A Estação Central de Guararema e o seu museu ferroviário by El Jefe Midnight lunch
A estação central de Guararema virou um Museu.
No final da década de 1990 era um lugar decadente, vandalizado e todo grafitado. Uma pessoa resolveu mudar, começou a trabalhar em busca de mudanças e algo mudou, de um lugar esquecido e abandonado, era o lar de indigentes e drogados, se transformou em um centro de lazer, cultura e emprego, trazendo riqueza e prosperidade para toda uma cidade.
A estação central de Guararema, que após o seu fechamento sofreu com o abandono, refloresceu e isso aconteceu graças a visão visionaria de um grupo de pessoas que nadando contra a corrente, foram atrás de grupos políticos, empresários, voluntários e começou um forte trabalho de formiga, lutando para conseguir sair da inercia e em guerra contra grupos poderosos..
Não foi fácil, levou quase 2 décadas, mas ao final o consorcio do bem, venceu e a Estação Central foi restaurada, as salas recuperadas e seu espaço exterior. Voltou a funcionar prestando serviço a sociedade, hoje o espaço é ocupado por um museu com diversos objetos relacionados a memoria ferrovia e sua bilheteria voltou a vender bilhetes de trem.
Isso mesmo, os antigos escritórios, a sala do telegrafo, os toaletes e a bilheteira devidamente recuperada, tem atraído turistas todos os finais de semana. Quem vem passear de locomotiva a vapor, conhecer a oficina, o galpão ferroviário, a passagem de nível com o alarme e a ponte férrea.
Aos finais de semana ela revive os tempos áureos com pessoas comprando seus bilhetes e andando por suas plataformas, almoçando nos restaurantes com comida tipica da cidade, visitando uma ilha fluvial convertida em parque ecológico, passear pelo centro histórico e conhecer alguns edifícios centanários.
Lá longe dos trilhos da ferrovia podemos ver a ponte em ferro fundido vinda diretamente da Bélgica com um amarelo berrante visível de longe e no lado oposto uma passagem de nível operacional com cancelas e semáforos com alarme sonoro. Para aqueles que curtem esportes radicais podem aproveitar para conhecer o parque as margens da ferrovia.
Acho que falei de tudo, veja os vídeos de Guararema e conheça mais.