Museu do Calçado São João da Madeira
Museu do Calçado-São João da Madeira
Este documentário, relativo ao Museu do Calçado em São João da Madeira, foi produzido no âmbito da Unidade Curricular de Tecnologias dos Media: Vídeo, do 1º ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Inauguração do Museu do Calçado
S. João da Madeira.
2016
MUSEU CALCADO SAO JOAO DA MADEIRA 17-11-16
Reportagem - Museu do Calçado, São João da Madeira
Museu do Calçado
O Museu do Calçado foi inaugurado no passado sábado dia 5 de novembro de 2016 em S. João da Madeira.
Uma cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Ricardo Figueiredo, do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Sousa e dos criadores de moda Miguel Vieira e Luís Onofre.
Localizado no edifício da Torre da Oliva, o Museu do Calçado presta homenagem à indústria do calçado e todos os empresários e trabalhadores que ajudaram a criar esta que é uma história de sucesso.
Uma indústria que está enraizada no código genético de S. João da Madeira e que tem um grande peso na economia nacional.
No Museu do Calçado pode viajar pela história do calçado ao longo dos tempos, acompanhar o processo de fabrico de um sapato, mas também conhecer mais sobre criações de grandes designers e ver sapatos que foram usados por actores, políticos, desportistas e muitas outras figuras de relevo.
Pretendendo ser um Museu moderno, numa janela para o futuro, integra também um espaço onde a arte se cruza com o calçado.
O Museu do Calçado conta ainda com um espaço de exposições temporárias, cuja mostra inaugural é dedicada à carreira de Luís Onofre.
Intitulada «Uma História de Paixão, Tradição e Resiliência», nesta exposição, além de seguir a evolução da marca a que o criador dá nome, criada em 1999, poderá aqui encontrar sapatos desenhados por Luís Onofre e que foram usados por figuras como Michelle Obama ou Letícia Ortiz.
A cerimónia de inauguração, onde os participantes foram convidados a engraxar os seus sapatos, contou com momentos musicais e uma passagem de modelos dedicada ao calçado.
Respondendo ao desafio lançado pelo presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, o secretário de Estado Nelson de Sousa doou os sapatos que trazia calçados para o espólio do Museu.
O Museu do Calçado está aberto de terça a domingo, sendo que a entrada é gratuita até ao final deste ano.
HELSAR
PARCEIRO DO TURISMO INDUSTRIAL
O nome surgiu da junção de outros dois, Hélder e Sara, e pretendeu servir de homenagem aos filhos primogénitos dos dois sócios fundadores. Criada em 1979, a Helsar - Indústria do Calçado, SA dedica-se inicialmente, ao fabrico de sapatos de criança. Um ano mais tarde começa a produzir exclusivamente calçado feminino de alta qualidade, atividade que se prolonga até aos dias de hoje. Um negócio de cariz familiar, que tem vindo a crescer e a desenvolver-se, fruto do know-how adquirido ao longo dos anos e da clara aposta no design e na qualidade dos materiais. Sofisticação, criatividade e originalidade estão presentes em cada criação e sustentam o estatuto que a empresa atingiu, posicionando-se entre as melhores, a nível nacional, no que diz respeito a fabricantes de sapatos de senhora. Com exportações para diversos países, a Helsar é conhecida pelo seu serviço de sapatos para noivas, exclusivo e totalmente personalizado. É pioneira em Portugal no fabrico de sapatos entrançados, através de um processo manual e com design exclusivo.
Dias de visita: Terça a Sexta-feira
Horários: 15h00-17h00
Interrupções nas visitas: Abril, Agosto, Outubro
Pré-reserva: 6 dias
Número de visitantes: Min. 5 - Máx. 20
Idade mínima: 5 anos
Línguas: Português, Inglês e Francês
Duração da visita: 60 minutos
Loja de Fábrica: Não
Oficina: Sim, para grupos de estudantes. / A: 5-10 anos B: 11-15 anos C: +16 anos
Sala Museu: Sim
Showroom: Sim
Siga a Helsar no Facebook.
Top 15 Things To Do In Sao Joao da Madeira, Portugal
Cheapest Hotels To Stay In Sao Joao da Madeira -
Cheap Airline Tickets -
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Here are top 15 things to do in Sao Joao da Madeira, Portugal
All photos belong to their rightful owners. Credit next to name.
1. Museu da Chapelaria -
2. Viarco Factory Visit -
3. Castelo de Santa Maria da Feira - StockPhotosArt / Shutterstock.com
4. Heliotextil -
5. Torre da Oliva -
6. Museu de Santa Maria de Lamas -
7. Museu do Calçado -
8. Mercado Municipal -
9. Evereste Fabrica de Calçado -
10. Zoo de Lourosa -
11. FEPSA -
12. Castro de Romariz -
13. Praia do Furadouro -
14. Viagem Medieval em Terra de Santa Maria -
15. Regional Food -
For business inquiries contact us at:
citytravelyt@yahoo.com
sao joao da madeira,sao joao da madeira portugal,portugal,fun things to do in madeira,best things to do in madeira,top beaches in portugal,places to visit in portugal,s. joao da madeira,amazing beach in portugal,top 10 facts portugal,top 10 portugal,things to do in sao joao da madeira, sao joao da madeira tourist,sao joao da madeira hotels,
Doidos por Chapeus
Cowboys e outros doidos por chapéus são os protagonistas de um excelente documentário, da autoria de Olivier Vandersleyen. Com a presença do realizador, a estreia do filme em Portugal aconteceu, em novembro, nos Paços da Cultura de S. João da Madeira, cidade que é um dos locais onde foram recolhidas imagens e depoimentos, à semelhança de muitas outras localidades da Europa e dos Estados Unidos.
