Museu Catavento - Dica de passeio para crianças
Fizemos um vlog mostrando como é o Catavento Cultural como dica de passeio para crianças (e adultos!) em São Paulo.
O Catavento Cultural e Educacional é um museu interativo, inaugurado em 2009 com o propósito de se dedicar às ciências e sua divulgação e localizado no Palácio das Indústrias.
Endereço: Pq. Dom Pedro II - Av. Mercúrio, s/n - Brás, São Paulo - SP, 03003-060
Telefone: (11) 3315-0051
Site:
Museu.wmv
O governador Sérgio Cabral e o secretário Alexandre Cardoso apresentarão o projeto através de um documentário e darão início às obras numa cerimônia no antigo salão do Tribunal do Júri, nesta segunda-feira, dia 30, às 11h30.
Um local que já foi palco de julgamentos e condenações de criminosos como Fernandinho Beira-Mar, Mineirinho e Pedro Capeta, nomes que marcaram a história do crime da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro, será transformado no mais moderno espaço de cultura, pesquisa, entretenimento e lazer do país.
O prédio do antigo Fórum Oscar Przewodowski, em Duque de Caxias, abrigará o Museu Ciência e Vida, um projeto inovador da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, através da Fundação Cecierj, em parceria com a Petrobrás, a Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério da Ciência e Tecnologia. Além dos três andares da construção, será erguido mais um, que totalizará em 2.812 m2 de área construída. É um projeto moderno, que permite a utilização de seus espaços como salas de aula.
A qualidade do acervo do Museu Ciência e Vida estará em sintonia com o que há de mais moderno nos principais museus internacionais de ciência. Vale ressaltar que a interatividade será a grande marca do lugar, que contará, também, com um planetário, com capacidade para 70 lugares e uma cúpula de oito metros de diâmetro que possibilitará a projeção de aproximadamente seis mil estrelas.
O museu oferecerá exposições de ambientes temáticos e interativos com conteúdos variados e diferentes atrações para todas as idades e interesses, combinando informação, conhecimento e diversão.
A exposição Energia que Move o Mundo marca o início da visitação ao Museu Ciência e Vida, com área de aproximadamente 600m². A Exposição da Gota DÁgua ao Meio Ambiente mostra a Baixada Fluminense retratando sua diversidade de ambientes e relevos. Em outro cenário, que recria o ambiente marinho, o visitante, por dentro do esqueleto de uma baleia, conhece seres que não mais entram nas águas e parte da fauna atual da Baía de Guanabara.
Praça de convivência, livraria, cyber café, lojas e um auditório multifuncional com 80 lugares completam o projeto.
O Museu Ciência e Vida, insere a Baixada Fluminense no circuito cultural e turístico do Estado do Rio de Janeiro e será uma referência para o Brasil, afirma o secretário Alexandre Cardoso.
BELO HORIZONTE - MUSEU DAS MINAS E DOS METAIS
Museus de Grandes Novidades - #1
Os museus estão sempre em movimento, buscando e produzindo grandes novidades. E para ninguém se perder, o nosso giro semanal reúne o que tem de mais interessante acontecendo. Haja vídeo pra tanta notícia, minha gente!
