MAPA museu de arqueologia e paleontologia de Araraquara São Paulo
Visitando mais um museu em Araraquara SP
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal – Centro
Local: Araraquara/SP
Horário de visitação:
Segunda-feira das 13h às 17h30
Terça à Sexta-feira das 9h às 12h | 13h às 17h30 - Sábado das 9h às 12h
Papo 10 - 005 - MAPA (Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara) - Terceiro Bloco
O Papo 10 é um programa semanal de entrevista que aborda os mais variados temas, sempre buscando trazer informações e entretenimento para o público.
No programa dessa semana convidamos a Virgínia Gobbi, gerente dos museus de Araraquara para falar um pouco sobre o MAPA, museu de arqueologia e paleontologia de araraquara.
Primeiro bloco:
Segundo bloco:
Terceiro bloco:
Dica:
Best Things To Do in Araraquara, Brazil
Araraquara Travel Guide. MUST WATCH. Top things you have to do in Araraquara. We have sorted Tourist Attractions in Araraquara for You. Discover Araraquara as per the Traveler Resources given by our Travel Specialists. You will not miss any fun thing to do in Araraquara.
This Video has covered top 10 Best Things to do in Araraquara.
Don't forget to Subscribe our channel to view more travel videos. Click on Bell ICON to get the notification of newly uploaded videos.
List of Best Things to do in Araraquara, Brazil
Rua 5
Estadio Doutor Adhemar de Barros - Fonte Luminosa
Matriz Sao Bento
SESC - Araraquara Theater
Museu de Arqueologia e Paleontologia (MAPA)
Parque do Basalto
Museu Ferroviario Francisco Aureliano de Araujo
Shopping Lupo
Museu Historico e Pedagogico Voluntarios da Patria
Checkout our Travel Website :
Subscribe to our Channel :
Somos Mais UFPR | Museu de Arqueologia e Etnologia (27/06/17)
No Somos Mais UFPR de hoje, você vai conhecer um pouco mais do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR - um espaço de preservação do patrimônio, de valorização e de fusão da diversidade cultural paranaense e brasileira.
Inaugurado em 1963, o MAE foi o primeiro museu universitário do Paraná e tem um papel importante para a compreensão da trajetória
do pensamento social no Estado e no campo científico da Universidade.
Repórter Uniara - MAPA
O Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara, contou com a exposição Areias do passado, marcas do presente. A mostra relata a presença dos dinossauros na região.
CENÁRIO RUPESTRE PAULISTA É TEMA DE EXPOSIÇÃO NO MAPA
O Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara apresenta a exposição de curta duração “Expressões: o Homem, a Arte e o Tempo”, com realização da Fundação Araporã e o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. A entrada é gratuita.
A exposição tem como proposta divulgar o atual cenário rupestre paulista, sob uma ótica ampla que promova reflexão sobre sua importância enquanto patrimônio arqueológico e expressão do pensamento humano.
TV Ara - Alunos do ensino médio conhecem acervo arqueológico municipal
OLHANDO PARA O PASSADO PARA ENTENDER O PRESENTE E PROJETAR
O FUTURO...MUSEU DE ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA DE ARARAQUARA,DESENVOLVE PROJETO PEDAGÓGICO VOLTADO AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ARARAQUARA......VAMOS VER COMO FUNCIONA O PROJETO DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA DE ARARAQUARA
Museu Histórico de Araraquara
O prédio, que foi construído no final do século 18, já abrigou o Fórum, a Câmara Municipal, a Prefeitura e a Escola de Belas Artes. O museu está no local desde a década de 1970.
O museu é de 1898 e é um dos prédios mais antigos e mais importante da cidade, ele não convém exatamente como era, pois o trabalho em conjunto efetuado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano, de Cultura e de Obras Públicas, preferiram reformar o prédio para ficar um um cenário convidativo e respectivo a os visitantes.
LOCALIZAÇÃO: R. Voluntários da Pátria, 1485 - Centro, Araraquara - SP
Para saber mais sobre a História do Museu Histórico de Araraquara,segue:
Fonte:
Museu
#museudeararaquara #araraquara #vlogararaquara #Araraquara #museu
Museu de Futebol e Esportes de Araraquara - TV Uniara
Matéria produzida por Celso Luís Gallo e como repórter Jonatan Dutra. Alunos do terceiro ano de jornalismo do Centro Universitário de Araraquara
Animais pré-históricos em Araraquara
Paleontólogo Marcelo Adorna Fernandes fala sobre as descobertas paleontológicas na região de Araraquara. Imagem extraída do documentário Morada da Memória.
