Conheça o Museu Regional de Olinda - Mureo
Foi criado em virtude da comemoração do 4° centenário da chegada de Duarte Coelho à Capitania de Pernambuco, sendo inaugurado em 1935. O Museu propicia ao observador uma visão de uma casa pernambucana do século passado.
Saiba mais sobre o museu:
#MuseuDeArteSacra #Olinda Museu de Arte Sacra de Pernambuco - Olinda
Inaugurado no dia 11 de abril de 1977, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) está instalado numa das primeiras edificações da Vila de Olinda, a antiga Casa da Câmara, fundada por Duarte Coelho em 1537. Em 1676, quando Olinda foi elevada ao status de cidade, o edifício serviu como Palácio Episcopal para seu 1º Bispo, Dom Estevão Brioso de Figueiredo.
O antigo Palácio dos Bispos de Olinda, pertencente à Arquidiocese de Olinda e Recife, sofreu várias adaptações ao longo dos séculos XVIII e XIX, servindo como residência coletiva de religiosos, colégio e quartel do exército durante a 2ª Guerra Mundial. Em sua fachada, é possível ver o antigo brasão episcopal e uma placa da Unesco, de 14 de dezembro de 1982, que declara Olinda Monumento Cultural da Humanidade.
10 pontos turisticos mais visitados de Olinda
Conheça os 10 pontos turísticos mais visitados de Olinda - PE!
1 - Centro Histórico de Olinda
Fundada pelos portugueses no século XVI, a cidade tem uma história ligada à produção de açúcar. O equilíbrio harmonioso entre construções, jardins, 20 igrejas barrocas, conventos e numerosos pequenos passos (capelas) contribui para o charme particular de Olinda.
2 - Igreja Matriz de São Salvador do Mundo
Localizada no Alto da Sé, a Matriz de São Salvador do Mundo popularmente conhecida como Igreja da Sé, foi construída pelos colonizadores portugueses, em 1537.
3 - Convento de São Francisco
O Convento de São Francisco teve sua construção iniciada em 1585 e é o mais antigo convento franciscano do Brasil. Suas paredes, são decoradas com lindos azulejos portugueses do século XVIII.
4 - Mosteiro de São Bento
O Mosteiro data do ano de 1586. A igreja de origem barroca é considerada a mais rica de Olinda e possui um altar com 14 metros de altura folheado a ouro. Aos domingos, acontecem os tradicionais cantos gregorianos dos monges.
5 - Igreja do Carmo
Foi construída em 1580 como Capela de Santo Antonio e São Gonçalo. Fica localizada na Praça do Carmo.
6 - Vista Panorâmica do Alto da Sé
Do Alto da Sé, o visitante pode apreciar o casario com traços da arquitetura colonial portuguesa, encravados em meio à mata nativa, o lindo oceano com tons de azul turquesa e verde esmeralda e mais ao fundo, as construções modernas da Praia de Boa Viagem. Do mesmo local, também se pode contemplar o belíssimo pôr-do-sol.
7 - Casa Maurício de Nassau
Residência onde se afirma morou o Conde Maurício de Nassau. O Conde passou apenas sete anos no Brasil, mas hoje seu nome está associado à época de ouro da presença holandesa no Recife.
Nassau decretou a liberdade de culto religioso, fez a primeira documentação da paisagem local, criou jardim botânico, zoológico e obsertavório astronômico, construiu a primeira ponte da América Latina e remodelou urbanisticamente o Recife.
8 - Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Inaugurado no dia 11 de abril de 1977, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) está instalado numa das primeiras edificações da Vila de Olinda, a antiga Casa da Câmara, fundada por Duarte Coelho em 1537. Em 1676, quando Olinda foi elevada ao status de cidade, o edifício serviu como Palácio Episcopal para seu 1º Bispo, Dom Estevão Brioso de Figueiredo.
9 - Museu Regional de Olinda
O prédio do Museu Regional de Olinda abriga uma casa museu, um solar em estilo colonial construído entre 1745 e 1749. Foi criado em virtude da comemoração do 4° centenário da chegada de Duarte Coelho à Capitania de Pernambuco, sendo inaugurado em 1935. O Museu propicia ao observador uma visão de uma casa pernambucana do século passado. Seu acervo é composto por mobiliários, pinturas, louças, pratarias e peças de grande valor histórico para a vida social, religiosa e política da cidade. Ainda, possui um conjunto raro de peças de arte sacra do século XVII e XVIII em terra-cota e madeira.
