Tarouca, Mosteiro de Sta Maria de Salzedas
Vamos conhecer O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas em Tarouca. Pertencente à Ordem de Cister, construído no Sec XII, e a sua recuperação foi concluída recentemente... Mais um espaço de grande história no douro vinhateiro
Local: Tarouca
oráculo:
Mosteiro de Sta Maria de Salzedas resistiu desde do Séc XII ao abandono e ao saque com um vasto espólio
Fala:
Luís Sebastian - Direcção Regional de Cultura do Norte
Repórter de Imagem: Luís Ruas
Jornalista: Frederico Correia
Mosteiro de Santa Maria de Salzedas | TAROUCA, PORTUGAL
O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas situa-se na freguesia de Salzedas, concelho de Tarouca, Portugal. Pertencente à Ordem de Cister, data do século XII, e o seu espaço foi doado ppr Teresa Afonso, filha do conde Afonso Nunes de Celanova, e mulher de D. Egas Moniz, o Aio.
Mosteiro de Salzedas inaugurado
O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, em Tarouca, reabriu ao público depois de um ano de obras e quase um milhão de euros de investimento. Foram intervencionismos os claustros do monumento e a ala nascente, com destaque para a criação de um museu na área das celas de clausura dos monges -- onde existem várias obras de pintores portugueses como Grão Vasco, Bento Coelho da Silveira ou Pascoal Parente. O secretário de Estado da Cultura, Francisco Viegas, presidiu à cerimónia de inauguração que contou ainda com o lançamento do livro infantil O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas: as formigas, o gaio e as pedras, com textos de José Jorge Letria e ilustrações de Elsa Lé.
Vivos: Luis Sebastian - Coordenador de Projecto
Gabriel Andrade - Arquitecto
Francisco José Viegas - Secretário de Estado da Cultura
Elsa Lê - Ilustradora
Jornalista: Patrícia Canelas
Reporter de imagem: Joel Teixeira
A Igreja do Mosteiro de Salzedas - - Tarouca
Conheça mais em:
O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas situa-se na freguesia de Salzedas, concelho de Tarouca, Portugal. Pertencente à Ordem de Cister, data do século XII, e o seu espaço foi doado ppr Teresa Afonso, filha do conde Afonso Nunes de Celanova, e mulher de D. Egas Moniz, o Aio. Nos século XVII e XVIII o mosteiro foi ampliado destacando-se um novo claustro no século XVIII com traço do arquiteto maltês Carlos Gimach.
Foi classificado Monumento Nacional em 1997 e em 2002 o Estado Português iniciou o progressivo restauro dos edifícios e espólio.
A integração do Mosteiro em 2009 no Projeto Vale do Varosa possibilitou a abertura do espaço ao público em outubro de 2011. No espaço é ainda possível visitar o núcleo museológico e a exposição Fragmentos. Expressões da Arte Religiosa do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas”.
Aldeia e Mosteiro de Santa Maria de Salzedas
Conheça mais em:
O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas situa-se na freguesia de Salzedas, concelho de Tarouca, Portugal. Pertencente à Ordem de Cister, data do século XII, e o seu espaço foi doado por Teresa Afonso, filha do conde Afonso Nunes de Celanova, e mulher de D. Egas Moniz, o Aio. Nos século XVII e XVIII o mosteiro foi ampliado destacando-se um novo claustro no século XVIII com traço do arquiteto maltês Carlos Gimach.
Foi classificado Monumento Nacional em 1997 e em 2002 o Estado Português iniciou o progressivo restauro dos edifícios e espólio[
A integração do Mosteiro em 2009 no Projeto Vale do Varosa possibilitou a abertura do espaço ao público em outubro de 2011. No espaço é ainda possível visitar o núcleo museológico e a exposição Fragmentos. Expressões da Arte Religiosa do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas”
Tarouca, mosteiro sta maria salzedas é o início do projecto vale varosa
o projecto vale do varosa pretende criar um roteiro cultural em torno de vários mosteiros da região do douro sul e para isso tem de contar com o empenho dos habitantes locais... Santa Maria de salzedas em Tarouca será certamente um dos principais desta rota turística
Local: Tarouca
oráculo:
Mosteiro de Sta Maria de Salzedas vai fazer parte de roteiro cultural
Fala:
Luís Sebastian - Direcção Regional de Cultura do Norte
António Seixeira - pe paróquia de Salzendas SEIXEIRA ESTÁ CORRECTO
Repórter de Imagem: Luís Ruas
Jornalista: Frederico Correia
Mosteiro de S.João de Tarouca | Viseu | Portugal
Em S. João de Tarouca implantou-se, no século XII, o primeiro mosteiro cisterciense em Portugal. Chamava-se ele de S. João de Barosa e também de S. João de Mondim, como se lê em documentos da época. Os monges claravalenses receberam grande apoio, embora interessado, da burguesia de Tarouca, juntando-se mais tarde as dádivas da nobreza, de tal modo que a igreja se tornou numa espécie de panteão de algumas estirpes e também da gente mais qualificada de Tarouca. D. Afonso Henriques concedeu carta de couto ao mosteiro em 1140, para compensar os frades do auxílio prestado na tomada de Trancoso aos mouros.
