Monumento dos tropeiros na serra rio do rastro
IPOEMA MG | Monumento ao Tropeirismo
O Tropeirismo teve início no Brasil no início do século XVIII e se prolongou até o século XX, mais precisamente até a década de 60, quando o tropeiro foi aos poucos substituído pelo caminhoneiro.
No início, o ciclo do muar consolidou o ciclo do ouro e o aparecimento de uma nova camada social com as profissões de ferreiro, seleiro, funileiro, domador, latoeiro, trançador, bruaqueiro e outras mais.
A transformação sócio-cultural foi intensa e os pequenos pontos de comércio e as pousadas fizeram surgir várias cidades, exatamente a um dia de cavalgada uma da outra.
O Monumento ao Tropeirismo, na entrada de Ipoema, um distrito de Itabira, em Minas Gerais, foi instalado como instrumento para recuperar a memória e as antigas tradições dos tropeiros, viajantes que desbravaram Minas Gerais nos séculos XVII e XVIII e enraizaram parte de sua cultura por onde passavam.
Itabira recebeu o título de Capital Estadual do Tropeirismo conferido pelo Estado de Minas Gerais em 2013.
RANCHO QUEIMADO • Dirigindo Brasil【4K 60fps】BR-282 • Serra Catarinense
HISTÓRIA
A história de Rancho Queimado remonta de uma picada aberta em 1787, primeira ligação entre a serra e o litoral do Estado (a atual BR-282). Desta picada surgiram várias cidades na Serra Catarinense, entre elas Rancho Queimado. A localidade surgiu como um ponto de pernoite para os tropeiros que transportavam rebanhos do Interior para a capital. A denominação Rancho Queimado surgia da história que nessa região existia um rancho que servia de ponto de pousada aos tropeiros, o qual incendiou-se conforme demonstraram os vestígios nele encontrados, o que deu origem ao nome do Município.
A cidade também é rica em Patrimônios Históricos, com destaque para o distrito de Taquaras, onde localiza-se a casa de campo do ex-governador Hercílio Luz, hoje Museu Casa Hercílio Luz, construída no início do século XX; o Monumento ao Tropeiro, erguido pela comunidade em honra aos tropeiros que vinham do Planalto; a Casa do Imigrante e a Igreja Católica, construída por Hercílio Luz em homenagem à esposa falecida.
CULTURA
Preserva os traços da cultura alemã e das tradições dos tropeiros.
Rancho Queimado ainda suas festas tradicionais: Festa do Morango, Rodeio Crioulo, Festa do Tropeiro, Stammtisch, Festival de Inverno, Festividades Religiosas, Bailes Públicos, Campeonatos Esportivos, Encontro de Carros Antigos e Natal das luzes.
Rancho Queimado: um pouso dos tropeiros que pegou fogo.
A cidade de Rancho Queimado foi passagem dos tropeiros, no denominado “Caminho das Tropas”. O trajeto do Alferes José da Costa, iniciado em 1787, abriu picada que ligava Lages a Desterro (atual Florianópolis). Foi uma das rotas pioneiras da ligação entre o planalto e o litoral. Devido à extensão do percurso, era necessário o pernoite próximo à região de dos campos da Boa Vista. A Boa Vista correspondia a atual região de Rancho Queimado, Alfredo Wagner e Bom Retiro. Assim sendo, por essa região da Boa Vista existiam algumas paradas, alcançadas após um dia de viagem.
Os pousos com barracas ou toldos eram bastante usados pelos tropeiros na improvisação de um abrigo para pernoitar. Montava-se uma estrutura com estacas de madeira e a cobertura poderia ser feita de couros, folhas, tecidos e, mais recentemente, de lonas. Os abrigos eram construídos com poucos materiais, alguns carregados pelos viajantes e outros obtidos no próprio local do acampamento. Isso facilitava a mobilidade e a montagem, conforme as necessidades do pouso.
