Museu do Diamante
A câmera do Conhecendo Museus embarca até a cidade histórica de Minas Gerais, Diamantina e vai mostrar a sua importância histórica para o estado e para o país. O Museu da vez é o Museu do Diamante que ocupa, um dos prédios de maior significado histórico e arquitetônico para a cidade de Diamantina.
Construído em 1749, foi residência do Inconfidente Padre José de Oliveira e Silva Rolim, natural do Antigo Arraial do Tijuco e um dos principais implicados na chamada Conjuração Mineira de 1789. O imóvel permaneceu em mãos de particulares até 1945, quando foi desapropriado pela União, que instalou o Museu.
O Museu do Diamante tem a missão de recolher, classificar, conservar e expor elementos característicos das jazidas de diamante ocorrentes no Brasil além de sua influência na economia e no meio social do antigo Distrito de Diamantina e de outras regiões do país.
A câmera vai guiar o telespectador nos corredores do Museu, que reúne arte sacra, mobiliário, armaria, transporte, indumentária, tecelagem, mineração e outros objetos. Destacam-se, neste acervo, as balanças de pesagem de ouro e diamante e os oratórios característicos da região.
O acervo fotográfico é composto de fotografias de personalidades de Diamantina, ruas, casas e monumentos da cidade, e sobre mineração e garimpo na região. Nesse episódio do Conhecendo Museus é possível entender a história e a importância do diamante na construção da cidade e da sociedade de Diamantina.
Não Perca!
#Diamantina Museu do diamante em Diamantina-MG
Se inscrevam no canal e deixe o seu gostei para ajudar na divulgação do canal.
Museu do Diamante, Diamantina [Guasca Tur]
No vídeo, falo sobre a visita ao Museu do Diamante, em Diamantina, Minas Gerais. Destaco itens do acervo com os instrumentos para o castigo de escravos e instrumentos musicais. Falo ainda sobre o prédio histórico que abriga o museu.
Fotos com GoPro Hero 5 Black e iPhone 6s.
Confira todos os vídeos sobre Diamantina
5 Prédios Históricos de Diamantina
6 Igrejas de Diamantina
Capela Imperial do Amparo
Casa de Chica da Silva
Casa de Juscelino Kubitschek
Casa do Muxarabiê
Catedral Metropolitana de Santo Antônio
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Minas Gerais - Risco de Viajar na Época Errada
Museu do Diamante
Passadiço da Glória e Casa da Glória
Projetos de Oscar Niemeyer em Diamantina
Teatro Santa Izabel
DIAMANTINA EM MINAS GERAIS | Cidade do Diamante | Centro historico | Museu JK | Estrada Real
Quer ajudar o canal com doação ?
BANCO DO BRASIL
AGENCIA: 0787-0
CONTA CORRENTE: 23.914-3
NOME: MARILDA BEREGULA.
Fomos passear na cidade patrimônio histórico mundial em Minas Gerais que produziou muito diamante e ouro nos séculos passados - 2018
NEGOCIANDO PEDRAS PRECIOSAS EM DIAMANTINA! EIKE BATISTA COM INVEJA! #310
Só choveu em Diamantina, complicado! Ficamos 4 dias por lá e não deu trégua! Quando abriu um pouco o tempo, decidimos dar uma escapada e conhecer o Museu do Diamante, o Mercado Municipal e muito mais... Consegui comprar um bocado de pedras preciosas! #SQN - Minas Gerais - Brasil - Motorhome - Motor home - motor - home - kombi - kombi casa - kombihome
Vídeo do MUSEU DO DIAMANTE, muito show!!!
✚ Quer nos ajudar a produzir mais, mais, mais, muuuito mais?
▼Seja um apoiador do Vivendo Mundo Afora! ▼
▼ Acesse a nossa Lojinha VMA ▼
Um casal meio maluco em uma Volta ao Mundo de Carro, iniciando pelo Brasil, em busca de cultura, diversão e arte. Vivendo a vida intensamente mundo afora, do nosso jeitinho doido de ser!
