#MuseuDeArteSacra #Olinda Museu de Arte Sacra de Pernambuco - Olinda
Inaugurado no dia 11 de abril de 1977, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) está instalado numa das primeiras edificações da Vila de Olinda, a antiga Casa da Câmara, fundada por Duarte Coelho em 1537. Em 1676, quando Olinda foi elevada ao status de cidade, o edifício serviu como Palácio Episcopal para seu 1º Bispo, Dom Estevão Brioso de Figueiredo.
O antigo Palácio dos Bispos de Olinda, pertencente à Arquidiocese de Olinda e Recife, sofreu várias adaptações ao longo dos séculos XVIII e XIX, servindo como residência coletiva de religiosos, colégio e quartel do exército durante a 2ª Guerra Mundial. Em sua fachada, é possível ver o antigo brasão episcopal e uma placa da Unesco, de 14 de dezembro de 1982, que declara Olinda Monumento Cultural da Humanidade.
Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Museu de Arte Sacra de Pernambuco.
O Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE) é um museu brasileiro localizado em um prédio histórico de Olinda, no estado de Pernambuco.
Museu de Artes Sacras de Olinda
Entrada: 2 Inteira 1 meia
Inaugurado no dia 11 de abril de 1977, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) está instalado numa das primeiras edificações da Vila de Olinda, a antiga Casa da Câmara, fundada por Duarte Coelho em 1537. Em 1676, quando Olinda foi elevada ao status de cidade, o edifício serviu como Palácio Episcopal para seu 1º Bispo, Dom Estevão Brioso de Figueiredo. - Para mais informações
Instagram:
Twitter:
Facebook:
Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Visita ao Museu de Arte Sacra de Pernambuco localizado na cidade de Olinda na Rua Bispo Coutinho s/n no Alto da Sé de Olinda.
Música: Canto Gregoriano, MISSA DE ANGELIS, Schola Gregoriana Mediolanensis, Giovanni Vianini, Milano, Italia.
Capela Dourada _ Museu de Arte Sacra de Pernambuco, Recife
Antes de Tudo, agradeço a José Victor Dutra ,mediador, que foi super atencioso ! . Capela Dourada, também chamada de Capela dos Noviços, é uma capela da Ordem Franciscana localizada na cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco .Brasil.
construção da capela foi fruto de uma iniciativa dos Irmãos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, criada em Recife no século XVI . Sendo abastados muitos de seus membros, decidiram erguer uma capela para os Noviços da Ordem. A pedra fundamental foi lançada em 13 maio de 1696 pelo Capitão General Cae-
tano de Melo Castro. Vale a pena Conhecer !!! Rua do Imperador Pedro Segundo.
Museu de Arte Sacra de Pernambuco
O Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE) é um museu brasileiro localizado em um prédio histórico de Olinda, no estado de Pernambuco.
O prédio que hoje abriga o Museu de Arte Sacra foi construído no século XVII, no Alto da Sé, a colina sobre a qual Duarte Coelho fundou a cidade, em 1535. Inicialmente serviu como a Casa da Câmara do Senado de Olinda. Com a chegada do primeiro Bispo de Pernambuco, Dom Estevão Brioso de Figueiredo, em 1676, que ali também se instalou, passou a ser também Palácio Episcopal, função que se tornaria exclusiva a partir de 1690.
No século XIX o casarão sofreu novas modificações, servindo como residência coletiva de religiosos, colégio e quartel do exército durante a 2ª Guerra Mundial, mas preserva dois torreões originais e as doze janelas com balcões de madeira do piso superior. Na sua fachada ainda se encontra o antigo brasão episcopal e uma placa da UNESCO, que declara a cidade Monumento da Humanidade.
O museu ocupa o local desde 1974, e em 1977 a FUNDARPE realizou novas reformas, reinstalando na entrada do Museu seus azulejos portugueses.
Seu acervo é composto por imagens antigas eruditas policromadas e douradas, além de pinturas e arte sacra popular e objetos do culto nas igrejas. O acervo fixo do MASPE partiu de peças cedidas pela Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo, posteriormente, enriquecido. Hoje, reúne peças religiosas do século XVI ao atual, incluindo importantes exemplares de arte popular contemporânea.
O espaço expositivo do museu divide-se em sete salas temáticas:
Sala Olinda, Monumento Cultural, com fotos, mapas, pinturas, documentos e peças arqueológicas referentes à cidade.
Sala dos Santos de Procissão, onde se mostram santos de roca (imagens apenas parcialmente esculpidas, e vestidas com roupas de tecido) e imagens processionais.
Sala dos Santos e Relicários, com imagens do século XVIII e alguns relicários e braços-relicários.
Sala dos Santos de Gesso, concentrando-se em estátuas de origem francesa do século XIX, algumas com estrutura de ferro e policromadas.
