ALDEIA DA LUZ & Museu | Alqueva Alentejo Portugal | Visita aéria e solo 4k
ALDEIA DA LUZ & Museu | Alqueva Alentejo Portugal | Visita aéria e solo 4k
05/19
SUBSCRIBE / ACTIVE / CLICK / SHARE
PT//
Luz é uma freguesia portuguesa do concelho de Mourão, na região do Alentejo, com 50,90 km² de área e 290 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 5,7 h/km².
Grande parte do território desta freguesia foi submerso pelas águas da albufeira da Barragem de Alqueva, a partir de 2002. Foi construída uma nova aldeia, situada a cerca de três quilómetros da velha povoação, para onde se mudaram todos os habitantes da Luz.
Em 2002 foram transferidos para as novas casas 423 habitantes. Em 2012 eram 297 os moradores. E cerca de cem casas estavam desocupadas.[1]
Na escola que, na altura da sua inauguração, tinha 28 crianças, em 2012 havia apenas oito e em 2015 apenas 1.
Os habitantes da Aldeia desde sempre se lembram de ouvir falar na barragem e na submersão da aldeia. O poeta popular João Chilrito Farias criou a seguinte quadra:
Sou da aldeia da Luz
A que vai ser alagada
Calhou-nos esta cruz
Mas uma cruz tão pesada.
A velha aldeia da Luz localizava-se a cerca de 2 km para oeste da actual. No final do século XX, a Luz era uma aldeia pouco povoada (394 habitantes em 1991 e 373 em 2001) e com características rurais. De facto, a ruralidade era marcada pela predominância da prática agrícola por um lado, mas também, por certo, e dado o envelhecimento da população, de uma dependência de reformas e pensões.
A arquitecta Maria João George foi incumbida de coordenar os trabalhos de relocalização da aldeia da Luz.[2]
A nova aldeia para os habitantes é um objecto extravagante que foi desenhado sem ter havido um prévio e aprofundado conhecimento das necessidades e habitus da população residente.
A transladação dos corpos do cemitério da velha Luz para o cemitério da nova Luz, foi o ‘episódio’ mais intimista e com o qual a população da Luz mais sofreu.
A ideia de um Museu centrado nas memórias e identidades
do passado e do futuro dos territórios da Luz e de Alqueva,
tem origem na década de 1980, no contexto da definição de medidas compensatórias dos impactes decorrentes da implementação do projecto da barragem de Alqueva.
O Museu abriu ao público em 2003. Em 2005 recebeu uma menção honrosa da Associação Portuguesa de Museologia, na categoria de Melhor Museu do País.
COLECÇÕES
Etnografia e Arqueologia.
NÃO DEIXE DE VER
Pequena janela numa das salas de exposição – a Sala da
Luz – de onde se pode deslumbrar o local exacto da submersa aldeia da Luz.
CONTACTOS
Largo da Igreja de Nossa Senhora da Luz
7240-100 LUZ / MOURÃO
GPS 38º20’40’’8N, 7º22’35’’73W
Tlf 266 569 257
Fax 266 569 264
E-mail museudaluz@edia.pt
Web museudaluz.org.pt
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Inverno (Outubro a Março): 9h30-13h00 / 14h00-17h30.
Verão (Abril a Setembro): 10h00-13h00 / 14h00-18h00.
Encerramento: 2ª feira, 1/1, Domingo de Páscoa, 1/5,
25/12.
Eng//
SUBSCRIBE / ACTIVE / CLICK / SHARE
Siga-nos / Follow us:
Twitter:
Instagram:
Facebook:
LinkedIn:
Pinterest:
Youtube:
Subscreva / Subscribe:
UBUNTO
VAGABONDS TEAM
#alentejo #portugal #aldeiadaluz
Museu da Luz
O Museu da Luz (Luz, Mourão, Alentejo) afirma-se como singular espaço de cultura e de identidade. Erigido entre a aldeia da Luz e a margem do lago de Alqueva, é o espaço interpretativo das profundas alterações ocorridas neste território, decorrentes do aparecimento da barragem e da submersão de uma aldeia. O próprio edifício em xisto, diversas vezes premiado, é de uma arquitetura marcante e perfeitamente integrada na paisagem.
As suas exposições - temporárias e de natureza diversa - têm como eixo de abordagem as temáticas de fundo do museu: a identidade, a história, a paisagem deste lugar. Leituras múltiplas e diversas que reativam memórias e significados para a reconstrução do lugar.
Luz, Mourão, Portugal
Presentation of the School and Kindergarten from Luz, Mourão, Portugal, partners in the project Sharing our treasures for a better future - ERASMUS+.