❔❔❔ONDE ESTAMOS AGORA❔❔❔ Leia ⤵⤵
Quer saber qual o trajeto percorrido por nós até agora, e onde nós estamos?
É só acessar o link abaixo!
ACESSE AQUI:
➡ ⬅
Lembrando que os nossos vídeos aqui no YouTube têm sempre uma diferença de tempo da nossa localização atual! ;) ????
Abração e Vivendo Mundo Afora... VAI!!! ???? ???? ????
### ATENÇÃO ###
Para saber a resposta para a maioria das dúvidas que surgem por aqui, acesse:
▼ Perguntas frequentes: ▼
▼ Veja todos os VLOGS DE BORDO ▼
▼ Passo a passo da construção da Maria Eugênia (Kombi) ▼
Agradecimento especial aos nossos amigos e apoiadores:
Silvestre Salvatte Zanon
Marcelo Boaventura
Franz Niederheitmann
Alexandre Regio Gomes
Zudelly e Diunior
Tasso Parteli
DigãoXT225
Bruno Apolinario de Lima
Cleverson Vaz De Oliveira
Henrique Coelho
Rômulo Alves Da Silva Pinto
Gustavo Vendramini
Jonatan Augusto Da Fonseca
Sandro Pinto
Yuryi Murias Ferber
Arthur Ricarte
Obrigado por fazerem parte dessa história!!
Acompanhe nosso trabalho também em:
==================================
Website:
Facebook:
Instagram:
Twitter: @VivendoMafora
Snapchat: vmaoficial
==================================
Obrigado! Deixe seu comentário abaixo! Curta e Compartilhe!
Diamantina - MG
O vlog de hoje é uma viagem pelas histórias de Minas Gerais nesta cidade maravilhosa que é Diamantina. Venha conhecer os pontos turísticos!!! Tenho certeza que vc irá gostar!!!
Agradeço à toda equipe do Museu do Diamante IBRAM.
Gravação autorizada pelo Museu do Diamante do IBRAM e pelo MINC. (Nº10/2017).
E se você ainda não se inscreveu no meu canal inscreva-se
➜ Canal no youtube:
Assistam também meu vídeo:
➜ Cachoeiras das Fadas e do Telésforo - Conselheiro Mata MG:
➜ Último Dia em Petrópolis RJ:
➜ Parque das Águas - São Lourenço MG:
➜ Como fazer o passaporte da Estrada Real?:
Siga-me nas minhas redes sociais!
➜ Instagram:
➜ Perfil no Facebook:
➜ E-mail: umolharcomsabrina@gmail.com
Um super beijo!!!
Arquivo A: Diamantina
A equipe de jornalismo da TV Aparecida apresenta outra grande reportagem especial te levando para conhecer Diamantina, em Minas Gerais. A cidade é considerada patrimônio histórico que reserva belas paisagens, culinária de dar água na boca e uma história com um dos roteiros culturais mais ricos do Brasil. Confira!
REDE APARECIDA
A TV de Nossa Senhora
Baixe o nosso Aplicativo gratuitamente no seu celular, tablet ou iPad.
Diamantina - MG. Caminho dos diamantes ER
A Cidade dos Diamantes.
Diamantina foi fundada como Arraial do Tejuco em 1713, com a construção de uma capela que homenageava o padroeiro Santo Antônio. A localidade teve forte crescimento quando da d
DIAMANTINA - MG
Diamantina é uma das principais cidades históricas de Minas Gerais. Além de muita cultura, museus, igrejas, ela nos presenteia com diversas trilhas e cachoeiras.
Diamantina - Minas Gerais
Diamantina é um município brasileiro do estado de Minas Gerais localizado na Mesorregião do Jequitinhonha.
Antes da chegada dos colonizadores portugueses, no século XVI (os primeiros relatos dão conta de expedições que subiram o Rio Jequitinhonha e São Francisco), Diamantina, como toda a região do atual estado de Minas Gerais, era ocupada por povos indígenas do tronco linguístico macro-jê.
