Repórter Mosca visita Museu José Malhoa | Zig Zag
O Repórter Mosca voou até às Caldas da Rainha para visitar o Museu dedicado ao pintor português José Malhoa.
Subscreve o nosso Canal do Zig Zag!
Visita a página do programa!
Visita a nossa página no Facebook!
Segue-nos no Instagram!
A Alma e a Gente - II #13 - Memorial de Malhoa - 26 Mar 2004
Prof. José Hermano Saraiva
O pintor José Malhoa foi dos artistas mais festejados e venerados no seu tempo. Quis pintar o povo português e o povo agradeceu-lhe generosamente. São ainda hoje célebres telas como a dos Bêbados e a do Fado, que dão a imagem dum povo folclórico, do qual o pintor se serve como pitoresco modelo. Uma visita ao Museu de José Malhoa nas Caldas da Rainha é a ocasião para evocar e avaliar toda a obra de um dos nomes, ainda hoje, mais lembrados da pintura portuguesa do século passado.
Dia dos Museus | Museu José Malhoa
Dia dos Museus | Museu José Malhoa
Via Sacra - Cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro - Museu José Malhoa
Visita do Movimento Artistico de Coimbra ao Museu José Malhoa das Caldas da Rainha
Degustação de chás e Concerto | Museu José Malhoa
Degustação de chás e Concerto | Museu José Malhoa
Museu-Oficios com Manuel Melo - Sept24 - #1
Conversa com o Manuel Joao Melo, proprietario & fundador do privado Museu-Oficios nas Capelas em Sao Miguel.
Concerto Reis - Museu José Malhoa
Musica de encerramento do Concerto de Reis no Museu José Malhoa em Caldas da Rainha no dia 10-01-2015.
Musica (Kumbaya)
canção cantada em conjunto pelos três coros:
Coro do Conservatório de Caldas da Rainha
Coral das Caldas da Rainha
Orfeão Caldense
Alessio Vellotti no Museu José Malhoa , Caldas da Rainha dia 15Agosto2013.
via YouTube Capture
Tradições da Vila - Caldas da Rainha
TRADIÇÕES DA VILA
*Nesse vídeo, passando na frente da sede do #vpdicas. É muita alegria para uma cidade ver os costumes das vilas e aldeias tão bem preservadas e apoiadas pela comunidade local e autarquias.
PROGRAMA
LARGO DOS PIMPÕES
09:30H - Dança colectiva e teatro de robertos;
BAIRRO AZUL / AVENIDA 1º DE MAIO
10:00H - Cortejo etnográfico/religioso com andor de Nª Sr.ª da Conceição, fogaceiras, músicos, elementos dos grupos participantes e Banda Comércio e Indústria, desde o largo dos PIMPÕES, passando pelo Bairro Azul e Avenida 1º de Maio, culminando frente
à igreja de Nª Sr.ª da Conceição, com oração, canto religioso a Nª Sr.ª e dança colectiva;
RUA HERÓIS DA GRANDE GUERRA
10:30H - Desfile de vendedores com os seus pregões, bem como as fogaceiras e Banda, ao longo da Rua Heróis da Grande Guerra, desde os CTT até à Rua das Montras;
RUA DAS MONTRAS
11:00H - Desgarradas e Fandangos num ambiente de taberna, pregões e alcoviteiras;
PRAÇA DA FRUTA / CHAFARIZ DAS 5 BICAS
11:30H - Cena etnográfica das aguadeiras e lavadeiras junto ao chafariz das 5 Bicas, seguida de encenação de casamento da época junto à capela de S. Sebastião (topo da praça);
LARGO HOSPITAL TERMAL
12:00H - Descamisada e malha do milho, acompanhado de canto, dança colectiva e espontânea;
PARQUE D. CARLOS I
13:00H - Almoço saloio dos figurantes;
15H às 17H - Quadros etnográficos de trabalhos agrícolas, actividades domésticas e de carácter lúdico infantil da época:
- VAREJAR E APANHA DA AZEITONA
- CAVADORES DE MANTEIA
- SEMEADORES
- LAVADEIRAS
- BRINCADEIRAS INFANTIS
- DANÇAS E CANTARES DE TRABALHO
17H às 18H - Música portuguesa de cariz popular e tradicional, interpretada por grupo constituído por elementos das tocattas dos grupos participantes, frente ao Museu José Malhoa;
GRUPOS CONVIDADOS
BANDA COMÉRCIO E INDÚSTRIA | Caldas da Rainha
RANCHO FOLCLÓRICO DO ARCO DA MEMÓRIA | Arco da Memória - Rio Maior
Www.vpdicas.com
Museu José Malhôa Dia 25 de Abril 2014
Coral das Caldas da Rainha
A Alma e a Gente - VII #40 - Na Capital da Faiança - 11 Out 2009
Prof. José Hermano Saraiva
A cidade das Caldas da Rainha, nasceu de um gesto
caridoso da Rainha, esposa do Príncipe Perfeito e toda a estância das termas, jardins envolventes, Igreja de Nossa Senhora do Pópulo e museus integrados recordam hoje a figura excepcional de D. Leonor.