-----
Aqui estão os links e as referências de todas as notícias:
META 2019
Facebook: facebook.com/museoafeta
Instagram: instagram.com/museoafeta
Campanha de Financiamento Colaborativo:
MUSEU NACIONAL- 201 ANOS
OS IMPACTOS DO DIPPY EM TOUR
DIPPY E A DIVERSIDADE - AFTER DARK
EXPOSIÇÃO DEEP TIME (OU TEMPO PROFUNDO)
DIA DE INAUGURAÇÕES NO MAST
CASTELO MOURISCO DA FIOCRUZ 360°
O BLECAUTE NO NEWSEUM
A TABELA DA DESIGUALDADE
CONFERÊNCIA SOBRE REPATRIAÇÃO DE BENS CULTURAIS AFRICANOS NA FRANÇA
Não há link para a conferência. Mas se quiser se inteirar sobre o assunto:
DETETIVE NO MUSEU CIÊNCIA E VIDA
Formulário para inscrição:
PRÓXIMA PARADA - DEVASSOS NO PARAÍSO
MUSEU DAS BANDEIRAS
1ª FEIRA INDÍGENA EM ARARAQUARA
-----
O Musealiza tem o apoio da Fundação Araporã
fundacaoarapora.org.br
-----
Música: Royalty Free Music From Bensound
-----
As artes e histórias de Manaus guardadas nos museus
Ricos em detalhes da história do povo Manauara, os museus estão de portas abertas para visitação. No Amazonas há pelo menos 33 museus. Na capital, pelo menos 10 estão espalhados no Centro Histórico entre eles, encontramos o da Casa de Eduardo Ribeiro, rico em detalhes que lhe levará para a época em que viveu o primeiro governador negro, onde tem os detalhes das principais obras que hoje fazem a diferença para Manaus.
Novo Portal do Aluno | Apresentação
O Sistema Gioconda é utilizado pela UNIASSELVI desde 1999. Iniciou exclusivamente para os cursos presenciais, migrou ao EAD e, agora, volta a integrar todos os produtos de graduação da instituição. O nome do sistema é uma homenagem ao quadro mais famoso do mundo, a Mona Lisa (em italiano: La Gioconda). O nome, acredita-se, é uma homenagem à modelo da pintura, esposa de Francesco del Giocondo, rico comerciante de Florença, na Itália. Atualmente, a Mona Lisa – ou La Gioconda – é uma das principais atrações do Museu do Louvre, em Paris, na França.
Natural Tech Bio Brazil Fair Ibirapuera SP
Fomos conferir a Bio Brazil Fair - Natural Tech, na Bienal Ibirapuera, São Paulo. A feira mostra novidades do setor de orgânicos e naturais.
Lá tem a Cozinha Vegetariana realizada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, com demonstrações e degustações culinárias exclusivamente veganas!
Vale a pena a visita!
Entrada franca.
04 a 07 junho 2014 - Bienal do Ibirapuera - São Paulo
Entrevista com o Prof. Dr. Nonato Furtado - Português como Língua Estrangeira (PLE)
EXPOSIÇÃO: O Grande Veleiro - (Vernissage) - (ed) - (13.18)
EVENTO: Exposição “O Grande Veleiro”
ARTISTA: Instalação lúdica e interativa inspirada nas obras do artista visual Bispo do Rosário (Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea e Sesc)
LOCAL: Galeria de Arte SESC Centro – (MCZ – Brasil)
MONTAGEM: Alice Barros – Robertson Dorta
COORDENAÇÃO DEAC: Kalline Batista
COORDENAÇÃO CARC: Fabrício Barros
COORDENAÇÃO CDRV: Kelcy Ferreira
MEDIAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL: Alvaro Henrique Guerreiro da Luz
PARCEIRA: Museu Bispo do Rosário – Arte Contemporânea
PARCEIRA: Associação Cultural Bispo do Rosário (BRASS)
PERÍODO: 20.06.2017 à 11.08.2017
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: segunda a sexta – das 12h00 às 18h00
ENDEREÇO: Rua Barão de Alagoas, nº 229 (Unidade de Cultura SESC Centro)
TELEFONE: (82) 3201.1373
QUANTO: entrada franca
AGRADECIMENTOS: A todo corpo técnico e colaboradores das unidades do SESC Centro e SESC Poço.
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: Jade S Ayres – Lúcia Galvão Moura – Bordazul.