Diamantina foi fundada como Arraial do Tejuco em 1713, com a construção de uma capela que homenageava o padroeiro Santo Antônio. A localidade teve forte crescimento quando da descoberta dos Diamantes em 1729. Em fins do século XVIII era a terceira maior povoação da Capitania Geral da Minas, atrás da capital Vila Rica, hoje Ouro Preto, e com população semelhante à da próspera São João del-Rei. No século XVIII cresceu devido à grande produção local de diamantes, que eram explorados pela coroa portuguesa. Foi conhecida inicialmente como Arraial do Tejuco (ou Tijuco) (do tupi tyîuka, água podre, Tejuco e Ybyty'ro'y (palavra tupi que significa montanha fria, pela junção de ybytyra (montanha) e ro'y (frio). Durante o século XVIII, a cidade ficou famosa por ter abrigado Chica da Silva, escrava alforriada que era esposa do homem mais rico do Brasil Colonial, João Fernandes de Oliveira.
Diamantina emancipou-se do município do Serro somente em 1831, passando a se chamar Diamantina por causa do grande volume de diamantes encontrados na região. A demora se devia à necessidade de maior controle local pelas autoridades coloniais visto que já em meados do século XVIII a população era maior que a da Vila do Príncipe do Serro Frio, cabeça da comarca. A vida em Diamantina no final do século XIX foi retratada por Alice Brant no seu livro Minha Vida de Menina, que se tornou um marco da literatura brasileira após ter sido redescoberto por Elizabeth Bishop.
Em 1938, Diamantina comemorou seus cem anos de elevação à categoria de cidade, recebendo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o título de patrimônio histórico nacional. E, no ano de 1999, foi elevada à categoria de patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O perfil da economia da cidade mudou muito rápido devido à forte expansão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no fim da primeira década de 2000, que acabou por se tornar o motor da economia do município.
A economia de Diamantina ainda está muito ligada ao turismo, a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais. A cidade é um dos destinos da Estrada Real, um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil, e faz parte do circuito turístico dos Diamantes.
Turismo - Apesar do grande número de turistas, a infraestrutura para receber visitantes é considerada inferior à de Ouro Preto, a primeira cidade no estado a ser reconhecida pela Unesco, e na capital de Minas, Belo Horizonte. Um grande gargalo é o trânsito, contando com uma frota local crescente e chegada de muitos carros nos fins de semana. Diamantina é também conhecida por suas serestas e vesperata, que é um evento em que os músicos se apresentam à noite, ao ar livre, das janelas e sacadas de velhos casarões, enquanto o público assiste das ruas. Um dos grandes impulsos turísticos de Diamantina é o famoso Parque Estadual do Biribiri, com suas águas cristalinas e cachoeiras, entre elas se destaca a Cachoeira das Fadas e a Cachoeira do Telésforo localizadas no distrito de Conselheiro Mata. Um grande marco histórico e turístico da cidade é o Centro Histórico de Diamantina, que guarda grandes lembranças do tempo colonial, em destaques por seus grandes e belos casarões e igrejas coloniais que retratam um pouco do Século XVIII. A cidade ainda se localiza no Vale da Serra do Espinhaço, propício para turismo de Diamantina.
Pontos turísticos - Diamantina tem vários pontos turísticos: Parque Estadual do Biribiri; Parque Nacional das Sempre-Vivas; Museu do Diamante; Instituto Casa da Glória; Cachoeira do Telésforo; Cachoeira das Fadas; Gruta do Salitre; Casa da Chica da Silva; Catedral Metropolitana de Diamantina; Centro Histórico de Diamantina; Igreja de Nossa Senhora do Carmo; Casa de Juscelino Kubitschek; Igreja de São Francisco de Assis; Cachoeira dos Cristais; Praça JK; Cachoeira da Sentinela; Teatro Santa Izabel; Antiga Casa da Intendência; Basílica do Sagrado Coração de Jesus.
Fonte para o texto: Wikipédia.
DIAMANTINA,O diamante do Vale do Jequitinhonha .
Deseja a todos um 2016 de realizações espirituais,morais e materiais para que sejam felizes de verdade !