A cidade cresce rapidamente, contém hoje 10 grandes museus, todos eles de grande interesse artístico e turístico. Destaca-se o Museu José Malhoa que reabriu ao público recentemente.
Museu em Caldas da Rainha - Portugal
Visita Guiada às Trilobites de Canelas, em Arouca - Portugal (480p)
O Mar em Arouca. Para quem conhece as serras e o vale do concelho de Arouca é uma ideia estranha. Mas há centenas de milhões de anos, esta região estava coberta pelo mar. E se dúvidas restassem, os muitos fósseis marinhos que se encontram entre Arouca e Valongo não deixariam lugar a discussão. No Museu das Trilobites de Canelas, Manuel Valério, seu criador e proprietário, mostra alguns dos milhares de espécimes que recolheu na pedreira de ardósia que pertence à sua família há mais de cem anos. Alguns destes fósseis são dos maiores achados até agora no nosso planeta - um património inestimável para a Paleontologia e para o conhecimento da História do nosso planeta. Uma visita guiada pelo surpreendente Manuel Valério, paleontólogo autodidáctica, e por Helena Couto, Professora de Geologia na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Data de emissão : 4 de Junho de 2018
Caldas da Rainha, Portugal
Descubra Portugal maravilhoso com liriosdefogo.com.
Caldas da Rainha é uma cidade portuguesa do distrito de Leiria com 52 000 habitantes e é subdivido em 12 freguesias. O seu nome deve-se à nascente termal muito apreciada pela Rainha D. Leonor, que teve ocasião de comprovar as propriedades curativas destas águas. Já naquela época a população utilizava aquelas águas para se curarem e então a Rainha mandou construir uma hospital, a volta da população que assim ficou conhecida como Caldas da Rainha.
Nas Caldas, nasceram figuras importantes da cultura portuguesa, destacando-se o pintor José Malhoa cuja obra poderá ser apreciada no Museu com o seu nome situado no Parque Termal, e também Rafael Bordalo Pinheiro, caricaturista, que fundou a Fábricas de Faianças das Caldas da Rainha onde se começou a fabricar a popular loiça das Caldas, cujas peças mais conhecidas são aquelas que inserem características de humor. Esta cidade prima pelo interesse Museológico, espalhado por todo o concelho, destacando-se também o Museu da Cerâmica, o Atelier-Museu Antonio Duarte, o atelier Museu João Fragoso e o Museu da Fábrica Secla. Vale a pena visitar e parar na praça da república, que conserva ainda grande parte dos seus típicos edifícios do século XIX, sendo também conhecida por “Praça da Fruta”, e apreciar todas as manhãs o único mercado diário horto-frutícola do País ao ar livre, e conhecer a arte cerâmica da cidade. Na gastronomia a cidade é conhecida na doçaria, representada pelas trouxas de ovos, as cavacas, as lampreias de ovos e os beijinhos.
Caldas, a terra do Zé povinho como assim é conhecida também.
Viva em Caldas!
Venha descobrir o seu imóvel de sonho em liriosdefogo.com
arquivo 1304
Family Films of the 80s.
EXT. DAY - D. Park Charles I, dog playing. José Malhoa Museum, Caldas da Rainha. Sea and fishing.
Filmes de família dos anos 80.
EXT. DIA - Parque D. Carlos I, cão a brincar. Museu José Malhoa, Caldas da Rainha. Mar e pesca.
Format: Super 8. Color. Kodachrome.
Private collection. Telekinetic: Laurent Simões.
Museu de Cerâmica / Ceramic Museum in Caldas da Rainha
The museum is located in the 2nd Viscount of Sacavém's manor house in Caldas da Rainha (Portugal)
José Vital Branco Malhoa Paintings
José Vital Branco Malhoa, known simply as José Malhoa (Caldas da Rainha, 28 April 1855 - Figueiró dos Vinhos, 26 October 1933) was a Portuguese painter.