10 - Praia do Farol
A praia do farol é um dos mais belos pontos turísticos da cidade de Olinda, fica situada em Bairro Novo, tem mar calmo e água morna, ideal para quem quer curtir o dia com crianças.
Conheça nossa loja: turismoecia.net
Museu Regional de Olinda - Pedro Dias - PE
Museu de Artes Sacras de Olinda
Entrada: 2 Inteira 1 meia
Inaugurado no dia 11 de abril de 1977, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) está instalado numa das primeiras edificações da Vila de Olinda, a antiga Casa da Câmara, fundada por Duarte Coelho em 1537. Em 1676, quando Olinda foi elevada ao status de cidade, o edifício serviu como Palácio Episcopal para seu 1º Bispo, Dom Estevão Brioso de Figueiredo. - Para mais informações
Instagram:
Twitter:
Facebook:
Museu Regional de Olinda (MUREO) - Eliane Teixeira - PE
VilaNova Olinda - PE
ATELIER VILANOVA: Sérgio Vilanova - Pintor autodidata trabalha com uma simbologia naif com base nos elementos de um mundo festivo criado a partir de uma vivência com a cidade e sua tradição.
ateliervilanova@click21.com.br
3 Museus Incríveis em Recife| Fê Rabaglio
Olá, pessoal! Neste vídeo eu mostro para vocês 3 museus lindos e super ricos em cultura regional, nacional e mundial no Recife!
Você vai ter imagens e detalhes do Museu do Cais do Sertão, cheio de indumentárias, artesanato, peças da cultura sertaneja, música etc que na verdade não mostra 30% do que é o museu de fato, mas que ajuda a aguçar a vontade de conhecer.
Site:
Depois te mostro detalhes do divertido Museu do Frevo, com cores, música, fantasias e muitas fotos!
Site:
Então almoçamos e temos uma tarde entre 2 dos 3 prédios do Instituto Ricardo Brennand, que conta a história mundial, além de um arsenal de armas e facas que também conta muito da nossa história. Sem contar a beleza dos prédios de arquiteturas monumentais, jardins, enfim, vale demais conhecer!
Site:
********LINKS SUGERIDOS ********
PASSEIO DE BUGUE EM PORTO DE GALINHAS:
MARAGOGI, PRAIA DOS CARNEIROS E PORTO DE GALINHAS:
O QUE FAZER EM 1 DIA EM MARAGOGI:
DELTA DO RIO SÃO FRANCISCO:
CÂNIONS DO RIO SÃO FRANCISCO:
PASSEIO PELA ROTA DO CANGAÇO, ALAGOAS:
PLAYLIST DE MACEIÓ À RECIFE:
MACEIÓ: PRAIA DO FRANCÊS E BARRA DE SÃO MIGUEL:
MACEIÓ: PRAIA DO FRANCÊS E PONTA VERDE:
********INTERCÂMBIO ECONÔMICO NA CALIFORNIA ********
Vídeos Importantes sobre Intercâmbio Na California:
COMO FAZER INTERCÂMBIO ECONÔMICO:
DÚVIDAS RESPONDIDAS SOBRE INTERCÂMBIO:
COMO EU PAGUEI O MEU INTERCÂMBIO:
QUANTO EU GASTEI NO MEU INTERCÂMBIO:
********BLOGS ********
Conheça os meus Blogs:
VOU PRA CALIFORNIA:
GUIA PARA ORLANDO:
FERNANDA RABAGLIO:
Aguardo seus comentários aqui embaixo e não se esqueça de avaliar o vídeo! ;)
See ya!
VLOG: DANÇAMOS FREVO EM RECIFE! TOUR CULTURAL | Tudo em Dose Dupla
Oii gente! Terceiro vlog da viagem e dessa vez, mostramos o tour turístico e cultura que fizemos por Recife e Olinda! Um show de cultura e arte que valeu muito a pena! Esperamos que gostem de vivenciar um pouquinho de como foi essa experiência incrível! Estamos AMANDO Pernambuco!
ASSISTA OUTROS VLOGS:
- Fui pedida em casamento na praia:
- Voo cancelado! Tentando chegar em Pernambuco:
- Praias paradisíacas e banho de lama:
- Voltando a trabalhar juntas:
TUDO EM DOSE DUPLA NAS REDES SOCIAIS:
????
