Cabral's Discovery of Brazil
Did you know that Brazil was ‘discovered’ when a Portuguese explorer was on an expedition to India? Lets embark together on this exciting voyage by Cabral in the year 1500.
Vermelho Brasil - Filme HD Completo - TV Globo - Rio 450 Anos
O filme Vermelho Brasil é dirigido por Sylvain Archambault, e estrelado por Stellan Skarsgard, Joaquim de Almeida, Sagamore Stévenin, Theo Frilet, Juliette Lamboley, Olivier Chantreau, Miguelito Acosta, Giselle Motta e grande elenco.
Sinopse: Baseado no livro do escritor francês Jean-Christophe Rufin, o filme Vermelho Brasil conta a história da expedição de Nicolas Durand Villegaignon ao Brasil por volta do ano 1550, e sua luta para criar uma colônia francesa em solo brasileiro. O meu personagem é de guerreiro nativo, braço direito do vilão João da Silva, interpretado pelo ator Joaquim de Almeida.
O filme Vermelho Brasil é uma superprodução Internacional entre França, Brasil, Portugal e Canadá, e a TV Globo o exibiu em seu canal aberto no dia 02/03/2015 em comemoração pelos 450 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro.
Visitem e curtam a minha página no Facebook
Panorama | O Brasil antes de 1500 | 08/01/2018
No Panorama de hoje, a história do Brasil antes do descobrimento. Quem eram os habitantes deste extenso território, como viviam e se organizavam? Até recentemente, a ideia cristalizada entre nós era de que o Brasil pré-Cabral não passava de um território habitado por poucos selvagens primitivos.
Convidados: Reinaldo José Lopes, jornalista, escritor e autor do livro 1499 - O Brasil antes de 1500”; e Eduardo Goes Neves, arqueólogo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.
Siga as páginas do Jornalismo TV Cultura nas redes sociais!
Facebook:
Twitter:
Siga a TV Cultura:
- Facebook:
- Twitter:
- Instagram:
- G+:
O que existia na América antes da chegada dos europeus?
Você é uma pessoa curiosa?! Já procurou saber sobre a origem do Brasil ou como a sociedade que conhecemos hoje acabou se desenvolvendo? Muitos de nós conhecemos apenas o básico sobre a nossa própria história, aquilo que aprendemos quando ainda estamos na escola.
Agora eu te pergunto, e sobre o descobrimento da América, quais os primeiros povos a colocarem os pés por aqui, de onde vieram e por onde chegaram? Essa é uma questão que ainda gera muito debate entre historiadores de todo o mundo e esse é o tema que nós do Fatos Desconhecidos vamos debater hoje, afim de trazer para você uma breve linha do tempo da história.
FATOS E REFERÊNCIAS:
Museu Naval
A câmera do Conhecendo Museus viaja até o Rio de Janeiro e mostra que a cidade, além de belas praias, também possui outro ótimo meio de lazer: Os museus, que preservam a história do país. E o visitado da vez é o Museu Naval, cujo acervo conta ao público a história marítima brasileira, desde 1500 até os dias atuais.
O museu faz parte do Complexo Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro, juntamente com a Ilha Fiscal, o Espaço Cultural, o Navio-Museu Bauru, o Submarino-Museu Riachuelo e o Rebocador Laurindo Pitta. O Espaço apresenta a exposição permanente O Poder Naval na Formação do Brasil, que destaca a participação do Poder Naval na História do Brasil, o descobrimento, a colonização e a maioria das invasões e ameaças que vieram do mar, popularizando a importância da história naval do país, ainda tão pouco conhecida.
A câmera do programa passeia pelo Pátio das Armas, onde um móbile Aves dos Mares do Brasil, com 52 pássaros, idealizado para ocupar o vão central do prédio de três andares, chama atenção por sua beleza.
Diversos objetos importantes fazem parte do acervo exposto: modelos navais (maquetes de navios), obras de arte, canhões resgatados de navios naufragados, figuras de proa, medalhas, entre outros objetos. Tudo isso está exposto através dos fatos históricos, numa linguagem e contexto contemporâneos, empregando-se também recursos interativos de som e imagem. Você conhecerá tudo isso no programa, basta embarcar no Conhecendo Museus.
O conhecendo museus já teve 15 documentários produzidos em sua primeira temporada, todos entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, são 52 episódios de 26 minutos cada, com produção assinada pelo Instituto Brasieliro de Museus (Ibram/MinC), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), TV Escola (MEC) e Fundação José de Paiva Netto.
Réplica Nau Pedro Álvares Cabral
Réplica do navio em que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 1.500. Construído em comemoração aos 500 anos do descobrimento, em 2.000. Museu Marinha. Rio de Janeiro RJ
Nau navega aos pés do Padrão dos Descobrimentos
Uma Nau, ou uma réplica de uma Nau portuguesa, navega pelo rio Tejo e é filmada por mim em frente ao Padrão dos Descobrimentos.
Documentário O Descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500
Apresentamos-lhes um documentário de quase 30 minutos navegando nas correntezas da história sobre a Certidão de Nascimento do Brasil sem economia de dados, locais fatos e datas envolvendo a chegada dos portugueses ao cair da tarde do dia 22 de abril de 1500 na foz do Rio Cahy, praia que se tornou parte do território provinciano de Porto Seguro por exatos e longos 355 anos, cuja área territorial da Costa do Descobrimento do Brasil é hoje dividida em três territórios compostos pelos municípios de Prado, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália.
