Imagens do Brasil - Brusque - Santa Catarina
Brusque é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.
História –
Presença indígena - Antes da colonização, os Xokleng ocupavam um território em “movimento”, pois mantinham uma disputa secular com os Guaranis e os Kaingangs para controlar o território da região onde a cidade se situa.
Colonização - A história da colonização da atual região de Brusque tem início nas terras localizadas à margem direita do rio Itajaí-Mirim.
A imigração começa de fato com a chegada do nobre austríaco Barão von Schneeburg, que liderava 54 imigrantes alemães, em 4 de agosto de 1860. O núcleo foi batizado de Colônia Itajahy. Em 17 de janeiro de 1890, a cidade foi batizada de Brusque. O município foi instituído em 23 de março de 1881, ainda com nome de São Luis Gonzaga, recebendo o nome atual em 1890.
Colonização polonesa - A geógrafa e pesquisadora Maria do Carmo Ramos Krieger Goulart informa que desembarcaram na Villa do Itajahy, 16 famílias da Silésia.
Colonização italiana - O ano de 1875 marca o fluxo de uma grande corrente imigratória, era a colonização italiana.
Industrialização - Brusque é conhecida como Berço da Fiação Catarinense e Cidade dos Tecidos. Em 1892, foi fundanda a Fábrica de Tecidos Carlos Renaux S.A., um dos ícones da indústria no sul do Brasil. Em 1898, surgiu a Buettner e em 1911 a Schlösser. Foi em Brusque que se originaram as primeiras geladeiras da marca Consul, em 1945.
A indústria metalmecânica também prosperou na cidade. A primeira indústria metalúrgica de Brusque foi a Fundição Hércules S.A.. As principais indústrias desse segmento se concentram na área automotiva, de grande projeção nos mercados interno e de exportação, como a ZM S.A., Zen S.A., 3RHO e a Remy. No setor de máquinas, equipamentos eletromecânicos e serviços metalúrgicos, outros nomes se destacam como a Irmãos Fischer, Siemsem, Kimak, Metalúrgica Brusque, Embreex, Fundição Hércules, Metalúrgica BOMASI, Atenas Metalúrgica, entre outras.
A área de confecções, que surgiu durante os anos 80, estabeleceu na cidade centenas de pequenas e médias empresas. Destaca-se a Colcci, marca originalmente criada em Brusque e de grande projeção nacional.
Educação – A eeducação básica em Brusque é oferecida pelas redes estadual, municipal e privada. Já o ensino médio é oferecido pela rede municipal de Educação apenas na Escola João Hassmann, sendo que o restante é dividido entre as escolas estaduais e privadas.
Já no ensino superior, a primeira instituição a oferecer esta modalidade de ensino foi Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE. A instituição, que é pública e de direito privado e de carácter comunitário, foi a responsável pelo ponta pé inicial para o avanço do Ensino Superior na cidade. Seguindo uma tendência nacional, a partir dos anos 2000, Brusque passou a contar com outras instituições de ensino superior, como a Faculdade São Luiz, Uniasselvi e o Instituto Federal Catarinense, entre outras.
Turismo - Destacam-se o Parque Zoobotânico; o Parque das Esculturas; na Praça Leopoldo Moritz encontra-se um Avião North American T6-D da Segunda Guerra Mundial; o Orquidário e Bromeliário; o Observatório Astronômico Tadeu Cristóvam Mikowski, na Avenida das Comunidades; O Santuário de Azambuja; o Hospital Arquidiocesano; a Gruta de Nossa Senhora de Azambuja; o Morro do Rosário; o Asilo de Idosas e Seminário Menor e Filosófico Arquidiocese de Florianópolis; o Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, formando um complexo de construções históricas; O Paço Municipal, formado pela Prefeitura, Fórum e Câmara de Vereadores; a Ponte Estaiada Irineu Bornhausen; a Arena Multiuso Antônio Neco Heil ; o Terminal Urbano Balthazar Bohn; a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga; a Colina Evangélica; a Casa de Brusque; o Parque das Esculturas e a Praça Barão Von Schneeburg.
O patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, com vários casarões e edificações de várias épocas, ainda deslumbram os visitantes. Podemos citar o casarão Maluche, a Villa Quisisana, alguns casarões remanescentes na rua Hercílio Luz, a casa de antigo comércio em Dom Joaquim, além diversas outras espalhadas pela área central e alguns bairros da cidade.
Culinária- O prato típico da região é o marreco com repolho roxo, herdado da culinária alemã. A cidade criou a Festa Nacional do Marreco – Fenarreco – que acontece em outubro, juntamente com a Oktoberfest de Blumenau. A festa tem como prato principal o marreco, mas o chope, as danças tipicas germânicas, a música e a alegria são complementos fundamentais nesse enredo. Também devido à herança cultural alemã e italiana, a cidade se destaca por suas padarias e docerias, com seus bolos, cucas, tortas, pães e geleias.
Fonte do texto: Wikipedia.
Mais informações sobre cidades brasileiras, suas atrações turísticas, culturais e de lazer podem ser encontradas no endereço . Visite!