Sala Aspectos da Arte Sacra em Pernambuco, que procura montar um painel da evolução da imaginária entre os séculos XVII e XIX.
Sala O Altar na Igreja, recriando o interior de uma pequena igreja, com altar, imagens, confessionário, custódia, pinturas e objetos do culto.
Sala da Via Sacra do Artesão e Presépio. Aqui estão expostas cenas da paixão, morte e ressurreição de Cristo, além de presépios de artesãos pernambucanos do interior e da capital, dentre os quais se destacam Ana Pamplona, Galdino, Mestre Saúba e Wandecock.
O museu desenvolve uma programação movimentada, com cursos, palestras e mostras que acompanham o ciclo litúrgico e o calendário religioso. Está localizado na rua Bispo Coutinho, 726.
Museu de Arte Sacra de Pernambuco
MUSEU DE ARTE SACRA DE PE - ALTO DA SÉ/OLINDA - PE
MUSEU DE ARTE SACRA DE PE - ALTO DA SÉ/OLINDA - PE. SETEMBRO DE 2018
MUSEU DE ARTE SACRA SESC/SENAC GOIANA - PE
PRODUZIDO PELA TURMA DE RADIO E TV SENAC RECIFE 2016 (TARDE)
Museu de Arte Sacra - Sílvia Bispo - PE
MUSEU DE ARTES SACRA DO RECIFE - ME MOSTRA RECIFE
º INSTAGRAM: @memostrarecife
º FACEBOOK:
Conhecendo o Casarão : Museu de Pernambuco
Visita a Olinda PE
A turma 249 do curso de História da Faculdade Vale do Acaraú,
visitou a cidade de Olinda Pernambuco Brasil. Primeira parada foi a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Goiana Pernambuco, A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos existiu desde os primórdios da cidade, e é uma das poucas da quais restaram documentos originais que atestam algumas de de suas atividades. Foi fundada como parte das formações africanas existentes na época, que incluíam nações, dialetos e costumes diversos. Em seguida fomos a Igreja do Carmo e Convento de Santo Alberto,
O Convento Carmelita e sua igreja conventual foi fundada em 1666, sob a invocação de Santo Alberto (talvez em homenagem a frei Alberto do Espírito Santo, vigário provincial dos Carmelitas no Brasil). O primitivo convento permaneceu até 1679, quando foi lançada a pedra fundamental do atual, em 28 de novembro daquele ano, pelo General André Vidal de Negreiros, herói da Restauração Pernambucana, o qual havia feito votos de realizar tal obra, caso vencesse a batalha contra os holandeses.
O conjunto, em estilo barroco maneirista, também apresenta características da arquitetura árabe, com seus traços leves e simétricos, percebidos principalmente na torre. Destaque para os afrescos do hall de entrada do convento e para o altar-mor ricamente entalhado e com pinturas. Possui imagens em madeira de lei dos séculos XVI e XVII. Do lado esquerdo do altar-mor, uma capelinha dedicada a Bom Jesus dos Passos com a imagem de Nossa Senhora das Lágrimas.
Situa-se ao lado da Igreja de Santa Tereza da Ordem Terceira do Carmo, tendo à sua frente, belíssimo cruzeiro esculpido em pedra calcária, datado de 1719, considerado ímpar em toda América Latina, completando o conjunto carmelita.
Em seguida visitamos o MASP Museu de Arte Sacra na cidade de Olinda Pernambuco.
O Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE) é um museu brasileiro localizado em um prédio histórico de Olinda, no estado de Pernambuco.
O prédio que hoje abriga o Museu de Arte Sacra foi construído no século XVII, no Alto da Sé, a colina sobre a qual Duarte Coelho fundou a cidade, em 1535. Inicialmente serviu como a Casa da Câmara do Senado de Olinda. Com a chegada do primeiro Bispo de Pernambuco, Dom Estevão Brioso de Figueiredo, em 1676, que ali também se instalou, passou a ser também Palácio Episcopal, função que se tornaria exclusiva a partir de 1690.
10 pontos turisticos mais visitados de Olinda
Conheça os 10 pontos turísticos mais visitados de Olinda - PE!
1 - Centro Histórico de Olinda
Fundada pelos portugueses no século XVI, a cidade tem uma história ligada à produção de açúcar. O equilíbrio harmonioso entre construções, jardins, 20 igrejas barrocas, conventos e numerosos pequenos passos (capelas) contribui para o charme particular de Olinda.
2 - Igreja Matriz de São Salvador do Mundo
Localizada no Alto da Sé, a Matriz de São Salvador do Mundo popularmente conhecida como Igreja da Sé, foi construída pelos colonizadores portugueses, em 1537.