VÍDEO: Robertson Dorta
Mundo Visto de Cima - USA, Carolina do Norte (Corolla até New Bern)
©Skyworks:World From Above
Site:
Filmagens e Temas:
Corolla - Onde cavalos selvagens passeiam livremente pela areia. Diversas empresas oferecem excursões pela praia para que você veja esses animais indomados de perto. De março até o início de dezembro é possível subir os 220 degraus que levam ao topo do Currituck Beach Lighthouse (Farol de Currituck Beach), uma construção de tijolos aparentes que rende belas fotos, mesmo em outras épocas do ano. Continuação...Pesquisar no site: (Fonte de Pesquisa)
Bull Neck Swamp Research Forest - É um 6.000+ trecho acre de zonas úmidas costeiras que é gerenciado pelo programa das pescas e das ciências dos animais selvagens na North Carolina State University. O trato consiste em mais de 2.300 acres de conservas e
7 milhas de costa não perturbada. A gestão da propriedade inclui extensos levantamentos de herpetafaunas e mamíferos, utilização e circulação de habitats de lince (Lynx rufus) pesquisa, queimadas prescritas, e Atlantic Regeneração do cedro branco. Financiamento para pesquisa, gestão e bolsas de estudo é gerado através de ursos negros anuais e veados arrendamentos de caça e vendas periódicas de madeira. Continuação...Pesquisar no site: (Fonte de Pesquisa)
Wright Brothers National Memorial - Vento, areia e um sonho de voo levaram Wilbur e Orville Wright a Kitty Hawk, Carolina do Norte, onde, após quatro anos de experimentação científica, conseguiram os primeiros voos de sucesso em 17 de dezembro de 1903. Com coragem e perseverança, Os engenheiros ensinados confiavam no trabalho em equipe e na aplicação do processo científico. O que eles conseguiram mudou nosso mundo para sempre. / Wilbur e Orville Wright são mais lembrados por terem feito o primeiro vôo de avião bem sucedido em Kitty Hawk, Carolina do Norte em 1903. Sua história, no entanto, é muito mais profunda do que isso. Venha ver como dois mecânicos autodidatas de Dayton, Ohio, com a ajuda de familiares e amigos, mudaram nosso mundo para sempre.
(Orville Wright) - Junto com seu irmão Wilbur, passou anos em Dayton, Ohio e nos Outer Banks da Carolina do Norte, experimentando suas máquinas voadoras. Sua determinação foi recompensada em 17 de dezembro de 1903, quando os irmãos realizaram o primeiro voo motorizado do mundo em Kitty Hawk.
(Wilbur Wright) - Junto com seu irmão Orville, passou anos em Dayton, Ohio e os Outer Banks da Carolina do Norte experimentando suas máquinas voadoras. Sua determinação foi recompensada em 17 de dezembro de 1903, quando os irmãos realizaram o primeiro voo motorizado do mundo em Kitty Hawk.
Roanoke Island - A colônia de Roanoke, na Ilha de Roanoke, no condado de Dare, na atual Carolina do Norte, foi um empreendimento financiado e organizado por Sir Walter Raleigh (foto abaixo) em fins do século 16 para estabelecer um assentamento inglês permanente na colônia da Virgínia. Entre 1585 e 1587, grupos de colonos foram deixados ali com este intuito, todos os quais ou abandonaram a colônia ou desapareceram. O último grupo desapareceu após um período de três anos passado sem suprimentos vindos da Inglaterra, o que levou ao surgimento de um mistério que perdura até os dias de hoje, conhecido como “A colônia perdida”. A principal hipótese é que os colonos foram absorvidos por uma das populações indígenas locais, embora também possam ter sido massacrados, pelos espanhóis ou pelos índios powhatan. Continuação...Pesquisar no site: (Fonte de Pesquisa)
New Bern (Pepsi Cola) - Os visitantes da primeira vez devem notar que não devem pedir uma Coca-Cola na cidade de New Bern. A comunidade tem uma história orgulhosa como o local de nascimento da Pepsi Cola, e essa reivindicação à fama é celebrada em vários locais ao redor do centro, incluindo o recém-construído Pepsi Family Center no North Carolina History Center, (um museu interativo que leva os clientes de volta até o ano de 1835), as inúmeras lojas de antiguidades que exibem as antigas garrafas de Pepsi e a assinatura Pepsi Store. Vale a pena conferir algumas dessas atrações, e os visitantes não devem se surpreender com o fato de a Pepsi ser a estrela da memorabilia local. cardápios e lojas de refrigerantes em toda a cidade. Continuação...Pesquisar no site: (Fonte de Pesquisa)
O milagre do Sol
O MILAGRE DO SOL
[
Segundo esclarece Roselis von Sass em seu O Livro do Juízo Final ( os últimos avisos sobre o advento de um Julgamento final da humanidade vieram por meio de uma emissária da misericórdia.
