Conhecendo Museus - Ep. 34: MUSEU DA INCONFIDÊNCIA
O Museu foi criado em 1936 com o objeivo de resgatar os restos mortais dos participantes da Inconfidência degredados para a África, para que fossem trazidos de volta ao Brasil. Os ossos que puderam ser exumados chegaram em 1937. Numa época em que o resgate da memória brasileira começava a se tornar prioridade tanto para governo quanto para intelectuais, o local para depósito daquelas relíquias só poderia ser Ouro Preto.
Oficialmente o museu teve sua data de inauguração em 11 de agosto de 1944 após as devidas reformas na Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. Hoje, o Museu da Inconfidência abriga três anexos com atividades administrativas, de restauração e conservação, pesquisa e interação com a comunidade.
Territórios Culturais | Museu de Arte Sacra
A série Territórios Culturais percorre diferentes espaços culturais da cidade e do estado de São Paulo, como teatros, museus, fábricas de cultura e patrimônios culturais, e descobre diversas personalidades e ações inclusivas, que são apresentados ao telespectador de forma descontraída, bem humorada e informativa.
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga as redes da TV Cultura!
Facebook:
Twitter:
G+:
Site:
Museu de Arte Sacra realiza Exposição de Oratórios
Barroro, Rococó, Gótico, Dom João Quinto, a Exposição Oratórios Domésticos, arte das pequenas capelas, do Museu de Arte Sacra de São João da Boa Vista reúne peças de diversos estilos. Confira a matéria exibida dia 03 de março de 2015.
MUSEU DE ARTE SACRA TEM PEÇA DE TIRADENTES E OBRAS ORIGINAIS DE ALEIJADINHO
São João da Boa Vista guarda memórias de personalidades importantes para a história do Brasil, entre elas, um armário que pertenceu a Tiradentes e obras originais de Aleijadinho. Reportagem exibida dia 26 de abril de2017.
Prédio do Museu de Arte Sacra em Mariana
Mariana is the oldest city in the state of Minas Gerais, Brazil. It is a tourist city, founded on July 16, 1696, and retains the characteristics of a baroque city, with its churches, buildings and museums. It was the first capital of Minas Gerais.
Mariana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Com cerca de 58 mil habitantes (est. 2015), a economia local depende principalmente do turismo e da extração de minérios.
Mariana foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. No século XVIII, foi uma das maiores cidades produtoras de ouro para o Império Português. Tornou-se a primeira capital mineira por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.
Em comparação com outros municípios do estado, Mariana detém uma posição econômica de destaque, sendo que o seu produto interno bruto (PIB) é o maior da microrregião de Ouro Preto e o 10º maior entre os 853 municípios do estado.
A origem da cidade remonta ao final do século XVII. A região em que hoje se encontra o território das Minas Gerais pertencia à Capitania de Itanhaém, porém encontrava-se completamente inexplorado e sem colonização portuguesa. Assim, sob ordens dos Donatários da capitania de Itanhaém, bandeirantes oriundos de Taubaté, primeira cidade do Vale do Paraíba, começaram a explorar o sertão após a Serra da Mantiqueira chegavam à região em busca do ouro. Ainda na segunda metade do Século XVII, fundaram o primeiro núcleo colonial em território das futuras Minas Gerais, a primeira Vila mineira[6], sendo que a designação de Mariana veio mais tarde, em homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V. Em 8 de abril de 1711 o governador do Rio de Janeiro Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho criou no arraial do Ribeirão do Carmo, a Vila do Ribeirão de Nossa Senhora do Carmo, confirmada por Carta Régia de 14 de abril de 1712 com o nome mudado para Vila Real de Nossa Senhora mudará de nome outra vez em 23 de abril de 1745 para Cidade Mariana, homenagem do rei D. João V de Portugal a D. Maria Ana de Áustria sua esposa.
O governador, em cerimônia, escolheu o lugar da praça pública, no seu centro o pelourinho, símbolo da autonomia administrativa recém-adquirida. Nos dias seguintes, os “homens bons”, cheios de dinheiro e mulheres se reuniram para a eleição da Câmara e a nomeação de diferentes oficiais municipais. No caso do Carmo, foi escolhido o arraial que conhecia mais forte crescimento, o arraial de Cima. A descrição da cerimônia estipulava que não somente os habitantes do lugar, mas todos que doravante dependeriam da jurisdição do novo distrito, se encarregariam segundo seus meios da construção da Igreja, da Câmara, da prisão.
