Saquarema - Sambaqui da Beirada
Sambaqui da Beirada - A Arqueologia na praça
Documentário produzido na Escola de Comunicação da UFRJ, no ano de 2.000, sobre o Sambaqui da Beirada, museu arqueológico ao ar livre fundado pela arqueóloga Lina Maria Kneip, do Museu Nacional da UFRJ, e situado no Município de Saquarema, no Estado do Rio de Janeiro. Roteiro e Direção: Bruno Moreira Lima.
Sambaqui da Beirada
reportagem sobre o Sambaqui da Beirada, sítio arqueológico localizado no bairro Barra Nova, em Saquarema.
SAQUAREMA SAMBAQUI DA BEIRADA RIO DE JANEIRO TV RIOTUR
WWW.TVRIOTUR.COM
A MAIOR WEB TV DO MUNDO!
APRESENTAÇÃO DE TODOS OS PONTOS TURÍSTICOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
24 PROGRAMAS CADA UM COM UMA TEMÁTICA DIFERENTE APRESENTANDO TODAS AS OPÇÕES DO TRADE DE TURISMO DE CADA DESTINO DA CIDADE MARAVILHOSA.
RETRANSMITINDO SEU CONTEÚDO PARA MAIS DE 620 SITES E OPERADORES A NÍVEL MUNDIAL, CHEGANDO A 14 MILHÕES DE ACESSOS MÊS.
WWW.TVRIOTUR.COM
VENHA PARA O RIO DE JANEIRO E DESFRUTE DOS SERVIÇOS PREPARADOS PARA VOCÊ.
Nossa História - 08 - Museu de Sambaqui
Série de programetes exibidos na TV Brasil Esperança em 2006.
Tema: Museu de Sambaqui
Reporter: Danielle de Oliveira
Imagens: Ednei Fernando
Edição: Anderson A. Alberton
Retratos Catarinenses - Museu do Sambaqui - 15/05/14
Museu do Sambaqui promove visitas guiadas aos sítios
O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville tem intensificado as visitas monitoradas aos sítios da região como forma de divulgar as pesquisas que desenvolve e de sensibilizar a comunidade para a importância desse patrimônio. Em abril, um grupo visitou o sítio de Cubatão 1 e, em maio, novo grupo conheceu o sítio do Parque Caieiras.
Museu Arqueológico de Araruama.avi
Museu Arqueológico de Araruama, RJ
Sambaqui Beirada Saquarema Arquieologia, archeology Indígenas Índios
Sambaqui da Beirada Barra Nova em Saquarema
archeology ancient skeleton skull
SP Arqueologia - Sítio pré-histórico - Sambaqui
SP Arqueologia - Sítio pré-histórico - Sambaqui
SP Arqueologia vai ao Litoral Sul de São Paulo encontrar Maria Cristina Mineiro Scatamacchia, Livre docente em Arqueologia Brasileira pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Lá, fomos conhecer um sambaqui (monte de conchas, em Tupi) em Ilha Comprida, marca dos primeiros habitantes da região, que eram coletores-pescadores.
Playlist SP Arqueologia -
*Assista a UNIVESP TV ao vivo, e veja nossa programação completa em
*Sintonize a UNIVESP TV através da multiprogramação da TV Cultura. Em São Paulo o canal é o 6.2.
*UNIVESP TV - O canal para quem quer saber mais e aprender sempre!
*******
Confira também nossos cursos e programas:
CURSOS:
Cursos USP
Cursos Univesp
Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática
Curso de Engenharia
Cursos Unicamp
PROGRAMAS:
Estúdio Univesp (Programas de entrevistas)
Para saber mais e aprender sempre!
Encontros: Seminários, Debates, Simpósios, Congressos e Reportagens Especiais
Séries, Filmes e Documentários Internacionais
*******
MUSEU DO SAMBAQUI - BATE PAPO - WWW.ARTEDEVIVER.COM
Descubra nesta reportagem como a arqueologia contribui para a história do homem. PGM 27/09/2009
Sambaquis - vale ribeira - arqueologia são paulo
vídeo feito pelo museu de arqueologia e etnologia da usp. sítios arqueológicos do vale do ribeira. samabquieiros. sambaqui
Escavação do Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba
PRÉ-HISTÓRIA – parte 4 - SAMBAQUI
Sambaqui é um depósito de restos de mariscos, ostra, caranguejo, ossos de peixes e de mamíferos marinhos acumulados por populações pré-históricas no litoral. São encontrados na costa do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul. Vídeo para fins educativos, trazendo, ao final, testes para revisão dos pontos principais e uma questão para debate em sala de aula. Acesse meu blog:
Imagens do Brasil - Saquarema - Rio de Janeiro
Saquarema é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro situado na região dos Lagos.
Por volta do ano 1000, tribos indígenas de língua tupi provenientes das bacias dos rios Madeira e Xingu, na margem direita do rio Amazonas, ocuparam a maior parte do atual litoral brasileiro, expulsando os habitantes anteriores, falantes de línguas do tronco linguístico macro-jê, para o interior do continente. Quando os europeus chegaram à região de Saquarema, no século 16, esta estava ocupada pela nação tupi dos tamoios, também chamados tupinambás.
