Museu de Arte Pierre Chalita - Julya e Helena
Neste vídeo, as pequenas Julya e Helena mostram um porco-do-mato Museu de Arte Pierre Chalita. Esperamos que gostem! ????????
Entrevista com Pierre Chalita
10 pontos turisticos mais visitados de Maceio
Conheça os 10 pontos turísticos mais visitados de Maceio.
1 - Praia de Pajuçara
Localizada a 2,5 km do centro da cidade, a mais conhecida praia de Maceió, tem o nome de origem tupi, que significa TERRA DOS ESPINHOS ou REGIÃO DOS ESPINHOS. Além da tão cantada beleza, Pajuçara é pura tranqüilidade em suas águas, graças aos arrecifes que a tornam segura para o banho, principalmente, das crianças. Seu diferencial são suas piscinas naturais, localizadas a 2 km da costa. As piscinas naturais da Pajuçara, um dos mais belos pontos turísticos de Maceió, são formadas por anéis de recifes de coral. O acesso é feito em jangadas de pescadores, preferencialmente, nos horários de maré baixa. Sua orla é repleta de bares, boates, hotéis e restaurantes, além de incontáveis barracas de praia.
2 - Praia de Ponta Verde
Era conhecida antigamente como a Praia das Acanhadas pois era procurada pelas tímidas jovens da sociedade que queriam se banhar sem serem vistas e a Ponta Verde era cheia de imensos coqueiros. O nome atual foi herdado do Sítio Ponta Verde, que ficou conhecido por causa de um coqueiro de aparência inusitada - parecido com um pescoço de uma ema, o até hoje famoso Gogó da Ema. Por ser uma praia de águas calmas, pode-se praticar esportes náuticos como windsurf, caiaque e durante a maré baixa, formam-se piscinas de águas mornas.
3 - Praia de Ipioca
Localizada a 18 km de Maceió, a praia de Ipioca se caracteriza por suas areias claras, águas mornas e uma grande concentração de coqueiros, ideal para banhos relaxantes, caminhadas, pesca de caranguejos, lagostas ou peixes. Desfrutada pelos amantes do camping selvagem. É onde nasceu Floriano Peixoto, segundo Presidente da República.
4 - Praia Mirante da Sereia
Localizada a 12,5 km de Maceió, a praia Mirante da Sereia é bastante segura para o banho da garotada. Vale admirar a majestosa e imponente estátua da SEREIA, fincada entre os arrecifes, ou mesmo a beleza da natureza em seu mar aberto. As águas são limpas e, se o turista visitá-la durante a maré seca, terá o privilégio de ver uma verdadeira maravilha da natureza.
5 - Lagoa Manguaba
A lagoa Manguaba é a maior do Estado de Alagoas, com 34 km². Os passeios de barcos por ilhas e ilhotas através de seus canais são os seus principais atrativos. Belas paisagens no povoado de Massagueira e o encontro da lagoa com o mar, garantem aos turistas um passeio inesquecível.
6 - Museu de Arte Sacra Pierre Chalita
O Museu de Arte Sacra de Marechal Deodoro está situado num impressionante e imponente convento franciscano, construído em estilo barroco entre 1684 a 1689. O madeirame do chão é original e as instalações muito bem preservadas são um relato vivo do cotidiano dos franciscanos do século XVII. A coleção exibida é surpreendentemente rica, com belos exemplos da iconografia religiosa do período colonial brasileiro.
7 - Museu dos Esportes - Dida
Fundado no dia 08 de agosto de 1993, por seu diretor Lauthenay Perdigão, o museu foi batizado com o nome de Edvaldo Alves Santa Rosa (Dida), um alagoano que começou jogando no CSA, se transferiu para o Flamengo onde passou doze anos. Dida foi tri-campeão carioca em 1953/54/55. Dida também jogou na seleção brasileira de 1958.
8 - Museu Théo Brandão
Considerado a maior referência da Cultura Popular Alagoana, o Museu Théo Brandão foi aberto ao público em 2002. O nome é em homenagem ao professor e folclorista Theotônio Brandão Vilela, cuja coleção de arte popular foi doada ao espaço. Nela estão fotografias, folhetos de cordel e livros. O museu expõe ainda objetos da cultura brasileira e de vários países, destacando-se México, Espanha, Portugal e alguns africanos.
9 - Museu do Instituto Histórico e Geográfico
O Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas foi instalado em um edifício do século XIX, na antiga residência de Américo Passos Guimarães, adquirida no século XX pelo governo do Estado. No seu interior está guardado um importante acervo de pinturas, documentos históricos, objetos e peças pertencentes aos cultos afro-brasileiros do começo do século XX, sendo a coleção mais completa de todo Brasil.
10 - Teatro Deodoro
Foi construído entre o ano de 1905 e 1910, sendo inaugurado durante os festejos de 21 anos de proclamação da república, no dia 15 de novembro de 1910 e pertence ao Governo do estado. Está localizado no centro de Alagoas, composto de uma sala de espetáculos em estilo neoclássico com palco italiano, frisas, camarote, poltrona e fosso para orquestra. O Teatro tem capacidade para 690 lugares.
Visite nossa loja: turismoecia.net
França Moura Homenageia Pierre Chalita.wmv
MUSEU DA HISTÓRIA NATURAL
Avenida Pierre Chalita: Polêmica
Uma avenida que virou um problema na capital alagoana. A Pierre Chalita foi construída para desafogar o trânsito da capital, mas desde sua inauguração ela é cercada de polêmicas, inclusive denúncias de irregularidades na execução da obra.
Jornal do Dia - TV Alagoas SBT
INSCREVA-SE:
Visite Nossa Fanpage no Facebook:
Siga-nos Twitter : twitter.com/tvalagoas
AMPLIANDO SABERES - MUSEU COLEÇÃO KARANDASH
Ampliando Saberes - Multiplicando as Práticas dos Mestres Ribeirinhos. Uma Realização MUSEU COLEÇÃO KARANDASH. Patrocínio: CAIXA e GOVERNO FEDERAL. Programa CAIXA de Apoio ao PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO.
Conhecendo Alagoas: Museu Floriano Peixoto em Maceió
O Museu Palácio Floriano Peixoto - MUPA, é a antiga sede do governo de Alagoas. Mais conhecido por Palácio dos Martírios , é parte integrante do “conjunto arquitetônico dos Martírios”, tombado pelo Patrimônio Estadual pelo Decreto nº 38309/2000. Seu acervo é constituído do mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais e objetos decorativos, além de inúmeros quadros de pintores alagoanos, como os destacados José Zumba, Luis Silva, Miguel Torres, Lourenço Peixoto e telas do pintor alagoano Rosalvo Ribeiro, premiado em várias exposições no Brasil e na França. Em 2010, o museu agregou ao seu acervo, o Espaço Aurélio Buarque de Holanda e o Memorial Lêdo Ivo. O museu faz parte dos cadastros do Sistema Alagoano de Museus/SAM, do Sistema Brasileiro de Museus e do Cadastro Nacional de Museus - CNM.
DW - Exposição Artes das Alagoas
Conversamos com Pedro Ariel Santana (Curador da DW) que levou para Art Design Village a exposição “Arte das Alagoas” que retrata a arte do Sertão e falamos também com o Arquiteto e Artesão Dalton Costa que expôs suas obras nessa instalação.
Museu de Marechal Deodoro (entrevista com Henrique)
Museu da Imagem e do Som de Alagoas - MISA | Passos entre Linhas
Olá!
Dessa vez, a indicação é de espaço cultural gratuito em Maceió, no estado de Alagoas: o MISA (Museu da Imagem e do Som de Alagoas). Um lugar muito aconchegante e rico. Opção de passeio bem legal e construtivo.
Espero que goste da dica e que possa ir visitar ;)
#MISA #PassosentreLinhas #MuseudaImagemedoSomdeAlagoas
----------------------------------------------------
Compre na Amazon através do nosso link:
Skoob de Lorena:
Acompanhe as nossas leituras e andanças:
Instagram:
Facebook:
Twitter:
Família Violli - 2013.10.26 - Alagoas - Maceió - Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto - 05
MAIS QUE TRAÇOS E CORES - em memória de Roberto Ataíde (FULL HD 1080p)
MAIS QUE TRAÇOS E CORES - em memória de Roberto Ataíde é um netvideo que coleta e analisa a obra do artista plástico alagoano Roberto Ataide, falecido em 1995, a partir de depoimentos de amigos, curadores e críticos de arte. Roberto Ataíde marcou, com uma curta trajetória e poucas obras, a cena das artes plásticas em Alagoas com um abstrato atualizado que explora de forma intensa a volumetria e o colorismo, associado a traços imprecisos onde o escopo das cores fortes se confundem, gerando novos tons. Esses traços propositadamente imprecisos terminam por criar silhuetas onde o abstrato dialoga com o figurativo e vice-versa. Ataíde usa de várias técnicas em seu percurso na pintura e desenho: carvão, óleo, acrílica, pastel... e com técnicas tradicionais com pincel, mas explorar também os dedos como ferramentas para sua pintura.