NAMASTÊ
Caminhos da Reportagem: A rota do ouro e do diamante (parte I)
Os repórteres Lucas Rodrigues e Mauro Zambroti percorreram a rota do ouro e dos diamantes, formada por quatro caminhos: o Velho, o Novo, o Sabarabaçu e o Caminho dos Diamantes. Conhecido como Estrada Real, eles foram abertos pela Coroa Portuguesa, para ligar as antigas regiões das minas e das pedras preciosas, no interior do Estado de Minas Gerais ao litoral do Rio de Janeiro, passando ainda por São Paulo.
São mais de 1600 quilômetros, sinalizados com marcos, onde é possível percorrer esse trajeto, que passa por estradas de terra, asfalto e também por dentro das cidades. Um circuito que envolve quase 200 municipios.
Partindo de Diamantina, a equipe do Caminhos da Reportagem seguiu até Ouro Preto -- o primeiro trecho construido para escoar a riqueza do Brasil colônia até Portugal. A região, que já foi tão cobiçada pelas riquezas minerais, se tornou hoje o destino de mais de três milhões de turistas por ano. Um circuito que resgata o passado, preserva as tradições e está cheio de sabores e da hospitalidade mineira.
São aventuras pela natureza, com cachoeiras gigantes; o brilho das pedras preciosas que ainda desperta sonhos em muitos garimpeiros, as minas de ouro; as igrejas barrocas e seus santos do pau oco; o contrababando das pedras preciosas escondidas da coroa portuguesa. E a obra de dois mestres geniais: Aleijadinho e Ataíde.
O programa conta como se descobriu o diamante -- pedrinhas brilhantes que, na falta de conhecimento da população, eram usadas para marcar jogos de cartas, como tentos. Só quando amostras foram levadas a Portugal, se descobriu que ali tinha diamantes puríssimos. E mostra as cidades históricas: Diamantina, cidade de Chica da Silva, a escrava que virou senhora -- símbolo de luta e coragem. Terra também de Juscelino Kubistcheck, que tinha paixão pelas serestas, uma tradição mantida até hoje na cidade.
A cidade de Mariana -- a primeira vila, cidade e capital do Estado de Minas Gerais. No século XVII uma das maiores produtoras de ouro para a coroa portuguesa. As igrejas barrocas dominando a arquitetura. Distante apenas 20 quilômetros de Ouro Preto, tem, no meio do caminho, a mina da passagem. Foi a maior mina de ouro da região. No meio do mato, conserva o sistema antigo de cabos de aço que servia aos mineiros e que hoje leva turistas para o fundo da mina. Os túneis são iluminados e levam a uma profundidade que equivale a um prédio de trinta andares.
E finalmente a equipe chega a Ouro Preto, com o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, onde se pode entender mais o que foi o ciclo dos minérios, no Brasil Colônia. A relação da quantidade de ouro brasileiro e a revolução industrial da Inglaterra. O ouro como lastro monetário.
Ouro Preto, a cidade histórica encravada em um vale profundo das montanhas de Minas. O centro do Império, escolhida pela realeza, quando da transferência da corte para o Brasil. O maior conjunto barroco do país. A Inconfidência Mineira, movimento de revolta à política tributária de Portugal. A chamada derrama, com a exigência de um imposto ainda maior. A luta dos mineiros que pregavam a independência da coroa portuguesa.Tiradentes morto e os poetas amargando o exílio na África.
Hoje os tropeiros não passam mais por lá, não sobem e descem a estrada construida pelos escravos, a mando de Portugal. Os santos do pau oco estão vazios e nem os diamantes e o ouro chegam de todos os cantos na Vila Rica. Mas a cidade permanece com outras riquezas -- nas festas cristãs, na religiosidade, nos becos intocados, nas igrejas de Aleijadinho e Ataíde, nos detalhes dos altares enfeitados com ouro. O caminho dos diamantes é uma pequena parte de uma grande história que continua por outros caminhos do país.
Diamante de 49 quilates entre as peças roubadas de museu alemão | AFP
Um diamante de 49 quilates faz parte do lote de peças de grande valor histórico que foram roubadas na segunda-feira de um museu da cidade alemã de Dresden (leste), anunciou nesta quarta-feira a direção da entidade.