O historiador Aujor Ávila da Luz descreve assim o acampamento:
[…]Arma-se as barracas próximo de um capão ou abriga-se em alguma tapera abandonada, protege-se a carga e solta-se a animalada. Faz-se o fogo no chão para preparar o café ou a comida e improvisa-se a cama com a “carona”, os “enxergões” e os pelegos, servindo o duro lombilho de travesseiro. (LUZ, 1952, p. 53-54).
Somente mais tarde surgiram os galpões, denominados ranchos, onde era oferecido o pernoite, o pasto para os animais e a comida. Segundo relatos dos antigos viajantes, por descuido dalgum tropeiro que não apagou as brasas da fogueira corretamente, o rancho se queimou e a região era referenciada pelo decorrido, dando origem ao nome da localidade e que mais tarde, em 08 de Novembro de 1962, tornou-se o município de Rancho Queimado.
#ranchoqueimado #pureza #serracatarinense
-----
ANOLIPA Não é um vlog comum, não há narração, nem legendas com distrações.
ANOLIPA é um canal sobre viagens reais, sobre lugares reais, sem maquiagem, sem edições que escondem detalhes indesejáveis, mostra o lugar como é realmente no fluxo de tempo.
É um canal de vídeos crus [raw] filmados em plano sequência, com áudio ambiente.
Estes vídeos complementam suas pesquisas sobre lugares e cidades.
⚠️???? Experimente assistir com fones de ouvido!⚠️
⚠️4K 60fps é suportado pelo Google Chrome.⚠️
⚠️4K é suportado pelo Firefox.⚠️
???? Recomendo o uso de fones de ouvido para uma experiência imersiva no vídeos de caminhada - captação externa de áudio binaural 3D.
Espero que você tenha gostado de assistir a este vídeo e tenha lhe dado uma experiência visual e auditiva.
Se você gostou, LIKE este vídeo, comente algo e compartilhe com seus amigos e entes queridos.
Likes, comentários e compartilhamentos ajudam o canal a crescer, e estimulam a criação de mais conteúdo de qualidade gratuito para você.
Pergunte qualquer coisa a respeito do que você viu ou se lembra da cidade, comente um fato curioso, conte-me sua experiência com a cidade.
Para ver todos os outros vídeos e ser notificado quando novos vídeos forem postados, inscreva-se no canal e clique no sininho!
– Vídeos diários em 4K –
???? DIRIGINDO BRASIL é uma série do canal ANOLIPA e mostra trajetos de lugares, cidades e estradas filmados e estabilizados em 4K.
Lages em Cena
Monumento Imigrantes
Parque das esculturas Brusque SC . #dji #djisparck #drone
Parque das esculturas na cidade de Brusque .Santa Catarina .
Rota dos Tropeiros- Nosso passado, seu destino.
Rota repleta de paisagens e historias onde o tempo é o protagonista
SÃO JOAQUIM SC
CIDADE DE SÃO JOAQUIM É UM SONHO PARA OS AVENTUREIROS DA MOTOCICLETA DO BRASIL INTEIRO, AQUI NESTE PEDACINHO SERRANO ALÉM DO FRIO INTENSO AS ARAUCÁRIA FAZENDAS E MAÇAS FAZ DO PRIMEIRO PASSEIOS UMA SÉRIE DE OUTROS.
São Joaquim é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 28° 17' 38 Sul e a uma longitude 49° 55' 54 Oeste, estando a uma altitude de 1.360 metros. Sua população estimada em 2004 era de 23 114 habitantes. Situada no Planalto Serrano, está localizada a 136 km de Tubarão, 81 km de Lages e 227 km de Florianópolis. A cidade conta com uma grande diversidade étnica, composta principalmente por descendentes de portugueses, alemães, italianos e japoneses. Há também grande parte da população vinda de outros estados, principalmente do Rio Grande do Sul.5
A instalação da 1ª Câmara Municipal foi em 7 de maio de 1887 onde foram eleitos como vereadores Matheus Ribeiro de Sousa, Marcos Batista de Sousa, José Alves de Sá, José Rodrigues de Sousa, João de Deus Pinto de Arruda, Aureliano de Sousa e Oliveira (Neto) e Policarpo José Rodrigues.
