Cultura que é nossa! - Os voluntários do Museu Arqueológico do Fundão
O Cultura que é nossa! foi até à Quinta do Ervedal, junto a Castelo Novo, ver como correm os trabalhos de escavação das termas romanas e recolheu o depoimento de alguns dos jovens voluntários que aí trabalham.
Museu Arqueológico Municipal José Monterio - FUNDÃO
Museu Arqueológico Municipal José Monterio - FUNDÃO
A Lusitânia no Fundão
O Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, na cidade do Fundão, é um espaço polivalente dedicado à Península Ibérica. Para o seu director, José Mendes Rosa, «é um dos que melhor retratam o modo de vida dos Lusitanos na Península Ibérica. Reúne cerca de 15 mil peças da pré-história ao séc. V d.C.
Cultura que é nossa! - Os vestígios mais antigos do Concelho do Fundão
Sabem onde foram encontrados os vestígios de presença humana mais antigos do Concelho do Fundão? Nesta edição do Cultura que é nossa damos a conhecer alguns instrumentos que terão sido feitos pelo nosso parente longínquo Homo Erectus, há provavelmente cerca de 150.000 anos atrás.
Novas gravuras rupestres descobertas junto ao rio Zêzere no concelho do Fundão
quinta-feira, 3 de outubro de 2019
Novas gravuras rupestres descobertas junto ao rio Zêzere no concelho do Fundão | Sky Portugal
Um novo conjunto de gravuras rupestres foi descoberto no Poço do Caldeirão, junto ao rio Zêzere, na freguesia da Barroca, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, disse hoje à agência Lusa o diretor do Museu Arqueológico local, Pedro Salvado.
#Sky_Portugal
Cultura que é nossa! - Os pelourinhos do Concelho do Fundão
Nesta edição do programa da Sociedade Trebaruna na Rádio Cova da Beira, falamos sobre a origem, significado e evolução dos pelourinhos e sobre os 4 pelourinhos que é hoje possível encontrar no Concelho do Fundão.
Inter Freguesias de Futsal
Azinhoso/Sampaio venceu na final Mogadouro A por 4-1
Hotel Samasa Fundão en Fundão (Portugal)
¡Reserva ya¡ Book now!
El Hotel Samasa es un alojamiento de 3 estrellas situado en el centro de la ciudad de Fundão. En las cercanías podrá encontrar una amplia gama de ocio como restaurantes, bares y tiendas.
Algunos servicios que ofrece el alojamiento:
- Admiten mascotas
- Habitaciones para no fumadores
- Sala de reuniones
- Servicio de bar o cafetería
- Servicio de habitaciones las 24 horas
- Servicio de lavandería
- Internet en las habitaciones
Sobre Fundão:
Fundão es una ciudad portuguesa perteneciente al Distrito de Castelo Branco. Geográficamente se encuentra en la región central, más conocida como la Cova da Beira, en la ladera norte de la montaña Gardunha, y se distribuye en 31 núcleos poblacionales.
El Gardunha es un paraíso de gran belleza donde la naturaleza se mezcla con los paisajes agrarios en su amanecer y atardecer.
Esta ciudad dispone de una importante oferta cultural a través de sus museos y casas de museos, además de la presencia de The Grind, un auditorio situado en pleno corazón de Fundão, donde tienen lugar diversos espectáculos. También pueden visitar el Museo Arqueológico, dedicado a la dimensión hispana.
Destaca en esta ciudad la producción culinaria y artesana, la vivienda y las actividades culturales.
About Fundão:
Fundão is a Portuguese city located in the Castelo Branco Region. Geographically, it is located in the Central Region, known as Cova da Beira, on the northern slope of Sierra Gardunha, and is distributed in 31 little population cores.
Sierra Gardunha is a beautiful paradise where nature is mixed with agricultural landscapes every sunrise and sunset.
This city has a large cultural offer through its museums. Besides, it stands out the presence of The Grind, a theatre located in the heart of Fundão. You can also visit the Archaeological Museum, dedicated to the Hispanic dimension. It is important to mention that craftsmanship is also an important activity in the area.
Book now at/ Réserver/ Prenota ora/ Reserva agora
Adega Cooperativa Fundão - PT
As origens da Adega Coop. Fundão remontam há mais de meio século. Na realidade, foi em 1949 que 30 sócios criaram na cidade do Fundão, na bela e fértil região da Cova da Beira, a sua cooperativa. Actualmente, o número de associados passou para mais de 1.000, com a adega a produzir vinho de uvas provenientes -- exclusivamente! - Das vinhas dos seus associados. A capacidade de recepção ronda os quatro milhões de quilos de uvas/ano, sendo que 70 por cento é de uvas tintas e 30 por cento de uvas brancas. A cultura da vinha nesta região é uma realidade muito antiga, remontando ao tempo em que os romanos ocuparam a Península Ibérica. Como prova, foi encontrada, numa vinha chamada A forca, perto do Fundão, juntamente com mós e tijolos romanos, uma estatueta do século I d.C., representando um homem com um cesto de uvas à cabeça. Esta estatueta, que se encontra exposta no Museu Nacional de Arqueologia em Lisboa, tornou-se o símbolo institucional da Adega Coop. Fundão, figurando em todos os seus rótulos.
[Fundâo] [Museu Arqueológico]
24/02/2018
Un reportaje de Corredores de Ideas
Museu do Ar - Ovar
Subject
Inauguração da exposição Memórias do Vale
Discurso do Dr. João Mendes Rosa, na abertura da exposição Memórias do Vale no Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, no Fundão.
Site oficial: / Ver também:
Museu Verao Total.wmv
Museu Arqueológico José Alves Monteiro RTP Verão Total Fundão
A Alma e a Gente - V #26 - A Rama do Castanheiro (Fundão) - 15 Jul 2007
Prof. José Hermano Saraiva
A cidade do Fundão apresenta-se hoje como o coração da Cova da Beira, uma das regiões de maior beleza de Portugal. Trata-se dum concelho com 700 quilómetros quadrados, carregados de gente, com 31 freguesias, todas elas activas e progressivas. A cidade tem um novo Museu Arqueológico que só por si justifica uma visita à região.
Idanha a Velha Aldeias Históricas de Portugal
Pelo notável conjunto de ruínas que conserva, ocupa um lugar de realce no contexto das estações arqueológicas do país. Ergue-se no espaço onde outrora existiu uma cidade de fundação romana capital da Civitas Igaeditanorum (séc. I a.C.), mais tarde sede episcopal sob domínio suevo e visigótico. Doada à Ordem do Templo no séc. XIII, mantém vestígios de diversas épocas que evidenciam uma grande permanência civilizacional. Ocupada pelos muçulmanos no séc. VIII, foi reconquistada pelos cristãos no séc. XII. Doada à Ordem do Templo no séc. XIII, mantém vestígios de diversas épocas que evidenciam uma grande permanência civilizacional.
VISITA GUIADA ÁS RUÍNAS DO CARMO - DEZEMBRO DE 2018
Esta visita guiada às ruínas do cargo foi organizada pela Explore Latitudes. Visitar este espaço não é suficiente se o não ficarmos a conhecer o que só foi possível na companhia da Guia Rita.
Cultura que é nossa! - A Estela do Telhado
Este programa centra-se na notícia da descoberta de uma impressionante Estela de Guerreiro da Idade do Bronze Final (3.000 - 2.800 anos atrás) junto à aldeia do Telhado, a maior estela do género encontrada até hoje na Península Ibérica. Este achado foi generosamente cedido pelos proprietários do terreno onde se encontrava, Álvaro e Filomena Brito, encontrando-se actualmente exposta no Museu Arqueológico do Fundão.
Para mais informações, aconselha-se a leitura do Boletim Informativo nº1 da Sociedade Trebaruna em:
Doutor Amílcar Guerra na Associação dos Portugueses Arqueólogos 2013/04/20
Por altura da Apresentação da Revista nº 4 do «Portugal Romano»
1º Centenário da Tomada do Carvalhal - Souto da Casa - Parte 1
E quando já estamos a menos de um mês de comemorar o 126º aniversário da Tomada do Carvalhal, aproveito a amabilidade do nosso Amigo, Humberto Ramos, a quem desde já agradeço por ter aceite partilhar connosco esta jóia.
São imagens referentes ao Centésimo Aniversário da Tomada do Carvalhal, estávamos no ano de 1990...
... DE QUEM É O CARVALHAL????
Vejam!
A qualidade das imagens poderá não ser fantástica já que se trata de uma conversão de VHS para DVD, mas o conteúdo, esse sim posso assegurar que é de primeira qualidade!
Recostem-se e relembrem... ou simplesmente desfrutem!
BEIRA TV: Um século de arqueologia regional
No centenário do museu fundado por Tavares Proença Júnior, especialistas internacionais homenageiam o arqueólogo do século XIX. MAIS VÍDEOS EM: WWW.BEIRATV.PT