10º Aniversário do Museu da Chapelaria
S. João da Madeira.
2015
Museu da Chapelaria
Localiza-se em S. João da Madeira o único Museu dedicado à chapelaria na Península ibérica. O local certo para conhecer a história e as histórias dos chapéus.
Homenagem ao último sinaleiro da cidade
S. João da Madeira.
2016
Exposição Oficio Sapateiro
O Oficio de Sapateiro é a exposição que se segue no ciclo dedicado pelo Museu da Chapelaria, em S. João da Madeira, ao tema Artes e Ofícios: Memórias e Identidades. Trata-se de uma actividade que faz parte da história e do presente do município sanjoanense. Para ver até 2 de Outubro.
Caminhada pelo chapéu em S. João da Madeira
As campeãs de atletismo Rosa Mota e Manuela Machado foram as convidadas especiais da Caminhada pelo Chapéu, realizada a 30 de Julho de 2011, em S. João da Madeira. A iniciativa visou promover comportamentos de protecção contra o sol, tendo sido promovida pela Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo e Associação dos Amigos do Museu da Chapelaria. em colaboração com a Câmara Municipal de S. João da Madeira.
VISITA DA USRM AO MUSEU DE CHAPELARIA EM SAO JOAO DA MADEIRA - 2012.05.12.wmv
MUSEU DA CHAPELARIA
De uma antiga fábrica de chapéus, nasceu o Museu da Chapelaria. Único na Península Ibérica, o museu é uma homenagem aos homens e mulheres que fizeram da indústria chapeleira uma das actividades de maior importância na história do concelho. Encontre no espaço museológico as imagens e peças que ilustram o modo de produção dos chapéus, mas também a dimensão humana, social e cultural de uma comunidade para a qual esta actividade assumiu, desde sempre, papel de relevo. Visite as exposições de longa duração, fique a conhecer a vida dos trabalhadores desta indústria e recue no tempo até uma época em que ninguém saía à rua sem chapéu.
Dias de visita: Terça a Domingo
Pré-reserva: sim
Número de visitantes: Min. 5 - Máx. 25
Idade mínima: sem restrições
Línguas: Português, Inglês e Francês
Duração da visita: 30 a 90 minutos
Loja de Fábrica: sim
Oficina: Sim
Restaurante: Sim
Horários
Terça a Sexta: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00
Sábado: 10h00 - 13h00 / 14h00 - 18h00
Domingo e Feriados: 10h30 - 12h30 / 14h30 - 18h00
Siga o Museu da Chapelaria no Facebook.
CFPIC - Centro Formação Profissional da Indústria do Calçado
PARCEIRO DO TURISMO INDUSTRIAL
Nascido em 1965, o Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado, tal como o nome deixa antever, tinha como principal missão dotar operários das qualificações indispensáveis à atividade industrial. Numa fase inicial eram dinamizados pequenos cursos relacionados com a área de costura do calçado, a modelação e o corte. Em 1974, inaugura as atuais instalações, que permitiram responder ao desenvolvimento que a indústria portuguesa de calçado conheceu nessa década. Abriram então diversos polos de formação pelo país. Mais tarde, em especial a partir dos anos 80, soube dar resposta aos desafios das novas tecnologias e à sua crescente importância na vida das empresas. Atualmente desenvolve uma política educativa onde a excelência técnica se alia ao design e conceito de marca. A adequação dos currículos a um mercado global cada vez mais exigente é uma preocupação constante, traduzindo-se num ensino de qualidade, com formandos que se destacam em concursos internacionais de design e inovação, tirando partido de um edifício equipado com meios formativos na vanguarda do sector.
Desde março de 2013 que passou a designar-se: Academia do Design e Calçado.
Dias de visita: Segunda a Sexta-feira
Horários: 10h00-13h00 / 14h00-16h00
Interrupções nas visitas: Agosto
Pré-reserva: sim
Número de visitantes: Min. 10 - Máx. 15 a 20
Idade mínima: Sem restrições
Línguas: Português e Inglês
Duração da visita: Como se faz um sapato: 30 a 45 min; História do calçado: 30 min
Loja de Fábrica: Não
Oficina: Não
Sala Museu: História do Calçado ilustrada
Showroom: Sim
Siga o CFPIC no Facebook.
Calçado Português - Documentário (2017)
Existe Calçado Português?
Descubra tudo em Ricky TV.
Subscrevam!
O calçado português em São João da Madeira
Centro Tecnológico do Calçado de Portugal - Ensaio de impermeabilidade
Leia nosso artigo O calçado português em São João da Madeira:
Futuro do projecto InovGrid apresentado em São João da Madeira
A EDP Distribuição reuniu cerca de 200 responsáveis e parceiros do projecto InovGrid na antiga fábrica máquinas Oliva, em São João da Madeira. A cidade vai ser uma das próximas seis do país onde o projecto vai ser replicado
Museu Chapelaria em S.Joao da Madeira
Por ocasião do jantar de fim de ano do forum Pára-Quedistas, realizado em S.Joao da Madeira, no dia 27/12/2008, proporcionou-se uma vizita guiada ao museu de chapelaria daquela cidade...