Museu Paço da Liberdade - Manaus/AM
Imagens: Pedro Braga Jr.
Edição: Marcelo de Sá
O Museu Paço da Liberdade um dos primeiros exemplos de arquitetura neoclássica de Manaus o espaço promove exposições, mostras, palestras e visitas guiadas. #Manaus #Amazonas
Museu do Paço do Centro Histórico de Manaus
Paço da Liberdade, também conhecido como Paço Municipal, é um dos espaços mais antigos de Manaus. O prédio, que durante décadas foi sede da Prefeitura Municipal, une beleza arquitetônica com as origens da cidade. Visitá-lo é conhecer as artes modernas e, ao mesmo tempo, ter um raro momento de observar vestígios arqueológicos locais.
O prédio, localizado na Praça D. Pedro II, s/n, Centro, depois que o Poder Executivo mudou de endereço, ficou ocioso, aguardando reforma e revitalização, que só foi finalizada em 2012.
Mas a história vai muito além disso. O paço data de 1871, quando foi lançada a pedra fundamental. Cinco anos depois, abrigou a sede do governo da Província do Amazonas. Em seguida, a sede do governo do Estado, após a Proclamação da República no Brasil. Foi, além disso, residência do presidente da Província (1874-1889) e de governadores do Estado (1889-1917). Em 1917, tornou-se sede da Prefeitura de Manaus.
O Paço Municipal tem apenas um andar, mas suas amplas salas são divididas em diferenteseções, que abrigam exposições permanentes e temporárias. A fachada do prédio apresenta tendência neoclássica, com um frontão e janelas características.
#museu #amazonas #manaus #esculturas #arqueologia #antiguidades #cultura
VISITANDO O PAÇO DA LIBERDADE MANAUS-AM
Hello, galera esse video eu visitei um ponto turístico na minha cidade MANAUS o Palácio da LIBERDADE. esse é meu primeiro vídeo do canal se inscreve no canal e dar like por favor valeu falow
Meu Paço - Ana Abrahim
Estreando uma série de depoimentos sobre o Museu da Cidade de Manaus, localizado no Paço da Liberdade, a arquiteta Ana Abrahim fala sobre sua relação com o prédio e com o projeto de instalação do museu.
Captação e edição: David Batista/Manauscult
Bosco Saraiva conta a história do Paço da Liberdade em Manaus
O Paço da Liberdade é um dos prédios mais antigos e tradicionais de Manaus. Ele foi construído em 1874 para abrigar o Governo Provincial, e posteriormente com a proclamação da República abrigou também o Governo Republicano. Sua construção em estilo neoclássico o faz uma das mais bonitas edificações do antigo sítio histórico de nossa cidade. Importantes achados arqueológicos sob sua construção indicam quem eram nossos ancestrais. Durante os anos 1980, quando eu liderava a Escola de Samba Reino Unido da Liberdade e o Prefeito Arthur Neto cumpria seu primeiro governo, visitei com muita frequência as dependências deste tão majestoso edifício, que hoje funciona como Centro de Artes e merece ser visitado por todo manauara.
Visite o Museu da Cidade de Manaus
Localizado no Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus, o Museu da Cidade de Manaus está de portas abertas para você conhecer e fazer um passeio pela história do povo amazonense.
O museu funciona de terça a domingo, das 9h às 17h (última entrada às 16h20), com entrada gratuita, na Rua Gabriel Salgado, Centro, em frente à Praça Dom Pedro II.
Mais informações em: vivamanaus.com/museu-da-cidade-de-manaus/
Museu Cidade de Manaus é inaugurado
Acesse Band Amazonas
Acesse:
Museu da Cidade | Manaus 350 | #lindaquesóela
Fazendo parte das comemorações dos 350 anos da cidade de Manaus, chegou a vez de apresentar o Museu da Cidade. O prédio onde ele está instalado é conhecido como Paço da Liberdade ou Paço Municipal, e já foi sede do governo do Amazonas, residência oficial dos presidentes provinciais e dos governadores e, em 1917, passou a ser sede do Executivo municipal.
O Museu da Cidade de Manaus foi inaugurado pela Prefeitura de Manaus em 24 de outubro de 2018, com oito salas de visitação que retratam a vida cotidiana, a identidade e a cultura de gerações passadas. Assista mais esse vídeo e saiba o que pensa o aluno Henrique Araújo, medalhista de prata de Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Parabéns, Manaus, pelos seus 350 anos. #lindaquesóela
Inscreva-se:
Vídeos novos durante toda a semana até o dia do aniversário da cidade.
Nossas redes:
Facebook |
Instagram |
Twitter |
Spotify |
Manaus a Serviço: Museu da Cidade
Desde Outubro, quando foi inaugurado no dia do aniversário da capital amazonense, o Museu da Cidade de Manaus já registrou mais de 15 mi visitas e continua atraindo, de terça a domingo, visitantes manauaras e turistas. Confira, nesta produção especial um pouco do que você encontra por lá.
