Museu de Lanifícios
O Museu de Lanificios, situa-se paredes-meias com a universidade da Beira Interior, na Covilhã. Um testemunho de história único no país.
Destino Portugal - Covilhã (Serra da Estrela) - Luiz Plácido
Fiquei pouco tempo em Covilhã, dormi duas noites apenas, na pousada da Juventude que fica pertinho do céu, de lá se tem uma visão fantástica sobre toda a cidade, sempre de madrugada eu pegava um chocolate quente que lá em cima faz frio, e ia lá para a porta da pousada sentar na escada para ficar admirando as luzes ao longe.
Foi na Covilhã que se imprimiu o primeiro livro em língua portuguesa, e a cidade também foi a primeira de Portugal, antes mesmo da nacionalidade a possuir moeda própria, existe muita história guardada pelas ruas daqui, cada passeio é uma nova descoberta, na cidade fiz o percurso pedestre, filmei a Universidade e a igreja de S. Tiago, mas não sobrou tempo para colocar tudo no vídeo, apesar de ser a maior cidade da serra é uma cidade de certa forma tranquila durante o dia, não sai lá a noite, deve haver algum movimento por causa dos estudantes que são muitos, mas de dia a cidade é bem tranquila, fui bem recebido no Museu de Lanifício e caminhei muito por todos os cantinhos de Covilhã, gostei bastante do largo ao lado da igreja com o miradouro e do mercado Municipal, tenho boas lembranças de Covilhã, e espero que você também tenha muitas ao visitar a cidade.
Arte Urbana Covilhã, Portugal
Não há dúvida que a arte urbana em meio ao centro histórico é um atrativo a mais na Covilhã, região central de Portugal.
As intervenções nos espaços da cidade fazem parte do WOOL - Festival de Arte Urbana da Covilhã.
Venha conhecer!
DES . A . FIOS Museu de Lanifícios.wmv
No âmbito das comemorações do XXI aniversário da Universidade da Beira Interior, UBI, leva-se a efeito um conjunto de iniciativas culturais, de que se destaca uma exposição de obras de arte, da autoria de um conceituado artista plástico, Alves Dias, natural de Vila de Rei, que se apresenta ao público na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de Lanifícios da UBI.
Esta mostra integra as mais recentes obras deste criador beirão, que se singulariza, no panorama artístico nacional, pelo entrecruzar de técnicas, estéticas e materiais pertencentes aos campos da pintura e da tapeçaria. O acentuado domínio destas expressões plásticas justifica plenamente o merecido reconhecimento público de que goza Alves Dias.
Com esta exposição pretende-se, igualmente, contribuir para ampliar a dinâmica cultural aberta e participada que é levada a efeito pela Universidade da Beira Interior com a finalidade de se afirmar simultaneamente como um caloroso espaço de acolhimento de artistas e de difusão das suas obras.
Manuel José dos Santos Silva
Reitor da Universidade da Beira Interior
Museu Póvoa de Varzim - Portugal
Zeichen der Fischer von Póvoa de Varzim
Museu Municipal da Ribeira Grande
Museu Municipal da Cidade Ribeira Grande
Museum Museum | Industrial Covilhã Art Fest | Café Concerto | Reportagem | 2019 | Sound&Vision
Museum Museum | Industrial Covilhã Art Fest | Café Concerto | Reportagem | 2019 | Sound&Vision
Reportagem do dia inaugural do festival Industrial Covilhã Art Fest, a 16 de Março na Casa com Historia.
Foi feita a apresentação do cartaz geral do evento, com a presença de AnaRita Albuquerque artista têxtil, investigadora, especialista em fibras e maker, que inaugurou e apresentou ao publico a sua instalação VER com as MÃOS e OUVIR com os OLHOS.
Helénio Mendes, jovem pintor, estudante da Universidade da Beira Interior pintou ao vivo uma espetacular tela.
E o dia fechou com um concerto dos Museum Museum, duo composto por Marta Banza e Miguel Reis que estrearam o seu primeiro EP ao vivo.
Subscreva o canal:
Subscreva no Patreon:
Siga no Twitter:
Siga no Facebook:
Siga no Instagram:
Produção e edição: André Baptista (AB Films)
10 anos Casa das Artes e Cultura do Tejo
A Casa das Artes e Cultura do Tejo (CACT), em Vila Velha de Ródão, comemorou os 10 anos da sua existência, ao serviço das artes e da cultura com um elenco de luxo: uma Exposição de mestre Manuel Cargaleiro, com a presença do autor, e um Concerto intimista com Berg.
