Projeto Rondon: Porto Velho
Este filme também é identificado como Criação do Projeto Rondon. Porto Velho, Julho 1967. 1 Filme: película (17 min.), 16 mm, p&b.
Fundo/Série/Subsérie: Ministério do Interior/Fundação Projeto Rondon-FPR
Âmbito e conteúdo: Documentário sobre etapa do Projeto Rondon, em Porto Velho. Moradores locais são orientados, estudados e cuidados por profissionais e estudantes universitários de Geologia, Engenharia e Medicina do estado do Rio de Janeiro.
Conclusão da Carta de Mato Grosso, 1955
Filme da coleção Conselho Nacional de Proteção aos Índios-CNPI, montado junto com o filme Epopéia da Comissão Rondon.
Os levantamentos topográficos e cartográficos realizados pela Comissão Rondon foram o ponto de partida para o Serviço de Conclusão da Carta de Mato Grosso confeccionar o novo mapa do estado e regiões circunvizinhas.
Seção da Carta de Mato Grosso. O Gen. Francisco Jaguaribe de Matos, organizador da Carta de Mato Grosso, e o Gen. Rondon trocam idéias e impressões. No interior das vastas dependências da Seção Topográfica da gráfica de Mato Grosso, os técnicos e topógrafos se esmeram. Gen. Rondon acompanha os trabalhos e ouve as explicações do Gen. Jaguaribe de Matos, sobre os trabalhos dos cartógrafos, em colocar no mapa, as imensas áreas de terra, verifica os trabalhos incessantes da Comissão Rondon, que resulta nas cartas topográficas. A técnica Charllotte Rosembaum, encarregada da Seção Cinematográfica, reúne os negativos que mostrarão ao mundo, quanto foi feito para se dar ao Brasil uma cartografia perfeita. O historiador da Comissão Rondon, Cel. Amilcar Botelho de Magalhães, companheiro dileto do Gen. Rondon, assiste-o em seu trabalho diário. O Gen. Rondon por ocasião dos seus 90 anos, recebe em sua residência, o Brigadeiro Aboin, o Gen.. Seroa da Mota, o Dr. Gama Malcher, a Dona Ester Viveiros, o Deputado Joaquim Vicente Rondon e o Sr. Antonio de Oliveira Júnior. Rondon recebe condecorações pelos seus feitos. O Senador Carlos Gomes de Oliveira, cumprimenta o Gen. Rondon, e acompanha-o, ao Palácio Tiradentes, onde Rondon recebe a patente de Marechal, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a pátria. Sob salvas de palmas, Rondon é levado à sala do Congresso, para receber a honrosa homenagem. Representando São Paulo, esteve presente o governador Jânio Quadros. Presente, as altas patentes das forças armadas, deputados e senadores. O Mal Rondon agradece aos presentes, bem como aos seus auxiliares no SPI, terminando o seu discurso com um Salve a pátria. À saída do Congresso, a massa popular o aguardava, para lhe tributar mais uma homenagem.1955
Todo o material do acervo audiovisual encontra-se disponível para pesquisa e também pode ser acessado por meio da Base de Dados (
Cheia eleva nível dos rios Javari, Purus, Solimões, Amazonas e Madeira
Cheia eleva nível dos rios Javari, Purus, Solimões, Amazonas e Madeira .......imagens SAE...27.12.14
Após subir 2 centímetros em um dia, a medição do rio Negro no Porto de Manaus registrou marca de 21,50m nesta sexta-feira
MANAUS - O nível dos rios da Amazônia continua a subir. A cheia, comum nesta época do ano, já chegou às bacias dos rios Javari, Purus, Solimões, Amazonas e Madeira. O rio Negro, na altura de Manaus, continua enchendo e marcou 21,50m nesta sexta-feira (26). Nas estações de monitoramento à montante, no entanto, ele ainda está vazando. O rio Branco, em Roraima, continua vazando.
De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o rio Purus, em Boca do Acre (AM), está 42 centímetros (cm) acima do registrado no mesmo período em 2013. O mesmo ocorre com o rio Solimões na altura de Tabatinga, onde o nível está 1,15 metro (m) acima do registrado na mesma data no ano passado. Já no rio Amazonas, as estações monitoradas apresentam níveis abaixo dos registrados no mesmo período de 2013.
Ainda de acordo com as informações divulgadas pelo CPRM, até o dia 16 deste mês, rio Negro subiu apenas 14 cm na semana anterior a data, e está 46 cm abaixo do registrado na mesma época no ano passado. As bacias dos rios Javari e Madeira apresentam níveis dentro da normalidade para época.