Roberto ataíde, nascido em 62, era arquiteto e iniciou sua carreira como estudante de Desenho e Pintura na Fundação Pierre Chalita (1981-85). Vítima da aids, faleceu em 1995. Estudou Serigrafia, Desenho Livre com Jadir Freire e fez diversos cursos no campo da arte, dentre eles o Curso de Criatividade, Análise Crítica e Problemas de Composição na Linguagem Visual, com Fayga Ostrower. Em meados dos anos 80 foi Técnico de Artes Plásticas do SESC. Participou de várias exposições coletivas. Em 1982, no Concurso Carlos Moliterno (IHGA) recebeu o prêmio de 1º lugar. Neste mesmo ano conquistou o 1º lugar no concurso Graciliano Ramos de Artes Plásticas, promovido pela UFAL. Ataíde está na seleção de artistas na publicação Arte Alagoas II, publicada pela Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, que teve curadoria de de Lula Nogueira e Tânia Pedrosa. Recebeu o prêmio Industrial Ernesto Maranhão com a aquarela A Ilha, em homenagem aos 70 anos do poeta Carlos Moliterno. Pouco documentado, no entanto, e com uma curtíssima carreira, Ataíde deixou marcas profundas (e desconhecidas do grande público) trazidas por seu trabalho de pintor, criando um caminho próprio estético, principalmente num semi-abstracionismo onde pesquisava volumes.
Blog: robertoataide.wordpress.com/
FICHA TÉCNICA
Direção:
Cláudio Manoel Duarte
depoimentos:
Alexandre Toledo
Cármen Lúcia Dantas
Geisa Brayner
Rogério Gomes
Ricardo Maia
Socorrinho Lamenha
argumento:
Cármen Lúcia Dantas
Cláudio Manoel Duarte
guião:
Cláudio Manoel Duarte
fotografia/câmera:
Gleydson Públio
edição
Gleydson Públio
Cláudio Manoel Duarte
ator convidado
Giuliano Porto
trilha sonora original
Dj Angelis Sanctus aka Cláudio M.
produção/Alagoas
Cármen Lúcia Dantas
Alexandre Toledo
produção/Bahia
Cláudio Manoel Duarte
Gleydson Públio
realização
O imaginário é Tv
produção
Nosso Bolso Produções Artísticas
Duração: 24 minutos
gravado em Maceió (AL)
editado em Salvador (BA)
Brasil -- 2014
*Este vídeo tem aplicação de selo CC - Creative Commons para uso livre e não comercial.
Família Violli - 2013.10.26 - Alagoas - Maceió - Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto - 01
Show do 97º aniversário do Teatro Deodoro - Maceió AL
A DITEAL e a revista Urupema promoveram no dia 15 de novembro 2007, o show Música e Poesia no Teatro Deodoro. O evento comemora os 97 anos de fundação daquela casa de espetáculos
MUSEU PALÁCIO FLORIANO PEIXOTO - TV Assembleia Legislativa de Alagoas
Reportagem sobre o Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA) - TV Assembleia Legislativa - Canal 07 Net - Repórter Isa Farias -Maceió - Alagoas - Brasil
isalinefarias.jor@hotmail.com
Pauta Especial - Preservação do patrimônio cultural de Alagoas nos 200 anos (BL 2)
Neste segundo bloco do Pauta Especial 200 Anos, a escritora e artista plástica Solange Chalita continua a conversa sobre o trabalho desenvolvido pela Fundação Pierre Chalita, para a preservação do patrimônio cultural de Alagoas.
Exibição: 23/08/2017
Entrevistada: Solange Chalita – escritora e artista plástica
Artista plástico realiza exposição no centro de belas artes em Maceió
Artista plástico Marco Aurélio comemora seus 50 anos dentro das Artes plásticas com nova exposição
Plantão Alagoas - TV Alagoas SBT
INSCREVA-SE:
Visite Nossa Fanpage no Facebook:
Siga-nos Twitter : twitter.com/tvalagoas
ARTES NOS CEMITÉRIOS
Você sabia que Maceió tem um lugar onde há várias obras de artes a céu aberto? O exemplo é Cemitério de Nossa Senhora da Piedade que tem algumas obras de arte de belezas extraordinárias. #contandoalagoas #alagoastemhistória #alagoas200anos
Exposição Alagoas, tradição e ritmo
Exposição homenageia personalidades do carnaval alagoano, com fotografias, telas de artistas plásticos, tudo relembrando histórias e tradições do carnaval.
Plantão Alagoas - TV Alagoas SBT
INSCREVA-SE:
Visite Nossa Fanpage no Facebook:
Siga-nos Twitter : twitter.com/tvalagoas