Pontos Turísticos
Vinícola Villa Francioni a principal vinícola da cidade, é uma ótima opção de visita e turismo enológico
-Belvedere: escadaria com uma linda vista panorâmica da cidade e dos verdes campos que a circundam, a uma altitude de 1.450m. Acesso pela rua Major Jacinto Goulart;
-Casa da Cultura: na Praça Cesário Amarante. Acervo doado pelo historiador Joaquim Galéte da Silva;
-Cascata do Pirata: cascata com queda livre de 15 metros, no Rio Postinho. Distante 17 Km do centro, sendo 12 Km de asfalto, acesso pela SC 438 em direção a Bom Jardim da Serra. Localiza-se na Fazenda Refúgio do Pirata;
-Exponeve: feira permanente de artesanato e produtos da terra, instalada no pavilhão comercial do Parque Nacional da Maçã. Aberto diariamente para visitação e comercialização dos produtos, a partir das 09:00 horas;
-Igreja Matriz: localizada na Praça João Ribeiro, totalmente construída em pedra basalto, tirada dos morros próximos e trazidas em carros-de-boi. Sua construção teve início em 1918 e foi inaugurada em 1935. Apresenta esculturas de profetas bíblicos e de Adão e Eva, na parte externa da Igreja;
-Monumento Manoel Joaquim Pinto: obra de autoria do escultor Élson Kiotaka Outuki, onde destaca o ciclo histórico, econômico e cultural da fundação de São Joaquim, pelo bandeirante paulista Manoel Joaquim Pinto, de 1887 até os tempos atuais. Localizado na Praça João Ribeiro, anexo a Prefeitura Municipal;
-Museu de Artes de São Joaquim: acervo com obras de artistas como Martinho de Haro, Rodrigo de Haro, Tereza Martorano, Yolanda Bathke, Suzana Scóss Bianchini entre outros;
-Florada das Cerejeiras: ocorre ao final do inverno e inicio da Primavera, conferindo uma beleza impar a cidade. Existe várias cerejeiras pelo município, porém o maior conjunto delas encontra-se na EPAGRI.
-Museu Histórico Municipal: espaço de Assis Chateaubriand. Retrospectiva de São Joaquim e acervo histórico.
-Museu ao ar livre: ciclo madeireiro, colonizadores e tropeirismo. Exposições temáticas de resgate da memória do município. Rua Major Jacinto Goulart, 168;
-Parque Nacional da Maçã: com 214 mil m2, localiza-se a 2 Km do Centro. Possui áreas para camping, cancha de laço, pavilhões de exposições e palco para shows. No local são realizados feiras e leilões agropecuários e a famosa Festa Nacional da Maçã;
-Pesque e Pague Capão da Lagoa: artesanal no sistema pesque e pague. Sua infra-estrutura dispõe de restaurante e área de lazer com churrasqueiras. Localizado na estrada do Luizinho, a 7 Km da cidade.
-Snow Valley: com trilhas ladeadas de xaxins gigantes, as caminhadas conduzem a uma típica floresta serrana, rica em fauna e flora. Possui cascatas de até 6 andares de altura, pontes rústicas, além de um saudável ar puro. Às margens da SC 438, distante 10 Km da cidade, em direção à Serra do Rio do Rastro.
-Epagri: Possui um belo lago e várias cerejeiras ao seu redor. Pés de maçãs também são encontrados no local, formando um belo local para se visitar e admirar.
EVANDRO: XT660
Lendas - A Serra do Caverá - Lucas P. e Luander
6ª B-- Created using PowToon -- Free sign up at -- Create animated videos and animated presentations for free. PowToon is a free tool that allows you to develop cool animated clips and animated presentations for your website, office meeting, sales pitch, nonprofit fundraiser, product launch, video resume, or anything else you could use an animated explainer video. PowToon's animation templates help you create animated presentations and animated explainer videos from scratch. Anyone can produce awesome animations quickly with PowToon, without the cost or hassle other professional animation services require.