Um acontecimento que Vila Velha de Ródão celebrou, com pompa e circunstância, abrindo as comemorações com uma sessão solene inaugural, na presença de autarcas e vultos da cultura e das artes.
MUSEU DO MAR REI D.CARLOS - Visita Guiada
Repórter: Diana Mendonça
Imagem e Edição: Ana Laura
Feira de Artesanato-Viana do Castelo
Entrevista
Porto Canal
7 de agosto de 2017
Cidade de Pombal - Museu Arqueológico
Visita Guiada: Casa de Chá da Boa Nova - Leça da Palmeira
A Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, foi a primeira peça do séc. XX a ser classificada como Monumento Nacional.
Álvaro Siza Vieira tinha tão-só 25 anos quando foi aprovado o seu projeto da Casa de Chá da Boa Nova. À época ninguém podia prever que Siza Vieira viria a ser um dos arquitetos mais celebrados em todo o mundo, com obra encomendada nos cinco continentes e protagonista de todas as distinções possíveis, entre as quais o Prémio Pritzker, que corresponde ao Nobel para a arquitetura.
A Casa de Chá da Boa Nova e a Piscina das Marés de Álvaro Siza Vieira são duas obras icónicas da arquitetura europeia do séc. XX, que merecem uma visita demorada.
RTP - 17/Nov/2014
Mais informação:
Portal da Freguesia:
Belas igrejas de Portugal 4
MUSEU CARGALEIRO, CASTELO BRANCO
Artes Urbanas, continentes e fronteiras - Sessão 2 Arte Urbana, Cidade, Cultura e Criatividade
O Seminário intitulado Artes Urbanas, continentes e fronteiras é o primeiro evento organizado pela Rede de luso-brasileira de pesquisa em artes e intervenções urbanas que se encontra em fase de constituição e teve lugar a 27 de Novembro de 2013,no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Sessão 2 Arte Urbana: Cidade, Cultura e Criatividade
Moderador: Vítor Sérgio Ferreira
Pedro Costa (Dinâmia-CET/ISCTE-IUL) - 00:06:17
Lara Seixo Rodrigues (WOOL) - 00:30:32
José Azevedo (Associação P28) - 00:52:14
Sílvia Câmara (Galeria de Arte Urbana -- CML) - 1:02:36
Encerramento: 2:17:19
Rainha Santa Isabel de KUUL Portugal
Feira Cultural de Coimbra | 2-11 de Junho de 2017
Tapeçaria de Portalegre
Durante o Século XX Portalegre tornou-se uma cidade industrial. A Família Roseta Fino oriunda da Covilhã, construiu ali um verdadeiro império industrio-cultural com base na tradicional transformação das lãs. Manuel, Francisco e Guy continuaram a obra de seu Pai legando ao norte alentejano um património cultural de extraordinário valor.
2.º Aniversario do Turismo Industrial
A 23 de janeiro de 2014 completaram-se dois anos sobre a criação dos Circuitos pelo Património Industrial de S. João da Madeira, o primeiro projeto do género em Portugal, que já havia registado, até essa data, mais de 35 mil visitas às fábricas e às instituições ligadas às principais atividades industriais deste concelho. Desta forma, o Turismo Industrial de S. João da Madeira afirma-se como um produto turístico de elevado valor económico, cultural e lúdico.
Elvas ( Museu Militar) Informação turística
Este modesto documentário, resultou como consequência de uma enorme força de vontade e espirito de equipa. Foi o trabalho final da formação de TIAT. (Técnico de informação e animação turística). Sobretudo envolveu muita carolice e empenho das npartes envolvidas. Agradeço por isso á equipa que comigo trabalhou neste projecto. Obrigado: Anabela Pingueiro, Celestina Duarte, e Mavilde Pimenta. E também a todos os que com a sua força de vontade deram o seu melhor para que este projecto torna-se realidade. Finalmente quero sublinhar que a qualidade de imagem e o som foram finalmente melhorados (dentro dos possíveis). Espero por isso que o produto final seja do agrado de todos.
Freguesias da Covilhã vistas do ar - Peraboa Perspectivas