Esta emissária foi vista e ouvida por crianças em três regiões diferentes, em épocas também distintas: La Salette, nos Alpes franceses, no ano de 1846; Lourdes, também na França, em 1858; e Fátima, em Portugal, no ano de 1917. Em todas as aparições, os pequenos videntes falam de uma luminosa senhora que lhes transmitira mensagens, sempre pedindo que as repassassem adiante.
A luminosa senhora de Fátima apareceu seis vezes naquele ano de 1917, de maio a outubro. A última aparição ocorreu em 13 de outubro, portanto há 96 anos. Naquele dia, aconteceu algo espantoso: o Sol girou no céu. Milhares de pessoas, inclusive jornalistas e homens da ciência, foram testemunhas do extraordinário acontecimento.
O fenômeno foi observado num raio de até 40 km do ponto onde estava a multidão, estimada entre 50 mil a 70 mil pessoas. Registros mais distantes não existem provavelmente devido ao dia muito nublado e chuvoso numa imensa extensão da Europa. Com efeito, as nuvens só se abriram pouco antes do fenômeno e justamente onde estava a multidão, na Cova da Iria, e em áreas circunvizinhas. Não se tratou, portanto, de nenhuma alucinação coletiva.
De fato, existem indícios de que a Europa inteira estava coberta por nuvens naquele dia, decorrência de um mês anormalmente chuvoso. O Boletim Mensal do Clima, publicado pelo Escritório Meteorológico do Reino Unido, diz o seguinte sobre o mês de outubro de 1917: O clima no mês foi muito úmido e com muitos ventos. (...) Em Broadford, as chuvas foram o dobro da média dos últimos 33 anos. Em Carrigoran, as chuvas excessivas, que caíram em 28 dias, foram quase o dobro da média. (...) Em Shetland, foi o outubro mais chuvoso já registrado; em Rothesay, foi o mais chuvoso desde os últimos cem anos pelo menos, e em Greenock, foi o mais chuvoso desde 1874. (...)
Especificamente sobre o dia 13 de outubro, diz o relatório britânico: Em outubro, os sistemas atmosféricos mostraram uma rápida taxa de translação, tendo sido consideravelmente profundos, com os barômetros mergulhando para 975 milibares no sistema que atravessou Midland e Eastern Counties no dia 13.
Há inúmeros relatos fidedignos do acontecimento, inclusive de vários cientistas e céticos. Especialmente rico é o testemunho abaixo, coletado pela escritora portuguesa Fina d'Armada e transcrito em seu livro Fátima: nos bastidores do segredo:
Chovera a cântaros naquele dia e ainda chuviscava quando, ao entardecer, no instante em que a Senhora se elevava, Lúcia gritava: 'Olhem para o sol!' As nuvens se entreabriram e descortinaram o sol. Mas era um sol estranho, achatado, com um contorno bem definido, que mais parecia um imenso disco de prata. Brilhava com uma intensidade jamais vista, mas não ofuscava nem cegava. O disco começou a 'bailar' e, qual gigantesca roda de fogo, girava rapidamente. Imobilizou-se por alguns instantes para recomeçar a girar vertiginosamente sobre si mesmo. Suas bordas tornaram-se escarlates e deslizou como um redemoinho, espargindo chamas de fogo.
Este fenômeno, que se tornou conhecido como milagre do sol, deveria servir para chamar a atenção do mundo para a gravidade das mensagens transmitidas em Fátima, particularmente da terceira, que permaneceria guardada por muitos anos, infelizmente, como um inatingível e proibido segredo.
