Exposição Escultura de Raiz - Museu Municipal de Resende
No dia 10 de março de 2017, o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, acompanhado pelo restante executivo camarário, esteve presente na inauguração oficial da exposição intitulada “Escultura de Raiz”, que estará patente até ao dia 7 de maio de 2017, no Museu Municipal.
Trata-se de uma exposição de escultura da autoria de Ângelo Ribeiro, Moisés Tomé e João Macedo, que formaram o grupo “Escultura de Raiz” na década de 1990, dedicando-se à criação de peças de arte de pequena e média dimensão, utilizando, essencialmente, metal (aço corten).
Na ocasião, Garcez Trindade agradeceu a presença dos artistas e a sua disponibilidade para mostrarem as suas peças em Resende e referiu que “temos aqui um espaço com muita dignidade para receber obras de artistas conceituados, que acolhe exposições temporárias em permanência e temos todo o gosto em convidar artistas de qualidade a expor aqui. É um local em que a cultura está presente diariamente e está disponível para todos os resendenses visitarem. Orgulhamo-nos de ter um espaço desta qualidade num concelho como o de Resende e que tem sido elogiado pelos artistas que têm por cá passado”.
A mostra procura proporcionar ao observador o contexto para novas interpretações e descobrir caminhos de alternância que incluam a obra artística. A influência recíproca entre o observador, a obra de arte e o espaço que as acolhe, contribui para o reforço do pensamento artístico e, por aí, para o reforço da identidade.
Exposição DOURO de Georges Dussaud no Museu Municipal de Resende
Comunidade escolar visitou a exposição fotográfica DOURO de Georges Dussaud, no Museu Municipal de Resende.
Visite o site do fotógrafo francês.
Comemorações dos 10 Anos do Museu Municipal de Resende
Comemorações dos 10 Anos do Museu Municipal de Resende 2006 - 2016.
Museu Municipal Jaime Resende
Veja mais em sgtv.com.br.
Conheça curiosidades do Museu Municipal Jaime Resende
Veja mais em sgtv.com.br.
Exposição «Dualidades (Jazz e memórias de uma terra...)», do artista Xicofran
Exposição do artista Xicofran, patente no Museu Municipal de Resende, de 24 de Setembro a 7 de Novembro de 2010. Uma exposição temática onde o artista plástico passa para a tela a sua interpretação dos ritmos e dos movimentos dados pelo jazz. Várias telas figurando o tema e momentos históricos do jazz. Dando sequência a um namoro entre o Jazz e a Pintura praticada ao sabor do improviso livre e espontâneo.
Recriação Histórica Dólmen 1 de São Cristóvão
A Vida de uma Comunidade Agro-Pastoril do Neolítico/Calcolítico”
Integrada nas comemorações dos 10 anos do aniversário do Museu Municipal de Resende e no programa das Jornadas Europeias do Património 2016, subordinado ao tema: Comunidades e Culturas, o Município de Resende realizou, no dia 24 de setembro, na Anta/Dólmen1 de S. Cristóvão, uma recriação histórica denominada “A vida de uma comunidade agro-pastoril do Neolítico/Calcolítico”.
Esta iniciativa contou com a forte colaboração e empenho da Escola Profissional de Arqueologia do Marco de Canaveses e dos elementos da Oficia de teatro Eça Agora, que dramatizaram em conjunto todas as cenas do quotidiano e uma cerimónia fúnebre, e de alguns elementos da Academia de Música de Resende que animaram o dia ao som dos instrumentos da época, em particular o cortejo fúnebre.
Com esta iniciativa pretendeu-se recriar algumas cenas do quotidiano de uma comunidade agro-pastoril do Neolítico/Calcolítico, tais como a produção de instrumentos líticos, a moagem manual dos cereais, a confeção de objetos cerâmicos (olaria), a criação de arte rupestre (pintura e gravura), a produção de instrumentos e objetos de madeira, criação de objetos de adorno, a caça, a tecelagem e ainda a cerimónia de enterramento com a presença de toda a comunidade, incluindo o chefe da mesma.
A cerimónia fúnebre começou com o anúncio da morte do elemento da comunidade através de um chifre de animal e o levantamento do corpo para uma padieira, seguiu-se o cortejo até ao monumento onde o corpo foi depositado em posição fetal. De seguida, alguns elementos da comunidade depositaram junto do corpo, as oferendas (réplicas de instrumentos líticos em exposição na sala de arqueologia do Museu Municipal de Resende, tais como machados, enxós, micrólitos de quartzo, lâminas de xisto, contas de colar, entre outros).
