Coluna Artistas do Vale - Oficina do Artesão Mestre Quincas - Petrolina-PE
A coluna Artistas do Vale, do Jornal Diário da Região, desta semana, traz a tona o trabalho de vários artesãos que compõem a Oficina do Artesão Mestre Quincas, situada na cidade de Petrolina. A Oficina foi fundada em 1989 e recebe o nome de um dos primeiros artesãos de Petrolina, o Joaquim Correia Lima, conhecido pela comunidade ribeirinha como Mestre Quincas. Para contar um pouco mais sobre essa organização o jornal Diário da Região entrevistou a coordenadora da Oficina, Célia Barros.
Oficina do Mestre Quincas
Entrevista na Oficina de Artesãos do Mestre Quincas.
Entrevista para a disciplina de Antropologia da UPE sob a orienntação do professor Reinaldo Forte, realizada por Luana Martins, Luiz Felipe, Thalles Sena, Thiago Fernandes;
Oficina do Artesão (XVI FENEARTE)
Participação da Oficina do Artesão Mestre Quincas (Petrolina) XVI FENEARTE - Olinda
-
Best Attractions & Things To Do in Petrolina, Brazil
Petrolina Travel Guide. MUST WATCH. Top things you have to do in Petrolina. We have sorted Tourist Attractions in Petrolina for You. Discover Petrolina as per the Traveler Resources given by our Travel Specialists. You will not miss any fun thing to do in Petrolina.
This Video has covered Best Attractions and Things to do in Petrolina.
Don't forget to Subscribe our channel to view more travel videos. Click on Bell ICON to get the notification of recently uploaded video. Petrolina
List of Best Things to do in Petrolina, Brazil
Bododromo
Catedral - Igreja Sagrado Coracao de Jesus
Rio Sao Francisco
Ilha do Rodeador
Orla de Petrolina
Balneario de Pedrinhas
Church of Nossa Senhora Rainha dos Anjos Matriz
Museu do Sertao
Oficina do Artesao Mestre Quincas
Parque Zoo-botanico da Caatinga
Trabalho do santeiro Mestre Dezinho está em exibição na Casa da Cultura
Reportagem RTP - Santeiros
PETROLINA (PONTOS TURÍSTICOS)
Petrolina fica localizada a 730 km da capital pernambucana, Recife, Petrolina possui a 6ª maior economia do estado. E entre seus pontos turísticos estão Espaço Cultural Ana das Carrancas; Igreja Catedral;Oficina do artesão Mestre Quincas, entre outros.
Artesanato em Petrolina
Carranca é uma escultura que surgiu nas margens do Rio São Francisco, e tem sua forma esculpida em madeira com aparência humana ou animal, sendo utilizada a princípio na proa das embarcações para chamar a atenção da população ribeirinha, quando os barcos se aproximavam no rio. Não se sabe ao certo se sua origem é negra ou ameríndia (índio americano). As primeiras referências às carrancas datam de 1888 em livros de Antônio Alves Câmara e Durval Vieira de Aguiar, e durou até o ano de 1940, quando se encerrou o ciclo das embarcações no Brasil. Alguns estudiosos mais ligados ao âmbito das teorias menos comprováveis cientificamente e de caráter mais polêmico, sustentam que esse seria um indício da passagem dos Vikings em nosso país. As carrancas seriam um costume transmitido pelos nórdicos, numa época muito anterior ao descobrimento das terras brasileiras. Com olhos esbugalhados, bocas enormes escancaradas e expressão agressiva. Em certo momento, as pessoas de forma ingênua passaram acreditar, que as esculturas tinham um significado muito importante, e que eram feitos para espantar maus espíritos, inveja e principalmente servir de amuleto protetor contra qualquer tipo de maldade. Os primeiros exemplares de que se tem notícia datam de aproximadamente 1880. Francisco Guarany destacou-se como o maior artista de carrancas. Seu trabalho foi reconhecido nacional e internacionalmente. Logo, as figuras monstruosas de madeira ocupam lugar de destaque na arte popular nordestina, pela expressividade artística e outros mitos que enriquecem o folclore impregnados de mistérios. Os principais pólos de produção e comercialização de carrancas são as cidades de Petrolina, em Pernambuco, Pirapora, em Minas Gerais, e Santa Maria da Vitória, Juazeiro, na Bahia.