Subscribe to AFP and activate your notifications to get the latest news ????
Caminhos da Reportagem: A rota do ouro e do diamante (parte II)
Os repórteres Lucas Rodrigues e Mauro Zambroti percorreram a rota do ouro e dos diamantes, formada por quatro caminhos: o Velho, o Novo, o Sabarabaçu e o Caminho dos Diamantes. Conhecido como Estrada Real, eles foram abertos pela Coroa Portuguesa, para ligar as antigas regiões das minas e das pedras preciosas, no interior do Estado de Minas Gerais ao litoral do Rio de Janeiro, passando ainda por São Paulo.
São mais de 1600 quilômetros, sinalizados com marcos, onde é possível percorrer esse trajeto, que passa por estradas de terra, asfalto e também por dentro das cidades. Um circuito que envolve quase 200 municipios.
Partindo de Diamantina, a equipe do Caminhos da Reportagem seguiu até Ouro Preto -- o primeiro trecho construido para escoar a riqueza do Brasil colônia até Portugal. A região, que já foi tão cobiçada pelas riquezas minerais, se tornou hoje o destino de mais de três milhões de turistas por ano. Um circuito que resgata o passado, preserva as tradições e está cheio de sabores e da hospitalidade mineira.
São aventuras pela natureza, com cachoeiras gigantes; o brilho das pedras preciosas que ainda desperta sonhos em muitos garimpeiros, as minas de ouro; as igrejas barrocas e seus santos do pau oco; o contrababando das pedras preciosas escondidas da coroa portuguesa. E a obra de dois mestres geniais: Aleijadinho e Ataíde.
O programa conta como se descobriu o diamante -- pedrinhas brilhantes que, na falta de conhecimento da população, eram usadas para marcar jogos de cartas, como tentos. Só quando amostras foram levadas a Portugal, se descobriu que ali tinha diamantes puríssimos. E mostra as cidades históricas: Diamantina, cidade de Chica da Silva, a escrava que virou senhora -- símbolo de luta e coragem. Terra também de Juscelino Kubistcheck, que tinha paixão pelas serestas, uma tradição mantida até hoje na cidade.
A cidade de Mariana -- a primeira vila, cidade e capital do Estado de Minas Gerais. No século XVII uma das maiores produtoras de ouro para a coroa portuguesa. As igrejas barrocas dominando a arquitetura. Distante apenas 20 quilômetros de Ouro Preto, tem, no meio do caminho, a mina da passagem. Foi a maior mina de ouro da região. No meio do mato, conserva o sistema antigo de cabos de aço que servia aos mineiros e que hoje leva turistas para o fundo da mina. Os túneis são iluminados e levam a uma profundidade que equivale a um prédio de trinta andares.
E finalmente a equipe chega a Ouro Preto, com o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, onde se pode entender mais o que foi o ciclo dos minérios, no Brasil Colônia. A relação da quantidade de ouro brasileiro e a revolução industrial da Inglaterra. O ouro como lastro monetário.
Ouro Preto, a cidade histórica encravada em um vale profundo das montanhas de Minas. O centro do Império, escolhida pela realeza, quando da transferência da corte para o Brasil. O maior conjunto barroco do país. A Inconfidência Mineira, movimento de revolta à política tributária de Portugal. A chamada derrama, com a exigência de um imposto ainda maior. A luta dos mineiros que pregavam a independência da coroa portuguesa.Tiradentes morto e os poetas amargando o exílio na África.
Hoje os tropeiros não passam mais por lá, não sobem e descem a estrada construida pelos escravos, a mando de Portugal. Os santos do pau oco estão vazios e nem os diamantes e o ouro chegam de todos os cantos na Vila Rica. Mas a cidade permanece com outras riquezas -- nas festas cristãs, na religiosidade, nos becos intocados, nas igrejas de Aleijadinho e Ataíde, nos detalhes dos altares enfeitados com ouro. O caminho dos diamantes é uma pequena parte de uma grande história que continua por outros caminhos do país.
