Campos dos Goytacazes Rio de Janeiro
Campos dos Goytacazes é um município brasileiro no interior do estado do Rio de Janeiro, situado no norte fluminense.
Campos e sua região eram originalmente habitadas pelos índios goitacás. Após o fracasso da capitania de São Tomé, a grande baixada foi atacada pela tribo goitacá. Durante o século XVII, diversas tentativas de ocupação da planície foram feitas, entretanto, todos que entravam em confronto com os índios eram dizimados. Somente com a chegada dos jesuítas e beneditinos na região, e da pacificação junto aos índios, é que as terras passaram a ser conhecidas pelos colonizadores e senhores de engenhos. A colonização de origem portuguesa de fato só se iniciou a partir de 1627, quando o governador Martim Correia de Sá, em reconhecimento devido ao heroísmo nas lutas contras os índios, doou algumas porções de terra da capitania aos Sete Capitães, que, em 1633, construíram currais para o gado, próximos da Lagoa Feia e da ponta de São Tomé.
A cidade é um importante centro comercial e financeiro que abrange o norte e noroeste fluminense e o sul capixaba. É a 50º cidade mais rica do país e a que mais investe em recursos per capita do Brasil. Campos também é a segunda cidade no estado que tem crescido mais o setor hoteleiro em 2014ː só na área nobre da cidade, são 14 prédios comerciais e residenciais em construção.
Ao largo de suas costas, no oceano Atlântico, há um forte polo de exploração de petróleo e gás natural pela Petrobras, na plataforma continental. A cidade é a maior produtora de petróleo do Brasil, além de concentrar a maior parte da indústria cerâmica fluminense. Das sete usinas de açúcar e álcool do estado, seis estão em Campos. Várias indústrias se fazem presentes; apenas em 2007, mais de cinco foram instaladas através do Fundecam (Fundo de Desenvolvimento de Campos).
A cerâmica, o couro, a palha e a madeira são os materiais de destaque em seu artesanato.
Na culinária, além da cachaça e da goiabada cascão, o suspiro e o chuvisco são famosos. Havendo grande tradição cultural e política na região da chamada baixada Campista.
Vale destacar, também, a fundação da primeira sala de cinema de Campos construída pelo senhor Alamir, conhecida como Cine São José, sendo o prédio trazido da Europa pedra por pedra e reconstruído na cidade, e tendo como primeira exibição o filme Marcelino Pão e Vinho.
O Campos Folia, ganhou notoriedade por ser o último Carnaval brasileiro a ser realizado, desde 2010. sempre entre os meses de abril e junho.
Outros atrativos locais são: Palácio da Cultura, que abriga a Biblioteca Pública Municipal, localizado na Rua Barão de Miracema, Pelinca; Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, localizado na Praça São Salvador, Centro; Casa de Cultura Olavo Cardoso, localizado na Avenida 7 de Setembro, Centro; Casa de Cultura Villa Maria, localizada na Praça do Liceu; Casa de Cultura Poeta Antônio Silva, localizado em Conselheiro Josino; Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, Localizada em Goytacazes; Teatro Municipal Trianon; Teatro de Bolso Procópio Ferreira; Centro de Eventos Populares Osório Peixoto(CEPOP), localizado no bairro Jockey Club; Teatro SESC, localizado no Centro e Teatro SESI, localizado em Guarus.
Outro famoso atrativo local é o Farol de São Tomé ,que foi projetado pelo engenheiro francês Gustavo Eiffel, responsável por projetar grandes obras como a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque (EUA) e a Torre Eiffel, em Paris (França).
Mais informações sobre a cidade de Campos dos Goytacazes e de outras cidades brasileiras, suas histórias, economias, atrações turísticas, culturais e de lazer podem ser obtidas no endereço .
Referência para o texto: Wikipédia.
Série Museus do Rio - 06 - Fragmentos e fontes de memória: museus no norte fluminense
O filme apresenta narrativas e imagens dos museus na região do Norte Fluminense no Estado do Rio de Janeiro. Integra a série MUSEUS DO RIO, onde realizamos uma ETNOGRAFIA AUDIOVISUAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, sob a perspectiva da Memória, dos Museus e do Patrimônio. O filme apresenta especialmente o Museu Olavo Cardoso e o Solar do Colégio - Arquivo Público Municipal - , ambos localizados em Campos dos Goytacazes, o Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé em Macaé, Museu Casa Quissamã Complexo Cultural Fazenda Machadinha, ambos em Quissamã. Com séculos de história, os museus desta região impactam o visitante e estimulam a imaginação.
Ficha Técnica:
Direção: Regina Abreu
Fotografia: Pedro Sol
Montagem e Edição: Renato Vallone e Mariana Serrão
Identidade Visual: Guga Monteiro
Trilha Sonora: Marcos Ariel
Realização: Imagine Filmes
Instituição Parceira: Laboratório de Memória e Imagem - Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Apoio: Faperj; CNPq
Ano de realização: 2013
QUEM GANHA com o INCÊNDIO do MUSEU NACIONAL?
Eu precisava falar um pouco sobre incidente...
É triste, é difícil, mas precisamos manter os pensamentos lúcidos e entender o que envolve a situação.
Não quero trazer respostas para você aqui, apenas perguntas.
Sempre questione.
Alguns links sobre o debatido aqui:
Rodrigo Retka e Arte de Segunda nas redes sociais:
Your Intro de Audionautix está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (
Artista: