MUSEU DO BARRO - REDONDO ALENTEJO.wmv
Divulgação do Museu do Barro no Redondo - Alentejo.
Acompanhamos o trabalho desenvolvido por LUMIFE ALVITO há vários anos nos seus blogs dedicados ao Alentejo, como o BEJA bem como o site criado por este no facebook que vivamente se recomenda a quem gosta de conhecer o verdadeiro Alentejo e o estima, designado Alentejanos no Facebook
Música : moda Ao nascer da bela aurora
REDONDO - Museu do Barro
Slide show sobre o Museu do Barro da vila do Redondo
O Barro é dos Oleiros | Museu do Barro
O Museu do Barro é inaugurado em 2009, no merecido testemunho aos seus atores e enquanto instrumento de inquestionável importância na preservação e revitalização da olaria tradicional de Redondo cujo reconhecimento extravasa fronteiras colecionando os mais rasgados elogios.
Resguardado pela intimidade que o Convento de Santo António lhe confere, o Museu do Barro convida a acompanhar o percurso histórico da olaria redondense, bem como apreciar e adquirir peças representativas das várias formas de trabalhar o barro. Para além da sua vertente museológica, oferece ainda uma vertente lúdica e pedagógica cujo objetivo passa pela sensibilização dos jovens, face a uma das tradições mais vincadas do concelho.
Nesta lógica de formação de públicos, o Museu do Barro desmultiplica-se num ateliê de formação que atua em proximidade com a comunidade escolar assumindo o serviço educativo como uma das suas principais valências.
A completar, como resultado de uma estratégia de descentralização, é possível ainda ao visitante percorrer as nove olarias do concelho, podendo assim acompanhar de perto e experienciar o intemporal trabalho na roda dando ainda, quem sabe, forma às suas próprias criações.
Venha perder-se pelos percursos das olarias e dos barreiros, ao sabor dos melhores vinhos de Redondo.
Welcome to the Beautiful Vila de Redondo in Portugal
Vila de Redondo is a beautiful Alentejo village, the county seat, much famed for its products in clay and for its wine quality.
The entire region of Redondo presents traces of occupation since ancient times of prehistory, with numerous megalithic monuments of great interest, such as Antas Vidigueira, the hiver, Sale of the Duke and the Candeeira, among many others.
Its calm and simple streets, low white houses decorated with a cheerful color range, breathe the peace of mind of the Alentejo region, in interesting monuments such as the Castle, the Mother Church (sixteenth and seventeenth centuries), the Mercy in beautiful Manueline style, the Calvary (seventeenth century) or of Our Lady of Health of the seventeenth century, as well as the precious Pelourinho the village.
The combination of fertile granite and schist soils enable the production of one of the greatest assets of the region: wine, this being one of the regions of Denomination of Controlled Origin (DOC) in the country.
The tradition in Redondo is still what it was, taking place today craft with good old techniques that characterize it, such as the production of utilitarian and decorative pieces in clay, with very own decorations, some with floral motifs, other depicting the daily life of the rural Alentejo.
These two important types of typical Redondo production are evident in the two museums dedicated to them: the Wine Museum and the Clay Museum.
Very close to the village is the beautiful Convento de São Paulo, also known as Convento de São Paulo da Serra de Ossa, or Convento da Serra D'Ossa, located in the Serra de Ossa, one convent building of the fourteenth century, nowadays transformed into a reputed luxury hotel.
Redondo é uma bonita vila Alentejana, sede de concelho, muito afamado pelos seus produtos em barro e pelo seu vinho de qualidade.
Toda a região do Redondo apresenta vestígios de ocupação desde longínquos tempos da pré-história, com numerosos monumentos megalíticos de grande interesse, como as Antas da Vidigueira, do Colmeeiro, da Venda do Duque e as da Candeeira, entre tantos outros.
As suas ruas calmas e simples, de baixo casario alvo, decorado com uma alegre faixa colorida, respiram a paz de espírito da região Alentejana, por entre interessantes monumentos como o Castelo, as Igrejas Matriz (séculos XVI e XVII), a da Misericórdia num bonito estilo Manuelino, a do Calvário (século XVII) ou a de Nossa Senhora da Saúde do século XVII, bem como o precioso Pelourinho da vila.
A combinação de férteis solos de granito e xisto possibilitam a produção de um dos maiores bens da região: o Vinho, sendo esta umas das regiões de Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) do País.
A tradição em Redondo ainda é o que era, produzindo-se ainda hoje artesanato com técnicas bem antigas que o caracterizam, como é o caso da produção de peças utilitárias e decorativas em barro, com decorações muito próprias, algumas com motivos florais, outras retratando o quotidiano da vida rural Alentejana.
Estes dois importantes tipos de produção típica do Redondo estão patentes nos dois Museus a eles dedicados: o Museu do Vinho e o Museu Barro.
Bem próximo da Vila fica o bonito Convento de São Paulo, também conhecido por Convento de São Paulo da Serra de Ossa, ou Convento da Serra D’Ossa, situado na Serra de Ossa, um edifício conventual do século XIV, hoje em dia transformado num reputado hotel de luxo.
Vila de Redondo, Alentejo, Portugal
Algumas fotos da Vila de Redondo, como parte integrante do meu projecto de tese de mestrado.
Musica: Lua Extravagante - Adeus ò Serra da Lapa
Fotos: Alexandre Vieira, Luis Rodrigues (Olympus sz 10)
Redondo, Dezembro de 2011
Redondo e a Tradição da Quaresma | Documentário Completo
Redondo e a Tradição da Quaresma
A tradição quaresmal em Redondo é antiga. Entre o ontem e hoje, alguns dos actos litúrgicos perderam-se. Outros mantêm-se, embora com algumas mudanças introduzidas pelos tempos modernos. Modernidade e tradição continuam a marcar a quadra.
Vista sobre a Vila de Redondo
Vista sobre a Vila de Redondo
O Redondo é uma vila Alentejana, muito conhecida pelos seus produtos em barro e pelo seu vinho de qualidade.
Toda a sua região ostenta vestígios de ocupação desde tempos da pré-história, com numerosos monumentos megalíticos de grande interesse, como as Antas da Vidigueira, do Colmeeiro, da Venda do Duque e as da Candeeira.
Salientam-se monumentos como o Castelo, as Igrejas Matriz (séculos XVI e XVII), a da Misericórdia num bonito estilo Manuelino, a do Calvário (século XVII) ou a de Nossa Senhora da Saúde do século XVII, bem como o precioso Pelourinho da vila.
A combinação de solos muito férteis de granito e xisto permitem a produção de um dos maiores bens da região: o Vinho, sendo esta umas das regiões de Denominação de Origem Controlada (D.O.C.) do País.
A tradição da região produz ainda hoje artesanato com técnicas bem antigas que o caracterizam, como é o caso da produção de peças utilitárias e decorativas em barro, com decorações muito próprias, algumas com motivos florais, outras retratando o quotidiano da vida rural Alentejana.
O Museu do Vinho e o Museu do Barro, fortificam a importância dos dois tipos de produção típica do Redondo.
para mais informação: cm-redondo.pt
Bem-vindo à Bela Vila de Redondo no Alentejo
Redondo, vila onde a hospitalidade é tradição, situa-se no alto Alentejo a 34 Km da capital de distrito, Évora. Outrora declarada por D. João I como passagem obrigatória para todos os viajantes de Évora, Vila Viçosa e Alandroal, assume-se hoje como paragem obrigatória imposta pela sua riqueza histórica, cultural e arquitetónica.
Tendo como envolvente a vasta planície alentejana e a beleza imponente da Serra D’Ossa, o concelho de Redondo divide com os seus visitantes belas paisagens decoradas pelo montado alentejano e pelas vinhas a perder de vista. Já na vila, do Castelo ao Calvário e do Sol à Ravessa, Redondo recebe todos de portas abertas, fazendo do visitante um amigo a rever num futuro, tão próximo, quanto os laços que criamos.
Reconhecido pelos vinhos de qualidade inquestionável, aos quais dedica um museu, este concelho oferece aos visitantes vários vinhos provenientes das melhores castas da região. A acompanhar surge uma variada gastronomia regional servida nas mais belas loiças de barro, trabalhado nesta terra que aos oleiros pertence.
Mas porque a história, a olaria, os vinhos e a gastronomia são apenas alguns dos muitos pontos de interesse, o concelho de Redondo oferece ainda outros atractivos que vão desde o mobiliário alentejano à cortiça trabalhada pelas mesmas gentes que, muito gentilmente, enfeitam as ruas com flores de papel para o receber.
Criamos experiências e soluções digitais inovadoras que oferecem aos nossos clientes uma presença digital transversal e adaptada, capaz de responder às exigências dos consumidores atuais.
Está preparado para disparar as suas vendas no Mercado Digital?
para mais informações:
website:
Facebook:
Email: geral@marketingredondo.com
REDONDO, Évora
Redondo é uma vila alentejana, sede do município, situado a 35 km de distância da capital de distrito, Évora.
Informação local, oficial:
Redondo is a Alentejo town, county seat, situated 35 km away from the district capital, Évora.
local information:
REDONDO-PORTUGAL Ruas Floridas.
Esta es una muestra de las 43 calles adornadas de flores de Papel en la bonita localidad Alentejana de Redondo. Una maravilla que se ha podido visitar desde del 3 al 11 de Agosto del 2013.
Essa é uma das 43 ruas decoradas com flores de papel na bela cidade de Redondo Alentejo. Uma maravilha que vai de 03-11 agosto de 2013.
BES abre novo balcão na vila de Redondo
O Banco Espírito Santo inaugurou recentemente um balcão na vila alentejana de Redondo (Évora), em parceria com a seguradora Tranquilidade...
REDONDO 2013
PASSEIO ÁS FESTAS DAS FLORES, NA VILA DO REDONDO. ESTIVEMOS LÁ NOS DIAS 04 E 11 DE AGOSTO DE 2013. FOI MUITO BOM.
Festa das Ruas Floridas de Redondo Alentejo Portugal )
FESTA DAS RUAS FLORIDAS
( REDONDO - ALENTEJO - PORTUGAL )
As Ruas Floridas são um evento bienal de base popular, cuja tradição remonta ao século XIX e consiste na decoração das ruas da vila de Redondo ( no distrito de Évora - Alentejo ) com flores e outros objectos elaborados em papel colorido. Os residentes de cada rua organizam-se e escolhem um tema, cabendo a coordenação geral ao Município de Redondo.
O esmero e a grande quantidade de tempo que os habitantes de Redondo dispõem na elaboração destes objetos e flores fica bem visível na sua qualidade.
Por esta altura esta vila Alentejana acolhe milhares de visitantes!
Ver mais em:
Museu Regional do Vinho -Redondo - Alentejo.wmv
Divulga-se o Museu Regional do Vinho sito em Redondo- Alentejo, acompanhando o trabalho feito à largos anos por LUMIFE ALVITO nos seus blogs BEJA, de divulgação dos valores do Alentejo. Deste autor visite o site por ele criado no facebook Alentejanos no Facebook , bem como o seu canal no youtube e o espaço igualmente criado por o mesmo Alentejo- a Nosse Música dedicado ao cante alentejano.
Viana do Alentejo: Terra de Barro
A cerâmica romana encontrada num passado recente atesta a longevidade da arte de trabalhar o barro em Viana do Alentejo. Um barro que servia essencialmente para produzir loiça utilitária. Viana tornou-se famosa pela qualidade dos seus alguidares.
No início do séc.XX um visionário local, o agrónomo e veterinário António Isidoro de Sousa cria uma Escola de Olaria, para dar formação artística aos filhos dos oleiros. Artistas plásticos que mais tarde de tornaram famosos, como Júlio Resende e Aníbal Alcino dos Santos, são contratdos como professores. Com a ajuda preciosa do grande mestre oleiro Francisco Lagarto.E assim desenvolve-se uma escola que foi o berço dos atuais oleiros ainda existentes mas também o local onde grandes ceramistas se formaram, que foram mostrar as suas artes por esse Portugal fora.
Hoje, um curso de formação de oleiros do IEFP, sob a orientação do mais novo oleiro existente, tenta formar possíveis futuros oleiros e/ou ceramistas.
Um documentário baseado nos testemunhos daqueles que estiveram e ainda estão ligados a esta arte milenar na vila de Viana do Alentejo.
Festejos em Redondo - Alentejo - Portugal.wmv
Parabéns a todos os habitantes de Redondo pelo engenho que tiveram na decoração da vossa terra.
Museu do Bordado e do Barro em Nisa.flv
Fonte:
Nota: Este vídeo não é da minha autoria.
«A famosa Olaria Pedrada de Nisa, de resto como os demais artesanatos, possui uma História, vive de uma técnica, de materiais específicos, de um processo de fabrico. Respira um saber ancestral, passado de geração em geração, e de que alguns (infelizmente, cada vez menos) são fiéis depositários e exímios executantes.
É precisamente um pouco de tudo isto, e talvez ainda uma pequeníssima amostra da alma e das tradições das gentes de Nisa, que lhe pretendemos dar a conhecer através deste pequeno filme.»
Procissão dos passos #Redondo #Alentejo
REDONDO
VILA DO REDONDO VISTA DA TORRE DE MENAGEM
Touristic Ruas Floridas 2013; Redondo (Alentejo; Portugal) (3)
Touristic Ruas Floridas Redondo 2013 (Alentejo; Portugal) (1). Vídeo 7-8-2013
Del 3 al 11 de agosto de 2013 un total de 43 calles estuvieron adornadas con motivos elaborados principalmente con papel. Una bonita muestra la creatividad de los alentejanos de Redondo.