Leia na íntegra o artigo em nosso blog:
Coleções: Mestres de Ofício - Santeiros
O programa destaca a confecção de peças sacras dentro da rotina de trabalho do escultor José Mercês Paiva, o Mestre Paiva, na cidade de Mariana-MG. Direção: Belisário Franca.
Classificação: Livre
O Passáro
Escultura em madeira feita pelas mãos do artesão Josenildo Silva
-
Local: Oficina do Artesão Mestre Quincas - Petrolina - PE
-
Imagens: Lizandra Martins
Trilha Sonora: Voa Voa (Zé Ramalho)
João Francisco da Silva
João Francisco da Silva
1940 / 2009, Girau de Ponciano - AL
João Francisco da Silva, mais conhecido como João da Lagoa, nasceu na cidade alagoana de Girau do Ponciano em 1940. Durante toda sua vida morou na zona rural do município vizinho de Lagoa da Canoa, até a sua morte no dia 29 de junho de 2009, vítima de uma parada cardiorrespiratória aos 69 anos de idade. Filho de agricultores, João da Lagoa sempre trabalhou na roça e começou a esculpir de brincadeira, como forma de passar o tempo.
Com seu trabalho João da Lagoa se transformou no principal escultor da região onde morava. Trabalhou a madeira de forma longilínea, com um fazer simples e contemporâneo, embora carregasse a marca do artista de impulso, espontâneo, autodidata. Católico, sua obra teve como principal referência os santos mais populares da Igreja Católica, porém sem o rebuscamento dos santeiros tradicionais. João da Lagoa deixou uma importante obra que pode ser encontrada em importantes coleções particulares de Arte Popular e em museus no Brasil, Portugal e França.
Mestres Santeiros do Piauí.wmv
Santeiros do Piauí mostra a riqueza das imagens religiosas esculpidas por artistas populares na madeira . O documentário registra o local de trabalho de escultores e resgata a trajetória de artesãos pioneiros, que criavam imagens para o pagamento de promessas de fiéis - ex-votos.
Título: Senado Documento
Autor: TV Senado
Categoria: Literatura
Idioma: Português
País: Brasil
Visita ao Mestre Manoel Santeiro
Pé na Rua - Caravanas
Programa 12
Quadro Visita ao Mestre, com Mestre Manoel Santeiro.
TERRITÓRIO DAS MÃOS - PETROLINA - ROQUE SANTEIRO
Teaser Mestres Santeiros - Sala de notícias
Dos ateliês de São João del-Rei (MG) e de cidades vizinhas, santeiros dão vida a blocos de madeira. Retiram da matéria bruta imagens sacras seguindo, na maioria das vezes, o estilo Barroco trazido pelos portugueses durante o povoamento de Minas Gerais. Terra que fez surgir a arte de Antônio Francisco Lisboa e que hoje coloca nas mãos de santeiros do século 21 a missão de manter o ofício e a tradição.
Mestres Santeiros é um passeio pelo estilo barroco impresso no casario colonial, nas igrejas, nos museus, na música. Um universo que circula os ateliês e dá o tom da produção artística.
Direção: Marcus Martins
Produtora: Mais Filmes
Mestre Ribeiro contando sua história de vida!!!
Mestre Ribeiro, Mestre Expedito, Expedito Santeiro
Feincartes Petrolina 2017
Feincartes Petrolina 2017
Mostra Nordeste de Artes Visuais
Barretos petrolina - Tentativas em vão
Depois do São João do Geo
FEINCARTES PETROLINA-PE 2014
FEINCARTES PETROLINA-PE 2014