O cerne da terceira mensagem fala de catástrofes nunca vistas, de uma terceira guerra mundial e da imprescindível e urgente modificação das organizações eclesiásticas, as quais deveriam tomar a Verdade como base. Ela não condiz, por conseguinte, com o texto divulgado em 13 de maio de 2000 pelo Vaticano. Prova disso é esta declaração do papa João Paulo II, dada na cidade de Fulda, Alemanha, vinte anos antes da divulgação oficial: Se lemos que os oceanos inundarão grandes extensões do mundo, que de um momento para outro milhões de pessoas perecerão, então não é o caso de se gritar tanto pela divulgação de um tal segredo.
O vídeo mostra as cenas em Fátima em 13 de outubro de 1917, assim como matérias jornalísticas e um raríssimo registro fotográfico do próprio Sol naquele dia, durante o desenrolar do fenômeno.
(Conheça as obras publicadas pela Ordem do Graal na Terra. Acesse:
______________________________
Confira os posts da página já convertidos em áudio acessando as plataformas a seguir:
● Clyp:
● SoundCloud:
Fazendo Acontecer a Indústria 4.0 no Brasil
Furacão atinge são José dos Campos!
Entrevista com Ana Luiza Rocha e Cornélia Eckert (21/08/2015)
Em 21 de agosto de 2015, Ana Luiza Rocha e Cornélia Eckert concederam entrevista ao projeto Memória das Ciências Sociais no Brasil. Clique em Mostrar mais para a minutagem.
Confira a transcrição desta entrevista e as demais do projeto em:
00:00:33 Origens de Cornélia.
00:07:23 Origens de Ana Luiza.
00:22:39 Experiência universitária e militância estudantil de Ana Luiza.
00:34:27 Saída do movimento estudantil e ida para o teatro.
00:36:54 Casamento e vida familiar.
00:38:09 Aproximação com a Antropologia.
00:41:23 Experiência universitária de Cornélia, vivência em moradia estudantil.
00:46:37 Temporada na Alemanha.
00:50:05 Mestrado em Antropologia.
00:56:59 Interferências na montagem do programa curricular do mestrado.
01:01:52 Tendências políticas existentes no curso de mestrado.
01:03:26 Relação com orientadores.
01:07:56 Construção de um campo antropológico no Rio Grande do Sul.
01:12:47 Primeiras experiências profissionais.
01:18:16 Relação de Ana Luiza com o antropólogo Gilberto Velho.
01:30:47 Experiência na França, doutorado de Cornélia.
01:38:18 Doutorado de Ana Luiza.
01:51:48 Experiência com a Antropologia Visual.
02:01:39 Criação da Revista Horizontes Antropológicos.
02:04:01 Planos para a criação de um museu digital para a memória coletiva dos habitantes de Porto Alegre.
02:06:17 Envolvimento de alunos com o campo da Antropologia Visual.
02:14:53 Criação de um banco multimídia.
02:17:04 Publicação de acervo e produção na Internet.
02:22:01 Mídias e novas tecnologias.
02:24:43 Pós-doutorado em Paris.
02:31:52 Arquivos na era digital.
02:38:25 Rede de antropólogos visuais.
02:45:54 Desafios para a implementação de um mestrado em Antropologia Visual.
02:47:39 Projeto Narradores Urbanos.
02:49:18 Produção antropológica no Brasil e na França e trajetória de intelectuais.
02:58:30 Experiência de Cornélia na ABA e no CNPq.
Ana Luiza Carvalho da Rocha graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1978. Concluiu o mestrado em Antropologia Social pela mesma universidade em 1985 e obteve título de doutora em Antropologia Sonora e Visual pela Unjversité René Descartes – Sorbonne em 1994. Em 1980 vinculou-se à Universidade Feevale como antropóloga passando, em 2011, a atuar como professora adjunta. Desde 1980 é funcionária da UFRGS, onde atua na área de audiovisual. Produziu vários documentários etnográficos.