???? Blog:
????
CONTATO: tudoemdoseduplablog@gmail.com
Fósseis de Santana - Parte 2/3
Documentário realizado em Santana do Cariri e Nova Olinda, Ceará em 2001, sobre o comércio ilegal de fósseis da Chapada do Araripe, extração e beneficiamento da pedra cariri e artesanato mineral com o calcário laminado.
Para comprar pedra cariri ligue para Rafael
Felipe (88) 9926-01915 / 9963-35757 ou
pelo wattsApp (88) 9926-01915
Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Visita ao Museu de Arte Sacra de Pernambuco localizado na cidade de Olinda na Rua Bispo Coutinho s/n no Alto da Sé de Olinda.
Música: Canto Gregoriano, MISSA DE ANGELIS, Schola Gregoriana Mediolanensis, Giovanni Vianini, Milano, Italia.
Visita a Olinda PE
A turma 249 do curso de História da Faculdade Vale do Acaraú,
visitou a cidade de Olinda Pernambuco Brasil. Primeira parada foi a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Goiana Pernambuco, A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos existiu desde os primórdios da cidade, e é uma das poucas da quais restaram documentos originais que atestam algumas de de suas atividades. Foi fundada como parte das formações africanas existentes na época, que incluíam nações, dialetos e costumes diversos. Em seguida fomos a Igreja do Carmo e Convento de Santo Alberto,
O Convento Carmelita e sua igreja conventual foi fundada em 1666, sob a invocação de Santo Alberto (talvez em homenagem a frei Alberto do Espírito Santo, vigário provincial dos Carmelitas no Brasil). O primitivo convento permaneceu até 1679, quando foi lançada a pedra fundamental do atual, em 28 de novembro daquele ano, pelo General André Vidal de Negreiros, herói da Restauração Pernambucana, o qual havia feito votos de realizar tal obra, caso vencesse a batalha contra os holandeses.
O conjunto, em estilo barroco maneirista, também apresenta características da arquitetura árabe, com seus traços leves e simétricos, percebidos principalmente na torre. Destaque para os afrescos do hall de entrada do convento e para o altar-mor ricamente entalhado e com pinturas. Possui imagens em madeira de lei dos séculos XVI e XVII. Do lado esquerdo do altar-mor, uma capelinha dedicada a Bom Jesus dos Passos com a imagem de Nossa Senhora das Lágrimas.
Situa-se ao lado da Igreja de Santa Tereza da Ordem Terceira do Carmo, tendo à sua frente, belíssimo cruzeiro esculpido em pedra calcária, datado de 1719, considerado ímpar em toda América Latina, completando o conjunto carmelita.
Em seguida visitamos o MASP Museu de Arte Sacra na cidade de Olinda Pernambuco.
O Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE) é um museu brasileiro localizado em um prédio histórico de Olinda, no estado de Pernambuco.
O prédio que hoje abriga o Museu de Arte Sacra foi construído no século XVII, no Alto da Sé, a colina sobre a qual Duarte Coelho fundou a cidade, em 1535. Inicialmente serviu como a Casa da Câmara do Senado de Olinda. Com a chegada do primeiro Bispo de Pernambuco, Dom Estevão Brioso de Figueiredo, em 1676, que ali também se instalou, passou a ser também Palácio Episcopal, função que se tornaria exclusiva a partir de 1690.
MUSEU DE ARTE SACRA SESC/SENAC GOIANA - PE
PRODUZIDO PELA TURMA DE RADIO E TV SENAC RECIFE 2016 (TARDE)
Museu do Mamulengo - Olinda PE
Inaugurado em 14 de dezembro de 1994, na Rua do Amparo nº 59 - Amparo/Olinda/PE, em um prédio com características ecléticas da arquitetura do fim do século XIX, em estilo colonial, adquirido pela Fundação Pró-Memória e IPHAN em 15 de agosto de 1984.
