História de Buritis: Napoleão Valadares e a história de Joaquina de Pompéu
Dona Joaquina Bernarda da Silva de Abreu Castelo Branco Souto Mayor de Oliveira Campos, nasceu em Mariana no dia 20 de agosto de 1752 e faleceu na cidade de Pompéu em 1824. Foi uma fazendeira e senhora de escravos de Minas Gerais.
De personalidade independente, aos 11 anos era prometida do comerciante Manuel de Souza e Oliveira, mas se recusou a brindar com o noivo. Aproximou-se do capitão-mor Inácio de Oliveira Campos, neto de Antônio Rodrigues Velho (Velho da Taipa) e declarou que era ele o seu escolhido. Casaram em 20 de agosto de 1764. Joaquina contava com apenas 12 anos e o Capitão com trinta anos. Do casamento teve 10 filhos.
Assim como Dona Beja e Chica da Silva, Joaquina tornou-se uma grande personalidade da cultura popular e foi sem dúvidas, uma das mulheres mais influentes do século XVIII e XIX, ela e seus descendentes assumiram a política local da então província de Minas Gerais, a partir do século XIX.
Ficou conhecida por alguns como Joaquina do Pompéu, Soberana do Oeste Mineiro, Baronesa do gado, Sinhá Braba, Grande Dama do Sertão, Heroína Mineira da Independência do Brasil dentre outros títulos, conhecidos pela cultura oral. Sua fama perdura, sustentada pela larga gama seus descendentes.
Alguns de seus descendentes, como Pedro Cordeiro, Major Saint Clair Valadares, entre outros, vieram para o Noroeste mineiro e tiveram grande influência na colonização e na formação de vilas, que hoje tornaram-se importantes municípios do estado, como Arinos e Buritis.
Com milhares de descendentes, muitos se destacaram na política, literatura e na comunicação, como Benedito Valadares, Afonso Arinos, Plínio Jarbas Valadares e Napoleão Valadares.
Ainda nos dias de hoje, muitas famílias que descendem dessa matriarca mineira, se encontram aqui na região do Urucuia.
Joaquina do Pompeu - Ruinas da casa da fazenda - 1947
Este vídeo é sobre Joaquina do Pompeu - Ruinas da casa da fazenda - 1947
Cavalos pastam sobre o busto de Dona Joaquina do Pompéu.
Museu da Cidade promove exposição e tela é lançada com novo ângulo do casarão de Dona Joaquina
Governador Anastasia é homenageado com a medalha Dona Joaquina do Pompéu
O Governador Antonio Augusto Junho Anastasia foi agraciado com a medalha do Mérito Municipal Dona Joaquina do Pompéu, no sábado (26/10/13), no Centro Cultural Dona Joaquina, conhecido como Museu da Cidade em Pompéu, MG.
Histórias - Dona Joaquina
Hoje no Histórias trago a história da Joaquina, uma moradora da cidade de São José do Barreiro. Ela compartilha com vocês suas crenças e histórias do tempo da sua Avó. Faça essa História ser ouvida e compartilhe esse vídeo!
Music:
Without Limits - Ross Budgen
Confira o canal dele:
♦INSCREVA-SE É DE GRAÇA!
☞
✩Blog:
✩Instagram:
✩Facebook:
✩Twitter:
✩Periscope: @Gowinther
✩Snapchat: Gustavowinther
Rio Joaquina do Pompéu em Abaeté MG
Pronunciamento da profa. Regina Almeida em homenagem a D. Joaquina do Pompéu
Homenagem a Dona Joaquina Bernarda da Silva de Abreu Castelo Branco, a Dona Joaquina do Pompéu, no 267º ano de seu nascimento.
Nascida em Mariana-MG, em 20 de agosto de 1752. Foi uma mulher avançada para o seu tempo que muito contribuiu para a consumação da Independência do Brasil.
Dom Bertrand fala em Pompeu.mov
No evento, ocorrido em Pompéu, dia 20 de agosto, marcado por presenças ilustres, o Vereador Experidião Porto esteve com o Príncipe Imperial, bisneto da Princesa Isabel, Dom Bertrand de Orléans e Bragança. Cumprimentou também os cônsules de Moçambique, Deusdete Januário; de Senegal Ibrahima Gayer; de Portugal, André Sopas Bandeira; prefeito de Pompéu, Joaquim Reis; além de deputados, promotores públicos, escritores, entre outros.
Um presença marcante também foi a de Iara Tupinambá, artista de renome mundial que pintou um quadro de Dona Joaquina de Pompéu que se encontra na Câmara Municipal da Cidade.
Na solenidade, houve vários discursos sobre a patrona do museu, Dona Joaquina do Pompéu. A homenageada, nascida no século 18, é reconhecida como uma mulher a frente de seu tempo. Grande empreendedora, Joaquina de Pompéu, foi proprietária de milhões de hectares de terra, mil escravos e milhares de cabeças de gado. Em 1808, abasteceu com mantimentos e animais, a Corte Portuguesa recém-chegada ao Brasil. Dom João VI concedeu-lhe honras. A força e o poder de Joaquina se intensificou no oeste de Minas, e sua história perdura há dois séculos.
Roncalli afirmou: É uma honra participar de um evento com tamanha riqueza cultural em nossa região, além de conhecer a história de Pompéu, de poder estar próximo ao povo pompeano e estar em contato com personalidades tão relevantes.
Maria Tangará e os casarões Laços com a história e os 300 anos de Pitangui
Texto: Professora Arlete Viégas
(Inspirado na obra Uma dama esquecida e injustiçada, de Tasso Lacerda Machado)
Atores: Alunos do 7º ano do Colégio Joias de Cristo – 2015
Ana Júlia Duarte
Caio Caldas
Gustavo Gomes
Hellen Cézar
Henrique Nunes
Roberta Faria
Sophya Azevedo
Iago Campos
Agradecimento especial:
Pousada Monsenhor Vicente -
Fone: (37) 3271–4949
Referências
CAP X ELLCS - Copa Ele e Ela Sports/Future Champions FINAL Clip
Museu de Minerais e Rochas da UFU completa 30 anos – 04/09/2017
O Museu de Minerais e Rochas da Universidade Federal de Uberlândia completa em 2017 trinta anos de existência. O local é aberto a visitações. Ideal para novas descobertas, pesquisas e visitas de estudantes do ensino básico a programas de pós. Gisllene Rodrigues tem mais informações.
Pitangui e Pompéu
Casarões antigos que são alvo de ações judiciais. Em Pompéu, a casa que seria inundada pelas águas de uma nova hidrelétrica. Em Pitangui, o casarão abandonado no centro da cidade.
Grupo D.Joaquina de Pompéu
Trabalho de Campo em Pompéu
RETROSPECTIVA 2018 Comunidade de Pompéu Velho recebe sistema de abastecimento de água
João da Fonte conta a história de D. Beja
Grande Hotel Termas de Araxá - dezembro de 2011
GAME OVER
Vídeo produzido pelos alunos da Escola Municipalizada Pequiá.
Roteiro Coletivo
Orientação Técnica Professor Mário Márcio
Produção de Etanol e Açúcar em Pompéu parte 02
DONA BEJA ARAXA
os fatos que mudaram a histórioa de Araxá
Paredões Automotivos Carnaval Pompéu 2016
Paredoes
Automotivos
Carnaval Pompéu Minas Gerais