Museu da Ruralidade, Entradas, Castro Verde
Localizado na Rua de Santa Madalena, em Entradas (Castro Verde), o Museu da Ruralidade assume um importante papel na salvaguarda do património imaterial do Campo Branco e, em particular, na criação de um espaço de diálogo entre o património material e imaterial, perspectivando a salvaguarda e o estudo da especificidade cultural e social deste território situado entre as faldas das serras algarvias e os barros de Beja.
Numa área de aproximadamente 500 m2, este espaço divide-se em três áreas expositivas: a zona de exposições temporárias onde estão patentes algumas alfaias agrícolas e objetos representativos da ruralidade campaniça; a zona de exposições semi-permanentes onde se poderá visitar uma oficina do ferreiro, o espólio do último abegão de Castro Verde e algumas miniaturas de alfaias agrícolas e uma área particularmente vocacionada à oralidade [Núcleo da Oralidade], tendo como pano de fundo a Feira de Castro e a viola campaniça enquanto manifestações singulares do património imaterial desta região.
EU-LAC-MUSEUMS pretende levar a cabo uma análise histórica e teórica comparativa dos museus rurais de pequena e média dimensão, e ainda das comunidades a eles associados na União Europeia, América Latina Caraíbas. A base deste projeto relaciona-se com o facto de os museus comunitários permitirem às suas comunidades sub-representadas terem o seu lugar na história, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e empoderamento comunitário.
Visit to Museu da Ruralidade
Inserida no programa de receção aos alunos Erasmus +, do IPBeja, decorreu no dia 9 de setembro, uma visita ao Museu da Ruralidade, em Entradas - Castro Verde.
Esta iniciativa pretende mostrar a estes alunos estrangeiros, parte da cultura portuguesa e essencialmente do Alentejo.
MUSEU DE ENTRADAS : CASTRO VERDE :
O MUSEU DE ENTRADAS,COM POUCOS MESES DE VIDA MOSTRA PARTE COMO ERA OS MEIOS COMO TRABALHAVAM O CAMPO ALENTEJANO ANTIGAMENTE,É DIGNO DE SER VISITADO !
me 11 MAGUSTO NO MUSEU DA RURALIDADE EM ENTRADAS CASTRO VERDE COM PAPOILAS DO CORVO E PEDRO MESTRE
Alentejo - A Terra e Os Homens - Entradas, Castro Verde
Video realizado no âmbito da minha PAP - Prova de Aptidão Profissional - Curso Profissional de Fotografia - Escola de Moda de Lisboa - Escola Profissional Magestil
IML 2 INAUGURAÇÃO EXPO MUSEU DE LUCERNAS DE CASTRO VERDE
NESE 010 NOITES EM SANTIAGO ENTRADAS CAMPONESAS DE CASTRO VERDE
ME 002 MANGUSTO NO MUSEU DA RURALIDADE DE ENTRADAS
MUSEU DA LUCERNA
A Conservadora do Museu da Lucerna de Castro Verde, Drª Maria Maia a apresentar no Programa Património a exposição As Aventuras de Júpiter
Mais em
Ensaio de Cante | As Camponesas de Castro Verde | 24 maio 2013
Astrofesta em Castro Verde convida para passeios pelo céu
Com o sol a pôr-se na estepe alentejana, o céu de Castro Verde ganha “magia”, até domingo, e é possível “viajar” pela lua, estrelas, planetas e constelações que, pelo telescópio, parecem mesmo estar ao alcance da mão.
expo fotografica castro verde textos miguel rego.avi
Museu da Luz
O Museu da Luz (Luz, Mourão, Alentejo) afirma-se como singular espaço de cultura e de identidade. Erigido entre a aldeia da Luz e a margem do lago de Alqueva, é o espaço interpretativo das profundas alterações ocorridas neste território, decorrentes do aparecimento da barragem e da submersão de uma aldeia. O próprio edifício em xisto, diversas vezes premiado, é de uma arquitetura marcante e perfeitamente integrada na paisagem.
As suas exposições - temporárias e de natureza diversa - têm como eixo de abordagem as temáticas de fundo do museu: a identidade, a história, a paisagem deste lugar. Leituras múltiplas e diversas que reativam memórias e significados para a reconstrução do lugar.
Moda: A LINDA VILA DE ENTRADAS (pelo GC As Ceifeiras, de Entradas, Castro Verde)
Entradas (CASTRO VERDE), 26-JUL-2019, pelas 18h00 (no Museu da Ruralidade).
Evento: Comemoração do 8.º aniversário do Museu da Ruralidade, com a inauguração da exposição de serigrafia de Joaquim Rosa, intitulada AO SUL, NA SOMBRA DA CAL (patente até 30-SET-2019), e a participação do GC local AS CEIFEIRAS.
Moda: A LINDA VILA DE ENTRADAS.
(Registo vídeo e edição de José Colaço)
sssl 2200 AS PAPOILAS DO CORVO E PEDRO MESTRE actuando nos sete sóis em castro verde set 2011
o Filme VICTOR CASTRO VERDE ( ENTRADAS)COM FLYALVOR 965475385
Museu do Trabalho Michel Giacometti
O Museu do Trabalho Michel Giacometti é um museu municipal, criado em Setúbal em 1987. Sediado numa antiga fábrica de conservas de peixe que foi adaptada a museu em 1995. O edifício é constituído por cinco andares e está integrado num antigo bairro de pescadores, salineiros e operárias conserveiras que trabalhavam na ex-fábrica Perienes.
O museu dedica-se dominantemente ao património industrial e ofícios urbanos ligados ao comércio, serviços e às antigas fábricas de conserva e litografias sediadas no concelho de Setúbal, possuindo ainda uma coleção de alfaias agrícolas (Michel Giacometti) e de ofícios tradicionais.
EU-LAC-MUSEUMS pretende levar a cabo uma análise histórica e teórica comparativa dos museus rurais de pequena e média dimensão, e ainda das comunidades a eles associados na União Europeia, América Latina Caraíbas. A base deste projeto relaciona-se com o facto de os museus comunitários permitirem às suas comunidades sub-representadas terem o seu lugar na história, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e empoderamento comunitário.
Entradas | Terra de tradição, terra de cante
Entradas, no concelho de Castro Verde, continua a ser uma terra de tradições vincadas. Aqui, o cante, seja organizado ou por improviso, ainda se escuta, tanto nas vozes das mulheres como na dos homens. E não há nascido em Entradas, segundo a população, que não se orgulhe da sua terra, mesmo que dela tenha de ter saído, em busca de melhores condições de vida. Mas, como diz o ditado, “bom filho a casa torna”. A Entradas, à entrada do Campo Branco.
Reportagem realizada em dezembro de 2012
ME 08 MAGUSTO NO MUSEU DA RURALIDADE EM ENTRADAS PEDRO MESTRE
CASTRO VERDE-S.MIGUEL.mpg
No ano de 1714, após a descorberta da «Fonte Santa» junto à Ermida de S. Miguel, em Castro Verde, começou a saga relacionada com a «tomada de contas» ligada às esmolas. É que à «Fonte» acorriam muitos doentes crendo que as suas águas tinham poder milagroso por intercepção do Santo. O meu livro sobre tal assunto parece ter contribuído, recentemente, para estudos relacionados com a saúde.