O MUSEU DO MAMULENGO - ESPAÇO TIRIDÁ, é um espaço artístico, lúdico e mágico. Artístico pela quantidade e qualidade de seu maravilhoso acervo (aproximadamente 1.200 bonecos antigos e contemporâneos), lúdico pelo que oferece ao seu público e mágico porque através dos bonecos o visitante ou pesquisador diversificado penetra num mundo livre e provocador, com uma linguagem própria. Devido a problemas estruturais na sede do Museu, onde apareceram rachaduras nas paredes pela acomodação do terreno e excesso de águas subterrâneas, o Museu do Mamulengo, passa a funcionar, a partir de setembro de 2006, na Rua de São Bento nº 344 - Ribeira/Olinda/PE. Como primeiro museu de bonecos populares do Brasil e da América Latina, divulga o mamulengo e sua tradição como teatro de bonecos da região, singular e expressivo. A criação do principal acervo do Museu do Mamulengo surgiu na década de 70, quando os participantes do Grupo Mamulengo Só-riso, resolveram investir na aquisição de peças dos mestres mamulengueiros que falecendo e sem deixar herdeiros de sua arte eram vendidas como peças de decoração.
Endereço: R. São Bento, 344 - Varadouro, Olinda - PE, 53020-190
Telefone:(81) 3493-2753
Instagram:
Twitter:
Facebook:
Museu do Mamulengo, Olinda, Brasil
Beijupirá - Olinda
Se inscreva no canal do Pernambuco é Aqui e fique por dentro de tudo o que está rolando em Pernambuco.
Acesse também o nosso site pernambucoeaqui.com.br e siga-nos no Twitter @pernambucoeaqui.
Viajando Todo o Brasil - Nova Olinda/CE
Este vídeo faz parte do site
Conheça esta expedição que está viajando por TODAS as 5570 cidades do Brasil!
Twitter: @viajandotodoobr
Instagram: viajandotodoobrasil
Facebook:
Visita ao Presídio mal Assombrado#Casa da Cultura RECIFE
Em 1848, o governo da Província de Pernambuco resolveu construir uma nova cadeia para a cidade do Recife e encarregou o engenheiro Mamede Alves Ferreira (1820-1862) de elaborar o projeto. Mamede também é o autor dos projetos do Ginásio Pernambucano e do Hospital Pedro II, no Recife.
O projeto da nova Casa de Detenção do Recife ficou pronto em 1850 e foi concebido segundo o modelo de penitenciária mais moderno existente na época, que tinha como princípio básico dispor as celas dos detentos de uma maneira que elas pudessem ser vigiadas a partir de um único compartimento central de controle.
O prédio, com 8.400 metros quadrados de área construída e 6.000 metros quadrados de pátio externo, terminou de ser construído, em 1867, e custou 800 mil contos de réis ao governo de Pernambuco. O edifício, em forma de cruz é composto por quatro raios, Norte, Sul, Leste e Oeste, cada um com três pavimentos, que confluem para um saguão central coberto por uma cúpula metálica.
Em 15 de março de 1973, a Casa de Detenção do Recife foi fechada pelo então governador Eraldo Gueiros Leite, sendo os detentos transferidos para outros presídios do Estado, especialmente para a Penitenciária Agrícola de Itamaracá.
A idéia de transformar a antiga Casa de Detenç ão, prédio tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), na Casa da Cultura foi do artista plástico Francisco Brennand, na época em que exerceu o Chefia da Casa Civil, no primeiro governo de Miguel Arraes, entre outubro de 1963 até às vésperas do golpe militar de 1964. Ele queria criar em Pernambuco uma instituição similar aos centros de educação nas áreas de literatura, teatro, música e artes plásticas, que estavam sendo criadas na França pelo escritor André Malraux.
O projeto para restauração do antigo complexo neoclássico foi elaborado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, juntamente com Jorge Martins Junior. A restauração e o aparelhamento ficaram sob a responsabilidade da Fundarpe.
Em agosto de 1975, enquanto estava sendo feito o trabalho de restauração do prédio foi realizado no local, sob o patrocínio da Rede Globo e Fundarpe, o II Salão de Arte Global de Pernambuco.
A inauguração da Casa da Cultura aconteceu no dia 14 de abril de 1976. Hoje, o local é um centro de cultura regional e ponto turístico obrigatório da cidade. Suas antigas celas são ocupadas por lojas de artesanato, livraria e lanchonetes. É um espaço para shows e representações folclóricas regionais e abriga também o Museu do Frevo.
Conservando as suas característica originais, a Casa da Cultura foi tombada como monumento histórico de Pernambuco, através do Decreto 6.687, de 3 de setembro de 1980.
Conhecendo Museus - Episódio 49: Museu do Mamulengo