Visita virtual :
Dias do Património no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas
O Programa de Mediação do Festival Dias do Património a Norte, da Direção Regional de Cultura do Norte, é concebido, desenvolvido e implementado pela ondamarela.
Nos dias 18 e 19 de Maio, no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, foi assim.
Obrigado a todos quantos participaram, foram incríveis.
Vídeo da Maria Nunes.
Mosteiro de Santa María de Salzedas 2018
Mosteiro de Salzedas, mosteiro masculino da ordem de Cister, cuja construção se iniciou em 1168, por ordem de Teresa Afonso, esposa de Egas Moniz.
SALZEDAS, Tarouca
Salzedas é uma vila e sede de freguêsia do concelho de Tarouca.
A sua origem remonta ao século XII, tendo aí sido construído o Mosteiro Cisterciense de Santa Maria de Salzedas por ordem de D. Teresa Afonso, esposa de Egas Moniz.
SALZEDAS é uma aldeia vinhateira do Douro, no distrito de Viseu.
Informação local:
Jamendo licensing
1ªmusic STORIES FROM EMONA IV by Maya Filipič
2ªmusic UNA ILUSION by Marcos Cala
Salzedas is a village and seat of freguêsia of the county of Tarouca.
Its origin dates back to the 12th century, when the Cistercian Monastery of Santa Maria de Salzedas was built by order of Teresa Afonso, wife of Egas Moniz.
SALZEDAS is a wine-producing village in the Douro, in the district of Viseu.
Local Information:
TURISMO EM PORTUGAL - Mosteiro de Salzedas
Tarouca - Mosteiro de Salzedas reabre ao público em Outubro
Vamos ver como estão a decorrer os trabalhos finais no Mosteiro de Salzedas, em Tarouca, antes da reabertura ao público marcada para o mês de Outubro
Repórter Imagem: Joel Teixeira
Jornalistas: Frederico Correia
O Mosteiro de Santa Maria de Seiça na Figueira da Foz
- Surpreenda sua namorada
- Seja sempre bem formada
compre pelo meu link, e eu vou fazer o upload de novas vídeo O Abandonados visitou o Mosteiro de Santa Maria de Seiça, na Figueira da Foz. Um local que além de convento e igreja, já foi casa de uma família e fábrica de descasque de arroz. .
Mosteiro de Salzedas
Mosteiro em Reconstrução de Salzedas
Páraco António Seixeira
Musica de Vivaldi
monumento@monumento | Mosteiro de Santa Maria de Salzedas
monumento@ monumento é um projeto que deu origem a 5 vídeos promocionais, um por cada monumento da rede Vale do Varosa, resultado, entre outros projetos, do estágio dos alunos do Curso Profissional de Multimédia da Escola Secundária de Latino Coelho - Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego - no Museu de Lamego e rede de monumentos Vale do Varosa.
O nosso Obrigado aos alunos André Nunes, Carolina Pinto, Henrique Monteiro e Leandro Magalhães pela dedicação e qualidade do trabalho e aos professores Maurício Teixeira e Vítor Leonardo, pela disponibilidade de colaboração com o Museu de Lamego e projeto Vale do Varosa.
Começamos pelo Mosteiro de Santa Maria de Salzedas.
Mosteiro de São João de Tarouca | TAROUCA, PORTUGAL
A construção do Mosteiro de São João de Tarouca iniciou-se em 1154, sendo este o primeiro mosteiro masculino cisterciense edificado em território português.
Com a sua fundação intimamente ligada à fundação da nacionalidade e à figura de D. Afonso Henriques, o complexo monástico foi largamente ampliado no século XVII e XVIII com a construção de novos edifícios, de entre os quais se destaca um novo e colossal dormitório, de dois pisos, único em Portugal.
O ano de 1834 viria a ditar a sucessiva decadência do edificado, consequência direta do decreto da extinção das Ordens Religiosas. A igreja foi convertida em igreja paroquial e as dependências monásticas foram vendidas em hasta pública e os seus edifícios explorados como pedreira até aos inícios do século XX.
Classificado de Monumento Nacional, o complexo monástico integra desde 2009, juntamente com mais dois monumentos (Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e Convento de Santo António de Ferreirim) o Projeto Vale do Varosa, que já permitiu a requalificação da Igreja do Mosteiro e, desde 2013, a musealização das ruínas, resultado de uma exaustiva escavação arqueológica que decorreu entre 1998 e 2007. Na Casa da Tulha, antigo celeiro monástico, o visitante pode ver a reconstituição tridimensional do Mosteiro, sendo este o espaço que acolhe o centro interpretativo do sítio. O Mosteiro de São João de Tarouca é um dos lugares mais procurados por quem visita a região do Douro e do Varosa.
TURISMO EM PORTUGAL - Mosteiro de São João de Tarouca
Aldeia Vinhateira de Salzedas, Tarouca
Já lhe demos a conhecer uma das aldeias vinhateiras do Douro, mas elas são cinco... por isso prepare-se para mais uma. Esta é especial por quatro motivos diferente: Imponência; Memória; Cor e Ciência são o guia turístico para conhecer a da aldeia de Salzedas, no concelho de Tarouca...
António Seixeira - pe paróquia de Salzendas
Jornalista: Frederico Correia
Reporter de Imagem: Joel Teixeira
Monges regressaram ao Mosteiro de Salzedas
Os descobrimentos, os ingredientes, as identidades gastronómicas dos povos, as partilhas, as fusões, resultaram numa experiência simples e extraordinariamente rica em saberes, sabores, aromas e história. Foi assim o Jantar Monástico 2014 que no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas reuniu mais de duzentos participantes.
A carne de sol, a batata bhaji em folhas de endívia, os picles de legumes, os peixinhos da horta, a truta em salmoura e fumo, a bôla de milhos de Salzedas, o ceviche de robalo, a sopa de cenoura e especiarias, o pingue de carne com creme de gemas e mostarda, as especiarias em bolo, não esquecendo os Taroucos de Salzedas e os bolinhos de banha, fizeram as delícias dos monges que, durante um dia, voltaram a terras de Salzedas e S. João de Tarouca.
Trajados com o hábito dos cistercienses, os participantes nesta edição do Jantar Monástico reviveram manjares quinhentistas, numa reinterpretação, contemporânea da Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego que, mais uma vez, voltou a surpreender.
Entre especiarias e condimentos, entre técnicas de conservação e confecção ancestrais, entre o passado e o presente, entre a Europa e a América, a Ásia e a África, evocaram-se produtos de além-mar, numa refeição diferente, onde, de início ao fim, não foram utilizados talheres, cujo uso foi banalizado apenas a partir de século XVII.
Uma experiência única que mais de duzentas pessoas tiveram oportunidade de vivenciar, tudo bem regado com o premiado vinho Pé Posto e o espumante Boa Parte.
Mas o programa da quarta edição do Jantar Monástico começou bem antes, durante a tarde, com um périplo pelos monumentos da região. Numa visita orientada, os monges passaram pelo Mosteiro de São João de Tarouca, a Ponte e Torre de Ucanha e, finalmente, o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas.
A principal novidade deste percurso foi a apresentação, pela primeira vez, do Horto Monástico do Mosteiro de São João de Tarouca, projeto que pretende devolver a paisagem do século XVIII àquele espaço, recriando o horto cultivado outrora pelos monges. Por isso, as espécies foram cuidadosamente selecionadas para reconstituir o passado, mas com os olhos postos no futuro.
Numa inciativa do Projeto Vale do Varosa e da Associação InovTerra, este é um projeto que motivou uma rede de parcerias e que tornou possível também a abertura de uma Greenshop que, nas imediações do Mosteiro, vai disponibilizar os produtos, biologicamente certificados, aos visitantes.
Na quarta edição, o Jantar Monástico, que mais uma vez volta a ter o claustro do Capítulo do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas como palco, mantém-se fiel ao seu princípio, o de divulgar um património ímpar e recordar que este se estende pela imaterialidade das vivências de que o mosteiro foi palco ao longo dos séculos.
A iniciativa contou com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte, Museu de Lamego, Liga dos Amigos do Museu de Lamego, Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, Câmara Municipal de Tarouca, Junta de Freguesia de Salzedas e Centro de Tropas de Operações Especiais.
MONASTERY OF SALZEDAS, TAROUCA, PORTUGAL/ MOSTEIRO DE SALZEDAS, TAROUCA, PORTUGAL
This film shows the essentials of the Monastery of Salzedas, this interesting Portuguese construction located in Tarouca, Portugal.
Este filme mostra o essencial do Mosteiro de Salzedas, essa interessante construção portuguesa localizada em Tarouca, Portugal.