Conhecendo Museus - Série l - Museu Histórico Abílio Barreto
Museu Calmon Barreto passa por reforma e restauração
História de Itapicuru-BA: O Casarão do Barão de Jeremoabo (TV Aperipê)
História de Itapicuru-BA: O Casarão do Barão de Jeremoabo
Tombado pelo Ipac, em 1994, o casarão datado de 1894 pertenceu à Casa da Torre e foi uma das sedes da luta pela Independência do Brasil, em Itapicuru, situado a 227 quilômetros de Salvador.
O casarão foi construído, entre 1888 e 1894, por Cícero Dantas Martins, Barão de Jeremoabo, deputado do império, senador estadual e um dos responsáveis pela edificação do Engenho Central do Bom Jardim, em Santo Amaro.
MUSEU ABÍLIO BARRETO - A HISTÓRIA DE BH 1/2
Visita Monitorada museu Barretos - Parte 2
Programa Noticia Em Foco na TV Barretos sobre as visitas monitoradas
Museu Ruy Menezes - Barretos
Trabalho feito para aula de Tecnologia da Informação, do curso de História, da Faculdade Barretos. O tema escolhido foi Museu e, nada melhor do que conhecer, em primeiro lugar, o museu da nossa cidade de Barretos. O Museu Ruy Menezes!
Interfaces: Os narradores do Arquipélago
O Bairro Arquipélago, composto por 16 Ilhas do localizadas no Delta do Rio Jacuí, é um dos lugares mais bonitos de Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil. Apesar de ter ganhado visibilidade com o filme “Ilha das Flores” (1994), muitos moradores da cidade o desconhecem. Neste filme reunimos as narrativas dos habitantes ilhéus sobre as transformações do bairro e as suas particularidades. Este documentário é resultado da soficinas de educação patrimonial, fotografia e vídeo, realizadas com os jovens das Ilhas entre 2016 e 2019. O filme também retrata o Rio Iluminado, uma intervenção artística comunitária anual realizada pela população do bairro ao fim da Pesca do Lixo. O festejo e desfile de barcos iluminados com lanternas de garrafas pet acontece no mês de Dezembro.
DIREÇÃO Yuri Schönardie Rapkiewicz
ROTEIRO Yuri Schönardie Rapkiewicz, José Muniz
MONTAGEM José Muniz
ALUNOS Alane Lima Escobar, Audrey Oliveira, Bruna Lopes, Bruna Nacimento Aires, Cíntia Conde Cabral, Derli Mallet da Silva, Dieison Longaray da Silva, Eduarda de Souza Pereira, Erick da Silva Oliveira, Erika Soares de Abreu, Fernando Moraes Signoretti, Francisco Pedroso, Gabriela Silva Ribeiro, Gabriele De Souza Conceição, Geovana Bastos, Gisele Vasconcellos Lima, Hellen Mallet, Ingrid Signoretti, Juliana Azevedo Silveira, Juliana Portillo, Katieli da Silva Figueiro, Katrini Rodrigues, Kerolaine Rodrigues, Larissa Reis Silveira, Lizandra Martins, Lóren Ribeiro, Lucas Paulo da Silva, Maria Antônia Abatti, Maria Eduarda Lima da Silva, Maria Gabriele Silva da Silva, Morgana Brasil, Rafael Rocha Mariano, Ritielle Figueiró Machado, Rochele Marques Rodrigues, Ronaldo Silva de Araújo, Thielle Alves Bordinhão, Vanessa Azevedo da Silva, Vitória Espíndola da Silva.
OFICINEIROS Luciana Tubello, Fabricio Barreto
MONITORES Rafaela Feck, Maria Carolina Santos de Lima, Nayma Rapkiewicz
CONSULTORIA Layza Ariane Alves Bandeira
PRODUÇÃO Bruna Stephanou
PERÍODO DE EXECUÇÃO Agosto de 2015 a Dezembro de 2019
CUSTO TOTAL R$50.000,00
FINANCIAMENTO Fumproarte / SMC – Porto Alegre (Edital Porto Alegre do Amanhã – 2015)
AGRADECIMENTOS Conselheiros do Orçamento Participativo, AFROSOL – Bia das Ilhas, Art’Escama – Joana Coelho, CRIP ILHAS – Patricia Salcedo, Colônia de Pescadores Z5 – Gilmar Coelho, Curso de Turismo Ecológico Projeto Jovem Aprendiz – Pólo Marista de formação tecnológica (CESMAR) – Rosanir Lindemayer, Museu das Ilhas – Teresinha Carvalho da Silva, Colaí Movimento de Cultura/Biblioteca comunitária Marginal do Saber – Ismael Franco, Escola Almirante Barroso – Diretora Clara Reis, Rio Iluminado – Artista Ricardo Moreno, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Isabel Fishdick, Wilian Santos de Oliveira, Capela Nossa Senhora da Boa Viagem, Padre Rudimar Dal’Asta e todos os moradores e moradoras do bairro Arquipélago.
Live Corina Portugal Ponta Grossa PR Caça Fantasmas Brasil # 1964 Parte 1
Com autorização da Prefeitura de Ponta Grossa, investigamos o Cemitério Municipal e resolvemos dividir com vocês a impressionante história dessa Santa Popular
Caça fantasmas Brasil Visão Paranormal
Os Primeiros Caça fantasmas do Brasil
Estamos entre os maiores pesquisadores paranormais do mundo, segundo a Revista Mundo Estranho da Abril jan/2016
João e Rosa fazem parte do Hall da Fama dos Caçadores de Fantasmas nos EUA
Contato visaoparanormal@gmail.com
Rosa Maria Jaques - Jornalista Responsável(MTE nº 15.584) e Investigadora Paranormal
João Tocchetto de Oliveira - Jornalista Investigativo (MTE nº 15.585) e Diretor Geral
#caçafantasmas #visãoparanormal #caçafantasmasbrasil @rmjaques @joaotocchetto @rosamariajaques @visaoparanormal @cacafantasmasbrasil @cacafantasmas #caçafantasmasbrasileiros #cacafantasmasbrasileiros @sobrenatural @paranormal #paranormal @ghostbusters #ghostbusters @telepatia #telepatia @videncia @espíritos @fantasmas #fantasmas #espíritos #familiapedeajuda #10anosyoutube
Revolução Constitucionalista de 1932 Morro do Gravi ( Itapira )
Revolução Constitucionalista de 1932
Parte da história da Revolução de 1932 está presente no Museu Municipal Histórico e Pedagógico Comendador Virgolino de Oliveira, no Parque Juca Mulato, em exposições permanentes e em mostras especiais.
A Revolução de 1932 foi o maior movimento armado em solo paulista e brasileiro no século passado. Em três meses de combate, 830 pessoas foram mortas.
Lideranças políticas de São Paulo, revoltadas com a crise econômica e com o desemprego nos primeiros anos do Governo Vargas, criaram a Frente Única Paulista, passando a exigir a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte.
Em 22 e 23 de maio de 1932, protestos públicos em São Paulo foram reprimidos pela polícia de Getúlio Vargas.Os estudantes Mário Martins de Andrade, Euclydes Bueno Miragaia, Dráuzio Marcondes de Souza e Antônio Américo de Camargo Andrade foram mortos no dia 23 de maio e suas iniciais transformaram-se na sigla do movimento -- MMDC --, que passou a contar com o apoio das forças de Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Destas, só as mato grossenses se mantiveram fiéis aos paulistas.
Em 9 de julho de 1932 começou o levante armado, comandado em São Paulo pelo general Isidoro Dias Lopes. Durante três meses, 100 mil homens das tropas federais atacaram São Paulo, que se defendia com 35 mil soldados.
A população contribuía para a compra de armas e munições, enquanto os aviões federais bombardeavam até as cidades do Interior. Dois anos após, a Assembléia Constituinte foi convocada e elaborou a Carta Magna.
Um dos mais marcantes momentos da Revolução de 1932 aconteceu em Itapira, durante os combates entre as tropas paulistas e mineiras. Os soldados revolucionários, entre eles diversos itapirenses, resistiram bravamente ao avanço dos invasores, em um glorioso momento de defesa dos ideais democráticos. O Morro do Gravi foi um dos pontos de resistência e hoje é palco das homenagens prestadas anualmente aos revolucionários.
Visitem os canais :
(Inspiradrone)
(DroneHobby)
(Malorod Drone)
(Rodrigo Victor)
PROGRAMA SETE - Museu da Indústria
No centro da cidade de Fortaleza, há um lugar mágico que conta um pouco da história da construção e modernização da nossa cidade, e o SETE foi la conhecer um pouco do começo da história desse lugar fantástico que é o museu da Indústria.
Museu do Porto de Santos (SP) - Passeio do Grupo Oficina de Memórias UATI - 2/3
Museu do Porto de Santos (SP) - Passeio do Grupo Oficina de Memória UATI - UNIFESP - 31/05/2017
Sobre o Museu
O Complexo Cultural do Porto de Santos é composto pelo Museu, Biblioteca (com cerca de 4000 títulos), Pinacoteca Gaffrée & Guinle (que recebe exposições temporárias e eventos culturais), Hemeroteca e Videoteca. O Complexo Cultural está hoje representado por uma Gerência da Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP.
A CODESP é empresa estatal brasileira, constituída na forma de sociedade de economia mista, criada em 07 de novembro de 1980 para substituir a Companhia Docas de Santos – CDS, que era privada, tendo desenvolvido e organizado o Porto por 90 (noventa) anos entre 1890 e 1980. Era operadora portuária até o ano de 1997, quando começou a transferir as operações portuárias para a iniciativa privada, tendo concluído esse processo de transferência em julho de 1999. Desde então, apenas administra o Porto de Santos, como Autoridade Portuária.
Nosso museu...