5 Prédios Históricos de Diamantina [Guasca Tur]
Neste vídeo, falo sobre cinco prédios históricos de Diamantina, Minas Gerais. São eles:
0:21 Palácio Arquiepiscopal
1:40 Casa da Avó de Helena Morley
3:06 Mercado Municipal
4:14 Casa do Intendente Câmara
5:15 Antiga Casa de Intendência
Fotos com GoPro Hero 5 Black e iPhone 6s.
Confira todos os vídeos sobre Diamantina
5 Prédios Históricos de Diamantina
6 Igrejas de Diamantina
Capela Imperial do Amparo
Casa de Chica da Silva
Casa de Juscelino Kubitschek
Casa do Muxarabiê
Catedral Metropolitana de Santo Antônio
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Minas Gerais - Risco de Viajar na Época Errada
Museu do Diamante
Passadiço da Glória e Casa da Glória
Projetos de Oscar Niemeyer em Diamantina
Teatro Santa Izabel
No quadro Qual o Roteiro? conheça a cidade de Diamantina
Minas Gerais é sempre destaque por causa das belezas naturais e de suas muitas histórias ligadas à exploração de metais e pedras preciosas.
A repórter Monizy Amorim e o cinegrafista Luis Filipe Rigaud mostram uma cidade que nasceu a partir dessa exploração mineral e se tornou terra natal de pessoas ilustres. Destino do qual o roteiro desta sexta feira.
Reportagem de Monizy Amorim e Luis Filipe Rigaud
Inscreva-se no nosso Canal:
Acesse o portal Canção Nova:
Acesse a Loja Canção Nova:
Faça seu cadastro agora e seja bem-vindo à Família Canção Nova:
*Inscreva-se em nosso #Telegram, assim você fica mais perto da Canção Nova
Baixe gratuitamente em seu Smartphone, tablet e IPad os nossos Aplicativos.
#TV
iTunes: //goo.gl/8pEs8i
Googleplay:
#Rádio
iTunes:
#Googleplay:
#Liturgia Diária
#Músicas Canção Nova
Diamantina, Minas Gerais Brasil
Diamantina, uma linda gema encrustada na Serra do Espinhaço Meridional.Imagens de antes e de hoje mostram que Dimantina é eterna.
Caminhos da Reportagem: A rota do ouro e do diamante (parte III)
Os repórteres Lucas Rodrigues e Mauro Zambroti percorreram a rota do ouro e dos diamantes, formada por quatro caminhos: o Velho, o Novo, o Sabarabaçu e o Caminho dos Diamantes. Conhecido como Estrada Real, eles foram abertos pela Coroa Portuguesa, para ligar as antigas regiões das minas e das pedras preciosas, no interior do Estado de Minas Gerais ao litoral do Rio de Janeiro, passando ainda por São Paulo.
São mais de 1600 quilômetros, sinalizados com marcos, onde é possível percorrer esse trajeto, que passa por estradas de terra, asfalto e também por dentro das cidades. Um circuito que envolve quase 200 municipios.
Partindo de Diamantina, a equipe do Caminhos da Reportagem seguiu até Ouro Preto -- o primeiro trecho construido para escoar a riqueza do Brasil colônia até Portugal. A região, que já foi tão cobiçada pelas riquezas minerais, se tornou hoje o destino de mais de três milhões de turistas por ano. Um circuito que resgata o passado, preserva as tradições e está cheio de sabores e da hospitalidade mineira.
São aventuras pela natureza, com cachoeiras gigantes; o brilho das pedras preciosas que ainda desperta sonhos em muitos garimpeiros, as minas de ouro; as igrejas barrocas e seus santos do pau oco; o contrababando das pedras preciosas escondidas da coroa portuguesa. E a obra de dois mestres geniais: Aleijadinho e Ataíde.