Ao longo do dia muitas pessoas visitaram esta pequena comunidade agro-pastoril e tiveram a oportunidade de experimentar muitos dos ofícios da pré-histórica.
Esta recriação pretendeu valorizar o património do concelho, nomeadamente o Dólmen 1 de S. Cristóvão, monumento funerário megalítico integrado no conjunto megalítico de Felgueiras-Feirão constituído por 9 mamoas e classificado como Interesse Municipal. Teve também objetivos científico-pedagógicos, aplicados ao ensino da História, promovendo-se aprendizagens ativas e significativas através da recriação do passado, neste caso, de uma comunidade agro-pastoril de há cerca de 5.000 anos a. C.
Sessão de Esclarecimentos - Prevenção de Fogos Florestais
Sessão de Esclarecimentos - Prevenção de Fogos Florestais, realizado no passado dia 14 de Abril de 2011, no Auditório Municipal de Resende
Apresentação de projeto de um Equipamento Social no Seminário Menor de Resende
Seminário Menor de Resende vai ser Equipamento Social
Lar residencial e Centro de Atividades Ocupacionais no concelho
No dia 30 de setembro de 2017, no Auditório do Museu Municipal, decorreu a sessão de apresentação do projeto que prevê a instalação de um equipamento social no Seminário Menor de Resende, numa parceria entre o Município, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos dos Cidadãos com Deficiência Mental (APPADCM - Viseu) e a Diocese de Lamego.
Com a parceria estabelecida, o Seminário Menor de Resende irá ser o polo norte da APPADCM – Viseu, com capacidade para receber 30 utentes em lar residencial e 30 em centro de atividades ocupacionais (CAO).
Este equipamento irá permitir dar resposta às necessidades locais e regionais, bem como contribuir para a empregabilidade no concelho.
Encontro de Filarmónicas
2ª edição do Gaia World Music encerra com resultados muito positivos
26-09-2015
A 2ª edição do Gaia World Music encerrou no domingo, ao fim de 20 espectáculos que promoveram a cidade e o seu património, ao longo de 17 dias consecutivos. Exemplo do balanço positivo deste evento, promovido pelo Município de Gaia, foi o Encontro de Bandas Filarmónicas que iniciou com um desfile no Cais de Gaia.
O Gaia World Music tem epicentro no município, mas quer ser uma forma de dignificar e dar visibilidade às instituições ligadas à cultura do concelho e, ao mesmo tempo, dar vida e sentido ao espaço público, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, acrescentando: Nada melhor do que com instituições de Gaia que fazem do melhor que podemos ver e ouvir em termos musicais.
Eduardo Vítor Rodrigues falava no final do Encontro de Filarmónicas de Gaia, no qual participaram a Banda Musical Leverense, a Sociedade Musical 1º de Agosto (Banda de Coimbrões) e a Banda Musical de Avintes. O final do encontro ficou marcado pela atuação conjunta das filarmónicas e pela oferta do presidente da Câmara do livro evocativo da 1ª edição do Gaia World Music a cada maestro.
Tal como na 1ª edição, o principal objetivo do Gaia World Music foi a promoção da cidade e do seu património e os concertos realizados tiveram casa cheia. Vários palcos e monumentos receberam vinte espetáculos ao longo de 17 dias. De entre a variedade musical, destaque para o recital de canto, guitarra e flauta no Convento Corpus Christi, no espetáculo de abertura do GWM, e para o concerto de encerramento, com o Grupo Musica Reservata, dirigido pelo maestro Mário Mateus, que se realizou no passado domingo, no Auditório Municipal.
Uma das novidades deste ano foi a passagem do Harmos Plural pelo Gaia World Music. Um festival dedicado à arte sonora (desde o jazz, à world music, passando pelo pop, rock, e até a electrónica) que se realiza em dez cidades, e onde participam os melhores artistas das mais relevantes escolas superiores de artes do mundo.
De entre os vários concertos apresentados nesta segunda edição, alguns destacaram-se pela forte adesão do público. O concerto da soprano Ana Maria Pinto e da pianista Joana Resende, que lotou a Casa Museu Teixeira Lopes, ou o espetáculo da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, que levou mais de trezentas pessoas aos Claustros do Mosteiro da Serra do Pilar, são bons exemplos de como a marca Gaia Word Music está a consolidar-se.
