Museu de Congonhas
O vídeo, produzido pela UNESCO, apresenta o processo de construção do Museu de Congonhas, espaço interpretativo do conjunto arquitetônico e paisagístico do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, tombado pelo Iphan em 1939 e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 1985. As imagens mostram desde a origem do Santuário até projeções arquitetônicas de sua estrutura e parte do conteúdo expográfico que comporá o Museu. O vídeo foi concebido inicialmente para uma exibição pública nas paredes das capelas, em maio de 2014, durante a Semana de Museus e como parte das comemorações pelo bicentenário da morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Museu de Congonhas
o Museu de Congonhas é o tema deste vídeo onde a presidenta do Iphan, Jurema Machado, destaca a sua importância na proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro e os benefícios que este espaço trará para a cidade de Congonhas, em Minas Gerais.
Ficha técnica
Ano: 2014
Duração: 4:37 minutos
Apoio: UNESCO
Inauguração do Museu de Congonhas - MG
Cerca de 80km separam a capital mineira, Belo Horizonte, de um dos maiores tesouros barrocos do país: o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, localizado em Congonhas, também em Minas Gerais. Declarado Patrimônio Cultural Mundial em 1985, o sítio conta com uma das grandes obras de Aleijadinho, os 12 profetas esculpidos em pedra, entre outras preciosidades, como as seis capelas anexas.
A partir desta terça-feira (15), moradores e turistas contarão com novo espaço dedicado ao sitio: o Museu de Congonhas. Além de jogar novo olhar sobre esse patrimônio, a instituição permitirá maior entendimento desse período histórico-cultural e promoverá o desenvolvimento de estudos e pesquisas.
O museu abriu as portas ao público nesta terça, após cerimônia de inauguração, realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco no Brasil), governo federal e prefeitura de Congonhas. A inauguração integra as comemorações dos 30 anos do título e dos 70 anos de existência da Unesco.
Presente na cerimônia de abertura, a presidenta Dilma Rousseff salientou o papel do museu para promoção de desenvolvimento cultural, turístico e econômico na região e na diminuição de dependência na mineração. Parabenizou a todos os envolvidos no projeto, que levou cerca de 10 anos para ser concretizado.
MUSEU DE CONGONHAS
2 anos do Museu de Congonhas!
Congonhas - MG
É com imenso prazer que venho mostrar no vlog de hoje a cidade de Congonhas - Minas Gerais.
Você irá encontrar um expressivo conjunto de riqueza barroca do grande artista Aleijadinho. Na Igreja Nossa Senhora do Matosinhos (um dos pontos turísticos mais visitados da cidade), você irá conhecer uma das obras mais famosas do artista, o complexo dos 12 profetas esculpidos em pedra sabão.
A visita ao Museu de Congonhas e as outras igrejas espalhadas pela cidade, vão mostrar a verdadeira história desta cidade maravilhosa!
E se você ainda não é um inscrito do meu canal inscreva-se
➜ Canal no youtube:
Assistam também meu vídeo:
➜ Um Olhar Sobre Lapinha da Serra I:
➜ Serra do Cipó - Cachoeira Serra Morena/Juquinha:
➜ Serra da Piedade:
Siga-me nas minhas redes sociais!
➜ Instagram:
➜ Perfil no Facebook:
➜ E-mail: umolharcomsabrina@gmail.com
Um super beijo!!!
Museu de Congonhas(MG) - P 0018.
Passeio pelo moderno Museu de Congonhas em Minas Gerais.
Museu de Congonhas
Interior da Basílica do Bom Jesus do Matosinhos
Museu de Congonhas é inaugurado no sítio histórico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (MG)
Foi inaugurado nesta terça (15), na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, o Museu de Congonhas, localizado no sítio histórico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, onde se encontra a obra-prima do escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O sítio tem o título de Patrimônio Cultural Mundial.
A chegada do museu pode favorecer o surgimento de inúmeros negócios onde a cultura passa a ser o mote, primeiro, do desenvolvimento local, associado a investimentos na restauração do sítio, de inúmeros investimentos contínuos que têm sido feitos pelo governo federal, ressaltou Patrícia Reis de Matos Braz, coordenadora do setor de cultura do Brasil na Unesco.
Saiba mais no Blog do Planalto:
Museu de Congonhas
Museu de Congonhas, ao lado do Santuário do Bom Jesus do Matozinhos, na cidade de Congonhas, Minas Gerais. UNESCO desde 1985. Moderno, interativo.
Projeto de Gustavo Pena.
Anexo contém um restaurante, lanchonete, café.
Venha conhecer esse e outros museus em Minas Gerais.
espinhacooperadora.com.br
Museu de Congonhas é dedicado à preservação do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos
NBR NOTÍCIAS - 15.12.15: O Museu de Congonhas foi inaugurado nesta terça-feira (15) pela presidenta Dilma Roussef e já é considerado um marco para o turismo e a cultura da cidade. O espaço é dedicado á arte sacra e barroca. Inauguração do Museu fez parte das comemorações de 30 anos de Patrimônio Cultural Mundial do Santuário.
