Conhecendo Museus - Episódio 04: Museu das Bandeiras
O quarto programa que foi ao ar pela TV Brasil foi o Museu das Bandeiras. O decreto de criação do Museu das Bandeiras é de 03 de dezembro de 1949. Foram quatro anos de reformas e adequações para receber os visitantes.
Entre elas a abertura de portas e a construção de banheiros. Apenas em 1954, o Museu das Bandeiras foi aberto à visitação.
Faça com o programa Conhecendo Museus uma visita a Cidade de Goiás, e conheça a história dos Bandeirantes em nosso país.
MUSEU DE ARTE SACRA TEM PEÇA DE TIRADENTES E OBRAS ORIGINAIS DE ALEIJADINHO
São João da Boa Vista guarda memórias de personalidades importantes para a história do Brasil, entre elas, um armário que pertenceu a Tiradentes e obras originais de Aleijadinho. Reportagem exibida dia 26 de abril de2017.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário 1768
Sabará is a Brazilian municipality located in the state of Minas Gerais. The city belongs to the mesoregion Metropolitana de Belo Horizonte and to the microregion of Belo Horizonte.
Desde 1550 se dizia que terra adentro existiam minas de ouro, tão abundantes que os selvagens usavam o metal precioso para fazer gamelas de alimentar porcos-do-mato (Lenda do Eldorado do Sabarabuçu).
No início de 1700' o tenente-general da jornada do Sabarabuçu (Manuel de Borba Gato) batizou a região de Sabarabuçu.
Templo inacabado dos escravos da Irmandade dos Homens Pretos da Barra do Sabará, conservado no interior da nave principal a primitiva capela, datada de 1713. Trata-se de um importante testemunho dos processos construtivos da época.
Erguida pela Irmandade dos Homens Pretos da Barra do Sabará, no local onde em 1713 havia uma pequena capela em madeira. A construção foi iniciada em 1768 e permanece inacabada devido à dispersão dos escravos da região após a Lei Áurea.
Construção iniciada em 1768 pela Irmandade dos Homens Pretos da Barra do Sabará, revela a fé e força do negro africano. Os escravos decidiram construir sua própria igreja, mas a decadência das minas de ouro não permitiu que fosse concluída. A obra, iniciada em 1768, foi abandonada com a abolição da escravatura, em 1888. Trata-se de um importante testemunho dos métodos construtivos da época. Sua arquitetura apresenta detalhes das três etapas distintas de sua construção. Possui, em uma das sacristias, o Museu de Arte Sacra com peças dos séculos XVII e XVIII. Quem vê as ruínas da igreja não imagina o que há escondido por trás das grandes paredes de pedra sem reboco, a céu aberto. A muralha, porém, protege uma antiga capela de taipa, de 1713. Na sacristia funciona o Museu de Arte Sacra, com imagens e crucifixos dos séculos 18 e 19.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Sabará é um município do estado de Minas Gerais, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua população em 2019 era de 136.344 habitantes, segundo estimativas do IBGE. É constituído pelos distritos de Carvalho de Brito, Ravena e Mestre Caetano, além do distrito Sede.
Sabará é a forma abreviada do termo tupi tesáberabusu, que significa grandes olhos brilhantes (tesá, olho + berab, brilhante + usu, grande), numa referência às pepitas de ouro que foram encontradas na região.
Sabará tem origem num arraial de bandeirantes que apareceu no fim do século XVII. O povoado cresceu e foi criada a freguesia em 1707, que foi elevada a vila e município em 1711, com o nome de Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará. É cidade desde 1838.
Сабара (порт. Sabará) — муниципалитет в Бразилии, входит в штат Минас-Жерайс. Составная часть мезорегиона Агломерация Белу-Оризонти. Входит в экономико-статистический микрорегион Белу-Оризонти. Население составляет 134 282 человека на 2006 год. Занимает площадь 303,564 км². Плотность населения — 442,4 чел./км². Праздник города — 17 июля.