O Mercado Municipal de Gaia, a Igreja de Santa Marinha e o Mosteiro da Serra do Pilar foram alguns dos locais emblemáticos do município que acolheram os espetáculos, para além da Casa-Museu Teixeira Lopes, do Auditório Municipal e do Cine-Teatro Eduardo Brazão.
Museu Municipal de Almeirim
Instalado no centro coordenador de transportes, o novo museu municipal de Almeirim abriu as portas ao público no sábado, 24 de Março.
Contudo, esta não será a sua casa definitiva, segundo o presidente da autarquia, que não escondeu o sonho de o ver instalado no antigo convento da Ordem Terceira de São Francisco, um edifício conhecido na cidade pelas escolas velhas.
O museu agora inaugurado vai funcionar de terça-feira a sábado, mas encerra às segundas e domingos, precisamente o dia em que Almeirim recebe mais visitantes e turistas, que param para frequentar os restaurantes da cidade a poucas dezenas de metros do centro coordenador de transportes.
Sousa Gomes reconhece que, com esta limitação, o museu perde atractividade e visitantes, mas explica que ter esta estrutura aberta ao domingo representa um esforço financeiro e em termos de pessoal que a autarquia não tem capacidade para fazer, neste momento. Em termos de público, nesta primeira fase, o museu será direccionado sobretudo para os alunos das escolas do concelho.
Sousa Gomes diz ter o sonho de ver o museu de Almeirim no antigo Convento da Ordem Terceira de São Francisco
O projecto para a concretização de um museu municipal em Almeirim remonta a 2005, desde a altura em que a Câmara herdou o vasto espólio do extinto museu etnográfico da Casa do Povo de Almeirim.
O acervo da Casa do Povo começou a ser recolhido na década de 40 do século passado, quando José Vermelho teve a ideia de promover uma recolha intensiva de objectos junto da população, explicou à Rede Regional a directora do Museu, Marta Milheiro.
É este o património que serve de base ao que está exposto aos visitantes, juntamente com outras peças históricas que são propriedade do município. Fizemos uma análise detalhada de todos os objectos que existem e tentámos dar-lhes alguma coerência e uma sequência lógica.
No fundo, temos aqui a cronologia da evolução de Almeirim, feita a partir de um espólio etnográfico, afirmou a responsável, acrescentando que das cerca de 1.350 peças inventariadas, apenas aproximadamente 150 estão expostas ao público no centro coordenador de transportes.
Entre as peças com maior valor histórico, contam-se alguns objectos recuperados do antigo Paço Real de Almeirim, um original da primeira impressão do Cancioneiro Geral, de Garcia de Resende, e duas panelas de ferro fundido produzidas na antiga fundição de Oeiras, que são raríssimas, segundo Marta Milheiro.
Mas há muito mais para ver, num espaço dividido por vários núcleos temáticos que fazem um enquadramento histórico e cronológico da evolução e da riqueza patrimonial do concelho.
“Creator and destroyer vs landscape”
“Creator and destroyer vs landscape” by João Alexandrino aka JAS
Solo exhibition
Opening_ March 4
In display_ March 4 to May 1 | 2016
Museu Municipal de Resende
Rua Dr. Amadeu Sargaço
4660-238 Resende
Portuguese Artist João Alexandrino aka JAS, was born in Porto/Portugal in 1981.
His work has been developing into different artistic fields and activities such as installation, performance, video, painting, scenography, and drawing. He was one of the founders of Espaço INCUBADORA (2002-2007) in Vila Nova de Gaia, where he presents permanent installations/exhibitions, among other projects. He is a member and collaborator of Instituto Antimatéria since 2009 at Espaço Ilimitado – Núcleo de Difusão Cultural and the Quarto Escuro –Project Room, in Portugal (Porto). He has developed several individual projects and in co-authorship with other artists, having video and drawing in real-time as the preponderant elements of his work. He exhibits both individually and collectively since 2000.
Directed several short films and experimental videos.
Sarau de Natal 2013
Sarau de Natal do Município de Resende, no dia 18 de dezembro de 2013.
Sarau contou com a participação da Oficina de Teatro Eç'agorA que interpretou a peça Natal do Presépio e com o Grupo Coral de Resende que interpretou Canções de Natal.