Cornélia Eckert gradou-se em História pela UFRGS em 1981 e fez o mestrado em Antropologia Social na mesma universidade (1982-1985). Obteve o título de doutora em Antropologia Social pela Unjversité René Descartes – Sorbonne em 1991. É desde 1986 professora da UFRGS, atualmente titular, e onde desde 1994 coordena o Núcleo de Antropologia Visual (Navisual) e, desde 1997, o Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV). Foi Secretária Geral da ABA entre 2004 e 2006.
Compatibilidade com o leitor de tela ativada.
SBPC 2013: Exposição fotográfica do Prêmio Fundação Conrado Wessel
O curador da exposição fotográfica do Prêmio Fundação Conrado Wessel, Rubens Fernandes, fala sobre as fotografias expostas na Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Reportagem de Moema França.
Nova Escola | Nova Escola | Rubem Braga - exposição no Museu da Língua Portuguesa
Canal de vídeos da revista Nova Escola, com conteúdos de formação para gestores escolares e professores de todas as disciplinas, experiências de sala de aula, vídeos com dicas culturais e um boletim semanal de notícias da Educação.
Turismo Cultural no Bairro Imperial 2009
Na Semana Nacional dos Museus, em maio de 2009, a Câmara Comunitária de São Cristóvão ajudou a promover no bairro o evento Turismo Cultural no Bairro Imperial. Com transporte gratuito e ponto de partida na Quinta da Boa Vista, o público pode fazer uma autêntica viagem pela história, ciência e cultura da nossa cidade. Com entrada franca nos museus e uma série de atividades para o público, o roteiro do circuito incluiu a visitação ao Museu Nacional/ UFRJ; ao Museu Militar Conde de Linhares; ao Museu do Primeiro Reinado/Casa da Marquesa de Santos; ao Museu Maçônico, e ao Museu de Astronomia e Ciências Afins. A iniciativa, promovida pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Demu/Iphan e considerada um sucesso pelos seus realizadores, tem o objetivo de proporcionar aos museus brasileiros a oportunidade de se tornarem reconhecidos por seu potencial turístico, sua atratividade, pluralidade cultural e diversidade.
A Trajetória do Genocídio Nazista
O documentário A Trajetória do Genocídio Nazista, com direção de Raye Farr, utiliza imagens raras para mostrar a ascensão e a consolidação dos nazistas na Alemanha que levaram a uma guerra mundial e ao assassinato de milhões de pessoas.
As imagens são provenientes de diversos museus, coleções particulares e grande parte delas, exibidas pela primeira vez. A produção é do Museu Estadunidense Memória do Holocausto e contou com o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) na divulgação para o público de língua portuguesa, com o objetivo de provocar a reflexão e o debate sobre este momento da história, situado entre 1918 e 1945, crucial na forma como vemos o mundo.
Produção: Museu Estadunidense Memória do Holocausto
Tradução e legenda: UNIC Rio
Link para o vídeo original:
Mais informações:
Desenvolvimento regional | Fórum Brasilianas - 1º Painel, Sônia Maria S. B. Magalhães Santos
Evento realizado 8 de junho de 2018, em parceria com a Andifes e a UFPA, contou com a participação da Professora da Universidade Federal do Para (UFPA), no Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Sônia Maria S. B. Magalhães Santos, abordando a importância de equalizar as diferenças regionais com um olhar sobre os projetos hidrelétricos na Amazônia.
Playlist do evento completo em:
*Cinegrafistas: Wanderley Pestes e Igor Gurjao Vieira*
Programação completa em:
Sônia Maria Simões Barbosa Magalhães Santos, Professora Visitante da UFPA, vinculada ao Núcleo de Meio Ambiente, onde é Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia. É pesquisadora colaboradora do Laboratório CERAL (Centre d'Etudes et de Recherches sur l'Action Locale) da Univeridade Paris 13 (França) e do Laboratório de Meios Aquáticos do Museu Paraense Emilio Goeldi.