Город основан в 1675 году.
Sabará est une ville brésilienne qui vit l'intensification du commerce de l'or à partir de 1705.
萨巴拉(葡萄牙语:Sabará)是巴西米纳斯吉拉斯州的一个市镇。总面积303.564平方公里,总人口134282人,人口密度442.4人/平方公里。
Sabará è un comune del Brasile nello Stato del Minas Gerais, parte della mesoregione Metropolitana di Belo Horizonte e della microregione di Belo Horizonte.
COISA NOSSA UBERABA - MUSEU DE ARTE SACRA - BLOCO 68
PROGRAMA COISA NOSSA –
DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO –
PARTE 04 - BLOCO 68 –
DATA DE EXIBIÇÃO – 29 DE JUNHO DE 2018 –
CANAL – TV CÂMARA – CANAL DIGITAL 61.3 –
UBERABA – MINAS GERAIS – BRASIL –
O programa Coisa Nossa desta semana traz literatura, música, associativismo e cultura.
As origens da Música Popular Brasileira foram tema de reunião na Academia de Letras do Triângulo Mineiro. O palestrante foi o membro Antônio Pereira da Silva. O evento contou com a cantoria de Lilian Linhares.
Inaugurado em 1970, o Sesc Uberaba trabalha para oferecer lazer, cultura, esporte, e educação à comunidade. A equipe do Coisa Nossa foi até as sedes da instituição e mostra o que viu.
Visitantes de todo o Brasil vem a Uberaba para conhecer o Memorial Chico Xavier. Inaugurado em 2016, o espaço – que leva o nome de um dos cidadãos mais ilustres do país – é usado para difundir e valorizar a cultura e o turismo. É nesse local mágico que vamos entrar agora.
O Museu de Arte Sacra (MAS), situado no interior da Igreja Santa Rita, é patrimônio histórico de Uberaba. Ele tem um rico acervo em peças sacras dos dois últimos séculos. Vamos conhecer?
COISA NOSSA:
Coisa Nossa é dividido em quatro blocos, que destacam cultura, associativismo, educação e história. Ele tem como coordenador o vice-presidente da Fundação Cultural, Marcelo Augusto. A jornalista responsável é Isabel Minaré e a apresentação/reportagem é da jornalista Izabel Durynek. Ighor Thomas é o cinegrafista.
Coisa Nossa é idealizado por Gilberto Rezende e viabilizado por ele, por meio da Associação Cultural Casa do Folclore, pela Prefeitura de Uberaba, através da Fundação Cultural, e da Câmara Municipal. Ele vai ar de forma inédita todas as sextas-feiras, às 18h30, com reprises aos domingos, às 10h, e às quartas-feiras, às 21h.
A matéria é de responsabilidade da jornalista Isabel Minaré. O arquivo faz parte do acervo da Associação Cultural Casa do Folclore.
INTERIOR DA IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO EM SÃO JOÃO DEL REI - MINAS GERAIS
INTERIOR DA IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO EM SÃO JOÃO DEL REI - MINAS GERAIS
Exposição de arte sacra comemora os 80 anos da Diocese de Lorena-CN Notícias
No interior de São Paulo, a Diocese de Lorena, onde está a sede da Canção Nova, celebra 80 anos de fundação. Entre as diversas atividades uma exposição de arte chama a atenção de cada visitante. Fotos e esculturas de grande valor artístico e cultural resgatam a memória de fé e vida de um povo. Confira na reportagem de Adilson Sabará e Genilson Pacetti.
Inscreva-se no nosso Canal:
Acesse o portal Canção Nova:
Acesse a Loja Canção Nova:
Faça seu cadastro agora e seja bem-vindo à Família Canção Nova:
*Inscreva-se em nosso #Telegram, assim você fica mais perto da Canção Nova
Baixe gratuitamente em seu Smartphone, tablet e IPad os nossos Aplicativos.