PGM 100 - Parte 1 - Resende, Régua
De Resende a Régua beirando o Rio Douro
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2017
Município promove caminhada pelo Património Cultural
Trilho pela Serra do Montemuro explora monumentos
No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora anualmente no dia 18 de abril, o Museu Municipal de Resende organizou, no dia 23 de abril, uma caminhada pelo Património Cultural em S. Cristóvão, que contou com cerca de 100 participantes.
O percurso iniciou-se junto à Capela de S. Cristóvão, seguiu por um caminho antigo junto ao recinto megalítico de S. Cristóvão, na direção do Dólmen ou Anta 1, passou pelo Marco ou inscrição da Universidade de Coimbra, pela aldeia de Feirão, com visita à Igreja Matriz, e terminou no Centro Interpretativo do Montemuro. Ao longo do percurso, e sempre que se visitava um monumento, foram dadas explicações sobre as suas origens, história e missão por uma técnica da Câmara Municipal de Resende.
No Centro Interpretativo, os participantes tiveram oportunidade de visualizar um video sobre a Serra do Montemuro, a sua flora e fauna, ficando a conhecer a beleza singular desta serra nas diversas estações do ano.
Ainda no Centro Interpretativo, os participantes no Passeio Equestre, organizado pela União de Freguesias de Felgueiras e Feirão, juntaram-se aos da caminhada e seguiram para um almoço convívio, no Campo de Futebol de Felgueiras, que juntou 200 pessoas. Depois do almoço todos assistiram à gincana tradicional equestre que proporcionou momentos de grande diversão a todos os participantes.
25 de Abril 2017 - Município de Resende
Como já é habitual, o Município comemorou o feriado do 25 de abril, com um programa de índole cultural.
Assim, para assinalar o Dia da Liberdade, na noite de 24 de abril, no Auditório Municipal, teve lugar um concerto intitulado “Saudamos Abril”, com a participação dos professores e alunos da Academia de Música de Resende e dos resendenses Paula Ferreira e Paulo Almeida.
O espetáculo, que encantou todos os presentes com a interpretação das músicas mais importantes associadas à Revolução dos Cravos, vai repetir-se no próximo domingo, dia 30 de abril, pelas 15h30, no Centro Cultural de S. Cipriano.No dia 25 de abril cumpriram-se as cerimónias oficiais logo pela manhã, com o desfile apeado dos Bombeiros Voluntários de Resende (BVR) e da Banda Musical “A Nova” de S. Cipriano, seguindo-se o Hastear das Bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional interpretado por aquela banda, com a Guarda d’ Honra dos BVR e a presença de várias autoridades do concelho.
O programa continuou com um concerto, no coreto do Largo da Feira, sendo que às 11h30m decorreu a Sessão Solene Comemorativa do 43.º aniversário do 25 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com intervenções de Luís Matos Pinto, em representação do Grupo Municipal da coligação PSD-CDS “Por Resende”, e Jorge Machado, em representação do PS, na Assembleia Municipal. Seguiram-se as intervenções do Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, do Presidente da Assembleia Municipal, António Borges, que passou a palavra ao segundo Secretário da Mesa da Assembleia Municipal, Ana Maria Magalhães.
No final das cerimónias foi servido um Porto d’ Honra e cavacas a todos os presentes.
Lançamento do Guia Juvenil em Resende
Lançamento do Guia Juvenil da Rota do Românico, no dia 15 de janeiro de 2014 no Auditório do Museu Municipal de Resende.
Inauguração do Centro Escolar de Resende
A Ministra da Educação, Isabel Alçada, deslocou-se a Resende no dia 29 de Novembro 2010, para a inauguração de um novo Centro Escolar no concelho.
Albino Resende é o candidato da Coligação à Junta de Freguesia de Avanca
Albino Resende é o candidato da coligação PSD/CDS à Junta de Freguesia de Avanca, nas próximas eleições autárquicas, com data prevista para o próximo mês de outubro.
O candidato foi apresentado na Junta de Freguesia de Avanca perante uma casa cheia de convidados, amigos e apoiantes, que quiseram associar-se a este ato da coligação de Estarreja.
História da Antiga Estação Ferroviária de Vassouras-RJ
CIDADE DE VASSOURAS - VISITE, VALORIZE E PRESERVE
ACESSE OUTROS VÍDEOS SOBRE A HISTÓRIA DE VASSOURAS
► História da Praça Barão de Campo Belo
► Memorial Manoel Congo
► História de Manuel Congo e Mariana Crioula
► História da Câmara Municipal de Vassouras-RJ