Fonte Portal AM
AULA 9 - GEOGRAFIA - ESTRUTURA GEOLÓGICA - ENSINO MÉDIO - 1º ANO/2017
Secretaria de Estado da Educação – Seduc -RO
1º ano do Ensino Médio com Mediação Tecnológica
Professores Ministrantes:
Heddlah Fonseca Moraes e Lídia Maria de Almeida Cunha
Data: 03 /04/2017
Porto Velho - Rondônia
Entrevista com o arqueólogo Dr Eurico Miller em 2009
Bate-papo sobre fatos da história da arqueologia brasileira parte das entrevistas e imagens realizadas durante o congresso da SAB Sociedade de Arqueologia Brasileira realizada no congresso em Belém em setembro de 2009, por Solange Bastos, jornalista e escritora, como pesquisa para a produção de vídeo intitulado Arqueólogos da Amazônia, que esta sendo produzido e foi previamente autorizado pela Família Bastos Editora do Rio de Janeiro.Material divulgado em função das atividades de difusão sobre políticas culturais de arqueologia e patrimônio desenvolvido pelo Instituto Brasilis, em atividade sem fins lucrativos - arqueologiabrasilis.com.br
Conheça a estrutura histórica da Fazenda Vassoural
SEU EVENTO JÁ TEM LOCAL, CONCEITO, EXPERIÊNCIA E ESTADIA.
Rua Porto Velho, 300 – Bairro Brasil – Itu
CEP. 13301-340
Cerca de 1h e 15 min. de São Paulo
Acesso pelo perímetro urbano de Itu (totalmente asfaltado).
Onde a história do Brasil e de São Paulo se unem ao seu evento.
.Propriedade originalmente de Beatriz de Borba Gato, avó do bandeirante e Tenente General do Mato, Manuel de Borba Gato, que as recebeu como dote.
Cerca de 1.650m² de construção, divididos em vários prédios históricos.
ESPAÇOS:
.Engenho .Casa de Moenda .Casa de Purgar .Tulha .Terreiro .Colônia de café
#Calamidade Pública em razão da enchente de vários rios, principalmente o Madeira .. EFMM 05.04.14
#Calamidade Pública em razão da enchente de vários rios, principalmente o Madeira ...Imagens EFMM 05.04.14
Com a intensificação dos danos sociais e econômicos provocados pela enchente do rio Madeira em Rondônia, o governador Confúcio Moura (PMDB) decretou a calamidade pública no Estado. Conforme publicação no Diário Oficial desta sexta-feira (4).
O transbordamento do rio Madeira ficou crítico a partir do dia 11 de fevereiro. No dia 30 de março, ele atingiu seu nível máximo com 19,74 metros quase 10 m cima do normal. Nesta sábado (05), as águas começaram a baixar, estando com 19,55 m às 10:15 h, horário da última medição. Mas, segundo o Serviço Geológico do Brasil, nos próximos 55 dias a população irá conviver com alagações acima do nível de emergência, 16,68 m.
Dos cerca de 1,7 milhão de habitantes de Rondônia, conforme o Corpo de Bombeiros, 665 mil, que moram ao norte e ao leste do estado, estão atingidos de alguma forma pela cheia. As estradas federais na divisa com o Acre e Amazonas continuam interditadas. Ao menos 30 mil pessoas estão afetadas diretamente, sendo desabrigadas 20.700 e desalojadas 8.855 nos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Costa Marques, Cacoal, Pimenta Bueno e Chupinguaia.
Usinas hidrelétricas
Para os procuradores, promotores e juízes e ambientalistas, , as obras das barragens das usinas, influenciaram na elevação anormal do nível das águas do rio Madeira.
Os consórcios Santo Antônio Energia (que opera a usina Santo Antônio) e Empresa Sustentável do Brasil (usina Jirau) negam que as obras das barragens influenciaram na cheia do rio Madeira. Mas, desde fevereiro a usina Santo Antônio está com as 17 turbinas paralisadas, sem produzir energia, confirma a empresa.
No mês de março, a Justiça Federal determinou, em liminar, que as empresas refaçam o estudo e o relatório de impacto (EIA/Rima) das obras no rio Madeira e atendem as necessidades básicas das famílias atingidas pelas inundações. Os consórcios ingressaram com recursos para derrubar a liminar no Tribunal Regional Federal da 1ª. Região, em Brasília, mas o processo ainda não foi julgado.
DMD Live - Ponce de Leon - PBCB/APDR
Entrevista com Ponce de Leon presidente do Pit Bull Club do Brasil filiado a APDR
Ator famoso sobrevive vendendo picolés
Descubra quem é o famoso ator que já fez muito sucesso e foi esquecido.