II Cavalgada da Demarcação da Fronteira Brasil e Argentina
Participe de nosso grupo de noticias local e regional no Whats mandando mensagem com a palavra NOTICIA para o (46) 9 8400-0614
#Paraná #Santa Catarina #Misiones #Brasil #Argentina #Demarcação #Cavalgada #PANTV
É assim Cavalgar na Serra Catarinense
Este vídeo foi editado para um leilão de cavalos da empresa de Remate Camargo e Peroni, gostaria de dividir com vcs esse lindo cenário da Serra Catarinense, as cenas foram filmadas em Lages e São Joaquim, o interessante é ver a tradição, homem e cavalo, em um cenário de tirar o fôlego, sem falar na geada com -4ºC em São Joaquim - SC - Brasil.
ACESSE:
FACEBOOK:
TWITTER:
INSTAGRAM:
São Joaquim - Santa Catarina
São Joaquim é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.
A cidade conta com uma grande diversidade étnica, composta principalmente por descendentes de portugueses, alemães, italianos e japoneses.
A economia do município teve grande impulso com a cultura de frutas de clima temperado, como a maçã, iniciada na década de 1970. Hoje, São Joaquim é o maior produtor da fruta no Estado,e um dos maiores produtores do Brasil, contando com mais de 1000 pequenos produtores. O turismo também é importante para a cidade, por conta do clima frio e da possibilidade de precipitações de neve, algo inexistente em grande parte do Brasil. O município vem se destacando também pelos vinhos de altitude que estão alcançando nível internacional tais como: Villa Francioni, Sanjo , Quinta da Neve, Quinta da Santa Maria, Suzin, Pericó, entre outros.
Pontos turísticos
- Vinícola Villa Francioni: a principal vinícola da cidade.
- Belvedere: escadaria com uma linda vista panorâmica da cidade e dos verdes campos que a circundam.
- Casa da Cultura: na Praça Cesário Amarante.
- Cascata do Pirata: cascata com queda livre de 15 metros, no Rio Postinho, distante 17 quilômetros do centro; localiza-se na Fazenda Refúgio do Pirata.
- Exponeve: feira permanente de artesanato e produtos da terra, instalada no pavilhão comercial do Parque Nacional da Maçã.
- Igreja matriz: localizada na Praça João Ribeiro, totalmente construída em pedra basalto; apresenta esculturas de profetas bíblicos e de Adão e Eva na parte externa da igreja
- Monumento Manoel Joaquim Pinto: obra de autoria do escultor Élson Kiotaka Outuki, que destaca o ciclo histórico, econômico e cultural da fundação de São Joaquim pelo bandeirante paulista Manuel Joaquim Pinto; localizado na Praça João Ribeiro, anexo à prefeitura municipal.
- Museu de Artes de São Joaquim: acervo com obras de artistas como Martinho de Haro, Rodrigo de Haro, Tereza Martorano, Yolanda Bathke e Suzana Scóss Bianchini entre outros.
-Florada das Cerejeiras: ocorre ao final do inverno e inicio da primavera, conferindo uma beleza ímpar a cidade; existem várias cerejeiras pelo município, porém o maior conjunto delas encontra-se na EPAGRI.
- Museu Histórico Municipal: espaço de Assis Chateaubriand, com retrospectiva de São Joaquim e acervo histórico.
- Museu ao ar livre: ciclo madeireiro, colonizadores e tropeirismo com exposições temáticas de resgate da memória do município; na rua Major Jacinto Goulart, 168.
- Parque Nacional da Maçã: com 214 mil metros quadrados, localiza-se a dois quilômetros do centro; possui áreas para camping, cancha de laço, pavilhões de exposições e palco para shows; no local são realizados feiras e leilões agropecuários e a famosa Festa Nacional da Maçã.