ENTREVISTA com Fábio Grossi
E tem entrevista nova no nosso canal! Dessa vez, Cristiane Amarante bate um papo com o arqueólogo Fábio Grossi, que conta sobre sua experiência acadêmica e profissional. Confira!
- Inscreva-se no nosso canal;
- Curta nossa página no Facebook: facebook.com/arqueo.alternativa;
- Grupo no Facebook:
- Instagram: @arqueoalternativa;
- Twitter: @arq_alternativa.
----------------------------------------------------------------------------
Fábio Grossi conta que desde pequeno já sabia que queria ser arqueólogo. Na adolescência, ás vésperas de ingressar na universidade, nunca lhe restaram dúvidas, e por isso prestou vestibular para Arqueologia na Faculdade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Contudo, o curso foi cancelado devido ao número insuficiente de alunos e fechamento das turmas.
Então, Fábio decidiu cursar História na cidade de Jaú, interior de São Paulo, onde residia. Sua experiência com a Arqueologia começou no mestrado, que foi quando começou a ter contato com pessoas da área e pesquisar os sítios arqueológicos da região de sua cidade.
Seu mestrado foi realizado na cidade de São Paulo, no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Universidade de São Paulo (USP). Ele comenta, inclusive, que devido ao número restrito de cursos de formação em Arqueologia naquela época, sendo que praticamente o único foco no estado era o MAE, muitas pessoas desistiram de seguir essa carreira.
Mesmo antes de iniciar seu mestrado, Fábio teve contato com profissionais da área como Robson Antônio Rodrigues, que está à frente do Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA) e Solange Schiavetto e foi ampliando seus horizontes. Atuou por cerca de 3 ou 4 anos em áreas como arqueologia preventiva. Então, fazendo pesquisas na região de Jaú em cima do tema de caçadores-coletores, começou a perceber que havia pouquíssima pesquisa na área e decidiu basear nisso a sua dissertação de mestrado, bem como o doutorado posteriormente.
Ao contar mais sobre essa trajetória acadêmica, Fábio explica que caçadores-coletores eram povos nômades, que não faziam uso da agricultura e estavam sempre em busca de alimento, seja caça ou a coleta de frutos. Então, vários sítios dessa categoria foram encontrados no centro-oeste paulista - 23 sítios, mais especificamente, dos quais Fábio conheceu quase todos e escavou 3. Ele destaca que são povos que viveram ali desde muito antes de Cristo.
O material encontrado nesses campos é praticamente somente pedra lascada, usada para fazer as ferramentas, matar animais, raspar madeiras, etc. Em seus estudos, os arqueólogos precisam destrinchar o máximo possível esse material para conseguir o maior número de informações. Eles também utilizam muito a arqueologia de paisagem, que ajuda a entender como o homem transformava o ambiente ao seu redor. Ao reunir todo esse conhecimento, está sendo possível reconstruir a história daquele povo.
Além de suas pesquisas de mestrado e doutorado, Fábio também leciona em universidades, já trabalhou com licenciamento ambiental (ou seja, a inspeção feita por um arqueólogo em qualquer obra que tenha impacto ambiental, conforme previsto em lei federal), e hoje em dia é diretor do Museu Municipal de Jaú, o qual conta a história da cidade, da região e tem um seção de arqueologia também. Dentro da instituição, inclusive existe um grupo de estudos históricos e arqueológicos.
Por último, Fábio destaca a importância do arqueólogo participar de todo o processo de musealização dos objetos, e não somente escavar, passar para o laboratório, analisar e depois desaparecer de cena. É importante que ele contibua para que esse material se torne em ferramenta didática, e que o acervo faça um diálogo com a população.
----------------------------------------------------------------------------------------
Formação acadêmica de Fábio Grossi dos Santos:
2003: Graduação em História na Faculdades Integradas de Jaú;
2011: Mestrado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP;
2012: Extensão Universitária em Arqueologia Pré-Histórica, Tecnologia Lítica e Experimentação pelo Instituto Terra e Memória e Museu de Arte Pré-Histórica de Mação, Portugal;
2014: Doutorado em andamento em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Foco em sítios caçadores entre 8 e 12 mil anos com busca de uma relação interdisciplinar entre análise do sítio arqueológico e análises pedagógicas e geológicas (em parceria com pesquisadores da UNICAMP).