Origem do Nome
A região que hoje compõe o município era habitada por uma grande tribo de tamoios. Por séculos, os indígenas dominaram a parte litorânea, onde hoje se localiza a sede municipal de Saquarema, e denominavam a lagoa de Socó-rema que, quer dizer bandos de socós (ave pernalta abundante na lagoa naquela época). Com a evolução da linguagem, passou a chamar-se Saquarema.[10] Já o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro sugere outra hipótese etimológica para Saquarema: segundo ele, Saquarema pode ser oriundo da junção dos vocábulos tupis sakurá (uma variedade de caramujo) e rema (fedorento), significando, portanto, caramujos fedorentos.
Cidade predominantemente turística, é conhecida também como a capital nacional do surfe. As ondas de suas praias estão entre as melhores do país. Além dos campeonatos de surfe nacionais e internacionais, as festas religiosas constituem um importante atrativo para o turismo local. As principais atrações turísticas da cidade são: as praias, as lagoas, as cachoeiras, cascatas e serras, muito admiradas por turistas que chegam à cidade; o Sambaqui da Beirada (sítio arqueológico de 4 500 anos); a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, de 1630; o Templo do Rock (museu-residência do roqueiro Serguei); o Mirante do Morro da Cruz; o Centro de Treinamento de Vôlei; a rampa de voo livre e as Cachoeiras do Tingui (no 3º distrito de Saquarema).
Capital do Surf
Saquarema, através de suas praias, especialmente a de Itaúna, é conhecida como a capital brasileira do surf por suas ondas perfeitas e indescritível beleza e força. Poucos lugares no Brasil possuem ondas com o porte das de Saquarema e por isso, na década de 70, sediava os saudosos festivais de surf. Por isso, Saquarema é conhecida por ser a Capital Brasileira do Surf e também é chamada por muitos surfistas de Maracanã do Surf Brasileiro.
Fonte: Wikipedia
MUSEU ARQUEOLÓGICO DE SAMBAQUI - JOINVILLE - S.C. - BY GENEBA
O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ) é um museu localizado na cidade de Joinville, no estado brasileiro de Santa Catarina.
Histórico
O acervo original foi reunido por Guilherme Tiburtius, que pesquisou e juntou mais de doze mil peças, em suas buscas arqueológicas realizadas principalmente nos casqueiros existentes na região de Joinville. Reunindo-os, vendeu-os para o município em 1963. Em 1969, foi inaugurado o museu, em edifício provisório e em 1972, foi construído a sua sede definitiva.
Sambaqui
Os sambaquis são sítios arqueológicos em forma de montes, alguns com mais de 25 metros de altura, que contém, entre outros objetos conchas, esqueletos humanos; pedras e ossos de animais trabalhados, algumas vezes cerâmica deixados pelos povos que os construíram. Por serem encontrados muitos esqueletos, supõe-se tratar-se de depósito (cemitério) dos mortos. Eram pescadores, coletores e caçadores que habitavam as praias e mangues e comiam peixe, principalmente.
Os Fantásticos Sambaquis de Joinville
Esse é o meu vigésimo terceiro VLOG. O vídeo mostra um dos sambaquis de Joinville e o excelente exemplo da preservação de um monumento pré-histórico em área urbana.
CONHEÇA SAQUAREMA NA REGIÃO DOS LAGOS
SAQUAREMA - Cidade predominantemente turística, é conhecida também como a capital nacional do surfe. As ondas de suas praias estão entre as melhores do país. Além dos campeonatos de surfe nacionais e internacionais, as festas religiosas constituem um importante atrativo para o turismo local. As principais atrações turísticas da cidade são:
As praias, As lagoas, as Cachoeiras, Cascatas e Serras,Muitos Admiradas Por Turistas que Vem a Cidade!
O Sambaqui da Beirada (sítio arqueológico de 4 500 anos);
A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, de 1630;
O Templo do Rock (museu-residência do roqueiro Serguei);
O Mirante do Morro da Cruz;
O Centro de Treinamento de Vôlei;
A rampa de voo livre.
Cachoeiras do Tingui (no 3º distrito de Saquarema)
Saiba mais aqui
Gostou? Clique em Gostei e deixe seu comentário aqui abaixo do vídeo e compartilhe com seus amigos!
Também se inscreva em nosso Canal e receba as nossas atualizações de novos vídeos.
Obrigado por assistir e te vejo no próximo vídeo!
MAX PINHEIRO IMÓVEIS, Compra, Venda e Legalizações de Imóveis em Saquarema. Max Pinheiro Imóveis, vende e legaliza seu imóvel em Saquarema. A Max Pinheiro Imóveis, possui 8 anos de experiência no mercado imobiliário de Saquarema, garantia de bons negócios e consultoria especializada. Vender ou Comprar Imóveis é com a Max Pinheiro Imóveis.
Compra e venda: Apartamentos, casas, sítios, terrenos, loteamentos.
Legalizações: Prefeitura, Cartório, RGI, INSS.
MAX PINHEIRO IMÓVEIS
CRECI: 40689 / CNAI: 6706
Fone: 22 9 9912-7347 WhatsApp / 22 99239-0932
E-mail: maxpinheiroimoveis@gmail.com
Avenida Saquarema, nº 567, loja 47C, Porto Novo - Saquarema - RJ. CEP 28991-311.
VERÃO DE 1989 EM SAQUAREMA