3 - Convento de São Francisco
O Convento de São Francisco teve sua construção iniciada em 1585 e é o mais antigo convento franciscano do Brasil. Suas paredes, são decoradas com lindos azulejos portugueses do século XVIII.
4 - Mosteiro de São Bento
O Mosteiro data do ano de 1586. A igreja de origem barroca é considerada a mais rica de Olinda e possui um altar com 14 metros de altura folheado a ouro. Aos domingos, acontecem os tradicionais cantos gregorianos dos monges.
5 - Igreja do Carmo
Foi construída em 1580 como Capela de Santo Antonio e São Gonçalo. Fica localizada na Praça do Carmo.
6 - Vista Panorâmica do Alto da Sé
Do Alto da Sé, o visitante pode apreciar o casario com traços da arquitetura colonial portuguesa, encravados em meio à mata nativa, o lindo oceano com tons de azul turquesa e verde esmeralda e mais ao fundo, as construções modernas da Praia de Boa Viagem. Do mesmo local, também se pode contemplar o belíssimo pôr-do-sol.
7 - Casa Maurício de Nassau
Residência onde se afirma morou o Conde Maurício de Nassau. O Conde passou apenas sete anos no Brasil, mas hoje seu nome está associado à época de ouro da presença holandesa no Recife.
Nassau decretou a liberdade de culto religioso, fez a primeira documentação da paisagem local, criou jardim botânico, zoológico e obsertavório astronômico, construiu a primeira ponte da América Latina e remodelou urbanisticamente o Recife.
8 - Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Inaugurado no dia 11 de abril de 1977, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe) está instalado numa das primeiras edificações da Vila de Olinda, a antiga Casa da Câmara, fundada por Duarte Coelho em 1537. Em 1676, quando Olinda foi elevada ao status de cidade, o edifício serviu como Palácio Episcopal para seu 1º Bispo, Dom Estevão Brioso de Figueiredo.
9 - Museu Regional de Olinda
O prédio do Museu Regional de Olinda abriga uma casa museu, um solar em estilo colonial construído entre 1745 e 1749. Foi criado em virtude da comemoração do 4° centenário da chegada de Duarte Coelho à Capitania de Pernambuco, sendo inaugurado em 1935. O Museu propicia ao observador uma visão de uma casa pernambucana do século passado. Seu acervo é composto por mobiliários, pinturas, louças, pratarias e peças de grande valor histórico para a vida social, religiosa e política da cidade. Ainda, possui um conjunto raro de peças de arte sacra do século XVII e XVIII em terra-cota e madeira.
10 - Praia do Farol
A praia do farol é um dos mais belos pontos turísticos da cidade de Olinda, fica situada em Bairro Novo, tem mar calmo e água morna, ideal para quem quer curtir o dia com crianças.
Conheça nossa loja: turismoecia.net
Visita ao Forte das Cinco Pontas em Recife PE
O Forte de São Tiago das Cinco Pontas localiza-se na cidade do Recife, no litoral do estado de Pernambuco, no Brasil. O Forte das Cinco Pontas está localizado no bairro de São José, construído pelos holandeses, em 1630. Por volta de 1654, após ter expulsos os holandeses depois de uma dura batalha, na qual uma das pontas foi castigada violentamente pelos canhões das naus da Coroa de Portugal, os portugueses assumiram o forte. Em 1684, foi reconstruído, com um novo traçado: o número de bastiões foi reduzido de cinco para quatro. Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1938, serve atualmente como sede do Museu da Cidade do Recife.
No contexto da segunda náutico das Invasões holandesas do Brasil, o Coronel Diederick van Waerdenburch, comandante das forças de terra neerlandesas no assalto a Olinda e Recife (Fevereiro de 1630), determinou a construção de uma fortificação dominando o porto na foz do rio dos Afogados e as cacimbas de água potável de Ambrósio Machado. Este primitivo forte, que recebeu o nome de Frederick Hendrick em homenagem a Frederico-Henrique, príncipe de Orange (1584-1647), tio de Mauricio de Nassau, localizava-se na Ilha de Antônio Vaz, ao sul do bairro de Santo Antônio, limite de Maurits Stadt (a cidade Maurícia). Projetado pelo Engenheiro Militar Tobias Commersteyn (GARRIDO, 1940:71) como uma estrutura de campanha, apresentava planta no formato de um polígono pentagonal com baluartes nos vértices, tendo sido executada, em faxina e terra, por Pieter van Bueren. Ainda em obras resistiu com sucesso a um contra-ataque das forças portuguesas que o tentaram arrasar, sem sucesso, em agosto de 1630.