CIA DAS CAVEIRAS - Visita ao Museu de Zoologia da USP
Segue links para visitação do Museu:
Site -
Facebook:
Entre Vistas Museu do Avião
Entrevista Happy Hour - Bate Papo com uma Especialista em Arqueologia
Conheça um pouco do trabalho de um arqueólogo no Brasil através deste bate papo com a especialista em arqueologia Juliana Martins. Ela responde algumas perguntas básicas para que você internauta conheça um pouco mais desta profissão que ainda é muito desconhecida em nosso país.
Quer enviar um pergunta, crítica ou sugestão para nosso canal ou entrevistado? Então envie-nos um email para historianatv@gmail.com ou deixe um comentário aqui, logo abaixo do seu vídeo.
Faça o download do APP Athená Educacional
Eventos de Paleontologia em São Paulo, SP
Oi, galera! O Felipe Elias passou rapidinho para deixar uma mensagem para vocês sobre um evento muito legal que irá ocorrer no Museu de Zoologia da USP, em São Paulo capital.
Como é o MUSEU MUNICIPAL DE JAÚ? - Arqueologia em Museus
Hoje falaremos mais um pouco sobre a arqueologia em museus. Confira o que Fábio Grossi, arqueólogo e diretor do Museu Municipal de Jaú, fala sobre a exposição arqueológica em seu acervo.
Durante a semana, publicaremos alguns outros vídeos complementares a esse em nossa página no Facebook. Não perca!
- Inscreva-se no nosso canal;
- Curta nossa página no Facebook: facebook.com/arqueo.alternativa;
- Grupo no Facebook:
- Instagram: @arqueoalternativa;
- Twitter: @arq_alternativa.
-------------------------------------------------------------------------------------
MUSEU MUNICIPAL DE JAÚ
Av. João Ferraz de Neto, 201
Telefone: (14) 3626-8569
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 09h às 11h30 e das 13h às 17h. Sábado, Domingo e Feriados, das 13h às 17h.
Site:
----------------------------------------------------------------------------
Coletivo Luminar, de Bauru, formado por desenhistas, ilustradores e designers gráficos:
-----------------------------------------------------------------------------------
O Museu Municipal de Jaú (ou Jahu, seguindo a ortografia original da palavra) é um museu municipal que conta a história da cidade de Jaú e região (ou seja, museu de território). Seu acervo conta com uma exposição arqueológica que narra a história dos primórdios de Jaú, quem foram seus primeiros habitantes e muitas outras informações.
Fábio explica que o material arqueológico que compõe o acervo consiste em líticos (pedras lascadas e polidas) e cerâmicas. Por muito tempo, ele ficou exposto em uma exposição tipológica, ou seja, em uma simples exibição da peça. Porém, sempre houve uma preocupação maior em expor esse conteúdo de forma mais didática e próxima de qualquer público.
Ele ressalta que a forma como uma exposição é planejada depende da estrutura que o museu oferece. No caso do Museu de Jaú, um pequeno museu municipal que dispõe de verba reduzida, é necessário usar bastante a criatividade para desenvolver exposições que atinjam o objetivo principal: atrair a atração do público geral e provocar uma interação entre ele e as obras.
Uma exposição bem comunicativa, seria baseada em uma técnica de construção de cenários”; como isso não é possível no museu de Jaú, a direção fez uma parceria com o coletivo de ilustradores, desenhistas e designers gráficos de Bauru chamado Lumiar. Os ilustradores criaram imagens dos Kaingang, indígenas que habitaram Jaú e região em seus primórdios, em um formato moderno de HQ, o que permite atrair a atenção e interesse de um público mais jovem, acostumado em consumir esse tipo de linguagem e cultura.
SITE DA PREFEITURA TEM MAPAS DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO MUNICÍPIO
A prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria do Meio Ambiente disponibiliza mapas das bacias hidrográficas do município no site.
Primeira em Notícias - Exposição São Vicente Arqueológica
Reportagem:Toni Vasconcelos
Imagens: Rômulo Gringo
Museu de Paleontologia de Maríla - Willian Nava
I created this video with the YouTube Video Editor (
MAPA BRASIL TOTAL V5 - EURO TRUCK SIMULATOR 2
link