Familiares de Dom Pedro I
Jah É
Show da Banda Tribo do Sol na Casa da Música, na Lagoa do Abaeté em Itapuã. Salvador - Bahia. Janeiro de 2013.
MUSEU
Vídeo feito para a promoção do Museu do Crime, para um trabalho de faculdade.
Trecho da Linha Vermelha que afundou é recuperado - Repórter Rio
Ver episodio:
Ir para o site do Repórter Rio:
Expedição de pesquisadores desce o rio Madeira em busca de dados científicos
Matéria realizada por Vanessa Ibrahim, assessora de comunicação do Sipam, sobre a campanha idealizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com o Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento do governo Francês (IRD), que conta com a participação de pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB), do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para coletar diferentes amostras e realizar medições ao longo do rio Madeira até a confluência com o Amazonas. Os dados obtidos serão úteis para estudar os impactos das usinas hidrelétricas e auxiliar a navegação entre Rondônia e Amazonas.
Projecto PaleoAngola Julho-Agosto 2013
Octávio Mateus, um dos coordenadores do projecto PaleoAngola ( é docente e investigador no Departamento de Ciências da Terra da FCT UNL.
Campanha de pesquisa de fósseis de vertebrados em Angola, a decorrer entre Julho e Agosto de 2013.
Conservação e Restauro Danielle Schutz www.danielleschutz.com.br
danielleschutz.com.br
Adriano Gambarini | Gamba Imagens em OPDC 4ª Edição
Imagens que transformam
Adriano Gambarini
Gamba Imagens&Produções
Fotógrafo profissional desde 1992, escritor e editor. Formado em Geologia pela USP, é autor fotográfico de 14 livros e assina os textos de A Origem do Homem e seus Deuses, Cavernas no Brasil, Camboja e Velho Chico, o Rio.
Cavernas no Brasil e Histórias de um Lobo foram finalistas do Prêmio Jabuti 2012 e 2013. Fotógrafo permanente da National Geographic Brasil, se notabilizou por documentar projetos etnográficos e conservacionistas de maneira sistemática, integrando um vasto conhecimento sobre meio ambiente, ecologia, cultura e comportamento de populações tradicionais. É diretor da Gamba Imagens, com 250 mil fotografias de ecossistemas, populações étnicas e cultura do Brasil, Antártica e mais 28 países. Foi duas vezes palestrante no TEDx, em Belém e Porto Alegre, com os temas “Diferentes Jeitos de Viver” e “Somos Humanidade”. Foi o único brasileiro convidado a palestrar sobre a Amazônia em evento organizado pelo Museu de História Natural de Leiden, na Holanda. Trabalha como editor de arte e coordenador fotográfico de livros, foi produtor e apresentador da Série ‘Histórias de um Fotógrafo’, em cartaz nas redes Cinemark de cinema.
Palestra ministrada em 9 de fevereiro de 2017 no Campus São Paulo - Google
LUCCAS NETO ENCONTROU UMA FOCA DE VERDADE
COMPRE SEU INGRESSO PARA O SHOW DO LUCCAS:
27/01 - Santos (SP)
Mendes Convention Center: 15h
LINK PARA COMPRA:
02/02 - Manaus (AM)
Estúdio 5: 14h
LINK PARA COMPRA:
03/02 - Porto Velho (RO)
Talismã: 17:30h
LINK PARA COMPRA:
09/02 - Palmas (TO)
Colégio Marista: 17h
LINK PARA COMPRA:
10/02 - Goiânia (GO)
Centro de Convenções Puc:
LINK PARA COMPRA: 16h
16/02 - Uberlândia (MG)
Arena Sabiazinho: 17h
LINK PARA COMPRA:
METAS PARA 2019
25 MILHÕES DE INSCRITOS VOU ENCONTRAR UMA FOCA DE VERDADE
30 MILHÕES DE INSCRITOS VOU VIAJAR PARA O ALASKA ENCONTRAR MILHARES DE FOCAS, GRAVAR E MOSTRAR PRA VOCÊS
Atenção: Além do conteúdo lúdico e de entretenimento, este vídeo contém publicidade.
Muito bem eu sou o Luccas!
EXPOSIÇÃO DE FOSSEIS EM BRUMADO-SE LIGA BRUMADO
seligabrumado.com.br
Exposição mostra fósseis da Era do Gelo
Data: 23/10/10
Emissora: TV Brasil Esperança
Programa: Rede Cidade
Resumo: Exposição mostra fósseis da Era do Gelo