Malhoa was, with Columbano Bordalo Pinheiro, the leading name in Portuguese naturalist painting, in the second half of the 19th century. He painted often popular scenes and subjects, like his two most famous paintings, The Drunks (1907) and Fado (1910). He always remained faithful to the naturalist style, but in some of his works, there are impressionist influences, like in his Autumn (1918), that can be considered as an impressionist exercise.
He saw at the end of his life, the inauguration of the José Malhoa Museum, in Caldas da Rainha.
Malhoa's House, also known as the Dr. Anastácio-Gonçalves House-Museum, in Lisbon, was originally built in 1905 as a residence and studio for the artist. It was bought by Dr. Anastácio-Gonçalves, an art collector, a year before the painter's death, and it became a museum in 1980, showcasing several items from his collection, namely works from Portuguese painters of the 19th and 20th century.
José Vital Branco Malhoa GOSE (Caldas da Rainha, 28 de abril de 1855 – Figueiró dos Vinhos, 26 de outubro de 1933) foi um pintor, desenhista e professor português.
José Vital Branco Malhoa nasceu em Caldas da Rainha, na Região do Centro de Portugal, em 28 de abril de 1855. Com apenas 12 anos entrou para a escola da Real Academia de Belas-Artes de Lisboa. Em todos os anos ganhou o primeiro prémio, devido às suas enormes faculdades e qualidade artísticas.
Realizou inúmeras exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro, designadamente em Madrid, Paris e Rio de Janeiro. Foi pioneiro do Naturalismo em Portugal, tendo integrado o Grupo do Leão. Destacou-se também por ser um dos pintores portugueses que mais se aproximou da corrente artística Impressionista. Foi o primeiro presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes e foi feito Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.
Em 1933, ano da sua morte, foi criado o Museu de José Malhoa nas Caldas da Rainha. Teve colaboração artística na revista Atlantida (1915-1920).
Foi sepultado no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.
José Vital Branco Malhoa (né à Caldas da Rainha le 28 avril 1855 – mort à Figueiró dos Vinhos le 26 octobre 1933 ) est un peintre naturaliste portugais.
Son goût pour le dessin et la peinture est précoce puisqu'il entre à 12 ans à l'école des Beaux-Arts. Ses toiles rencontrent rapidement un vif succès. Peintre avant tout naturaliste, il ne dédaigne pas la peinture historique (Portrait de la reine Leonor) et certaines de ses toiles sont d'inspiration nettement impressionniste (Praia das Maçãs (1918)). Il intègre le Groupe des Lions, un cénacle de peintres. Il s'est vu confier la décoration de nombreux bâtiments officiels et réalise ainsi le plafond du musée de l'artillerie à Lisbonne.
Un musée lui est entièrement consacré dans sa ville natale de Caldas da Rainha.
museu barata feyo
O meu fantástico filme.
Top 15 Things To Do In Caldas da Rainha, Portugal
Cheapest Hotels To Stay In Caldas da Rainha -
Cheap Airline Tickets -
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Here are top 15 things to do in Caldas da Rainha, Portugal
All photos belong to their rightful owners. Credit next to name.
1. Igreja de Nossa Senhora do Pópulo -
2. Museu do Ciclismo -
3. Castle of Óbidos -
4. Praia da Foz do Arelho -
5. Museu José Malhoa -
6. Parque Dom Carlos I -
7. Fabrica de Faianças Rafael Bordalo Pinheiro -
8. Museu do Hospital e das Caldas -
9. Museu de Cerâmica -
10. Óbidos Village -
11. Praça da República -
12. Ermida de São Sebastião -
13. Watersports -
14. São Martinho do Porto -
15. Food and Drink -
For business inquiries contact us at:
citytravelyt@yahoo.com
caldas da rainha,caldas da rainha portugal,portugal,drone caldas da rainha,where to go in portugal,moving to portugal,living in portugal,caldas da rainha tour,caldas da rainha tourist,caldas da rainha guide, caldas da rainha attractions, visit caldas da rainha, travel caldas da rainha, things to do in caldas da rainha, places to visit in caldas da rainha, caldas da rainha hotels,caldas da rainha flights,caldas da rainha airport,caldas da rainha holiday
Sérgio Fernandes plays Francisco Tarrega Recuerdos de La Alhambra
Sérgio Fernandes plays Francisco Tarrega- Recuerdos de La Alhambra
Concerto Sérgio Fernandes - Museu José Malhoa - Encerramento das Jornadas Europeias do Patrimõnio - 24/09/017
Portugal - Caldas da Rainha