Luz, Mourão, Portugal - landscapes
ERASMUS+ Sharing our treasures for a better future: landscapes from Luz, Mourão, Portugal.
Alqueva, Aldeia da Luz e Mourão...PORTUGAL
The Alqueva Dam is the largest dam in Portugal and the largest artificial lake in Europe, located on the river Guadiana, in the heart of the Alentejo interior.
The construction of this great Dam was for irrigation purposes for the entire Alentejo area, and the production of electric power, with a view to electric irrigation. The rise of water levels in 2002, when closing the floodgates, made a unique habitat disappear on the banks of the Guadiana, consisting of submerged windmills, dams and even outdoor Paleolithic engravings ... In the summer of 2017, two river beaches with all conditions of support to the users; near the village of Monsaraz and in the municipality of Moura ..
In 2002 was inaugurated the New Village of Light, built of root to two kilometers of the old one, that was dismantled and submerged by the Alqueva dam. The ancient Village of Light, whose origin dates back to the Paleolithic and Neolithic period. The Village is also endowed with a Bullring, a Public Laundry Room and a Mirador with a beautiful view over the Alqueva Dam, also counting on the Parish Church of the Sacred Heart of Jesus and a replica of the Holy Fountain present in the old village .. .
Mourão is a Portuguese Portuguese village, in the District of Évora, region Alentejo ... D. Dinis, who renewed the charter of the village, already granted by D. Sancho II and D. Afonso III. In 1640, this castle was one of the first to join the Portuguese cause.
They built ramparts and so-called revelins, walls with a very sharp angle, giving the fortress's plant the shape of a star ...
Roundabout in Mourão, where is a detailed miniature of the castle ........
O Tritão - V ESCVLTVRAS NA EXPOSIÇÃO LVSITANIA ROMANA. ORIGEM DE DOIS POVOS
O Tritão (Villa romana de Quinta das Longas, Elvas, Portalegre), por Cátia Mourão, Doutorada em História da Arte da Antiguidade pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA).
Aldeia da Luz (Mourão)
Percursos Pedestres, Caminhadas, Trekking, Hiking, Trails, Pedestrianismo, Trilhos, Rotas e Passeios em Portugal.
Ver mais em:
More info:
Subscreve já o canal Sola Gasta para veres mais vídeos espectaculares sobre Portugal:
For more awesome videos, subscribe the channel:
FOLLOW ME:
on
on
on
on
on #trekking #hiking #percursospedestres
Aldeia da Luz
As comportas da barragem do Alqueva encerraram em 2002. A água invadiu vastas áreas do Alentejo e criou o maior lago artificial da Europa.
O progresso trouxe o regadio, investimentos na agricultura e melhoria no abastecimento de água às populações. Mas a grande inundação, também arrasou completamente uma aldeia: A aldeia da Luz
LUZ, A ANTIGA ALDEIA
A verdadeira ALDEIA DA LUZ aquela onde os habitantes ainda sonham.
Aldeia da Luz
Aldeia Da Luz
15 ALDEIA DA LUZ
Descrição
Museu do Chiado -- performance artística de Rui Mourão em defesa da cultura
Reações da Exposição do artista plástico Rui Mourão -- Com manifesto literário e cénico -- Com apresentação de um ensaio sobre Artivismo , a acompanhado da exibição de um vídeo e performance
Estamos aqui em ocupação 'artivista' do Museu Nacional de Arte Contemporânea. Estamos a ocupar o Museu em defesa do Museu e não contra o Museu», disse o artista, na abertura da exposição, que procura demonstrar que o protesto político também é arte.
leia os pormenores da reportagem em-
ROAD TRIP | ROTA DO ALQUEVA (MOURÃO, LUZ, MONSARAZ, PORTEL, ALQUEVA)
FaceBook:
Instagram:
Aldeia da Luz
Mourão
Praia Fluvial de Mourão
Portel
Alqueva
Barragem do Alqueva
Monsaraz
Mourão Castle aerial view - Castelo de Mourão - Alqueva - 4K Ultra HD
Mourão Castle is located next to Alqueva reservoir.It is therefore a privileged viewpoint upon the great lake.
After being conquered to the Moors by D. Afonso Henriques in 1166, Mourão Castle was integrated in the Portuguese Crown in 1271 as dowry of Spanish princess D. Beatriz de Gusmão for the marriage to D. Afonso III. Mourão castle was reinforced by D. Dinis. In 1657 it was rebuilt according to defensive rules. Seven bastions were built around the old castle. Church Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias was also rebuilted.