Neste documentário O Descobrimento do Brasil a gente refaz o caminho do capitão-mor português Pedro Alvares Cabral a partir do:
01 - Recife dos Carapebas, local que serviu de primeiro ancoradouro para as caravelas de Cabral em 22 de abril de 1500.
02 - A Foz do Rio Cahy onde o subcomandante da esquadra Nicolau Coelho desembarcou para tentar estabelecer um contato amistoso com os índios.
03 - O Monte Pascoal símbolo maior da “terra avistada” do alto mar durante as 40 horas de ancoragem dos portugueses no Recife dos Carapebas.
04 - O porto de pedra bem seguro onde Cabral se aportou no terceiro dia em Pouso Seguro, onde permaneceu por mais 40 horas, local que é hoje à cidade de Porto Seguro.
05 - O Rio da Vila onde os portugueses se abasteceram de água pela primeira vez sob uma vila de choupanas no alto do morro, onde é hoje o centro histórico de Porto Seguro.
06 - O rio Mutari em Coroa Vermelha onde Cabral permaneceu por 6 dias e, sobretudo, os índios selvagens das tribos pataxó, tupiniquins e tupinambás que por aqui já estavam.
E é graças à carta de Pero Vaz de Caminha que se é possível demarcar até os dias atuais, os locais exatos avistados e explorados pela esquadra de Cabral a partir da descrição geológica, linha do tempo, teoria denominada, composição da terra, propriedades físicas, medidas marítimas, quilometragens percorridas, natureza humana e antropologia cultural.
Caravela dos 500 anos afunda na baía de Vitória - Record News
Caravela dos 500 anos afunda na baía de Vitória - Record News.
História do Brasil - O Brasil no olhar dos viajantes (Episódio 1).
Playlist: História, Brasilidade e Filosofia.
Documentário sobre os relatos estrangeiros das primeiras viagens feitas ao país, entre os séculos XVI e XIX, e a influência que tiveram na construção da imagem do Brasil no exterior e entre os próprios brasileiros. O filme resgata testemunhos de homens que viram um país ainda desconhecido, primitivo e exótico tecer as bases de sua sociedade e de sua história.
Documentário de João Carlos Fontoura (Episódio 1):
Documentário de João Carlos Fontoura (Episódio 2):
Documentário de João Carlos Fontoura (Episódio 3):
Uma nau chamada Portugal.
Leitão de Barros foi tambem responsável pela organização da ''Feira Popular'' de Lisboa (1943). Foi director da Sociedade Nacional de Belas-Artes e foi o principal animador da construção dos estúdios da Tobis Portuguesa, concluídos em 1933.
TRAILER DE CINEMA: CRISTOVÃO COLOMBO A AVENTURA DO DESCOBRIMENTO
Extraído da VHS original de As Idades de Lulu.
Brasil sempre renovando
Para os Fãns do exercito brasileiro.
Nau - Videoclip Promocional
Videoclip promocional da banda de música popular portuguesa, Nau.
Conheça a caravela dos tempos do descobrimento!
1/3 réplicas da caravana original que saiu de Portugal para descobrir vários países.
Descoberta do Brasil 1500 - Pedro Álvares Cabral
Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral
Embora quase exclusivamente utilizado em relação à viagem de Pedro Álvares Cabral, o termo descoberta do Brasil pode também referir-se à chegada de outros navegantes europeus ao mar territorial brasileiro e em terra firme antes dele. É o caso, por exemplo, da expedição do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou ao Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco, em 26 de janeiro de 1500. Trata-se da mais antiga viagem comprovada ao território brasileiro
1500 a 1822 - História do Brasil - A Colônia
O Período Pré-Colonial: A fase do pau-brasil (1500 a 1530)
A expressão descobrimento do Brasil está carregada de eurocentrismo (valorização da cultura europeia em detrimento das outras), pois desconsidera a existência dos índios em nosso país antes da chegada dos portugueses. Portanto, optamos pelo termo chegada dos portugueses ao Brasil. Esta ocorreu em 22 de abril de 1500, data que inaugura a fase pré-colonial.
Neste período não houve a colonização do Brasil, pois os portugueses não se fixaram na terra. Após os primeiros contatos com os indígenas, muito bem relatados na carta de Caminha, os portugueses começaram a explorar o pau-brasil da Mata Atlântica.
O pau-brasil tinha um grande valor no mercado europeu, pois sua seiva, de cor avermelhada, era muito utilizada para tingir tecidos. Para executar esta exploração, os portugueses utilizaram o escambo, ou seja, deram espelhos, apitos, chocalhos e outras bugigangas aos nativos em troca do trabalho (corte do pau-brasil e carregamento até as caravelas).
Caravela Nau Capitânea
Um réplica de uma das embarcações usadas por Pedro Álvares Cabral, no Espaço Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro, RJ.
Na Nau de Cabral
Vídeo aula sobre o cotidiano nas embarcações portuguesas da época dos descobrimentos, reconhecendo a hierarquia da equipe da embarcação.