruno Giorgio e inaugurado em l95l, pelos escritores Gilberto Freyre, Rachel de Queiroz e Apolônio Sales de Miranda, então prefeito de João Pessoa e, pelo próprio José Lins do Rego, que em seu breve discurso disse apenas que se o Papa Rabo fosse vivo diria: taí mais uma besteira do moleque do Corredor.
A Casa de Câmara e Cadeia (Fundação Menino de Engenho) foi Construída durante o Brasil Império, a antiga Casa de Câmara e Cadeia, é um dos trinta e oito monumentos únicos desse gênero no Brasil e o único da Paraíba. Este prédio recebeu a visita do Imperador D. Pedro II em l859, dando o beija-mão à sociedade paraibana.
A velha Casa de Câmara e Cadeia , como era típico da organização portuguesa de vilas e cidades, exercia jurisdição sobre caminhos, chafarizes, pontes, taxava mercadorias, policiava, punia e legislava. Sua edificação, por mestres em fortalezas, limita uma extremidade da rua principal, ficando a outra extremidade limitada pela igreja, equilibrando-se pesos de ordem plástica e psicológica, segundo características de argumento ainda do sistema colonial. Atualmente, pertence à Fundação Menino de Engenho; funciona neste monumento histórico, a Biblioteca 03 de junho, em homenagem ao nascimento do Escritor José Lins do Rego, e uma sala de reunião no primeiro andar.
A Casa da Tia Naninha hospedou o Imperador D. Pedro II, durante a visita que ele fez a esta cidade em 1859; naquela época fora o solar do Barão de Maraú. A Casa da Tia Naninha ficou conhecida por Zé Lins ter vivido ali parte de sua infância com sua segunda tia-mãe Naninha, quando veio do Engenho Corredor para aprender as primeiras letras com os professores Dona Dondinha e João Cabral.
Esta casa é bastante lembrada no livro Meus Verdes Anos, quando José Lins do Rego narra a sua infância e suas visitas aos presos na cadeia, situada ao lado desta casa. Um dos episódios mais marcantes desta época é o presente do estribeiro José Joaquim ofereceu ao pequeno Lins, o canário Marechal.
Carlinhos via os presos da cadeia, da calçada da casa da Tia Naninha, bem como observava a casa de Zefinha Liberato, em frente.
Réplica de imagem de Nossa Senhora Aparecida está em Foz do Iguaçu
Cavalgada
Chacara do Rosário