A própria edificação do Museu é parte do acervo. A “Casa nº 1″ traduz as novas formas de morar introduzidas no fim do século passado, um período de renovação urbana, quando as famílias mais abastadas abandonaram seus sobradões no Centro da cidade, passando a construir palacetes nos novos bairros e avenidas. Projetada pelo Engenheiro Guilherme Benjamin Weinschenck, em 1902, foi residência oficial de dirigentes da Companhia Docas de Santos – CDS, transformando-se em escritórios administrativos a partir da década de 50.
Os primeiros esforços para reunir acervos com a finalidade de se instalar um museu foram realizados por volta de 1984 por seu atual Gerente Engenheiro Antonio Carlos da Mata Barreto, quando abortou a incineração de grande quantidade de documentos da antiga CDS, guardando-os para futura reserva histórica. A partir daí passou a incentivar a criação do Museu.
Em 01/09/1989 o Museu abriu suas portas para visita pública, dando a oportunidade de seus visitantes conhecerem a história do Porto de Santos por meio de um acervo de objetos históricos de total relevância para a história do Porto e do Brasil.
O Museu vem se modernizando de forma dinâmica, através da busca constante de peças e documentos históricos nas mãos de terceiros, com a reorganização através de ampliações e interatividade. Hoje conta com, aproximadamente, 5000 itens acervados, entre móveis, ferramentas, equipamentos diversos, documentos, livros, instrumentos náuticos, fotografias, relógios, moldes, locomotivas e embarcações, entre outros.
Endereço:
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº
Macuco – CEP 11.015-900
Santos – SP – Brasil
Fone: +55 13 3202-6565
Agradecemos ao Rivaldo, do Museu do Porto, pelas explanações ao grupo.
MUSEU ABÍLIO BARRETO - BELO HORIZONTE
MUSEU EM BH.
MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO 70 ANOS
O Museu Histórico Abílio Barreto, responsável pela guarda de parte significativa da história da capital mineira, completou 70 anos em 2013. O seu conjunto arquitetônico compreende o casarão secular, sede da antiga Fazenda do Leitão e o moderno edifício-sede, primeiro local concebido e edificado para abrigar um museu na capital. Na área externa, estão os abrigos para o bonde elétrico e a locomotiva a vapor; o palco ao ar livre e os jardins onde se realizam atividades de educação e lazer.
Museu Municipal Parque dos Rosa na Cidade de Canoas
Casa dos Rosa foi reformada e restaurada para abrigar diversas atividades culturais. Antiga Estação do Trem também será entregue à comunidade
O Parque dos Rosa, que vai abrigar a imponente Casa dos Rosa e uma rica área de lazer em meio à natureza em pleno centro de Canoas (Avenida Victor Barreto), será inaugurado nesta quinta-feira (10), a partir das 17h. Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, entregará à comunidade a reforma da Antiga Estação de Trem, que fica em frente ao Parque dos Rosa, e que será o espaço para ensaios e apresentações de grupos de teatro, música e dança. A cerimônia vai contar com apresentações do Canoas Coletivo de Dança, dos grupos que ocuparão a Estação, e do jovem músico da Ospa Weslei Felix Ajarda.
PELES DA CIDADE: as Calçadas Como Matrizes
Registro exposição Peles Cidade Calçadas Como Matriz artista Cleo Barreto. Museu Florestal Octávio Vecchi Horto Florestal Sp
Conheça o Museu Municipal do Folclore de Penápolis
Saiba como é uma visita ao Museu Municipal do Folclore de Penápolis
Endereço: Praça 9 de Julho, 150 - Penápolis
Mais informações: penapolis.sp.gov.br
Museu do Café Ribeirão Preto sp
John Helber Gomide Cinegrafista
Semana de 22 - O DNA Criatividade Brasileiro com Ismael Ivo #VIVIEUVI #arteparatodxs #ocupeacidade
Ismael Ivo é dançarino, coreógrafo e diretor do Balé da Cidade de São Paulo. O trabalho e a história dele são poderosos. A arte e a cultura transformam a cidade. #arteparatodxs #ocupeacidade
O curso de introdução à história da arte com o Prof. Rodrigo Naves já está disponível neste link aqui:
Compre os livros que aparecem no canal aqui:
Minha página no Facebook:
Meu instagram:
Grupo do Facebook:
Museu da Feira de São Cristóvão
Também conhecida por: CENTRO MUNICIPAL LUIZ GONZAGA DE TRADIÇÕES NORDESTINAS.
Museu da Feira de São Cristóvão, localizada na própria sede.
SITE:
Localização: Campo de São Cristóvão S/N - Pavilhão de São Cristóvão - Bairro de São Cristóvão - Rio de Janeiro/RJ
INSCREVA-SE NO CANAL...
DÊ UM JOINHA...
COMENTE...
MUSEU DE PALEONTOLOGIA - MONTE ALTO SP. - 2006
Neste vídeo de 2006, o Museu de Paleontologia e o Prof. Antonio Celso de Arruda Campos (saudoso), que recebe seu nome.
Reportagem: José Augusto Nascibem
Filmagem: Renato Tróleis da Silva “Bjula”