A seu respeito, Nassau comentou:
O forte Frederik Hendrik [sic], chamado das Cinco Pontas, (...) tem cinco baluartes regulares. Está situado em uma ponta na Ilha de [Antônio Vaz, no bairro de] Santo Antônio, de onde se descobrem totalmente os navios surtos no porto do Recife, e por isto serve este forte para defesa do mesmo porto. Acha-se edificado sobre um solo alto, que é o único caminho que poderia proporcionar ao inimigo o ensejo de aproximar-se do grande alojamento de Antônio Vaz, e protege também as cacimbas, as únicas que podem fornecer água ao Recife e Antônio Vaz em ocasião de necessidade e cerco.
A princípio as muralhas deste forte não tinham mais de 12 ou 13 pés de altura, e, quando S. Excia. e os Conselheiros Supremos aqui chegaram estavam tão arruinadas, que um cavaleiro com todas as suas armas poderia galgá-las; a estacada e as paliçadas se achavam de todo podres e derribadas, toda a obra muito aluída, os fossos bastante secos pelo movimento das areias. Mandamos alargar e aprofundar os fossos e alargar e elevar as muralhas até à altura do velho parapeito, e construir por cima delas um novo parapeito; também mandamos cercar o lado exterior do fosso com uma contra-escarpa, e construir uma sólida sapata sobre o lado do mar, com o que este forte se acha agora fortalecido e defensável, o que tudo custará à Companhia uns 20.000 florins, somente quanto ao que se novo se faz.
Este forte teve mais, ao lado sul, um sólido hornaveque, que se estendia para o lado do antigo Forte Emília, e em frente ao mesmo hornaveque um outro pequeno, que seguia a mesma direção, e é daquele dominado, o que tudo se acha ainda em sofrível estado. (tópico Fortificações in: Breve Discurso.... 14 de janeiro de 1638.)
À época da República Velha, sofreu novos reparos em 1904 (GARRIDO, 1940:72). De propriedade do Ministério do Exército, foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1938. À época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), aquartelava o 31º Batalhão de Caçadores (GARRIDO, 1940:72). BARRETTO (1958) complementa que, à época (1958), o forte servia de quartel ao 7º Esquadrão de Reconhecimento Mecanizado (BARRETTO, 1958:149).
Administrado pela Prefeitura Municipal do Recife, o forte foi restaurado a partir de 1979, através de convênio entre a SEPLAN e o IPHAN, e aberto ao público em 1982, abrigando atualmente um auditório e o Museu da Cidade do Recife (Casa de Cultura), que mantém em acervo cerca de 1.300 peças arqueológicas, 200.000 mil fotografias (inclusive raros negativos em vidro) e gravuras de Pernambuco, além de mais de um milhar de mapas e plantas. Atraindo atualmente cerca de 20 mil visitantes/ano, recomenda-se observar o o portão em madeira de lei e cantaria de pedra, a visita às muralhas (ornadas com velhos canhões de bronze), aos calabouços, de antigas celas com grades de ferro, e ao monumento em homenagem a Frei Caneca.
O forte fica no Largo das Cinco Pontas, s/n°, no bairro de São José. Pode ser visitado de terça a sábado, das 9h às 17h.
Padre Rinaldo Pereira recebe título de cidadão do Recife
Na noite da última quarta-feira, 23 de maio, o Recife ganhou mais um cidadão: o padre Rinaldo Pereira dos Santos, moderador da Cúria, diretor do Museu de Arte Sacra de Pernambuco, presidente da Comissão de Cultura e da Comissão de Intervenção das Irmandades. O padre Rinaldo recebeu o título de cidadão recifense por iniciativa do vereador católico Aerto Luna e a solenidade aconteceu na Câmara dos Vereadores do Recife, no bairro da Boa Vista, região central da capital.
Natural de Caruaru, agreste de Pernambuco, o homenageado foi recebido na porta da Câmara de Vereadores ao som do Maracatu Nação Porto Rico, do Pina. O coração do padre Rinaldo, defensor das expressões culturais, bateu mais forte. Compareceram à solenidade familiares, paroquianos, amigos, artistas, jornalistas e membros do clero e da congregação Capuchinha.
Museu Regional de Olinda - Pedro Dias - PE
Olinda
Antônio Madureira compôs Olinda a partir de excerto do poema de Carlos Pena Filho. Voz de Geraldo Maia e violão de Antônio Madureira.
Fotos de Olinda (PE)
Algumas das fotografias que eu tirei em Olinda, Pernambuco.
Em uma das fotos aparece um urubu de asas abertas na cúpula do Convento de São Francisco em Olinda.
Uma outra foto aparece um pedaço de altar (retábulo) do século XVIII, localizada no Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe).
Song: Measured Paces by Kevin Macleod
Twitter:
Blog:
Facebook Page:
Instagram:
Tumblr: