Estação Ferroviária de Nogueira - Petrópolis RJ - Vieille Gare - Old Train Station
Antiga Estação Ferroviária de Nogueira - Petrópolis, construída em 1908, onde atualmente funciona uma biblioteca, mini-museu ferroviário, aulas de xadrez e exposições (Centro Cultural Estação de Nogueira)
Museu do Trem Estação Nogueira
As fotos do museu estão disponíveis em minhas redes socias.
Locomotiva A Baroneza, em Nogueira - Petrópolis/RJ
“A Baroneza” é o nome da locomotiva fabricada no século XIX, um dos poucos exemplares ainda preservados no Brasil, agora totalmente restaurada pela Prefeitura e exposta em frente à antiga estação de trem e atual Centro Cultural Estação Nogueira, onde também funciona uma biblioteca, o Museu do Trem, exposições e eventos culturais. “A Baroneza” resgata a memória ferroviária brasileira e a indústria petropolitana. Leia a matéria completa:
Estação Barão de Mauá (2017)
Em diversas datas de 2017, colaboradores da AFTR estiveram na estação Barão de Mauá e registraram o abandono e o estado lastimável em se encontra um dos símbolos da ferrovia e do progresso do Brasil.
Trem da Serra - Petrópolis - RJ
Trem da Estação de Nogueira.wmv
Trem elétrico Lionel no Museu Ferroviário da Estação de Nogueira - Petrópolis - RJ
Chegada em Nogueira - Petropolis com Marcelo Hornet
Bairro muito aconchegante em Petrópolis voltarei com a família.
REDE SOCIAIS:
facebook.com/newliferjhornet
Instagram - newliferjhornet
Centro Cultural Estação Nogueira - Museu do Trem
CONHEÇA O CENTRO CULTURAL ESTAÇÃO NOGUEIRA, QUE HOJE ABRIGA O MUSEU DO TREM, COM REGISTROS DA EXTINTA FERROVIA LOCALIZADA NO BAIRRO.
Trem de Nogueira - Máquinas de Todos os Tempos EP 10
- Nesse episódio de MÁQUINAS DE TODOS OS TEMPOS, a história da locomotiva que hoje está na estação ferroviária de Nogueira em Petrópolis - município do Estado do Rio de Janeiro.
Trem auxiliar na antiga Companhia Petropolitana de Tecidos, a pequena Maria fumaça foi salva seguidas vezes de virar sucata. Seu último resgate que resultou numa completa restauração que a fez voltar a funcionar, está ligada ao empenho dos membros da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária e, em especial a um deles: o engenheiro Luiz Octávio de Oliveira, que dedicou toda sua vida à preservação ferroviária e sonhava com a volta do trem a Petrópolis.
Hoje a velha locomotiva a vapor originalmente batizada de Baroneza II, é a principal atração do Museu Ferroviário de Petrópolis, que por sua vez é o grande atrativo dentro do Centro Cultural de Nogueira.
Train from Nogueira Station - Machines of All Times EP 10
In this episode of ALL MACHINES TIMES program, the history of the locomotive is now in Nogueira railway station in the city of Petropolis - the State of Rio de Janeiro.
helping train the former Company Petropolitana fabrics, little Maria smoke was saved again and again to turn scrap. Her last rescue, which resulted in a complete restoration that made it work again, is linked to the commitment of the members of the Fluminense Association of Railway Preservation and, in particular to one of them: the engineer Luiz Octávio de Oliveira, who dedicated his whole life to railway preservation. and dreamed of the return of the train to Petrópolis.
Today the old steam locomotive originally named Baroneza II, is the main attraction of the Petrópolis Railway Museum, which in turn is the major attraction within the Nogueira Cultural Center.
Agradecimentos:
Associação Fluminense de Preservação Ferroviária
Centro Cultural de Nogueira
Grupo de Apaixonados por Petrópolis - GAP
Luiz Carlos Veiga
Centro de Memória de Cascatinha - Wilma Borsato e família
O programa Máquinas de todos os tempos conta histórias de carros, motos, aviões, trens, navios e outras tantas máquinas que fizeram história, seus criadores e atuais donos que preservam essas histórias.
The Machines of All Time program tells stories of cars, motorcycles, planes, trains, ships, and so many other machines that have made history, their creators and current owners who preserve those stories.
Para contatos com a produção do programa 'MÁQUINAS DE TODOS OS TEMPOS' para sugestão de pautas, apoio cultural e outras ações utilize o e-mail maquinas@televisual.com.br , nosso site ou nossas redes sociais.
For contacts with the production of the program 'MACHINERY OF ALL TIMES' to suggest guidelines, cultural support and other actions use the email maquinas@televisual.com.br, our website or our social networks.
Nogueira Petrópolis
Passeio realizado em outubro de 2019 na agradável região serrana de Petrópolis-Itaipava com um bela vista proporcionada pela Pousada Le Siramat.
Trem na Estação de Nogueira - com apito
Trem elétrico Lionel no Museu Ferroviário localizado na Estação de Nogueira - Petrópolis - RJ.
Centro Cultural Estação de Nogueira
Brasil- Sobre trilhos. A Historia das Ferrovias - Parte 2. de 5.
Brasil, Globo Repórter Especial Ferrovias 06/04/2012.historia do trem Parte Madeira Mamoré - Barão de Mauá - Petrópolis - Minas Gerais - Rio Janeiro - Cafe - Amazonas..
MT 0004 - As Oficinas da EFCB no Engenho de Dentro - parte 2
Parte 2 das Oficinas da EFCB no Engenho de Dentro
Adquira os livros da Memória do Trem em trem.org.br
Nogueira Petrópolis 2
Segundo vídeo do passeio realizado em outubro de 2019 na agradável região serrana de Petrópolis-Itaipava com um bela vista proporcionada pela Pousada Le Siramat.
Petrópolis Imperial Pista de Esqui - Rio de Janeiro
Uma das grandes atrações turísticas de Petrópolis, a Imperial Pista de Esqui, no Bairro Floresta, continua completamente abandonada. O teleférico, inaugurado na década de 1970 era composto de 40 cadeiras para duas pessoas, cada, com capacidade máxima para 4.800 pessoas/hora. a Imperial Pista de Esqui, foi inaugurada em 1982 e desativada no início dos anos 1990. Bom, estudos da prefeitura preveem a reativação.
Entre Trilhos - Depoimento da Sra.Creuza (EF Príncipe do Grão-Pará)
Durante nossa caminhada entre o Alto da Serra e Nogueira, em Petrópolis, no dia 24 de agosto de 2014, entrevistamos a Sra.Creuza, moradora próxima do Túnel do Itamaraty, da antiga Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará
Peterson Prestes Petropolis Rio de Janeiro Museu do Império
Peterson Prestes Petropolis Rio de Janeiro Museu do Império
O Museu do Trem
Os trilhos da ferrovia estendem-se pela história. Avançam da metrópole ao interior, criando vilas, cidades, abrindo espaço para a chegada do transporte moderno.
Populações se aglutinam em torno das pequenas estações, onde o habitante da zona rural admirava a passagem do trem. Já não o admira com tanto espanto, mas como um
fato cotidiano que o beneficia.
Bitola estreita ou larga, levando o desenvolvimento do país aos rincões mais distantes, o trem extrapola seu significado mais concreto e projeta a imagem da ficção.
É o convite à aventura, a sugestão da busca por paisagens novas e rumos desconhecidos.
Temática de literatura e cinema, exposto em telas ou inspirando músicas, o trem marca a relevância de um meio de transporte antigo, mas sempre atual.
Referência na memória ferroviária do Brasil, o Museu do Trem, localizada no bairro do Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio de Janeiro, mostra, através do rico
acervo que abriga, a importância do percurso histórico e mantém viva a presença desse meio de transporte que muito fez para o engrandecimento do país.
O Museu do Trem foi inaugurado em 25 de fevereiro de 1984, instalado no antigo galpão de pinturas de carros de madeira, da oficina da Estrada de Ferro D. Pedro II,
que, após a Proclamação da República, por aviso do Governo Provisório, passa a denominar-se Estrada de Ferro Central do Brasil, EFCB.
O Museu ficou sob a administração da Rede Ferroviária Federal S. A. (RFFSA) até ser transferido para o IPHAN, por ocasião da extinção da Rede, através da
lei nº 11.483, de 31 de maio de 2007.
Depois de alguns anos fechado, o espaço, agora denominado Museu do Trem, foi reaberto à visitação pública em abril de 2013, ocupando parte das antigas oficinas
da extinta Rede Ferroviária Federal S. A. - RFFSA, que chegaram a ser o maior conjunto de instalações desse tipo na América Latina.
São destaques:
A BARONEZA - Construída na Inglaterra em 1852, foi a primeira locomotiva a trafegar no Brasil, quando da inauguração da Estrada de Ferro Mauá, em 30 de abril de 1854.
O CARRO IMPERIAL - Construído na Bélgica em 1886, serviu ao imperador D. Pedro II e sua família.
O CARRO DO REI ALBERTO - Construído nas Oficinas do Engenho de Dentro, no início do século XX, fazia parte da composição adaptada exclusivamente para servir ao
Rei Alberto, da Bélgica, em 1920, por ocasião da sua visita ao Brasil.
O CARRO PRESIDENCIAL - Construído nas oficinas do Engenho de Dentro, no início do século XX, serviu ao Presidente Getúlio Dornelles Vargas, na década de 1930.
MUSEU DO TREM fica na Rua Arquias Cordeiro, 1046, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro - RJ CEP 20770-001 Telefone: (21) 2233-7483 / 2233-7711
e-mail: museudotrem.rj@iphan.gov.br
Horário de Visitação: De segunda a sexta-feira, das 10:00 às 16:00 horas. ENTRADA FRANCA.
Músicas: Crimson_Fly, Deep_Hat, For_All_You_Know, Hounds, West, Wishful_Thinking.
Centro - Petropolis, RJ
Jul, 2009.