- Pesque e Pague Capão da Lagoa: artesanal no sistema pesque-pague; sua infraestrutura dispõe de restaurante e área de lazer com churrasqueiras; localizado na estrada do Luizinho, a sete quilômetros da cidade.
- Snow Valley: criado por um casal de estadunidenses, o local é administrado hoje pelos seus filhos; com trilhas ladeadas de xaxins gigantes, as caminhadas conduzem a uma típica floresta serrana, rica em fauna e flora; possui cascatas de até seis andares de altura, pontes rústicas, além de um saudável ar puro; localizado às margens da SC-438, distante dez quilômetros da cidade, em direção à Serra do Rio do Rastro.
- Epagri: possui um belo lago e várias cerejeiras ao seu redor; pés de maçãs também são encontrados no local, formando um belo local para se visitar e admirar.
Clima - O clima do município é temperado marítimo (Cfb), com verões frescos e baixas temperaturas no inverno e precipitações bem distribuídas ao longo ano, sem a existência de uma estação seca. Juntamente com Urupema e Bom Jardim da Serra, no mesmo estado, e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, São Joaquim é considerada a cidade mais fria do Brasil (perde para Urupema e Bom Jardim nas mínimas absolutas). Durante os meses de inverno, é comum a ocorrência de geadas - todos os meses estão sujeitos ao fenômeno, sendo mais comum de março a novembro, com uma média de 86 dias por ano.
Ocasionalmente, nos dias de frio mais intenso, ocorrem precipitações sob a forma de neve. No entanto, esta não aparece muitas vezes ao ano, com média de 5 a 7 dias na região em invernos normais, sendo poucas vezes intensa, pois a latitude da cidade é relativamente baixa para propiciar precipitações nivais mais abundantes e com maior frequência. Nos invernos de 1990 e 2013 foram registrados 12 dias com neve na região, com grande acúmulo em alguns dias. A neve já foi registrada de abril a outubro, tendo a mais precoce ocorrido nos dias 16 e 17 de abril de 1999 e a mais tardia no dia 3 de outubro do mesmo ano, no distrito do Cruzeiro (na cidade foi em 30 de setembro de 1980). O período mais favorável é em julho e agosto.
Referência para o texto: Wikipédia.
Fazenda Bertussi - São Jorge da Mulada - Caxias do Sul
A Fazenda Bertussi é uma construção histórica de propriedade de Adelar Bertussi, um dos pioneiros da música tradicionalista gaúcha do Rio Grande do Sul.
Mais informações em:
-------------------------------------------------------------------
Música: Faith (Biblioteca Youtube)
------------------------------------------------------------------------------------------
Acompanhe o Viagens e Caminhos também em:
**BLOG**
**FACEBOOK**
**GOOGLE**
**PINTEREST**
**TWITTER**
------------------------------------------------------------------------------------------
Bombeiros e Águia 4 da PM resgatam homem que caiu do Mirante da Serra do Rio do Rastro, SC
Santa Catarina - Na manhã de domingo (23), um turista de 27 anos caiu de um penhasco de aproximadamente 20 metros de altura, no mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele ultrapassou a mureta de proteção para tentar pegar o chapéu que havia caído e escorregou. A equipe do Águia 4 foi acionada para prestar apoio no resgate do homem. ⠀⠀⠀⠀⠀
Quer saber mais sobre o vídeo?
Acesse a notícia em:
Fazendo Maquete Escolar
+DESCRIÇÃO+
Eae galera suave?Aqui é o Vitt
Música:Música: Get Lucky - Daft Punk
Link original:
+AMIGOS+
Diego:
Rafa:
Thiago:
Maria:
+PÁGINAS DO CANAL+
Página do facebook:
Página do twitter:
+QUEM FEZ MINHA INTRO+
Telefone: +55 11 94270‑4807
E-mail: marcosdavifs15@hotmail.com
Canal:
VLW FLW E TCHAU
Grupo Escoteiro Marechal Osorio 56 RS - 2015
Melhores momentos de 2015
Música: Galantis - Runaway