A proximidade da albufeira de Alqueva ao Castelo de Mourão veio alterar completamente a paisagem, constituindo um miradouro privilegiado para o grande lago.
Depois de conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques em 1166 foi integrado na coroa portuguesa em 1271 como dote da princesa castelhana D. Beatriz de Gusmão, com D. Afonso III. O castelo foi reforçado por D. Dinis. Em 1657 a praça foi destruída pelos espanhóis. Em 1658 foi reconstruída, já segundo as regras do abaluartamento. Construíram-se, à volta do antigo castelo sete baluartes. Foi, também, reconstruída a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias.
Follow my work on Facebook Portugal visto do céu
Siga o meu trabalho na página do Facebook Portugal visto do Céu
Music: Zero-project
Luz Carnival parade 2019
Carnaval na Aldeia da Luz - Mourão
AEM
Projeto Erasmus + Sharing our treasures for a better future 2016-19
Museu do Chiado -- ocupação ativista de Rui Mourão -- Manifesto pela arte e cultura
Museu do Chiado -- ocupação artivista noturna por meia centena de pessoas, munidas de sacos camas, que responderam ao manifesto do artista plástico Rui Mourão, que quis demonstrar pelas palavras e pelos atos que os protestos reivindicativos também podem transformar-se numa forma de expressão artística -- Mais pormenores em
Evora, a Portuguese city
Less known than Lisbon or Porto, Evora is definitely worth a visit. Follow us in the narrow white and yellow streets and discover local monuments like the cathedral or the temple of Diana.
Music : Mahler's 5th symphony Adagietto by Rafael Kubelik and the Bavarian Radio Symphony Orchestra - Deustche Grammophon (c)
making of Cápsulas de Luz / Substâncias de Lugar
Making of de Maria João Almeida e Flávio Pires
todos os direitos reservados.
Contactos: mjoao.de.almeida@gmail.com
Apoios:
Flávio Pires
Universidade da Beira Interior
ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual
Mosteiro da Batalha
Fundação Serralves
Junta de Freguesia da Luz (Mourão, Évora)
Fabrício Cordeiro
Nuno Barradas
Mafalda Castelo-Branco
Gustavo dos Santos
Filipe Ferraria Photography
Tinturaria - Galeria de Exposições (Covilhã)
Câmara Municipal da Covilhã
Todos os familiares e amigos que apoiaram à concretização deste projeto, o meu muito Obrigada!
Aldeia da Luz
A NOVA ALDEIA DA LUZ foi construída para realojar os cerca de 370 habitantes da antiga aldeia da Luz (2:00) submergida pelas águas da barragem de Alqueva (Alentejo). As obras iniciaram-se em 1998 e terminaram em 2002, ano em que foi inaugurada. A nova Aldeia da Luz (2:03) foi construída de raiz, a dois quilómetros da antiga. Houve a preocupação de manter os traços dos bens patrimoniais anteriores. Foi construída uma réplica da Igreja de Nossa Senhora da Luz (0:17). Da velha igreja foram levados vários elementos para a nova construção (colunas, pedras do alpendre, baptistério, púlpito, pinturas murais do altar-mor, imagens dos santos). Como os habitantes da aldeia não queriam abandonar os seus mortos no velho cemitério, foi feita a transladação dos restos mortais para o cemitério (1:31) da nova aldeia. Foi ainda construído um Museu (1:46) com vista a perpetuar a memória da antiga aldeia e suas gentes. No vídeo, um cante alentejano ajuda a dar vida às imagens.
THE NEW ALDEIA DA LUZ was built to rehouse the approximately 370 inhabitants of the old village of the Luz (2:00) submerged by the waters of Alqueva dam (Alentejo). The works began in 1998 and ended in 2002, when it was opened. The new Aldeia da Luz (2:03) was deliberately built from scratch, two kilometers from the old. There was a concern to keep the dashes of previous property assets. A replica of the Church of Our Lady of Light (0:17) was built. From the old church were brought different elements to the new building (columns, stone front porch, baptistery, pulpit, wall paintings of the main altar, stock images of the saints). As the village inhabitants did not want to abandon their dead relatives in the old cemetery, the mortal remains were moved to the new village cemetery (1:31). It was even built a Museum (1:46) in order to perpetuate the memory of the old village and its people. In the video, a chant of Alentejo helps to give life to the images.
ALQUEVA - O Grande Lago / The Great Lake
Praia Fluvial de Mourão - Alqueva - Évora
A praia fluvial de Mourão na barragem do Alqueva. A maior praia fluvial do Alentejo. Um oásis para se refrescar no Verão