Museu de Congonhas: novas perspectivas para sítio do Patrimônio Mundial
O Museu de Congonhas, inaugurado em dezembro de 2015, é o primeiro museu de sítio do Brasil. Ele faz a intermediação entre o público e o que é visto no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, sítio do Patrimônio Mundial, localizado na cidade de Congonhas (MG).
No vídeo, representantes dos realizadores do Museu de Congonhas – Iphan, Prefeitura de Congonhas e UNESCO – falam sobre a sua importância e as oportunidades que ele irá trazer para o desenvolvimento local e a preservação e gestão do Patrimônio Mundial.
Museu de Congonhas | Viaggiando
Museu de Congonhas, ao lado do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais.
Veja mais detalhes no blog:
_
Blog:
Facebook:
Instagram:
Twitter:
Google+:
Goodreads:
_
Música: Old Bossa de Twin Musicom está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (
Artista:
Programa Bazar Maravilha no Museu de Congonhas
Ouvintes foram sorteados para ir até Congonhas participar do programa de Tutti Maravilha, na Rádio inconfidência.
Museu de Congonhas MG 2019
Visita no museu da cidade de Congonhas MG 2019
Fala Minas TV Museu de Congonhas
Museu de Congonhas
Turismo em Congonhas - MG
O programa de hoje é sobre Alejadinho e o turismo em Congonhas - MG. Recebemos o escultor Luciomar de Jesus e Sergio Rodrigo Reis, o diretor do museu de Congonhas - MG.
A bancada o próprio Luciomar ensinará técnicas de esculpir.
#congonhas #turismo #minasgerais #alejadinho #estatuas
------------------------------------------
Veja mais do Brasil das Gerais
Site -
Facebook -
Instagram -
YouTube -
Veja mais da Rede Minas
Site -
Facebook -
Twitter -
Instagram -
YouTube -
Diariamente, convidados discutem, de maneira aberta e contemporânea, temas da atualidade.
CONGONHAS (MG)
Localiza-se a uma latitude 20º29'59 sul e a uma longitude 43º51'28 oeste, estando entre serras, a uma altitude de 871 metros. Sua população estimada em 2009 era de 45 742 habitantes. Possui uma área de 306,45 km².
A cidade é formada por três distritos: O distrito de Congonhas (distrito-sede), Alto Maranhão e Lobo Leite .
A região é atravessada pelo rio Maranhão (em cujas margens se fundou o arraial primitivo), que recebe as águas dos córregos Santo Antônio, Goiabeiras e Soledade. É do encontro do rio Maranhão com o córrego Santo Antônio que tem-se início o rio rio Paraopeba. O solo é rico em minério de ferro de alto teor, sendo que no passado também já foi expressiva a mineração em busca de ouro, metal encontrado até nos dias atuais, apesar de não ser em escala industrial.
Situada a setenta quilômetros de Belo Horizonte, Congonhas possui um expressivo conjunto de riqueza barroca do maior artista do gênero no Brasil: Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido pelo apelido Aleijadinho. No adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Aleijadinho esculpiu em pedra-sabão as famosas imagens de doze profetas em tamanho real que são visitadas anualmente por milhares de turistas do Brasil e de todo o mundo.
Além disto, as seis capelas que compõem o Jardim dos Passos em frente à basílica representam a via Sacra com belíssimas imagens esculpidas em cedro também por este grande artista barroco. Em 1985, todo este conjunto foi tombado pela UNESCO e transformado em patrimônio cultural da humanidade.
Os principais atrativos de Congonhas são: Basílica Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Romaria, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja do Rosário, museu da Imagem e Memória e o Parque da Cachoeira.
Antes de ser a Cidade dos Profetas, Congonhas foi e ainda é um grande centro de peregrinação. Todo ano, o município reúne milhares de fiéis em busca de cura das suas aflições. São, aproximadamente, cinco milhões de peregrinos que visitam Congonhas entre sete e catorze de setembro, período em que é comemorado no município o jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos.
O município possui como maior fonte de renda a extração mineral e a indústria metalúrgica com destaque para a mina de Casa de Pedra (Companhia Siderúrgica Nacional- CSN), a Mina da Fábrica (antiga Ferteco Mineração S/A, hoje incorporada à CVRD) e a Mina Viga (que atualmente pertence à Ferrous).
Natal em Congonhas (MG) e seu Incrível Museu
Um passeio por Minas Gerais: Natal em Congonhas e seu Incrível Museu.
INAUGURA MUSEU CONGONHAS 15-12-2015
Facebook:
Rede Minas:
Dilma Rousseff participa da cerimônia de inauguração do Museu de Congonhas
ATIVIDADES DA PRESIDENTA - 15.12.15: Nesta terça-feira (15), a presidenta Dilma Rousseff inaugurou o Museu de Congonhas, em Minas Gerais. Museu está localizado no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, onde se encontra a obra-prima do escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Cerimônia de inauguração faz parte dos 70 anos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).