#TV
iTunes: //goo.gl/8pEs8i
Googleplay:
#Rádio
iTunes:
#Googleplay:
#Liturgia Diária
#Músicas Canção Nova
Conhecendo Museus - Episódio 20: Museu do Ouro
Documentário - Igreja de São Francisco - A Caverna de Ouro! Parte - 2.mp4
Parte dois do Documentário Caverna de Ouro sobre a Igreja e Convento de São Francisco da Bahia, construída no século XVIII no Pelourinho, é uma das mais ricas do Brasil e considerada o mais belo exemplar do barroco português no mundo. O templo tem o interior todo recoberto em ouro e jacarandá. Estão lá também uma escultura de São Pedro de Alcântara, feita peplo santeiro baiano Manuel Inácio da Costa no século XVII. Esta imagem é considerada uma das obras primas da arte sacra baiana. O Barroco está presente até mesmo na fachada e nos painéis de azulejos portugueses, que reproduzem o nascimento de São Francisco e sua trajetória de renúncia aos bens materiais.
Documentário - Igreja de São Francisco - A Caverna de Ouro! Parte - 1.mp4
Parte um do Documentário Caverna de Ouro sobre a Igreja e Convento de São Francisco da Bahia, construída no século XVIII no Pelourinho, é uma das mais ricas do Brasil e considerada o mais belo exemplar do barroco português no mundo. O templo tem o interior todo recoberto em ouro e jacarandá. Estão lá também uma escultura de São Pedro de Alcântara, feita peplo santeiro baiano Manuel Inácio da Costa no século XVII. Esta imagem é considerada uma das obras primas da arte sacra baiana. O Barroco está presente até mesmo na fachada e nos painéis de azulejos portugueses, que reproduzem o nascimento de São Francisco e sua trajetória de renúncia aos bens materiais.
Maior IMAGEM DO MUNDO (Santuário de N S APARECIDA)
EM Campos Altos MG, está situado o 2º Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Brasil, e a maior imagem dedicada a SANTA com mais de 70 mts de altura.
O senhor Chico Raimundo foi o pioneiro construindo uma pequena capela em dedicação a Santa e também doando posteriormente ao local a maior imagem do mundo.
Pelos Caminhos da Fé - Sabará/MG
Programa Pelos Caminhos da Fé conhece as tradicionais igrejas de Sabará/MG por meio dos belos e simples testemunhos de fé dos fiéis da cidade.
Apresentação: Viviane Eloy
Local: Belo Horizonte - MG
Igreja São Francisco PB
Um pouco da nossa história. Igreja de São Francisco -- João Pessoa-PB. Composta pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, a obra foi concluída em 1770 e causa impacto pela grandiosidade e pela beleza do acabamento, que inclui talhas em madeira recobertas de ouro e ricas cantarias em pedra com motivos portugueses e orientais. A Paixão de Cristo é contada nos painéis frontais, formados por delicados azulejos brancos e azuis. (sem fins lucrativos).
Segurança das igrejas barrocas de Diamantina
Iphan estuda formas definitivas de garantir a segurança das igrejas barrocas de Diamantina - MG. Matéria veiculada no Repórter Brasil Manhã, da TV Brasil, em 30/03/2010 (8h).
Museu da Inconfidência, Ouro Preto [Guasca Tur]
Neste vídeo, registro os principais destaques do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, Minas Gerais. Segue o índice do vídeo, com os principais atrativos do museu:
Imagens Externas
0:15 Praça Tiradentes
0:31 Museu da Inconfidência
Acervo sobre Mineração e Escravidão
1:02 Recipiente de pedra sabão
1:09 Armário guarda-louça
1:16 Liteira
1:23 Gargalheira, peia, palmatória
1:30 Balança para ouro
Acervo da Inconfidência Mineira
1:37 Obras (1768), Cláudio Manoel da Costa
1:44 Marília de Dirceu (1792), Tomás Antônio Gonzaga
1:51 Mesa de jacarandá
1:58 Relação de despesas (1783), Joaquim José da Silva Xavier
2:05 Relógio de algibreira, Joaquim José da Silva Xavier
2:12 Suposta forca de Tiradentes
2:19 Lápide de Maria Doroteia Joaquina de Seixas (noiva de Tomás Antônio Gonzaga)
2:26 Lápide de Bárbara Heliodora (mulher de Alvarenga Peixoto)
2:33 Lápide In Memoriam a Joaquim José da Silva Xavier
2:40 Lápide de Inácio José de Alvarenga Peixoto
2:47 Lápide de Tomás Antônio Gonzaga
Acervo de Arte Sacra
3:08 Nossa Senhora da Conceição
3:15 Santa Cecília
3:22 Anjo trombeteiro
3:36 Nossa Senhora do Rosário
3:43 Anjo trombeteiro
3:50 Oratório (século XVIII)
3:57 Crucifixo (século XVIII)
4:04 Anjo tocheiro
4:11 Profeta Daniel - réplica da obra de Aleijadinho
4:18 São Jorge (século XVIII)
4:25 Leito do Frei Santa Rita Durão (autor de Caramuru)
4:32 Leito com dossel
4:40 Nossa Senhora da Soledade, Manuel da Costa Ataíde
4:47 Via Sacra, Manuel da Costa Ataíde
Fotos com iPhone 6s.
Confira todos os vídeos sobre os museus de Ouro Preto
Museu Aleijadinho
Museu Casa Guignard
Museu da Inconfidência
Museu de Artes Sacras
Museu do Oratório
História Igreja Ordem Terceira
Museu Casa Guignard, Ouro Preto [Guasca Tur]
Neste vídeo, falo sobre o Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, Minas Gerais.
0:21 Chafariz atribuido a Aleijadinho
0:42 Capa do livro Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga
1:02 Imagem de Tomás Antônio Gonzaga
1:26 Vista a partir da Ponte dos Contos, de André Perdigão
1:51 Vista da Igreja do Rosário e Entorno, de André Perdigão
2:17 Vista a partir da Igreja São Francisco de Assis, de André Perdigão
2:44 Paisagem Imaginária, de Alberto da Veiga Guignard
Fotos com iPhone 6s.
Confira todos os vídeos sobre os museus de Ouro Preto
Museu Aleijadinho
Museu Casa Guignard
Museu da Inconfidência
Museu de Artes Sacras
Museu do Oratório
DE CAETÉ PARA O MUNDO - OBRAS DE ALEIJADINHO VÃO PARA EXPOSIÇÃO EM SP
DE CAETÉ PARA O MUNDO
OBRAS DE ALEIJADINHO VÃO PARA EXPOSIÇÃO EM SÃO PAULO
Serão enviadas ao Museu de Arte de São Paulo - MASP, duas obras sacras atribuídas ao mestre barroco Aleijadinho, que fazem parte do acervo de imagens sacras da Igreja Matriz Nossa Senhora do Bonsucesso em Caeté/MG.
A TV Caeté foi conferir como está sendo o processo de preparação das imagens e traz todos os detalhes na matéria a seguir.
Confira nossa reportagem e não esqueça de se inscrever no nosso canal no Youtube ;)
Dia do mestre Aleijadinho
Entre os dias 16 e 21 de novembro, Ouro Preto relembra o aniversário de morte do mestre da arte barroca no brasil, Antonio Francisco Lisboa, nessa quarta-feira 18 de novembro, foi feita a entrega de medalhas para aos agraciados da 38ª semana de aleijadinho. Confira!
Sino do convento são Francisco
Coroinhas de São Cristóvão . Se
Museu do Aleijadinho
Uma das 5 peças do conjunto Museus de Ouro Preto produzidos para a Rede Minas. Parceria com o estúdio Jingle Bell.