Foi desta maneira que a primeira vila criada e posteriormente seria a primeira cidade em Minas. Estavam presentes, segundo o Termo escrito então, as pessoas e moradores principais, assinando o documento (escrito por Manuel Pegado) Antônio de Freitas da Silva, Domingos Fernandes Pinto, José Rebelo Perdigão, Aleonardo Nardi Sizão de Sousa, que também assinava aliás Nardi de Arzão, Manuel Antunes de Lemos, Antônio Correia Ribeiro, Francisco de Campos (antigo chefe emboaba), Feliz de Azevedo Carneiro e Cunha, Pedro Teixeira Sequeira, Rafael da Silva e Sousa, conhecido reinol, José de Campos, Antônio Correia Sardinha, Bartolomeu Fernandes, Manuel Gonçalves Fraga, José de Almeida Naves, Jacinto Barbosa Lopes, Manuel da Silva e Sousa, Bernardo de Chaves Cabral, Manuel Ferreira Vilence, Torquato Teixeira de Carvalho, João Delgado de Camargos, Filipe de Campos, Manuel da Silva Leme, Caetano Moniz da Costa, Jerónimo da Silveira de Azevedo, Sebastião Preto Ferreira, Francisco Ribeiro de Morais, Fernando de Andrade, Jacinto Nogueira Pinto, Antônio Rodrigues de Sousa, Inácio de Sampaio e Almeida, Francisco de Lucena Monte Arroio, Pedro Correia de Godói, Bento Vieira de Sousa e José de Barros e Fonseca.
Mariana faz parte da história do nascimento de Minas, pois foi sua primeira vila, cidade e capital.
Em 2015, Bento Rodrigues, um subdistrito de Santa Rita Durão, que é um dos distritos de Mariana, foi destruído após o rompimento de uma barragem administrada pela empresa Samarco. A onda de detritos de mineração atingiu 18,20 m de altura e matou 20 pessoas. A lama também contaminou o rio Doce.
Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Museu da Inconfidência, Ouro Preto [Guasca Tur]
Neste vídeo, registro os principais destaques do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, Minas Gerais. Segue o índice do vídeo, com os principais atrativos do museu:
Imagens Externas
0:15 Praça Tiradentes
0:31 Museu da Inconfidência
Acervo sobre Mineração e Escravidão
1:02 Recipiente de pedra sabão
1:09 Armário guarda-louça
1:16 Liteira
1:23 Gargalheira, peia, palmatória
1:30 Balança para ouro
Acervo da Inconfidência Mineira
1:37 Obras (1768), Cláudio Manoel da Costa
1:44 Marília de Dirceu (1792), Tomás Antônio Gonzaga
1:51 Mesa de jacarandá
1:58 Relação de despesas (1783), Joaquim José da Silva Xavier
2:05 Relógio de algibreira, Joaquim José da Silva Xavier
2:12 Suposta forca de Tiradentes
2:19 Lápide de Maria Doroteia Joaquina de Seixas (noiva de Tomás Antônio Gonzaga)
2:26 Lápide de Bárbara Heliodora (mulher de Alvarenga Peixoto)
2:33 Lápide In Memoriam a Joaquim José da Silva Xavier
2:40 Lápide de Inácio José de Alvarenga Peixoto
2:47 Lápide de Tomás Antônio Gonzaga
Acervo de Arte Sacra
3:08 Nossa Senhora da Conceição
3:15 Santa Cecília
3:22 Anjo trombeteiro
3:36 Nossa Senhora do Rosário
3:43 Anjo trombeteiro
3:50 Oratório (século XVIII)
3:57 Crucifixo (século XVIII)
4:04 Anjo tocheiro
4:11 Profeta Daniel - réplica da obra de Aleijadinho
4:18 São Jorge (século XVIII)
4:25 Leito do Frei Santa Rita Durão (autor de Caramuru)
4:32 Leito com dossel
4:40 Nossa Senhora da Soledade, Manuel da Costa Ataíde
4:47 Via Sacra, Manuel da Costa Ataíde
Fotos com iPhone 6s.
Confira todos os vídeos sobre os museus de Ouro Preto
Museu Aleijadinho
Museu Casa Guignard
Museu da Inconfidência
Museu de Artes Sacras
Museu do Oratório
CI 333 - Museu de Arte sacra
Matéria de 06 de agosto de 2013
CRECI Informa 333
Museu de Arte Sacra tem um dos acervos mais importantes do país
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Entrevista no Museu de Arte Sacra
Cláudia Tisato - Museu de Arte Sacra
Museu Guignard - Ouro Preto - Minas Gerais
Museu Guignard - Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil - Outubro de 2018
Capela Dourada _ Museu de Arte Sacra de Pernambuco, Recife
Antes de Tudo, agradeço a José Victor Dutra ,mediador, que foi super atencioso ! . Capela Dourada, também chamada de Capela dos Noviços, é uma capela da Ordem Franciscana localizada na cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco .Brasil.
construção da capela foi fruto de uma iniciativa dos Irmãos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, criada em Recife no século XVI . Sendo abastados muitos de seus membros, decidiram erguer uma capela para os Noviços da Ordem. A pedra fundamental foi lançada em 13 maio de 1696 pelo Capitão General Cae-
tano de Melo Castro. Vale a pena Conhecer !!! Rua do Imperador Pedro Segundo.
As preciosidades da arte sacra estampadas no Museu de São Roque - Jornal da Vida 15/12/2017
O Museu de São Roque, em Lisboa, representa a presença de Portugal e dos jesuítas no mundo.A maior parte do acervo pertenceu à companhia de Jesus.
O “Jornal da Vida” apresenta para a sociedade a boa notícia, a informação, acompanhada de esperança e soluções. Os especialistas de diversos setores e correspondentes do jornal estão por todo o país, transmitindo as notícias mais importantes do Brasil e do mundo. O Jornal da Vida vai ao ar de segunda a sexta-feira às 23h00.
redevida.com.br/jornaldavida
Exposição Oratórios -- Relíquias do Barroco Brasileiro
O Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG) e o Grupo CCR levam a Tiradentes a exposição itinerante Oratórios -- Relíquias do Barroco Brasileiro, que apresenta cerca de 115 oratórios, objetos e imagens sacras dos séculos XVII ao XX, pertencentes ao acervo do Museu do Oratório, instalado na cidade histórica de Ouro Preto (MG), desde 1998. A mostra ocorre do dia 24 de agosto a 15 de setembro, na Antiga Cadeia Pública, futura sede do Museu de Sant'Ana a ser implantado pelo ICFG; integrando a programação cultural do Festival Gastronômico de Tiradentes.
TV Taboanense - Museu Arte Sacra
Conheça o Muse da Arte sacra no embu.
Mostra Oratórios - Relíquias do barroco' permanece em BH até março
Uma boa opção de programa para quem estiver na capital nos próximos dias é visitar a exposição itinerante 'Oratórios -- Relíquias do barroco brasileiro', em cartaz no Museu de Artes e Ofícios (MAO), no Centro. O público pode apreciar 115 oratórios, objetos e imagens criadas por diversos artistas entre os séculos 17 e 20. O acervo pertence ao Museu do Oratório, em Ouro Preto.
Museu de Arte Sacra guarda história de igreja centenária em São Francisco do Sul
O quadro “Verão no Norte” mostra um importante ponto turístico em São Francisco do Sul.
O Museu de Arte Sacra, que fica na igreja centenária Nossa Senhora da Graça, no coração do centro histórico da cidade.
A repórter Fabiane Paza conta um pouco da história deste local tão bonito e admirado pelos fiéis e turistas.
Arte Sacra: Igrejas no Brasil
Quais são as particularidades das igrejas coloniais e das inspiradas no estilo colonial brasileiro? Saiba um pouco mais a respeito de detalhas e curiosidades das igrejas brasileiras. Conheça detalhes da Igreja Santa Cruz dos Militares, no Rio de Janeiro, sobre o Ex-Voto que d. Leopoldina mandou fazer pela recuperação da saúde de d. Pedro I, sobre o Santo Antônio que foi pintado de preto para se fazer passar por São Benedito em Lorena, São Paulo, a história da estátua da Religião que resistiu a um tiro de canhão e muitas outras curiosidades de nossa história.
E mais: #REZZUTTIRESPONDE
1 - A família imperial recebe salário do governo brasileiro?
2 - Sobre o fala o livro Museu Histórico Nacional que tem na estante atrás de mim?
3 - Qual o hino que era tocado no império?
Bibliografia:
- FABRINO, Raphael João Hallack. Guia de identificação de arte sacra. Rio de Janeiro: Superintendência do IPHAN, 2012.
- ALVIM, Sandra. Arquitetura religiosa colonial no Rio de Janeiro:
revestimentos, retábulos e talhas. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, MINC - IPHAN, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 1996.
- ÁVILA, Affonso. Iniciação ao Barroco Mineiro. São Paulo: Nobel, 1984.
- ______ ; GONTIJO, J; GUEDES, Reinaldo. Barroco Mineiro Glossário de Arquitetura e Ornamentação . Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro,1996.
- BAZIN, Germain. A Arquitetura Religiosa Barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Record, 1983.
MUSEU DE ARTE SACRA -MAS/ IGREJA SANTA RITA
História do Museu de Arte Sacra/Igreja Santa Rita está nesse documentário produzido para o Programa Movimento apresentado pela jornalista Evacira Coraspe.