O programa conta como se descobriu o diamante -- pedrinhas brilhantes que, na falta de conhecimento da população, eram usadas para marcar jogos de cartas, como tentos. Só quando amostras foram levadas a Portugal, se descobriu que ali tinha diamantes puríssimos. E mostra as cidades históricas: Diamantina, cidade de Chica da Silva, a escrava que virou senhora -- símbolo de luta e coragem. Terra também de Juscelino Kubistcheck, que tinha paixão pelas serestas, uma tradição mantida até hoje na cidade.
A cidade de Mariana -- a primeira vila, cidade e capital do Estado de Minas Gerais. No século XVII uma das maiores produtoras de ouro para a coroa portuguesa. As igrejas barrocas dominando a arquitetura. Distante apenas 20 quilômetros de Ouro Preto, tem, no meio do caminho, a mina da passagem. Foi a maior mina de ouro da região. No meio do mato, conserva o sistema antigo de cabos de aço que servia aos mineiros e que hoje leva turistas para o fundo da mina. Os túneis são iluminados e levam a uma profundidade que equivale a um prédio de trinta andares.
E finalmente a equipe chega a Ouro Preto, com o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, onde se pode entender mais o que foi o ciclo dos minérios, no Brasil Colônia. A relação da quantidade de ouro brasileiro e a revolução industrial da Inglaterra. O ouro como lastro monetário.
Ouro Preto, a cidade histórica encravada em um vale profundo das montanhas de Minas. O centro do Império, escolhida pela realeza, quando da transferência da corte para o Brasil. O maior conjunto barroco do país. A Inconfidência Mineira, movimento de revolta à política tributária de Portugal. A chamada derrama, com a exigência de um imposto ainda maior. A luta dos mineiros que pregavam a independência da coroa portuguesa.Tiradentes morto e os poetas amargando o exílio na África.
Hoje os tropeiros não passam mais por lá, não sobem e descem a estrada construida pelos escravos, a mando de Portugal. Os santos do pau oco estão vazios e nem os diamantes e o ouro chegam de todos os cantos na Vila Rica. Mas a cidade permanece com outras riquezas -- nas festas cristãs, na religiosidade, nos becos intocados, nas igrejas de Aleijadinho e Ataíde, nos detalhes dos altares enfeitados com ouro. O caminho dos diamantes é uma pequena parte de uma grande história que continua por outros caminhos do país.
Diamantina MG - casa de Juscelino e Chica
Diamantina MG. Terra do garimpo por anos. Cidade que revelou para o mundo, a história de Juscelino e Chica.
Pousada dos Cristais Diamantina MG
Música
One Fine Day - Jason Shaw
Para baixar:
Licença:
Patrocínio:
3M do Brasil
Digitalset Tecnologia
Eu, Ela e a Sofia
O dia-a-dia de um Casal e sua Cachorra!
Eu: Reginaldo
Ela: Juliana
e a Sofia: A mais centrada da família...
Viajando de carro pelo Brasil.
Nossos canais:
SITE OFICIAL:
TWITTER:
INSTAGRAM:
FACEBOOK:
YOUTUBE:
Inscreva-se nos nossos canais, assim você fica atualizado sobre novos vídeos.
Até o próximo...
Casa de Chica da Silva, Diamantina [Guasca Tur]
No vídeo, registro minha visita à Casa de Chica da Silva, Diamantina, Minas Gerais. Comento sobre a história da casa e um pouco sobre Chica da Silva. Destaco a série de painéis e poemas Os Sete Pecados Capitais e As Três Virtudes, inspirados em Chica da Silva.
1:00 Histórico da Construção
1:39 Chica da Silva
3:41 Os Sete Pecados Capitais
5:25 As Três Virtudes
Fotos com GoPro Hero 5 Black e iPhone 6s.
Confira todos os vídeos sobre Diamantina
5 Prédios Históricos de Diamantina
6 Igrejas de Diamantina
Capela Imperial do Amparo
Casa de Chica da Silva
Casa de Juscelino Kubitschek
Casa do Muxarabiê
Catedral Metropolitana de Santo Antônio
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Minas Gerais - Risco de Viajar na Época Errada
Museu do Diamante
Passadiço da Glória e Casa da Glória
Projetos de Oscar Niemeyer em Diamantina
Teatro Santa Izabel