Museu da Cidade de Manaus aberto ao público no Centro Histórico
Acesse Band Amazonas
Acesse:
Pedido de casamento - Museu da Amazônia (MUSA) - Manaus/AM
Pedido de casamento - Taisa Emiliano e Bruno Sidrone no Museu da Amazônia
Deputado Bosco Saraiva conta a história da Praça dos Remédios de Manaus
Hoje é dia de enaltecer a história e cultura da nossa querida Manaus. Estive recentemente no centro da capital amazonense, na área onde está localizada a feira da Manaus Moderna; antigamente conhecida como a “beira da praia”. Encostada nela está a Praça Torquato Tapajós, popularmente lembrada como Praça dos Remédios. Ela é um dos lugares de uso coletivo mais antigo da cidade. Durante os primeiros anos da década de 1970 eu tinha algo em torno de 12 anos de idade e trabalhava vendendo tomates regionais “a retalho” para Dona Guiomar – uma feirante que morava em minha rua do Morro da Liberdade e que me ensinou o valor do trabalho - na área do Mercado Adolfo Lisboa. Adoro visitar esta praça e ficar contemplando a Igreja dos Remédios, o lindo prédio da Faculdade de Direito, e lembrando das pessoas naquele entra e sai da Casa Tem-Tem.
A Década de 1940
Na década de 1940, Manaus contava com uma população um pouco acima de 100 mil habitantes e sofria um abatimento em sua pequena economia. Dá o play pra saber mais!
.
.
.
#Década #1940 #Manaus #história #cultura #Manaus350Anos #curiosidade #ManausAntiga #MorenaBela #ManausCity #ParisDosTrópicos #ManausMeuCiúme #Amazonas #BoscoSaraivaDeputadoFederal #DeputadoPeloAM
Crianças do Lar Jannell Doyle visitam o Museu da Cidade de Manaus
Museu da Amazônia (Musa) preserva a fauna e flora no coração de Manaus
Você já conhece o Museu da Amazônia? Localizado na Av. Margarita, no bairro Cidade de Deus, o parque guarda um pedaço da Floresta Amazônica no coração de Manaus, com fauna e flora preservadas, trilhas, torre de observação e muita, mas muita beleza. Ficou encantado? O Musa funciona todos os dias (exceto quartas-feiras), das 8h30 às 17h, com visitas guiadas a R$ 10.
Reportagem: David Batista (Manauscult)
Faça um roteiro cultural e histórico por Manaus por meio dos museus
Entender um pouco da história e cultura do nosso estado é um grande valor para nós amazonenses. Em Manaus, o manauara pode encontrar museus com várias exposições que nos proporcionam uma viagem ao tempo, mas que na maioria das vezes passam despercebidos por quem mora aqui. Tem até um museu aqui na cidade que está entre os 12 melhores do país.
Acesse:
Museu interativo conta história do povo manauara
O projeto do Museu de Manaus foi criado em 1982, mas só foi concretizado agora. A ideia é oferecer à população local e aos visitantes informações sobre a história e a formação socioeconômica e cultural da cidade.
Largo São Sebastião - Manaus AM - Brasil
Testando nossa nova câmera DJI Osmo+
Paisagem do Centro de Manaus (chuvada e pontos turísticos).
O Centro de Manaus, também conhecido como Centro Histórico de Manaus, é a região mais antiga e um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do estado do Amazonas. Localizado na Zona Sul de Manaus, é o vigésimo mais populoso, entre os 63 bairros oficiais da cidade, com uma população de 33 183 habitantes, de acordo com o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As origens do bairro se prendem à fundação da cidade. Abriga um grande número de prédios históricos, como a Alfândega, o Teatro Amazonas, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), o Colégio Amazonense Dom Pedro II, o Palacete Provincial, a Catedral Metropolitana, a Igreja São Sebastião, o Teatro da Instalação, a Academia Amazonense de Letras, a Estação Hidroviária do Amazonas, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa (Mercadão), o Palácio da Justiça, o Palácio Rio Branco, o Museu Amazônico, o Palácio Rio Negro, o Paço da Liberdade e a Biblioteca Pública.
Também é o bairro com o maior número de museus e praças da cidade, com destaque para a Praça XV de Novembro (Praça da Matriz), Praça Antônio Bittencourt (Praça do Congresso), Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade), Largo São Sebastião, Praça Heliodoro Balbi (da Polícia) e Praça Dom Pedro II. É uma das regiões com maior valor de IPTU na cidade.
Cobertura do Hotel:
Centro de Manaus - chuvada e pontos turísticos.
Rios - Negro e Amazonas
Nas minhas costas continuação do Centro de Manaus.
Bosco Saraiva - Alfândega, uma das herança do ciclo da borracha
Boa tarde amigos! Quinta-feira é dia de cultura e história nas minhas redes sociais. Hoje destaco o prédio da Alfândega, o primeiro do Brasil construído de forma pré-moldada. Em breve o local abrigará o Museu Belle Époque, que irá relembrar o período áureo da borracha. O museu ficará sob os cuidados da Secretaria de Cultura do Amazonas.Curta, comente e compartilhe! #Amamoscultura